Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias
Edição 284 Setembro 2018

Edição 284 Setembro 2018

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

Bonde da história

Nelson Tucci

O Jornal Perspectiva tem 34 anos de vida e acompanhou todas as eleições presidenciais pós-ditadura militar, o que lhe autoriza a avaliar, no atual quadro de candidatos, a inexistência de um que seja eficiente para enfrentar todos os problemas do Brasil, ou tão confiável a ponto de não promover alianças (?) com os diversos partidos existentes, ou, ainda, que tenha o condão de resolver o déficit fiscal, a corrupção, a falta de segurança, de educação, de saúde, enfim, seja capaz de amenizar a miséria do povo. …

Leia mais

Terceirização da atividade principal

Terceirização da atividade principal

Edson Mazieiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 7 votos a 4, que é constitucional a terceirização de atividade-fim, fixando a seguinte tese: “É lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, mantida a responsabilidade subsidiária da empresa contratante”.

A terceirização era regulada pela Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que representava um entendimento consolidado das cortes trabalhistas brasileiras sobre a matéria, e permitida apenas em serviços relacionados com a atividade-meio …

Leia mais

Projetos combinam necessidades pet

Projetos combinam necessidades pet

Na arquitetura e decoração, cães e gatos estão recebendo cada vez mais atenção para viverem confortavelmente junto aos seus donos. Com experiência em executar projetos que atendam essa necessidade, as arquitetas Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano, da Doob Arquitetura, e Ana Yoshida, do escritório Ana Yoshida Arquitetura e Interiores, afirmam que é possível ter em casa um décor moderno e ao mesmo tempo adaptado ao pet. As profissionais relacionam algumas dicas para deixar a casa ainda mais gostosa para os moradores e seus animais:

  1. Adaptação nos ambientes e

Leia mais

Itens lança coleção Halo

Itens lança coleção Halo

A Itens lançou a coleção Halo, assinada pelos designers Antonia Almeida e Fabio Esteves, do estúdio paulistano 80e8. Inspirada nos movimentos e linhas marcantes dos anos 1970, a Halo tem curadoria de Mariana Amaral e se destaca pelo glamour de suas peças.

Com a coleção, os designers exploram também o interesse pela brasilidade. As peças foram compostas basicamente por padrões geométricos, um quesito frequente nas coleções da Itens.

O bulbo luminoso remete à dança, discotecas e à liberdade. Os aros giram em torno de um único eixo e, …

Leia mais

Atender o consumidor de forma eficiente

Atender o consumidor de forma eficiente

Garantir a boa experiência do consumidor e atendê-lo de forma eficiente é um grande diferencial das empresas, principalmente as que atuam no mundo digital, segundo pesquisa da consultoria Bain & Co, que apurou que um cliente tem quatro vezes mais chances de desistir de um produto ou serviço caso encontre problemas no seu atendimento. Por isso, cada vez mais as empresas estão investindo no Customer Success (CS) ou Sucesso do Cliente, como busca a Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br), plataforma para criação de lojas virtuais, com 700 mil …

Leia mais

O registro imagético da história

O registro imagético da história

Leandro Ayres

NO SEXTO artigo da série sobre o Caminho da Fotografia, abordamos o Fotojornalismo. Dada a sua importância na história contemporânea, a fotografia documental talvez seja o segmento mais importante.

As imagens, perpetuadas em filme fotográfico ou em pixels, nos mostram uma narrativa, dentre tantas possíveis, de um fato acontecido. Desta forma, o feeling do fotógrafo é o grande diferencial entre uma foto ordinária e uma foto vencedora de um prêmio Pulitzer, por exemplo. O fato é que o fotojornalista nunca está neutro diante de um acontecimento. …

Leia mais

Concurso fotográfico sobre direitos humanos

COM o objetivo de incentivar o uso de imagens para promoção dos direitos humanos, a Ong Fundo Brasil promove o concurso fotográfico “2018 com todos os direitos”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de outubro pela internet.

O concurso é destinado exclusivamente a organizações, grupos e coletivos apoiados pelo Fundo Brasil ao longo de mais de uma década de existência. Por meio dele, a fundação também visa fortalecer as capacidades de comunicação de entidades e ativistas.

