Edição 294Julho 2019
Terça, 20 De Agosto De 2019
Editorias

Publicado na Edição 294 Julho 2019

Luiz Carlos Ferraz

Apostando no requinte

Castell di Sophia: projeto arquitetônico em sintonia com conceitos de sustentabilidade

Apostando no requinte

Sandra Netto

O Grupo Macuco entregou o Residencial Castell di Sophia, em Santos. O empreendimento atende ao segmento de alto padrão e combina arquitetura arrojada, acabamento de primeira e espaços de lazer para toda família com a qualidade certificada pelo selo ISO 9001 – além do Nível A do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, PBQP-H – e a localização privilegiada, no coração da Vila Rica, na Rua Dr. Itapura de Miranda, 100.

O projeto do Castell di Sophia está em sintonia com conceitos de sustentabilidade e, além de medidores individuais de água e gás, contempla infraestrutura para aquecimento a gás na cozinha e banheiros, assim como infraestrutura para ar-condicionado split e terraço técnico com acesso.

Os apartamentos-tipo, de 4 e 3 suítes, são espaçosos, bem divididos e priorizam a funcionalidade e a luz natural, todos dotados de varanda gourmet com churrasqueira e depósito externo. As unidades de 4 suítes têm 167 metros quadrados de área útil, com 3 vagas de garagem, enquanto as 3 suítes somam 127 metros quadrados úteis, com 2 vagas de garagem. As garagens estão distribuídas no subsolo, térreo e dois mezaninos.

O residencial também contempla duas coberturas triplex, uma com 5 suítes – 514 metros quadrados de área útil e 5 vagas de garagem – e outra com 4 suítes – 400 metros quadrados úteis e 4 vagas de garagem!

Para o lazer, o Castell di Sophia criou 31 espaços para adultos, adolescentes e crianças, distribuídos em dois pavimentos. No primeiro, destaque para as quadras poliesportivas adulto e infantil, piscinas adulto e infantil, deck molhado, solarium, terraço grill com churrasqueira, snack bar e lounge, salão de festas, pub e adega, espaço gourmet, hidromassagem, sauna seca, cyber space, brinquedoteca, squash, playground. No segundo, sala de aeróbica multiuso, boxer, fitness, beauty space, sala de jogos adulto e poker, cinema, garage band, space office e central delivery.

O empreendimento possui três elevadores da linha Schindler 3600 que combinam características diferenciadas, como espaço, conforto, performance e design, e que somadas proporcionam viagens muito mais rápidas, suaves e confortáveis para um número maior de passageiros. A preocupação ecológica da Schindler se reflete desde as primeiras etapas do desenvolvimento dos equipamentos, da escolha dos materiais utilizados na produção até a energia consumida durante sua utilização. Não só questões tecnológicas e de sustentabilidade, mas também o design dos elevadores permite uma combinação entre durabilidade, sofisticação e modernidade.

A cada obra do Grupo Macuco a maioria dos parceiros é mantida, o que se deve, especialmente, pelo atendimento, qualidade de produtos e serviços e cumprimento de prazos.

Entre os principais fornecedores do empreendimento, o serviço de controle tecnológico do concreto da estrutura do edifício foi executado pela Teste Tecnologia Estrutural e Engenharia Ltda. Conforme detalhou o engenheiro Franco Pagani, o trabalho consiste em checar, por meio de ensaios, a qualidade do concreto empregado na obra, com a finalidade de verificar principalmente sua durabilidade e resistência. Esse controle é realizado no canteiro, fazendo o monitoramento durante toda a obra para confirmar a resistência correspondente à especificada no projeto estrutural.

A areia, pedra, bica corrida e derivados utilizados na obra foram fornecidos pela Areia Ita Comércio de Areia e Pedra. Segundo o diretor da Ita, Daniel Morsch Porto Tinoco, a empresa atendeu a Macuco com entregas de acordo com o cronograma da obra.

O projeto estrutural é de autoria do J.R. Ferrari Engenheiros Associados. De acordo com o engenheiro José Ricardo Fernandes Ferrari, o projeto foi elaborado visando a otimização da estrutura para implantação de lajes grandes, facilitando a retirada de alvenarias sem interferência com as vigas.

