Edição 290Março 2019
Sábado, 20 De Abril De 2019
Editorias

Publicado na Edição 290 Março 2019

Fotos Luiz Carlos Ferraz

Confiança no mercado

Unique Offices Avenue: empreendimento corporativo adota soluções sustentáveis

Confiança no mercado

Sandra Netto

A Macuco Incorporadora e Construtora Ltda. realiza em Santos o edifício Unique Offices Avenue. Com arquitetônica sofisticada, o corporativo reúne praticidade e eficiência, que combinam com a localização estratégica, na Avenida Ana Costa, 230, uma das mais importantes vias de acesso da cidade. O Unique Offices Avenue possui 25 pavimentos, com opção de conjuntos de 45 a 650 metros quadrados, projetados com especificações essenciais que permitem fácil ajuste às necessidades do cliente. As 250 vagas de estacionamento estão distribuídas no subsolo, térreo e em quatro pavimentos.

O projeto arquitetônico é do escritório Passarelli Zonis Arquitetura e Engenharia e agrega diferenciais do consagrado Unique Offices Boqueirão, localizado na Avenida Conselheiro Nébias, como coffee shop, estacionamento com serviço de valet, salas garden e duplex, geradores de energia de emergência, entradas separadas para carros e pessoas, centro de monitoramento de segurança, sistemas de detecção de fumaça e anti-incêndio com sprinklers, controle de acesso com câmeras para identificação de visitantes. O empreendimento também adota soluções sustentáveis, como o processo de reuso de água e iluminação de LED.

A construção utilizou o sistema de fundações profundas, mediante a cravação de estacas escavadas de grande diâmetro, o que não causou problemas sonoros e de vibrações na vizinhança.

No acabamento, o Unique Offices Avenue revela uma fachada refinada, que combina materiais de alta performance, como vidro refletivo, alumínio e revestimento cerâmico. Nos halls do térreo e pavimentos, o piso e a parede são em granito. Já os banheiros nos pavimentos possuem piso de porcelanato com paredes em revestimento cerâmico.

Para garantir conforto e segurança no transporte dos usuários, o edifício está equipado com cinco elevadores da linha S5500 da Atlas Schindler com capacidade para 16 passageiros e velocidade de 150 m/min, sendo que um deles possui dimensões para o transporte de macas. Os equipamentos também dispõem do sistema Miconic 10, para gerenciamento do tráfego, agilizando o acesso do passageiro ao seu andar de destino, pois otimiza ao máximo a performance de grupos de elevadores em edifícios comerciais. O sistema trabalha com um programa lógico que racionaliza o fluxo de pessoas, eliminando filas e aglomerações no hall do edifício, aumentando o conforto e a mobilidade dos usuários. Ao indicar o andar desejado antes de entrar na cabina, o sistema analisa a demanda em tempo real e direciona o usuário para o elevador que irá levá-lo ao seu andar de destino de forma mais rápida.

O Unique Offices Avenue é dotado de grupo gerador Tecnicargo, motor Cummins e alternador WEG. Conforme destacou o engenheiro Leandro Gebara, diretor comercial da Tecnicargo, o grupo gerador está preparado para paralelismo com outro grupo gerador a ser instalado futuramente. A Tecnicargo foi responsável pelo fornecimento de quadro de transferência automática para a área administrativa do condomínio. “Também fornecemos uma chave de transferência para alimentar todo o sistema de incêndio do empreendimento, como bombas de incêndio, pressurização de escadarias, e lâmpadas de emergência”, acrescentou o engenheiro Gebara, ao frisar que a empresa também forneceu a infraestrutura e cabos, que interligam o grupo gerador e os quadros.

Em 38 anos de atividades, a Macuco já entregou ou estão em fase de construção mais de 2.000 imóveis. Primando pela qualidade em seus empreendimentos, a empresa é certificada ISO 9001 versão 2015 e reconhecida pelo cumprimento e pela antecipação no prazo de entrega das obras – como acontece agora com o Unique Offices Avenue –, superando a expectativa do cliente.