A seleção das fotos será realizada em duas …

Leia mais

Restauração da Sala Princesa Isabel

Restauração da Sala Princesa Isabel

Joia arquitetônica do Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura de Santos, a Sala Princesa Isabel está sendo restaurada. Durante décadas o espaço de 175 metros quadrados foi utilizado pela Câmara de Vereadores, constituindo seu plenário e duas galerias (59 lugares), com decoração eclética tardia e inspiração neoclássica.

Na fase atual estão sendo feitas análises e testes de cor. Tudo é fotografado para o mapeamento dos danos e permitir a recuperação, criando um conjunto harmônico com o Salão Nobre. O projeto é do arquiteto Ney Caldatto, da Secretaria Municipal …

Leia mais

Prêmio fomenta conforto nas edificações

A 6ª edição do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável está com inscrições abertas até 30 de outubro. Com o prêmio, a Saint-Gobain reforça seu interesse em fomentar o conforto nas edificações, inovação e sustentabilidade, afirma Thierry Fournier, presidente da Saint-Gobain para o Brasil, Argentina e Chile.

Na categoria profissional, modalidades projeto e edificação, podem ser inscritos projetos voltados para construções residenciais, comerciais ou institucionais. O prêmio também é uma oportunidade para os estudantes de arquitetura apresentarem seus trabalhos de conclusão de curso para um júri especializado, …

Leia mais

Novidades em envidraçamento

Novidades em envidraçamento

O sistema de envidraçamento Reiki apresentou novidades na 12ª Feira Internacional da Indústria da Esquadria (Fesqua 2018), que aconteceu em setembro, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Com a ajuda do envidraçamento Reiki, os empreendimentos proporcionam ambientes integrados, que oferecem abertura e fechamento total ou parcial de áreas, por meio de painéis deslizantes sem esquadrias.

O Reiki Slim é uma variação do Reiki UP, inicialmente vendido só no Sul do Brasil, mas que começa a atender todas as regiões do país. O UP não utiliza rebites …

Leia mais

Revestimentos sustentáveis

Revestimentos sustentáveis

Focada na sustentabilidade da construção civil, a Cerâmica Atlas apresentou ao mercado a linha REC, com revestimentos que reaproveitam 65% de resíduos industriais da fábrica, como revestimentos cerâmicos, peças quebradas ou com pequenos defeitos, além de bandejas refratárias. Em todo processo produtivo, 80% da água é reutilizada depois de passar por tratamento de efluentes. Até a matéria decantada neste processo é reaproveitada na composição da massa REC.

Além da alta durabilidade, pela queima de ciclo longo de 20 horas em temperatura de 1.280°, as peças possuem estética diferenciada, …

Leia mais

Metais com design

Metais com design

Alinha de metais C.1, projetada pelo designer Kurt Merki Jr., combina com salas de banhos de todos os estilos. Seu visual elegante é harmonizado com as cubas e as banheiras da Duravit, conferindo ao espaço um toque simples, despretensioso e contemporâneo.

A criação de uma coleção de metais sanitários representou um desafio para o designer suíço. “Primeiro, me familiarizei com as informações técnicas para identificar os limites do projeto”, contou Kurt sobre seu processo criativo: “Sempre busco visualizar o macro antes de ampliar e pensar nos detalhes e, …

Leia mais

Sustentabilidade atrai pequenos negócios

Sustentabilidade atrai pequenos negócios

Práticas que reduzem o consumo de energia e água, de separação e destinação correta dos resíduos sólidos, contratação de mão de obra e fornecedores locais, apoio às comunidades no entorno da empresa e comprometimento com a sustentabilidade são algumas das ações sustentáveis que os pequenos negócios estão adotando, em silêncio, em todo o país, segundo pesquisa inédita realizada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade.

A versão integral do estudo Engajamento dos Pequenos Negócios Brasileiros em Sustentabilidade e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) está acessível no link http://bit.ly/PesquisaCSS Esta …

Leia mais

Temporada de neve!

Temporada de neve!

