Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 351 Abril 2024

Divulgação

Vídeos reconhecem vencedores

Projetos participaram de exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake

Vídeos reconhecem vencedores

O Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel lançaram, no canal do Youtube do instituto, em www.youtube.com/@tomieohtake, os vídeos experimentais sobre os três projetos premiados na categoria Profissional do 9° Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel: Casarão 28, de Naia Alban; Centro de Referência Quebradeiras de Babaçu, do Estúdio Flume; e Rota do São Benedito, do Coletivo Cidade Quintal.

O prêmio buscou reconhecer as produções arquitetônicas de destaque na cena contemporânea brasileira, valorizando as formas inovadoras de pensar e construir o espaço social, contribuindo com a arquitetura nacional nos seus mais variados contextos. Os projetos selecionados participaram de exposição na sede do instituto e foram apresentados em catálogo.

Diversas mudanças foram implementadas para que as obras selecionadas pudessem potencializar diálogos entre si, evitando que fossem vistas como objetos isolados. A proposta curatorial se dedicou a apresentar desenhos, fotografias, maquetes, objetos, cadernos, relatos e vozes que mostraram caminhos para realizar aproximações e interpretações sobre os espaços, programas, processos e resultados. A reintrodução da categoria Universitária – realizada na edição de 2019 – ampliou o interesse pelo caráter investigativo das práticas de projeto e contemplou, em sua exposição, pesquisas e projetos acadêmicos de várias regiões do Brasil. “Esperamos que o caráter reflexivo e propositivo do prêmio possa ganhar circulação e recepção pelo público interessado e que consiga inserir o debate sobre nossas cidades e os modos como habitamos e vivenciamos o mundo nas diversas instâncias da sociedade”, afirmam Carol Tonetti, gerente de Educação, e a curadora Sabrina Fontenele.

Projetos inovam formas de pensar e construir o espaço social

Manuel Sá/Divulgação

Casarão 28: intervenção econômica e sustentável

Casarão 28, Salvador/BA, de 2022, roteiro e direção de Alan dos Anjos. A intervenção da arquiteta Naia Alban neste imóvel do século XVIII, localizado no centro histórico de Salvador, revela uma alternativa econômica e sustentável para a conservação de edifícios antigos, além de transformar a cadeia produtiva da construção. O projeto priorizou a reutilização de materiais de demolição e recicláveis de outros canteiros de obras da mesma cidade, para realizar as intervenções propostas pela arquiteta. O vídeo de Alan dos Anjos capta o modus operandi desse processo, mostrando os materiais vindos de outros canteiros e sendo adaptados/instalados por trabalhadores-artesãos. O atual Casarão 28 é o resultado dessas ações, reconfigurando espaços e enfatizando a reutilização de materiais, especialmente a madeira.

Centro de Referência: colaboração com as quebradeiras de coco

Centro de Referência Quebradeiras de Babaçu, Povoado de Sumauma, Vitória do Mearim/MA, de 2022, produção de Marina Licke, imagens e montagem de Luara Oliveira, finalização de Alexandre Taira. O projeto elaborado pelo Estúdio Flume para o Centro de Referência Quebradeiras de Babaçu aborda inicialmente uma prática de apoio a uma comunidade, de um fazer realizado por mulheres, sua conexão com o território e a natureza, para depois discutir a arquitetura. Arquitetura que se comprometeu de forma prática com as mudanças socioambientais exigidas pelo nosso tempo e apresentadas de maneira educativa à comunidade do povoado de Sumauma. O processo de elaboração do projeto foi realizado em colaboração com as mulheres quebradeiras de coco, vinculando-se aos processos produtivos, buscando melhorar as condições de execução do fazer delas e se propondo a articular e atender outras demandas comunitárias no espaço. Mais do que a própria arquitetura, vídeo aborda o cotidiano dessas mulheres, alinhado à ideia inicial do projeto.

Thais Gobbo/Divulgação

Rota de São Benedito: fundamento na memória, nas histórias contadas e nos lugares

Rota do São Benedito, Vitória/ES, de 2022, direção, edição, roteiro e fotografia de Francisco Xavier. A criação da Rota de São Benedito partiu de um levantamento colaborativo realizado pelo coletivo Cidade Quintal junto aos moradores do Bairro São Benedito, em Vitória/ES. A rota, projeto que ultrapassa os entendimentos clássicos sobre arquitetura e urbanismo, se fundamenta na memória, nas histórias contadas e nos lugares que as conectam, dando origem ao circuito histórico-cultural Rota do São Benedito, composto por oito pontos de interesse determinados e priorizados pela comunidade local. O território ativado pela Rota está localizado a oeste de uma extensa avenida que corta a cidade, uma espécie de fronteira entre a área predominantemente habitada por pessoas brancas e aquela que pode ser identificada como sua região mais negra. Essa área abriga morros onde estão situadas comunidades provenientes de antigos quilombos, incluindo o bairro São Benedito. Apesar da vida pulsante, o bairro não fazia parte, até então, do circuito turístico da cidade e passa a ter, com a rota, novas possibilidades socioculturais e econômicas. O filme de Francisco Xavier retrata a iniciativa e o percurso, através de depoimentos de moradores e de turistas que visitam o local.

