Edição 292Maio 2019
Sexta, 24 De Maio De 2019
Editorias

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Capital Mundial da Arquitetura

Theatro Municipal foi inspirado na Ópera de Paris: arquitetura eclética, síntese dos projetos do engenheiro Francisco de Oliveira Passos e do arquiteto francês Albert Guilbert

Capital Mundial da Arquitetura

O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar em 2020 o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, evento que pela primeira vez dará à cidade-sede o título de Capital Mundial da Arquitetura. O anúncio divulgado pela Agência Brasil foi feito na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris.

O congresso é realizado a cada três anos e, a partir da próxima edição, toda a cidade que sediá-lo será considerada capital mundial da arquitetura. O Rio foi selecionado para concorrer à vaga em 2014, e disputou com Paris, na França, e Melbourne, na Austrália.

Pela primeira vez no Brasil, o evento acontecerá entre 19 e 26 de julho de 2020, promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). Estarão reunidos no Rio arquitetos e urbanistas do mundo todo para discutir temas como planejamento urbano, cultura, mobilidade, obras públicas e construção de cidades inclusivas. A expectativa é de que cerca de 25 mil pessoas venham à cidade para participar do congresso.

O presidente do Instituto de Arquitetos Brasileiros, Nivaldo Andrade, ressalta que a cidade é uma referência por abrigar trabalhos de ícones, como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Lúcio Costa. “A cidade é também uma referência de desafios contemporâneos para os arquitetos e de experiências positivas no campo do urbanismo, a exemplo dos programas de urbanização de favelas. Podemos dizer que o Rio sintetiza características encontradas em cidades não só do Brasil, mas de diversos países do mundo”, afirmou Andrade.

O prefeito Marcelo Crivella prometeu se empenhar em transformar 2020 em um marco na história cultural da cidade: “Teremos a oportunidade de ampliar a relação de pertencimento dos moradores da nossa cidade com o seu patrimônio histórico e arquitetônico, difundindo e preservando esse acervo”. Crivella foi representado no evento pela secretária municipal de urbanismo, Verena Andreatta, que acredita que a cidade passará por um momento de discussão sobre as condições urbanas.

Museu do Amanhã: projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava

 

Palácio Capanema: projetado por notáveis brasileiros com consultoria do arquiteto franco-suíço Le Corbusier

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Restauração da Sala Princesa Isabel

Sala Princesa Isabel: detalhes da pintura do teto são recuperados

Restauração da Sala Princesa Isabel

A restauração da Sala Princesa Isabel, no Palácio José Bonifácio, na Praça Mauá, Centro Histórico de Santos, está agora concentrada na recuperação do teto. Uma equipe trabalha sobre andaime montado a cerca de metro e meio abaixo da estrutura. “Retiramos o verniz amarelado sobre a pintura do teto para que a decoração fique mais límpida e vívida. É a primeira etapa do trabalho, mais difícil e trabalhosa”, afirma Márcia Nicolau, uma das responsáveis pela equipe.

O restauro começou com serviços de prospecção e análises de cor que compuseram …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Isabela Carrari/Secom-PMS

Restauração da Sala Princesa Isabel

Prospecção pictórica da sala, com análises e testes de cor

Restauração da Sala Princesa Isabel

Joia arquitetônica do Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura de Santos, a Sala Princesa Isabel está sendo restaurada. Durante décadas o espaço de 175 metros quadrados foi utilizado pela Câmara de Vereadores, constituindo seu plenário e duas galerias (59 lugares), com decoração eclética tardia e inspiração neoclássica.

Na fase atual estão sendo feitas análises e testes de cor. Tudo é fotografado para o mapeamento dos danos e permitir a recuperação, criando um conjunto harmônico com o Salão Nobre. O projeto é do arquiteto Ney Caldatto, da Secretaria Municipal …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Prêmio fomenta conforto nas edificações

A 6ª edição do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável está com inscrições abertas até 30 de outubro. Com o prêmio, a Saint-Gobain reforça seu interesse em fomentar o conforto nas edificações, inovação e sustentabilidade, afirma Thierry Fournier, presidente da Saint-Gobain para o Brasil, Argentina e Chile.