O Inverno esquenta no Hemisfério Norte, especialmente em Park City, a cidade norte-americana onde ficam as famosas estações de esqui Park City Mountain Resort e Deer Valley Resort, cuja temporada de neve inicia em novembro e se estende até abril. Trata-se do destino de montanha de mais fácil acesso na América do Norte, a apenas 35 minutos do aeroporto de Salt Lake City, no Estado de Utah.

Detentor da maior área esquiável dos Estados Unidos, com mais de 2.954 hectares, o Park City Mountain Resort terá suas portas …

Leia mais

Programação especial no feriado prolongado

Programação especial no feriado prolongado

O Hotel Casa da Montanha, de Gramado, no Rio Grande do Sul, promove de 11 a 15 de outubro a primeira edição do evento “Sonho de Criança”, com quatro dias de intensa programação recreativa para crianças de diferentes faixas etárias. A iniciativa, que pretende se estabelecer como uma atração fixa no calendário da Serra Gaúcha, terá a youtuber Paula Stephania como embaixadora oficial.

Atualmente no comando do programa Nat Geo Lab, do canal Nat Geo Kids, Paula vai aproveitar sua presença no Hotel Casa da Montanha para entreter …

Leia mais

Outros passeios para curtir no Dia das Crianças

Outros passeios para curtir no Dia das Crianças

O site Lugares Pelo Mundo preparou uma lista com quatro opções de viagem que é possível fazer com as crianças e curtir o feriado prolongado. Opções que contemplam muita diversão e natureza.

Na Amazônia, a Expedição Katerre possui embarcações que navegam pelo Rio Negro e afluentes, passando por praias, cachoeiras e comunidades caboclas. As crianças poderão curtir a experiência de conhecer de perto a maior floresta tropical do mundo, ver animais de perto, além de nadar e brincar nos rios e praias que aparecem nessa época do ano.…

Leia mais

Estilo e confiabilidade

Estilo e confiabilidade

Nelson Tucci

Tudo bem que a GM resolveu apostar firme nos veículos de entrada. E parece que acertou, porque o Ônix já é o líder de vendas pelo terceiro ano. Só no acumulado de jan/ago deste ano vendeu nada menos que 128.239 unidades (quase o dobro do 2° colocado). Mas quem gosta de um bom carro médio, equipado, e não troca pelas SUVs modinhas, pode encontrar no Cruze uma boa opção.

É verdade que sua produção se concentra na Argentina, mas rodando pelas estradas brasileiras ele é bom …

Leia mais

Incorporar em áreas contaminadas

Terrenos que já foram ocupados por indústrias, galpões metalúrgicos, postos de gasolina podem mudar de uso e dar lugar, por exemplo, a empreendimentos imobiliários residenciais? Para que incorporadores possam responder a essa pergunta com segurança e tomar uma decisão de negócios é que a Universidade Secovi realiza dias 26 e 27 de outubro o curso “Desenvolvimento imobiliário em áreas contaminadas”. O curso vale 40 pontos no Programa Qualificação Essencial (PQE), do Secovi-SP.

A iniciativa vai preparar empresários e profissionais de incorporação sobre os mecanismos necessários para empreender com …

Leia mais

VLI lança universidade corporativa

VLI lança universidade corporativa

A VLI, especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, lançou a Universidade VLI. A instituição vai fomentar a conexão entre o desenvolvimento de pessoas e a estratégia de negócio da companhia. Com um espaço de 420 m² em Belo Horizonte (MG), junto à sede com quatro salas, auditório, áreas de convivência, a universidade tem capacidade para receber até 160 pessoas. A iniciativa também oferece o formato de ensino à distância pelo Portal de Desenvolvimento VLI.

Desenhada em conjunto com a Fundação Dom Cabral a partir …

Leia mais

Aliados da imunidade!

Aliados da imunidade!

Nos meses mais frios do ano criam-se ambientes propícios para atrair resfriados, gripes, infecções e alergias. Para tentar se proteger, ou pelo menos amenizar os efeitos desses problemas que atormentam a nossa vida, alguns alimentos antioxidantes podem ter um efeito bastante poderoso para fortalecer a imunidade e prevenir doenças.