Publicado na Edição 340 Maio 2023

Eduardo Pozella/Divulgação

Toque cristalino dos vidros

Projeto arquitetônico de Gigi Gorenstein: tipos diferentes de vidro

Toque cristalino dos vidros

Versáteis nos projetos arquitetônicos, os vidros são itens que combinam com todo tipo de estilo decorativo e são acompanhados por inúmeros benefícios, com variados modelos, tamanhos, cores e formatos disponíveis no mercado. “Faz-se necessário conhecer os tipos de vidro para acertar na hora de escolher”, alerta a arquiteta Gigi Gorenstein: “O vidro da sacada não é o mesmo que atenderá as especificidades do vidro do box de banheiro e nem será o mesmo de um tampo de mesa de jantar”.

A profissional listou alguns tipos de vidros e …

Leia mais

Publicado na Edição 340 Maio 2023

Divulgação

“Horizontes Urbanos” presta homenagem

Residencial Leopoldo 1201: um dos projetos do escritório alflalo/gasperini arquitetos

“Horizontes Urbanos” presta homenagem

O escritório aflalo/gasperini arquitetos, fundado em 1962, na capital paulista, é o tema do documentário “Horizontes Urbanos”, produzido pelo Architecture Hunter. Com oito minutos, o vídeo está disponível no site do Architecture Hunter e no canal do Youtube. “Todo o processo de produção foi muito prazeroso. Nos debruçamos sobre a história do escritório aflalo/gasperini arquitetos, em como o seu portfólio impactou a cidade e procuramos levar isso para o audiovisual de uma maneira dinâmica e poética”, disse Amanda Ferber, CEO do Architecture Hunter.

A produção tem imagens feitas …

Leia mais

Publicado na Edição 338 Março 2023

Fotos Gustavo Penna/Divulgação

Building of the Year 2023

Recorte no formato de um grão de café na fachada do edifício da CarmoCoffee: clareza e força numa forma única

Building of the Year 2023

O projeto do armazém da CarmoCoffees, em Três Corações, no Sul de Minas Gerais, conquistou o Building of the Year 2023 na categoria Arquitetura Industrial, competindo com outros quatro projetos, da China, Noruega, Bélgica e Barein. Projetado pelo escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados, o edifício é considerado um marco para o mercado de cafés especiais do Brasil.

De longe, é possível avistar na fachada horizontal um recorte no formato de um grão de café: “Localizado em área estratégica, à beira da rodovia BR-381, o lugar pede uma …

Leia mais

Publicado na Edição 337 Fevereiro 2023

Daniel Mansur/Divulgação

Edifício art déco restaurado

Edifício Rafaello Berti: preservação da memória e identidade da capital mineira

Edifício art déco restaurado

A Multicult encerrou as obras de recuperação e restauro da fachada do edifício Raffaello Berti, um dos mais importantes representantes do estilo art déco na capital mineira. Construído em 1946, durante processo de ampliação da Rede Ferroviária Federal, o edifício integra o circuito arquitetônico da Praça da Estação. Entre suas principais características estão a simetria, uso de linhas retas, limpeza ornamental e o emprego de revestimento em pó-de-pedra nas fachadas. O estilo é bastante urbano e está presente em várias edificações da capital mineira.

O projeto é assinado …

Leia mais

Publicado na Edição 337 Fevereiro 2023

Divulgação

Projetos que fazem bem à saúde!

Biofilia: projetos em contato com a natureza

Projetos que fazem bem à saúde!

A ideia de trabalhar ou morar em um ambiente que lembre a natureza pode agradar muitas pessoas e é possível graças a biofilia, que, de acordo com a arquiteta Luana Silveira, da GrowT, é uma forma de incluir elementos naturais nos espaços: “Assim, conseguimos ter um ambiente mais saudável, vivendo com mais saúde”. Pesquisa realizada pela Universidade Chiba, no Japão, reuniu 168 voluntários, colocando metade em uma floresta e outra para andar em centros urbanos. Entre os resultados, as pessoas que tiveram contato com a natureza apresentaram, em …

Leia mais

Publicado na Edição 337 Fevereiro 2023

Planejado acessível

A Construtora e Incorporadora Tenda, com foco em habitação popular, fechou parceria com a Casa Ybá, fabricante de móveis planejados, que oferece projetos customizáveis para o comprador do imóvel. Em 2022, a Casa Ybá comercializou mais de 3 mil produtos, equivalente a mobiliar um apartamento por dia. A parprimeiro curso iniciará em 28 de fevereiro e destacará o Sistema Last Planner ceria pretende desmistificar a ideia de que os móveis planejados não são acessíveis para habitação popular.