Na categoria profissional, modalidades projeto e edificação, podem ser inscritos projetos voltados para construções residenciais, comerciais ou institucionais. O prêmio também é uma oportunidade para os estudantes de arquitetura apresentarem seus trabalhos de conclusão de curso para um júri especializado, …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Divulgação

Impacto da neuroarquitetura

Impacto da neuroarquitetura

Preparar o ambiente corporativo considerando aspectos que humanizem o espaço é uma demanda crescente na área da arquitetura, fazendo da neuroarquitetura (“impacto do espaço físico no nosso cérebro”) uma das principais tendências em 2018. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram números alarmantes de pessoas sofrendo de depressão e ansiedade no ambiente de trabalho. “É hora de se preocupar com essa humanização e procurar amenizar o sofrimento das pessoas no ambiente de trabalho”, afirma a arquiteta Priscilla Bencke, especialista em neuroarquitetura e projetos corporativos.

Para ela, as …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Salvador Cordaro/Divulgação

Casa sustentável na Casacor São Paulo

Mariana Crego desenvolveu o único ambiente 100% sustentável da mostra

Casa sustentável na Casacor São Paulo

Arquiteta e urbanista, a santista Mariana Crego foi um dos destaques da Casacor São Paulo, a mostra de arquitetura, design e paisagismo que aconteceu nos meses de maio a julho no Jockey Club São Paulo, na capital paulista. Mariana elaborou o projeto da “Casa Sustentável”, o único ambiente 100% sustentável da mostra.

Esta foi a segunda vez que ela participou do evento. Para o espaço de 63 metros quadrados, seu projeto atendeu todas as 14 categorias da certificação AQUA, selo de sustentabilidade da Fundação Vanzolini com consultoria da …

Leia mais

Publicado na Edição 259 Agosto 2016

Divulgação

Prédios inteligentes com mais conectividade

Novos recursos auxiliam as empresas no gerenciamento e na tomada de decisão

Prédios inteligentes com mais conectividade

A Honeywell (NYSE: HON) anunciou a nova versão de seu principal sistema de gerenciamento predial, o Enterprise Buildings Integrator (EBI). O EBI R500 aprimora a conectividade dos edifícios atuais para ajudar a torná-los ativos estratégicos para as organizações. Os novos recursos auxiliam as empresas no gerenciamento e na tomada de decisão, promovendo a melhoria na eficiência dos negócios e proporcionando maior controle sobre as operações.

O EBI R500 possibilita aos administradores prediais converter dados do edifício em recomendações para entregar resultados em tempo real. Os novos recursos incluem:…

Leia mais

Publicado na Edição 257 Junho 2016

Divulgação

A um passo de se tornar Patrimônio Mundial!

Igreja de São Francisco no conjunto arquitetônico e paisagístico da Pampulha

A um passo de se tornar Patrimônio Mundial!

Projetado em 1940 em torno de um lago artificial, o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, capital das Minas Gerais, é candidato a ser declarado Patrimônio Mundial da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A aprovação do dossiê foi confirmada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O conjunto chama atenção por sua beleza apresentada nos jardins criados por Roberto Burle Marx e nas obras com formas arrojadas, que exploram o potencial plástico do concreto, concebidas pelo …

Leia mais

Publicado na Edição 257 Junho 2016

Sobradão é restaurado em Ubatuba

Está em fase final os trabalhos de restauro da cobertura do Sobradão do Porto de Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, único casarão da cidade que restou dos tempos do ciclo do café. A primeira fase do restauro, classificada como emergencial, envolve também a recuperação da fachada e das portas e janelas externas.

O edifício foi construído em 1846 e declarado patrimônio em 1959 pela Secretaria do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Arquitetônico Nacional (Sphan). “Substituímos parte do madeiramento do telhado, limpamos todas as peças de maneira manual …

Leia mais

Publicado na Edição 253 Fevereiro 2016

Divulgação

Projeto busca certificação Aqua-HQE

Cobertura em forma de “U” faz a mediação ambiental do conjunto

Projeto busca certificação Aqua-HQE

O escritório Mindlin Loeb+Dotto Arquitetura, de São Paulo, elaborou o projeto do 3º Batalhão da Polícia Ambiental, em Guarujá. O empreendimento deverá ter a obra licitada ainda este ano e contempla exigências que visam a certificação pelo processo Aqua, que promove práticas sustentáveis na construção e é desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale), aplicado no Brasil pela Fundação Vanzolini.

O projeto para o novo batalhão buscou se integrar à paisagem fazendo uso de uma cobertura com dimensão longitudinal em forma de um …

Leia mais