Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 351 Abril 2024

Divulgação

Terraços exclusivos

Kaiserstraße: residencial se comprime verticalmente

Terraços exclusivos

Projetado de forma paramétrica, o residencial Kaiserstraße, em Blumenau/SC, tem a pretensão de resgatar a qualidade de vida de uma rua tradicional da cidade catarinense, a Alameda Rio Branco, no Bairro Jardim Blumenau, ao mesmo tempo em que utiliza técnicas arquitetônicas que proporcionam exclusividade. O projeto arquitetônico é do escritório Alencar Arquitetura, com construção da Castelo Engenharia.

O empreendimento compreende torre de 11 pavimentos com amplos apartamentos dotados de varandas, em design único e escalonado, fruto de sua concepção de forma paramétrica, que usa tecnologia computacional e algoritmos para projetar geometrias complexas e novas formas. No projeto do Kaiserstraße, a técnica arquitetônica proporciona vistas exclusivas em um edifício que se comprime à medida que avança verticalmente. Fachadas inteiras de vidro valorizam a luz natural e ligam os apartamentos aos terraços – característica marcante da proposta –, transportando o morador a uma experiência de morar em casa.

O arquiteto Nicholas Alencar destaca que a concepção une diferentes frentes para resgatar e conectar o local em que está inserido. “O projeto traz um contexto muito urbano e ao mesmo tempo conservador. Concebemos um projeto residencial em uma rua tradicional com uma complexidade única. Além disso, ele reforça o pioneirismo que Blumenau teve no século passado, não só na arquitetura, mas também na música e na cultura. Chega para marcar a região, com uma arquitetura contemporânea, mas que resgata o passado de uma rua repleta de casas, jardins e piscinas, num movimento natural de morar”.

Combinando com a arquitetura paramétrica, o Kaiserstraße segue uma malha que regra ritmo, criando uma harmonia visual a quem passa e garante a mesma altura e largura às esquadrias. Painéis ripados compõem a ordem e reforçam a proposta de valorização da natureza.

O nome do empreendimento faz menção ao primeiro registro pelo qual a rua em que se localiza era conhecida na Blumenau colônia: Kaiserstraße, ou Rua do Imperador; hoje, Alameda Rio Branco.

Publicado na Edição 351 Abril 2024

Divulgação

Tecnologia 100% nacional

Piscina de surfe coberta e aquecida

Tecnologia 100% nacional

Com piscina coberta e aquecida, a Surf Center está sendo construída em Curitiba, no Paraná, com previsão de inauguração no segundo semestre do ano. O empreendimento funcionará como clube esportivo com centro de treinamento para a prática de diferentes modalidades, e foco no desenvolvimento dos adeptos do surfe. Foram oito anos para a Surf Center desenvolver o sistema gerador de ondas GT3K, que competisse com as tecnologias de terceira geração existentes no mercado. O gerador de ondas é o primeiro 100% nacional no segmento de ondas artificiais dinâmicas …

Leia mais

Publicado na Edição 350 Março 2024

Divulgação

Retrofit com certificação

Citas República: investimento da Jive e parceria da Citas

Retrofit com certificação

O Citas República, no 497 da Praça da República, na capital paulista, é o primeiro residencial alvo de projeto de retrofit a obter o certificado sustentável EDGE, Excellence in Design for Greater Efficiencies. Criado pela International Finance Corporation (IFC), o selo atesta que o edifício adota soluções mais eficientes, de acordo com padrões internacionais. Localizado na Praça da República, ele foi reestruturado pela Citas, em parceria com a Jive Investments. Como se sabe, os projetos de retrofit geram valores relevantes em recursos básicos, como água e energia, e …

Leia mais

Publicado na Edição 350 Março 2024

Divulgação

Laminação contínua com mais qualidade

Tecnologia na fabricação de telhas e chapas de PRFV

Laminação contínua com mais qualidade

Evolução da laminação manual, o método contínuo proporciona mais qualidade na fabricação de chapas planas, telhas, calhas e domos, aproveitando a versatilidade do poliéster reforçado com fibras de vidro (PRFV ou compósitos). Automatizada e ininterrupta, a laminação contínua possibilita, na teoria, produzir laminados em comprimentos infinitos – embora a limitação relacionada ao transporte faz com que as telhas tenham comprimento máximo de 15 metros. A Planefibra baseia sua atuação exclusivamente nessa tecnologia. Além de desenvolver aparatos robustos de controle da mistura entre resina e peróxido, o que garante …