A Harco Engenharia executou o projeto e a implantação da infraestrutura do sistema de ar condicionado do tipo split em todo o empreendimento, sendo que na área de lazer e no apartamento decorado também foram instalados os aparelhos. Conforme destacou o diretor da empresa, engenheiro Edgard Lopes Hernandes, a Harco é pioneira na região a aplicar nos tubos de ar uma carga de nitrogênio (cerca de 300 libras) sob pressão e vedá-los nas pontas. O cuidado se explica, pois se o técnico escolhido pelo morador para instalar o split encontrar a mesma pressão do gás no tubo é sinal de que não há vazamento. A Harco foi responsável pelo projeto e instalação do sistema de pressurização das escadarias de emergência, em conformidade com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR 9077 e Instrução técnica do Corpo de Bombeiros – IT – CB 13/01.

A Tecnicargo Geradores, fabricante de grupos geradores e maior distribuidor da América do Sul da FG Wilson / Caterpillar, forneceu e instalou o modelo “Turn-Key” um grupo gerador de 75kVA para o Castell di Sophia. “Nos responsabilizamos por todo o fornecimento, desde o grupo gerador, janelas de aspiração e exaustão antirruídos, quadros de transferência automática para administração e incêndio, fornecimento e instalação de eletrodutos e cabos e todo o encaminhamento de escapamento do equipamento”, comentou o engenheiro Leandro Gebara, diretor comercial da Tecnicargo, que reside em Santos e acompanha in loco os fornecimentos na região. A Tecnicargo Geradores auxiliou o cliente fornecendo um desenho de instalação com a melhor configuração de instalação e ventilação do grupo gerador, proporcionando assim melhor rendimento ao equipamento.

Tradicional parceira, a Marmoraria Santista foi responsável pela execução dos serviços e fornecimento de pedras naturais para as pias das cozinhas e sacada gourmet, em Preto São Gabriel. A empresa também executou os lavatórios das suítes e WC social, em mármore Branco Cristal; a entrada social, em mármore Travertino com detalhes em Marron Imperador; e a escadaria para acesso ao hall social, em granito Café Imperial. “Ficamos muito felizes com o resultado positivo e agradecemos a construtora Macuco pela oportunidade de apresentar nosso trabalho”, afirmou o diretor da Marmoraria Santista, André Glerean.

A Magenta Alumínio Ltda. participou de mais este empreendimento, fortalecendo a parceria com a Macuco, com a execução dos caixilhos em alumínio branco, e destaque para as fachadas tipo “pele de vidro”, instaladas na frente do edifício. “Este tipo de esquadria colabora com a valorização do empreendimento”, afirmou o diretor João Magenta.

A Portobello está presente no Castell di Sophia com o fornecimento de diferentes coleções. Na fachada do edifício foram utilizados Basalto Off White 7 x 26, Basalto Gris 7 x 26 e Georgian Blend 7 x 26. Nos detalhes e marcação da garagem, Arquiteto Design Preto 9,5 x 9,5 e Arquiteto Urbano Sunny 9,5 x 9,5. E na área comum das piscinas, Prisma Turquesa 7,5 x 7,5. Conforme frisou a arquiteta Vanessa Morgante de Alencar, a Portobello é parceira tradicional nas obras do Grupo Macuco.

Castell di Sophia: apartamentos-tipo, de 4 e 3 suítes

Maioria dos parceiros é mantida a cada obra do Grupo Macuco

Publicado na Edição 294 Julho 2019

Sandra Netto

Conjuntura econômica e perspectivas futuras

Beschizza: empresariado precisa sentir-se estimulado e seguro para investir

Conjuntura econômica e perspectivas futuras

Ricardo Beschizza

Apesar de a Bolsa ter rompido a casa dos 100 mil pontos, da Selic manter-se estável e a taxa para financiamento de imóveis ter caído, o mercado parece seguir em compasso de espera da reforma da Previdência.