“Eles possuem substâncias capazes de atrasar e inibir a oxidação das reações metabólicas, auxiliando na regulação de radicais livres produzidos pelo organismo que causam oxidação celular”, explica a nutricionista Karina Nascimento, da Cia. da Consulta, na capital paulista. Segundo …

Leia mais

Bel Col apresenta novidades

Bel Col apresenta novidades

Reforçando seu vínculo com os profissionais de beleza e estética do país, a Bel Col Cosméticos participou do Congresso Científico Internacional de Estética e Feira de Estétika, realizado na capital paulista. Além do portfólio, que hoje soma mais de 140 produtos divididos entre as linhas composta por itens profissionais para uso em cabine e home care para cuidados diários, a Bel Col apresentou novidades com alta tecnologia cosmética.

O projeto fitness da Bel Col complementou a linha corporal com as ampolas profissionais SOS Bel Col, que promovem resultados …

Leia mais

É fácil tornar sua empresa Pet Friendly

É fácil tornar sua empresa Pet Friendly

É importante obter o apoio dos diretores e funcionários

O SITE Pet Anjo, em www.petanjo.com, listou dicas para ajudar uma empresa a se tornar Pet Friendly, ou seja, Amiga do Pet, e assim permitir a presença do amigo no ambiente de trabalho pelo menos um dia – seja na semana, quinzena ou mês. Anote: obter o apoio dos diretores e funcionários; avaliar os cães e seus temperamentos e utilizar coleiras codificadas com cores que indiquem o comportamento daquele cão (por exemplo, verde para animais que permitem qualquer …

Leia mais

“São Vicente. Quem ama preserva”

“São Vicente. Quem ama preserva”

Bruno Scarpa e Solange Madeira assinam a exposição de fotos “São Vicente. Quem ama preserva”, que em setembro movimentou o terceiro piso do Shopping Brisamar, em São Vicente, e marcou ações de proteção ao meio ambiente.

O empresário Francisco Lourenço Bandeira Lopes Jr., da Flyworld Santos: bons negócios na 4ª edição do Hiper Feirão de Viagens Flytour.

Michael Barkoczy e Christiano Oliveira, presidente e CEO da Flytour, com colaboradores, parceiros e autoridades, na abertura oficial do Feirão.

Alexandre Suarez, Andrea Funaro e Cacá Bueno Neto: organizado por Andrea, …

Leia mais

Forte tradição no Valongo

Forte tradição no Valongo

Bruno Scarpa

Há 45 anos no Bairro do Valongo, o Bar e Restaurante Paulista é sinônimo de tradição no Centro Histórico de Santos, frequentado por um público eclético, tudo isso devido ao trabalho e empenho dos donos Francisco Gonçalves, Maria Rosa Gonçalves e Maria de Fátima Gonçalves.

Entre seus diversos pratos, o Espeto à Gaúcho (arroz, farofa, fritas, contra filé, frango e linguiça) é, segundo os proprietários, o carro-chefe da casa. Outro destaque é o Bife à Parmegiana acompanhado de fritas e arroz. Toda quarta-feira e sábado a …

Leia mais

Cerveja artesanal em Bariloche

Bariloche promove dias 5 e 6 de outubro o “1º Workshop Internacional de Leveduras Cervejeiras”, visando consolidar-se como cidade símbolo da produção de cerveja artesanal. Afinal, foi em sua região que em 2011 foi redescoberta uma das duas leveduras utilizadas na cervejaria Larger e que havia se perdido ao longo dos anos, a planta S. eubayanus. Atualmente, a cidade produz mais de um milhão de litros por ano em seus 35 empreendimentos cervejeiros. O evento reunirá as principais referências científicas internacionais sobre a produção cervejeira, como o Instituto …

Leia mais

O Palácio da Justiça

O Palácio da Justiça

Até a criação da Comarca de Santos, em 1832, os julgamentos aqui eram realizados pelos “juízes de fora”, que vinham de outras localidades para sentenciar os casos em nome da Coroa Portuguesa e, mais tarde, do Império Brasileiro. Quando finalmente se criou a comarca santista, o Fórum foi instalado no prédio da Casa de Câmara e Cadeia (perto da atual Praça da República). Em 1866, com a conclusão das obras da Cadeia da Praça dos Andradas (atual Cadeia Velha), para lá foram transferidas as atividades da magistratura local.…

Leia mais