O projeto ainda está em fase piloto com alguns empreendimentos localizados …

Leia mais

Publicado na Edição 336 Janeiro 2023

Divulgação

Inspirados na natureza

Princípios científicos da natureza para solucionar problemas

Inspirados na natureza

Considerando os principais desafios da engenharia no setor da construção, são seis fatores que afetam diretamente o exterior de um edifício: mecânicos (como granizo do lado de fora e condensação no interior, bem como o movimento do edifício), poluição do ar, biológico (mofo, crescimento de fungos), água, temperatura e luz (UV, infravermelho). Neste contexto, o Sto Intelligent Technology foi buscar na natureza princípios científicos capazes de solucionar de forma eficiente os problemas de fachadas e paredes contra os fatores ambientais sem perder a preocupação com a estética das …

Leia mais

Publicado na Edição 336 Janeiro 2023

Divulgação

Faz bem à saúde!

Biofilia: projetos em sintonia com a natureza

Faz bem à saúde!

A ideia de trabalhar ou morar em um ambiente que lembre a natureza pode agradar muitas pessoas e é possível graças a biofilia, que, de acordo com a arquiteta Luana Silveira, da GrowT, é uma forma de incluir elementos naturais nos espaços: “Assim, conseguimos ter um ambiente mais saudável, vivendo com mais saúde”.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Chiba, no Japão, reuniu 168 voluntários, colocando metade em uma floresta e outra para andar em centros urbanos. Entre os resultados, as pessoas que tiveram contato com a natureza apresentaram …

Leia mais

Publicado na Edição 335 Dezembro 2022

Divulgação

Habitação para vítimas de desastres naturais

Grande incidência de desastres climáticos e ocupações irregulares geram demanda de habitação

Habitação para vítimas de desastres naturais

Muito comum no Brasil, regiões de risco são caracterizadas por condições inadequadas de moradia e maior probabilidade a desastres ambientais. Além da falta de acesso à educação, saneamento e transporte, a população que vive nessas regiões também é afetada pelos desastres climáticos. A partir da alta demanda de habitação temporária no país e grande incidência de desastres climáticos, a estudante de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Luísa Mello, realizou pesquisa que propõe modelos habitacionais voltados a vítimas de desastres, adequados a diferentes climas brasileiros.…

Leia mais

Publicado na Edição 312 Janeiro 2021

Divulgação

Monumentos escaneados por laser

Sítio histórico de Monte Santo havia sido escaneado antes do incêndio...

Monumentos escaneados por laser

Palco da Guerra de Canudos, Monte Santo, na Bahia, comemora a sorte de ser sido escolhida para ter seus edifícios e ruas escaneados com o objetivo de preservar seu patrimônio. O trabalho foi feito pelo arquiteto e mestrando Timóteo Ferreira, que executou a tarefa em sua cidade natal, com suporte tecnológico da Kemp. Ele não imaginava que algum tempo depois, em abril de 2019, a Igreja Matriz de Monte Santo, datada do final do século XVIII, seria destruída por um incêndio.

Hoje, com o uso da tecnologia, a …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Capital Mundial da Arquitetura

Theatro Municipal foi inspirado na Ópera de Paris: arquitetura eclética, síntese dos projetos do engenheiro Francisco de Oliveira Passos e do arquiteto francês Albert Guilbert

Capital Mundial da Arquitetura

O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar em 2020 o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, evento que pela primeira vez dará à cidade-sede o título de Capital Mundial da Arquitetura. O anúncio divulgado pela Agência Brasil foi feito na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris.

O congresso é realizado a cada três anos e, a partir da próxima edição, toda a cidade que sediá-lo será considerada capital mundial da arquitetura. O Rio foi selecionado para concorrer …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Restauração da Sala Princesa Isabel

Sala Princesa Isabel: detalhes da pintura do teto são recuperados

Restauração da Sala Princesa Isabel

A restauração da Sala Princesa Isabel, no Palácio José Bonifácio, na Praça Mauá, Centro Histórico de Santos, está agora concentrada na recuperação do teto. Uma equipe trabalha sobre andaime montado a cerca de metro e meio abaixo da estrutura. “Retiramos o verniz amarelado sobre a pintura do teto para que a decoração fique mais límpida e vívida. É a primeira etapa do trabalho, mais difícil e trabalhosa”, afirma Márcia Nicolau, uma das responsáveis pela equipe.