Mas não é somente a reforma da Previdência que vai salvar nossa economia do atual sistema de coisas. Vão ficar faltando também as reformas Tributária e Política, bem como a adoção de regras que agilizem a vida do empresariado, permitindo que as relações comerciais sejam mais flexíveis e que …

Leia mais

Publicado na Edição 294 Julho 2019

Divulgação

Certificação gera economia em edifício

Consumo de energia pode diminuir em 50% e de água em até 40%

Certificação gera economia em edifício

A Schneider Electric participou da Conferência BioEconomic LEED, em Barcelona, na Espanha, dedicada à importância de certificações para o setor hoteleiro e também sobre os benefícios do monitoramento e gestão de energia para os edifícios. Um dos objetivos desse encontro foi dar visibilidade às vantagens dos edifícios com certificação LEED, desenvolvida pelo US Green Building Council. Essa certificação reconhece as estratégias e melhores práticas de construção, tanto em edifícios novos quanto em contexto de reabilitação, garantindo que o edifício tenha menor impacto ambiental e que sua rentabilidade, valorização …

Leia mais

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Divulgação

Construtechs apresentam soluções

Startups da construção civil estão cada vez mais presentes no segmento

Construtechs apresentam soluções

Antenada com o ritmo da evolução tecnológica, a construção civil afina a parceria com as construtechs – como são chamadas as startups voltadas para o segmento – que, segundo a consultoria norte-americana Pitchbook, trata-se de mercado que já recebeu US$ 4,4 bilhões em investimentos desde 2010. O Brasil segue a tendência e, de acordo com a aceleradora Construtech Ventures, o país conta com 562 startups que fornecem diferentes soluções para o segmento. Entre elas está o Portal Concreto Usinado, plataforma que visa aumentar as vendas de concreteiras por …

Leia mais

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Divulgação

Assecob expõe segmento a Bozzella

‘‘Quero trazer transparência para a política”, afirmou o deputado federal

Assecob expõe segmento a Bozzella

Diretoria e associados da Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob) reuniram-se em junho com o deputado federal Júnior Bozzella. Ao abrir o encontro, o presidente da entidade, Ricardo Beschizza, fez um relato sobre a atuação da Assecob e destacou sua participação nos conselhos municipais das cidades da Baixada Santista, a estreita relação da entidade com o SindusCon/SP e Secovi/SP, e a filiação à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que representa o segmento em nível nacional.

Membro suplente na Comissão da Reforma da …

Leia mais

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Fotos Sandra Netto

Pelo desenvolvimento da região

Beschizza: “Incentivando o mercado imobiliário, o serviço e o comércio irão prosperar, pois isso acontece onde se tem habitação”

Pelo desenvolvimento da região

Sandra Netto

Fundada em 16 de julho de 1981, a Assecob, Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista, completa 38 anos de atividades, tendo o engenheiro civil Ricardo Beschizza (foto) como presidente do Conselho Administrativo. A cerimônia de posse aconteceu em abril passado – oportunidade em que Beschizza apresentou os novos diretores regionais de duas entidades parceiras: Lucas Muniz Elias Teixeira, que assumiu a função no SindusCon-SP, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo; e Ricardo Gobatti, no Secovi-SP, …

Leia mais

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Divulgação

Pronto para morar

Annecy, no Bairro Mercês: um dos principais da capital paranaense

Pronto para morar

A construtora Ennio Fornea está entregando o residencial Annecy, na Alameda Princesa Izabel, 291, Bairro Mercês, um dos mais tradicionais de Curitiba. O empreendimento foi construído em terreno de 3.300 m² e possui 92 unidades, com seis tipos diferentes, a partir de 77,09 m² até 116,95 m² de área exclusiva.

Os apartamentos contam com três quartos, mas as plantas podem ser adaptadas conforme o gosto do comprador. Além dos modelos tradicionais, o Annecy contempla apartamentos garden e cobertura. Todas as unidades possuem sacada com churrasqueira e uma vaga …

Leia mais

Publicado na Edição 290 Março 2019

Fotos Luiz Carlos Ferraz

Confiança no mercado

Unique Offices Avenue: empreendimento corporativo adota soluções sustentáveis

Confiança no mercado

Sandra Netto

A Macuco Incorporadora e Construtora Ltda. realiza em Santos o edifício Unique Offices Avenue. Com arquitetônica sofisticada, o corporativo reúne praticidade e eficiência, que combinam com a localização estratégica, na Avenida Ana Costa, 230, uma das mais importantes vias de acesso da cidade. O Unique Offices Avenue possui 25 pavimentos, com opção de conjuntos de 45 a 650 metros quadrados, projetados com especificações essenciais que permitem fácil ajuste às necessidades do cliente. As 250 vagas de estacionamento estão distribuídas no subsolo, térreo e em quatro pavimentos.…