Leia mais

Publicado na Edição 350 Março 2024

Qualidade em pintura de alumínio

A Perfileve conquistou a certificação de qualidade Qualicoat, de abrangência internacional, que reconhece o processo de pintura eletroestática em conformidade com os padrões e critérios de qualidade do mercado. O certificado é na categoria Seaside, que abrange obras realizadas em regiões litorâneas, exigindo um tratamento químico intensificado para reduzir riscos de corrosão e oxidação. A Qualicoat é destinada a sistemas de revestimento em pó para alumínio e avalia aspectos do processo, como a aderência da tinta, resistência à corrosão, essenciais para garantir a durabilidade e estética dos produtos …

Leia mais

Publicado na Edição 349 Fevereiro 2024

Divulgação

IA na compra de materiais

Uso de Inteligência Artificial possibilita economia

IA na compra de materiais

A EuConstruindo, do Grupo Prospecta Obras, lançou IA destinada a auxiliar quem está construindo ou reformando a encontrar os melhores orçamentos nos materiais necessários e economizar. “Diferentemente de outros setores, na construção civil é mais difícil encontrar produtos para obras on-line sem gastar tanto”, afirma Wanderson Leite, fundador do grupo: “Além disso, o tempo para conseguir falar com as empresas do setor e obter informações sobre seus itens costuma ser demorado, o que gera reclamações e, inevitavelmente, empecilhos em avançar com o projeto”.

A solução para este cenário …

Leia mais

Publicado na Edição 349 Fevereiro 2024

Divulgação

Vedacit conquista certificação

Empresa é reconhecida por valorizar as pessoas

Vedacit conquista certificação

A Vedacit comemora a recertificação como Top Employer no Brasil em 2024. O selo é outorgado pelo Top Employers Institute, que faz avaliação criteriosa dos processos, com auditorias externas e internas, para determinar e quantificar a qualidade das práticas de Recursos Humanos das empresas a nível global.

“Sermos reconhecidos como Top Employer é motivo de grande satisfação e indica que estamos no caminho certo, desenvolvendo práticas que fortalecem nossa equipe para conduzir iniciativas com proatividade e com olhar para os nossos profissionais em todos os aspectos”, afirma Herika …

Leia mais

Publicado na Edição 349 Fevereiro 2024

Divulgação

Alerta para situações de risco

Solução acoplada ao capacete: informação em tempo real

Alerta para situações de risco

A Trackfy Tecnologia desenvolveu solução para aprimorar as condições de segurança em canteiros de obras e plantas industriais. Trata-se de dispositivo que pode ficar acoplado em capacete ou em crachá e emite, em tempo real, dados e informações para plataforma em nuvem. A solução utiliza recursos como Internet das Coisas (IoT), análise de dados (data analytics) e algoritmos.

O CEO da Trackfy, Túlio Cerviño, explica que a segurança é aprimorada porque os gestores de canteiros de obras e de plantas industriais acompanham a presença de suas equipes de …

Leia mais

Publicado na Edição 349 Fevereiro 2024

Programa incentivará moradias na área central de Santos

Santos prepara o lançamento do programa “Casa Santista”, um subsídio pessoal e intransferível para incentivar a produção de empreendimentos habitacionais de interesse social, requalificação de imóveis e aquisição de unidades habitacionais na área central da cidade. Ele envolverá os bairros Centro, Valongo, Paquetá, Vila Nova e Chinês e será financiado pelo Fundo Municipal de Habitação e fontes previstas no orçamento municipal. Destinado a famílias de baixa renda, movimentos pró-moradia e servidores públicos municipais de Santos, o programa estabelece diretrizes, como promover a moradia nos pontos especificados, ampliar convênios …

Leia mais

Publicado na Edição 348 Janeiro 2024

Fotos Divulgação

Novas aquisições e construções

Greenfield Partage São Paulo: experiências e novidades

Novas aquisições e construções

A Partage Malls, administradora de shoppings do Grupo Partage, anunciou investimento de mais de R$ 1 bilhão, direcionado em duas aquisições e duas construções de empreendimentos nas principais capitais da economia brasileira. Como crescimento adquirido, a rede investiu R$ 400 milhões nas operações do Boulevard Shopping Campos, em Campos de Goytacazes, Rio de Janeiro, e do Santana Parque Shopping, na capital paulista. Ambos agora pertencem à Partage Malls e fortalecem o posicionamento da marca.