O restauro começou com serviços de prospecção e análises de cor que compuseram …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Isabela Carrari/Secom-PMS

Restauração da Sala Princesa Isabel

Prospecção pictórica da sala, com análises e testes de cor

Restauração da Sala Princesa Isabel

Joia arquitetônica do Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura de Santos, a Sala Princesa Isabel está sendo restaurada. Durante décadas o espaço de 175 metros quadrados foi utilizado pela Câmara de Vereadores, constituindo seu plenário e duas galerias (59 lugares), com decoração eclética tardia e inspiração neoclássica.

Na fase atual estão sendo feitas análises e testes de cor. Tudo é fotografado para o mapeamento dos danos e permitir a recuperação, criando um conjunto harmônico com o Salão Nobre. O projeto é do arquiteto Ney Caldatto, da Secretaria Municipal …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Prêmio fomenta conforto nas edificações

A 6ª edição do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável está com inscrições abertas até 30 de outubro. Com o prêmio, a Saint-Gobain reforça seu interesse em fomentar o conforto nas edificações, inovação e sustentabilidade, afirma Thierry Fournier, presidente da Saint-Gobain para o Brasil, Argentina e Chile.

Na categoria profissional, modalidades projeto e edificação, podem ser inscritos projetos voltados para construções residenciais, comerciais ou institucionais. O prêmio também é uma oportunidade para os estudantes de arquitetura apresentarem seus trabalhos de conclusão de curso para um júri especializado, …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Divulgação

Impacto da neuroarquitetura

Impacto da neuroarquitetura

Preparar o ambiente corporativo considerando aspectos que humanizem o espaço é uma demanda crescente na área da arquitetura, fazendo da neuroarquitetura (“impacto do espaço físico no nosso cérebro”) uma das principais tendências em 2018. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram números alarmantes de pessoas sofrendo de depressão e ansiedade no ambiente de trabalho. “É hora de se preocupar com essa humanização e procurar amenizar o sofrimento das pessoas no ambiente de trabalho”, afirma a arquiteta Priscilla Bencke, especialista em neuroarquitetura e projetos corporativos.

Para ela, as …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Salvador Cordaro/Divulgação

Casa sustentável na Casacor São Paulo

Mariana Crego desenvolveu o único ambiente 100% sustentável da mostra

Casa sustentável na Casacor São Paulo

Arquiteta e urbanista, a santista Mariana Crego foi um dos destaques da Casacor São Paulo, a mostra de arquitetura, design e paisagismo que aconteceu nos meses de maio a julho no Jockey Club São Paulo, na capital paulista. Mariana elaborou o projeto da “Casa Sustentável”, o único ambiente 100% sustentável da mostra.

Esta foi a segunda vez que ela participou do evento. Para o espaço de 63 metros quadrados, seu projeto atendeu todas as 14 categorias da certificação AQUA, selo de sustentabilidade da Fundação Vanzolini com consultoria da …

Leia mais

Publicado na Edição 259 Agosto 2016

Divulgação

Prédios inteligentes com mais conectividade

Novos recursos auxiliam as empresas no gerenciamento e na tomada de decisão

Prédios inteligentes com mais conectividade

A Honeywell (NYSE: HON) anunciou a nova versão de seu principal sistema de gerenciamento predial, o Enterprise Buildings Integrator (EBI). O EBI R500 aprimora a conectividade dos edifícios atuais para ajudar a torná-los ativos estratégicos para as organizações. Os novos recursos auxiliam as empresas no gerenciamento e na tomada de decisão, promovendo a melhoria na eficiência dos negócios e proporcionando maior controle sobre as operações.

O EBI R500 possibilita aos administradores prediais converter dados do edifício em recomendações para entregar resultados em tempo real. Os novos recursos incluem:…

Leia mais

Publicado na Edição 257 Junho 2016

Divulgação

A um passo de se tornar Patrimônio Mundial!

Igreja de São Francisco no conjunto arquitetônico e paisagístico da Pampulha

A um passo de se tornar Patrimônio Mundial!

Projetado em 1940 em torno de um lago artificial, o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, capital das Minas Gerais, é candidato a ser declarado Patrimônio Mundial da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A aprovação do dossiê foi confirmada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O conjunto chama atenção por sua beleza apresentada nos jardins criados por Roberto Burle Marx e nas obras com formas arrojadas, que exploram o potencial plástico do concreto, concebidas pelo …

Leia mais

Publicado na Edição 257 Junho 2016

Sobradão é restaurado em Ubatuba

Está em fase final os trabalhos de restauro da cobertura do Sobradão do Porto de Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, único casarão da cidade que restou dos tempos do ciclo do café. A primeira fase do restauro, classificada como emergencial, envolve também a recuperação da fachada e das portas e janelas externas.

O edifício foi construído em 1846 e declarado patrimônio em 1959 pela Secretaria do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Arquitetônico Nacional (Sphan). “Substituímos parte do madeiramento do telhado, limpamos todas as peças de maneira manual …

Leia mais