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Divulgação

Pets dentro do condomínio

Seed, na Vila Olímpia: terraço Pocket Forest e área comum Petfriendly

Pets dentro do condomínio

Apostando no mercado pet – o Brasil possui mais de R$ 32 milhões de pets, em sua maioria cães e gatos, num mercado que movimenta R$ 25 bilhões por ano e continua em crescimento –, a Gamaro Incorporadora entrega em março o edifício Seed. O residencial ocupa terreno de 2.805,09 metros quadrados na Vila Olímpia, na capital paulista, e contempla terraço Pocket Forest e área comum Petfriendly, ou seja, os animais terão espaço especial para passear e brincar.

“Quando as pessoas adotam seus pets, eles adequam suas vidas …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Divulgação

Punta Del Este ganhará museu

Espaço será refúgio e diálogo entre artistas contemporâneos consagrados e emergentes

Punta Del Este ganhará museu

Em privilegiado cenário, a Fundação Pablo Atchugarry – dirigida pelo artista plástico uruguaio de mesmo nome – homenageará a arte latino-americana, inaugurando um museu temático com exposições itinerantes de grandes mestres contemporâneos e talentos emergentes do continente. “Será um refúgio e um diálogo entre artistas contemporâneos consagrados e emergentes”, disse Atchugarry, ao anunciar o projeto que será realizado em Punta del Este em 2020/21.

No dia 1º de abril começa a construção do museu nos terrenos da fundação, em Manantiales, Maldonado. O novo prédio, projetado pelo arquiteto uruguaio …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Construtoras retomam lançamentos

Os empresários da indústria imobiliária de Goiás estão confiantes na projeção otimista para o setor e compartilham a avaliação de especialistas na retomada do mercado em 2019. Eles estão baseados na perspectiva de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), manutenção da baixa taxa de juros, controle da inflação, maior confiança no novo governo e a entrada em vigor de algumas novidades já no começo do ano – como o aumento para R$ 1,5 milhão no financiamento imobiliário pelo FGTS e a recente regulamentação das normas sobre distratos para …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Energia solar é alternativa sustentável

San Blas Residence: até 95% de economia em energia elétrica com a instalação de 24 placas fotovoltaicas

Energia solar é alternativa sustentável

Fonte de energia renovável em crescimento, a energia solar fotovoltaica está cada vez mais barata. O valor caiu até 80% nos últimos 10 anos, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Em Santa Catarina, as construtoras estão antenadas para a mudança, principalmente pela garantia de economia, que pode chegar a 95% na fatura do condomínio.

No San Blas Residence, da Lumis Construtora e Urbanismo no Bairro João Paulo, em Florianópolis, os moradores contam com um sistema de energia solar, projetado e instalado pela Quantum …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Retorno de até 12% ao ano

Nova modalidade de P2P Lending

Retorno de até 12% ao ano

A construtora Vitacon, de São Paulo, lançou a possibilidade de qualquer investidor aplicar R$ 1 mil em Certificado de Depósito Bancário (CDB) – um título de renda fixa emitido pelo Banco Topázio. Com prazo de resgate de 24 meses, o CDB possibilita rendimento anual de até 12,8%. Ele é feito em plataforma na internet, elaborada em parceria com a CapRate. Não há taxa de administração, nem burocracia.

Esta nova modalidade de P2P Lending é similar à realizada em 2015, quando a Vitacon lançou um crowdfunding imobiliário e criou …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Construtora investe em reuso de água

O reuso de águas cinzas, aquelas provenientes de chuveiros, torneiras de banheiros e máquinas de lavar, é uma alternativa da Construtora Trisul em seu empreendimento Place Madalena, na capital paulista. De acordo com o superintendente de Marketing, Lucas Araujo, a iniciativa leva a uma economia de 6.650.000 litros/ano de água. Para o bolso, algo em torno de R$ 135.600/ano. Segundo Robson Artélite dos Santos, gerente de obras da Trisul, o empreendimento trabalha com soluções e elementos sustentáveis desde a sua concepção. A principal estratégia de sustentabilidade do Place …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Gestão automatizada da obra

Entre outros benefícios, ações preventivas e corretivas

Gestão automatizada da obra

Para suportar a expectativa de crescimento no mercado imobiliário e ter a oportunidade de estruturar toda a operação da melhor maneira possível é fundamental que as empresas do setor invistam em tecnologia. Software desenvolvido para o segmento, o Mobuss Construção é capaz de manter todos os registros de obras necessários organizados e controlados, colaborando para uma gestão profissional, eficiente e automatizada.

