Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 336 Janeiro 2023

Divulgação

Inspirados na natureza

Princípios científicos da natureza para solucionar problemas

Inspirados na natureza

Considerando os principais desafios da engenharia no setor da construção, são seis fatores que afetam diretamente o exterior de um edifício: mecânicos (como granizo do lado de fora e condensação no interior, bem como o movimento do edifício), poluição do ar, biológico (mofo, crescimento de fungos), água, temperatura e luz (UV, infravermelho). Neste contexto, o Sto Intelligent Technology foi buscar na natureza princípios científicos capazes de solucionar de forma eficiente os problemas de fachadas e paredes contra os fatores ambientais sem perder a preocupação com a estética das edificações, reduzindo a lista de desafios.

A Sto é multinacional alemã, pioneira na introdução de revestimentos sintéticos de alta performance e líder em sistemas de revestimentos térmicos. Fundada em 1835 e presente em 87 países, a empresa tem uma longa trajetória no desenvolvimento de revestimentos com tecnologia e por meio do Sto Intelligent Technology atua ativamente na criação de soluções que unam design, desempenho e funcionalidade.

“Com a iQ Technology, nosso foco está na funcionalidade e no valor agregado que nossos revestimentos trazem para o proprietário do edifício e investidor de longo prazo”, afirma William Medeiros, gerente Técnico, Comercial e Marketing da Sto Brasil: “A iQ Technology combina funcionalidade com design para oferecer mais do que as características estéticas básicas de um revestimento. Ela incorpora princípios científicos da natureza para fornecer funcionalidade que protege contra estímulos ambientais que degradam o desempenho do revestimento”.

Com base na biônica – aplicação de conhecimentos da biologia na solução de problemas de engenharia – o Sto Intelligent Technology desenvolve produtos de alto desempenho sem abrir mão da estética. No Brasil, estão disponíveis as linhas StoColor Dryonic e StoColor Lotusan, com características únicas para que os projetos alcancem melhor funcionalidade e design em suas fachadas.

Autolimpeza da flor de lótus

A StoColor Lotusan é uma tinta com capacidade de autolimpeza com água da chuva, desenvolvida através da biônica. No caso da tecnologia Lotus Effect, o revestimento carrega as características da capacidade de autolimpeza da folha da flor de lótus, contendo em sua superfície uma microtextura imperceptível a olho nu que em conjunto com sua repelência à água as partículas de sujeira não se agarram aos pontos mais altos da microtextura e não prendem inteiramente na superfície.

Como resultado, a tensão superficial das gotas da chuva é suficiente para remover essas partículas da estrutura, fazendo com que a sujeira escorra e garantindo uma fachada permanentemente limpa e bonita por muito mais tempo, até mesmo as em tonalidades claras. Ao ser aplicada, StoColor Lotusan cria uma superfície altamente repelente à água, pois tem uma nanoestrutura pontiaguda que minimiza a área de contato de água e sujeira, resultando em uma superfície com propriedades hidrofóbicas superiores aos de tintas comuns.

Incontáveis inchaços microscópicos

Besouro da Namíbia: sua concha é capaz de transformar a névoa rapidamente em líquido

As fachadas estão constantemente expostas às condições meteorológicas, incluindo orvalho e chuva. Isso aumenta o risco de serem atacadas por micro-organismos, como fungos, algas e bolor, especialmente se estiverem localizadas perto de árvores, arbustos ou em regiões litorâneas, sob forte incidência de chuvas ou baixa incidência de sol. Buscando uma solução para esse problema que surgiu a Tecnologia Dryonic, desenvolvida pela Sto e inspirada no besouro da Namíbia, que extrai água das brisas marítimas. Ele vive no deserto a se adaptou às condições da região. O segredo é que sua concha é coberta por incontáveis inchaços microscópicos e, graças a essa textura de superfície única, ele é capaz de transformar a névoa rapidamente em líquido – enquanto as pontas hidrofílicas deixam a água condensar, as depressões hidrofóbicas entre elas desviam a água.

Após identificarem essa peculiaridade das pontas hidrofílicas que permitem que a água se condense e os espaços entre elas assegurem que ela escorra, a equipe da Sto Intelligent Technology aplicou esse conceito para criar um produto que garantisse uma pintura de longa duração e que evitasse a proliferação de micro-organismos nocivos. Com o StoColor Dryonic, a nanométrica textura da superfície da tinta ajuda a secar o orvalho e a chuva da fachada de forma muito rápida, privando as algas e os fungos dos nutrientes que precisam para crescer. Dessa forma, ajuda a fornecer fachadas resistentes mesmo em situações muito extremas como em regiões litorâneas e florestais, reduzindo significativamente os nutrientes necessários para o crescimento desses micro-organismos, e garantindo que o orvalho e a neblina simplesmente escorram e sequem rapidamente. Desta forma, protegem a fachada contra o desbotamento e reduzem o custo com manutenção.

Responder