“Somos uma administradora cada vez mais sólida e importante no cenário nacional”, afirma Adriano …

Leia mais

Publicado na Edição 348 Janeiro 2024

Projeto traz conceito de moradia inteligente

A construtora Vitta anunciou a implantação do Rizz Campolim, em Sorocaba, no interior do estado de São Paulo, em parceria com a Housi. O empreendimento vai trazer para a cidade um conceito de moradia inteligente – smart living, por assinatura, que já está presente em mais de 150 cidades brasileiras. No total, serão 290 unidades, sendo que as áreas comuns, como piscina, academia, churrasqueira, salão de festas, play kids e espaço pet, serão equipadas e decoradas com o conceito da Housi.

“Estamos empolgados em levar o conceito de …

Leia mais

Publicado na Edição 348 Janeiro 2024

Fotos Divulgação

Impermeabilização de telhados e lajes

Drykolaje Top: resina acrílica impermeabilizante flexível

Impermeabilização de telhados e lajes

Fabricante de produtos para a construção civil, a Dryco Impermeabilizantes relacionou orientações para deixar o imóvel mais protegido e seco, visando prevenir os problemas mais comuns em telhados, lajes de cobertura e seus complementos, como calhas, claraboias e rufos. É que essas áreas estão mais propensas a desgastes e poderão causar vazamentos, infiltrações, umidade, mofo e doenças, exigindo impermeabilização e manutenção.

“A impermeabilização consiste em uma técnica de aplicação de sistemas, em diversas áreas da residência, com o objetivo de proteger a sua estrutura contra a ação das …

Leia mais

Publicado na Edição 347 Dezembro 2023

Fotos Divulgação

Encanto e sofisticação em Santos

Residencial Bali: apartamentos de 2 e 3 suítes, com localização privilegiada no Embaré

Encanto e sofisticação em Santos

A meia quadra da praia, combinando modernidade com praticidade, a Engeplus Construtora e Incorporadora lançou o Residencial Bali, na Rua Coronel Proost de Sousa, 19, Embaré, em Santos. Com localização privilegiada, próximo a shopping, escolas, edifícios comerciais, restaurantes, clínicas, o empreendimento oferece comodidade, bem-estar e qualidade de vida. A torre única de 29 pavimentos será implantada em terreno com 1.428,94 m², com projeto arquitetônico do escritório Passarelli Zonis. Serão 78 unidades, três por andar, com opções de 2 e 3 suítes (de 98,82 m² a 158,72 m²), todas …

Leia mais

Publicado na Edição 347 Dezembro 2023

Divulgação

Condomínio de luxo na Bahia

Lotes pé na areia de até 900 m², com beach club, restaurante, quadras...

Condomínio de luxo na Bahia

Composta por 11 municípios, a Costa do Cacau, na Bahia, é conhecida pela exuberância natural e praias paradisíacas. A vocação da região para o turismo, levou a Luan Investimentos, incorporadora e construtora, com sede em São Paulo, a investir cerca de R$ 20 milhões em um complexo residencial na faixa da costa entre Ilhéus e Itacaré. Batizado com o nome da região, o condomínio Costa do Cacau Village está sendo lançado no local.

Assim como em outras regiões do país, o empreendimento visa atender demanda por casas para …

Leia mais

Publicado na Edição 347 Dezembro 2023

Divulgação

Excelência na relação com o cliente

Incorporadora brasileira disputa prêmio internacional

Excelência na relação com o cliente

A Perplan Empreendimentos, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, está concorrendo à maior premiação internacional de experiência do cliente, Customer Centricity World Series, realizada pela consultoria Arcet Global. Essa foi a primeira vez que a empresa se inscreveu no prêmio de âmbito global e chega ao posto de finalista na categoria Transformação de Negócios, com o case Relacionamento com o Cliente. O anúncio dos vencedores será feito em cerimônia em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em maio de 2024.