O uso de tecnologias aplicadas à gestão da área de construção facilita o trabalho no canteiro através dos registros de obras, organizando documentos, a rotina, o consumo …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

Empreendimento sustentável atrai brasileiros

Belas Clube de Campo – Lisbon Green Valley: foco ambiental em Lisboa

Empreendimento sustentável atrai brasileiros

Condomínio preferido dos brasileiros em Portugal, o Belas Clube de Campo – Lisbon Green Valley recebeu pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Construção Sustentável e Eficiência Energética, entregue no Salão Imobiliário de Portugal 2018 (SIL). Em 2017, o condomínio recebeu a distinção pelas townhouses do empreendimento. Desta vez, a premiação envolveu o edifício de 16 apartamentos, com tipologias T1 a T3, de autoria do arquiteto Eduardo Capinha Lopes, pelas suas características inovadoras e sofisticadas.

O reconhecimento foi decisão unânime da Fundação AIP e do Conselho Estratégico do SIL …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

Soluções inovadoras

Trimble Earthworks: nova geração de sistemas de controle de nivelamento

Soluções inovadoras

A Trimble, fabricante mundial de tecnologias avançadas para a produtividade, trouxe soluções tecnológicas de última geração para a M&T Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, realizada em novembro, no São Paulo Expo, na capital paulista.

As apresentações práticas sobre a aplicação da tecnologia na construção aconteceram na Arena Smart Construction. Conforme Fátima Gonçalves, diretora de Novos Negócios da Trimble, o objetivo da empresa foi apresentar soluções inovadoras para o segmento de construção de infraestrutura, edificações e mineração, combinando a altíssima precisão de ferramentas, como o …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

Para reduzir o impacto do horário de Verão

Medida reduz insegurança de quem tem que sair cedo de casa

Para reduzir o impacto do horário de Verão

Até 17 de fevereiro moradores de 10 estados brasileiros mais o Distrito Federal, querendo ou não, precisarão conviver com o polêmico horário de Verão. A medida atende à exigência do governo para economizar energia elétrica. A intenção é aproveitar a luminosidade extra, peculiar da estação. A estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é de que nos mais de 120 dias de vigor do horário especial haja uma economia de 0,5% no consumo de eletricidade no País.

O que é difícil de evitar é o …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Economia e produtividade

Solução auxilia softwares na modelagem de edificações

Economia e produtividade

Criados inicialmente para auxiliar exércitos em missões de espionagem, os drones vêm ganhando novas utilizações em diversos setores da sociedade. Na construção civil, as pequenas aeronaves não tripuladas já são consideradas soluções viáveis para reduzir o tempo de obras e auxiliar os softwares na modelagem de edificações.

“Equipados com sensores, os drones podem ser usados para capturar uma enorme gama de dados, tornando mais eficientes vários processos da construção”, explica o engenheiro Roberto de Souza, idealizador da Rede Construção Digital, iniciativa que reúne 32 empresas do setor, entre …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Divulgação

Empresários em busca de inovação

Visita ao Vale do Silício revela novas tecnologias de startups

Empresários em busca de inovação

Com o objetivo de acompanhar e entender o avanço das construtechs, startups que desenvolvem tecnologias para o mercado da construção civil, 13 organizações do setor foram ao Vale do Silício, nos Estados Unidos. Os representantes de cada organização puderam conhecer 10 startups do reconhecido polo de inovação mundial, que integram um mapeamento de 255 empresas voltadas ao setor da construção, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), em parceria com a StartSe.

Com a viagem foi possível identificar três grupos de tecnologias que devem impactar a construção …

Leia mais