Edição 275Dezembro 2017
Domingo, 17 De Dezembro De 2017
Editorias

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Salvador Cordaro/Divulgação

Casa sustentável na Casacor São Paulo

Mariana Crego desenvolveu o único ambiente 100% sustentável da mostra

Casa sustentável na Casacor São Paulo

Arquiteta e urbanista, a santista Mariana Crego foi um dos destaques da Casacor São Paulo, a mostra de arquitetura, design e paisagismo que aconteceu nos meses de maio a julho no Jockey Club São Paulo, na capital paulista. Mariana elaborou o projeto da “Casa Sustentável”, o único ambiente 100% sustentável da mostra.

Esta foi a segunda vez que ela participou do evento. Para o espaço de 63 metros quadrados, seu projeto atendeu todas as 14 categorias da certificação AQUA, selo de sustentabilidade da Fundação Vanzolini com consultoria da Inovatech.

Entre as soluções adotadas, a proteção solar nas fachadas foi por meio de muxarabis, beirais, vegetação e light shelf. O projeto também contemplou sistema de reaproveitamento da água da chuva, placas fotovoltaicas, película solar, horta de plantas nativas e não alergênicas, ventilação cruzada entre as quatro fachadas por meio de basculantes superiores, caixilharia de PVC para melhor isolamento acústico, vidros refletivos para evitar entrada de calor, piso drenante ao redor da casa e espaço para bicicleta e carro elétrico. Os revestimentos dos pisos, lâmpadas de LED e eletrodomésticos também atenderam padrões de sustentabilidade.

Publicado na Edição 259 Agosto 2016

Divulgação

Prédios inteligentes com mais conectividade

Novos recursos auxiliam as empresas no gerenciamento e na tomada de decisão

Prédios inteligentes com mais conectividade

A Honeywell (NYSE: HON) anunciou a nova versão de seu principal sistema de gerenciamento predial, o Enterprise Buildings Integrator (EBI). O EBI R500 aprimora a conectividade dos edifícios atuais para ajudar a torná-los ativos estratégicos para as organizações. Os novos recursos auxiliam as empresas no gerenciamento e na tomada de decisão, promovendo a melhoria na eficiência dos negócios e proporcionando maior controle sobre as operações.

O EBI R500 possibilita aos administradores prediais converter dados do edifício em recomendações para entregar resultados em tempo real. Os novos recursos incluem:…

Leia mais

Publicado na Edição 257 Junho 2016

Divulgação

A um passo de se tornar Patrimônio Mundial!

Igreja de São Francisco no conjunto arquitetônico e paisagístico da Pampulha

A um passo de se tornar Patrimônio Mundial!

Projetado em 1940 em torno de um lago artificial, o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, capital das Minas Gerais, é candidato a ser declarado Patrimônio Mundial da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A aprovação do dossiê foi confirmada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O conjunto chama atenção por sua beleza apresentada nos jardins criados por Roberto Burle Marx e nas obras com formas arrojadas, que exploram o potencial plástico do concreto, concebidas pelo …

Leia mais

Publicado na Edição 257 Junho 2016

Sobradão é restaurado em Ubatuba

Está em fase final os trabalhos de restauro da cobertura do Sobradão do Porto de Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, único casarão da cidade que restou dos tempos do ciclo do café. A primeira fase do restauro, classificada como emergencial, envolve também a recuperação da fachada e das portas e janelas externas.

O edifício foi construído em 1846 e declarado patrimônio em 1959 pela Secretaria do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Arquitetônico Nacional (Sphan). “Substituímos parte do madeiramento do telhado, limpamos todas as peças de maneira manual …

Leia mais

Publicado na Edição 253 Fevereiro 2016

Divulgação

Projeto busca certificação Aqua-HQE

Cobertura em forma de “U” faz a mediação ambiental do conjunto

Projeto busca certificação Aqua-HQE

O escritório Mindlin Loeb+Dotto Arquitetura, de São Paulo, elaborou o projeto do 3º Batalhão da Polícia Ambiental, em Guarujá. O empreendimento deverá ter a obra licitada ainda este ano e contempla exigências que visam a certificação pelo processo Aqua, que promove práticas sustentáveis na construção e é desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale), aplicado no Brasil pela Fundação Vanzolini.

O projeto para o novo batalhão buscou se integrar à paisagem fazendo uso de uma cobertura com dimensão longitudinal em forma de um …

Leia mais