Foram 400 projetos inscritos, de mais …

Leia mais

Publicado na Edição 347 Dezembro 2023

Retração na indústria de materiais

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou pesquisa Índice elaborada pela FGV com dados do IBGE, apresentando os dados de faturamento do setor, na qual revela que em novembro o faturamento deflacionado das indústrias de materiais apresentou queda de 0,5% em comparação com o mês anterior (outubro). Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, o faturamento de novembro apresentou retração de 2,3%. Devido a sequência de resultados negativos, a projeção para 2023 foi revista para retração de 2,3%. A nova edição …

Leia mais

Publicado na Edição 347 Dezembro 2023

Divulgação

Alto padrão em Caraguatatuba

Celebration Clube: apartamentos de 2 e 3 dormitórios, com plantas de 65 m² a 83,50 m²

Alto padrão em Caraguatatuba

A A3 Construtora lançou em Caraguatatuba, no litoral Norte de São Paulo, o Celebration Clube, com a pretensão de redefinir o conceito de residência de alto padrão na região. O empreendimento materializa esse compromisso e confirma a tendência do mercado imobiliário, de grande impulsionador da economia do município. De acordo com dados da secretaria municipal de Urbanismo, em 2023 foram emitidos 222 alvarás relacionados ao mercado imobiliário.

O Celebration oferece apartamentos de 2 e 3 dormitórios, com plantas de 65 m² a 83,50 m², todos com vista para …

Leia mais

Publicado na Edição 347 Dezembro 2023

Divulgação

36ª edição do Prêmio The Best

Fabiano Araújo/Divulgação Destaque no Maranhão

36ª edição do Prêmio The Best

A Construtora Mota Machado, que há 45 anos atua no mercado imobiliário de alto padrão em São Luís, no Maranhão, recebeu o título de “Empresa Destaque na Construção Civil do Ano”, na 36ª edição do Prêmio The Best. O evento premiou as principais empresas, personalidades, instituições, jovens empreendedores e profissionais que tiveram destaque em suas respectivas áreas de atuação. Representando a Mota Machado, o diretor comercial e de incorporação, Wallace Soares, recebeu o prêmio. “Receber esse prêmio, que evidencia os principais em cada segmento, nos retorna que estamos …

Leia mais

Publicado na Edição 347 Dezembro 2023

Lucyus Ribas/Divulgação

Produção sustentável tende a prevalecer em 2024

Seventy Upper Mansion: mata nativa dentro do condomínio

Produção sustentável tende a prevalecer em 2024

“O consumidor tem percebido, em diferentes âmbitos, a necessidade de defender uma produção mais sustentável e passa a cobrar mais isso das empresas. Além disso, o aumento na temperatura da Terra já é uma consequência de anos sem a devida preocupação com a preservação da natureza. A construção civil, como parte do setor produtivo, também precisa dar as suas respostas para minimizar os danos ao meio ambiente”. A afirmação é do engenheiro civil Maurício Wildner da Cunha, da Construtora Andrade Ribeiro, de Curitiba, no Paraná. Para ele, quem …

Leia mais

Publicado na Edição 347 Dezembro 2023

Divulgação

Funcional, decorativo e estilo inglês

StoCast Brick: evolução do tijolo tradicional

Funcional, decorativo e estilo inglês

A Sto Brasil apresenta o StoCast Brick, revestimento acrílico com efeito estético de tijolo, altamente personalizável e versátil, para aplicação em fachadas, paredes internas e tetos, em construções novas ou reformas. Leve, flexível, fácil de aplicar e durável, o produto é fabricado em resina com minerais nobres e cria efeitos únicos em projetos arquitetônicos, reproduzindo mimeticamente o efeito tradicional do tijolo, que pode ser aplicado independente da construção ou revestimento escolhido, seja em construção seca ou qualquer outro sistema, sobre emboço e reboco, como o StoTherm Eifs.

A …

Leia mais