A capacitação contínua dos colaboradores garante qualidade e economia na obra, com menos desperdício. Com essa estratégia, os preços são mais competitivos e revelam a eficiência da tecnologia construtiva, por meio de soluções inovadoras e uso de materiais modernos, através de parcerias com tradicionais fornecedores de produtos e serviços.

Entre os principais fornecedores do empreendimento, o serviço de controle tecnológico do concreto da estrutura do edifício foi executado pela Teste Tecnologia Estrutural e Engenharia Ltda. e consiste em checar, por meio de ensaios, a qualidade do concreto empregado na obra, com a finalidade de verificar principalmente sua durabilidade e resistência. Esse controle é realizado no canteiro fazendo o monitoramento durante toda a obra para confirmar a resistência correspondente à especificada no projeto estrutural.

O projeto estrutural é de autoria do J.R. Ferrari Engenheiros Associados. Conforme destacou o engenheiro José Ricardo Fernandes Ferrari, o projeto foi elaborado visando a otimização da estrutura para implantação de lajes grandes, facilitando a retirada de alvenarias sem interferência com as vigas.

A areia, pedra, bica corrida e derivados utilizados na obra foram fornecidos pela Areia Ita Comércio de Areia e Pedra. Segundo o diretor, Daniel Morsch Porto Tinoco, a empresa atendeu a Macuco com entregas de acordo com o cronograma da obra.

A Harco Engenharia foi responsável pela elaboração do projeto e instalação do sistema de ar condicionado central da recepção e previsão de sistema VRF para os conjuntos, instalação de sistema de pressurização de escadas. De acordo com o diretor da Harco, engenheiro Edgard Lopes Hernandes, as instalações realizadas pela empresa atendem rigorosamente as normas vigentes do Corpo de Bombeiros ABNT NBR 9077 e Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros – IT 13/2015.

Tradicional parceira da Macuco, a RC Engenharia foi responsável pelo fornecimento de energia elétrica em média tensão. O engenheiro Ricardo Cardozo explicou que o sistema proporciona melhor qualidade e confiabilidade no abastecimento de energia elétrica. “O fornecimento de energia elétrica para os conjuntos é feito por meio de barramento blindado de alta capacidade, eliminando-se os condutores individuais em prumadas”, disse Cardozo, ao frisar que a solução gera custo menor da energia consumida cobrado pela concessionária, além de possibilitar o gerenciamento de todo o processo de abastecimento de energia elétrica pelo condomínio, com flexibilidade de configuração, potência e faturamento do fornecimento de energia, seja para uma única sala, um andar inteiro ou vários andares, para um mesmo condomínio, diminuindo os custos de administração das contas de energia elétrica. A RC também desenvolveu o projeto de reaproveitamento de água de chuva. Ou seja, o abastecimento das bacias sanitárias e mictórios dos WCs do condomínio, existentes em todos os pavimentos, é feito com água de reuso, proveniente da coleta e armazenamento de água de chuva. O recurso também será utilizado para lavagem de pisos no condomínio e representará uma redução média de 30% do consumo de água destes serviços.

A Magenta Alumínio Ltda. participou da obra executando a elegante fachada tipo “pele de vidro” e os caixilhos em alumínio branco, elementos que valorizam o empreendimento. “Devido ao porte do edifício, foram superados diversos desafios em termos de montagem e instalação da fachada, com atenção sempre ao prazo exigido pelo cliente”, salientou o diretor João Magenta.

Na fachada foi utilizado revestimento da linha basalto off white da Portobello, no formato 7×26, um material neutro em cartela de cores urbanas para composições versáteis. Conforme a arquiteta Vanessa Morgante de Alencar, a Portobello é parceira tradicional nas obras da Macuco.

A J Teles empreiteira de mão de obra fez a colocação do revestimento da fachada, utilizando argamassa específica e aplicada manualmente, informou Carlos Eduardo Teles dos Santos. A empresa é especialista em fachadas e executa este tipo de serviço há 32 anos. “A forma convencional é a mais eficiente e não desperdiça material”, enfatizou Carlos Eduardo.

A Gesso Lupa executou os serviços em gesso, com aplicação do sistema Drywall Standard, Acústico e Resistente ao Fogo (RF) nos locais de conveniência. Os produtos são das marca Knauf e Placo, disse o empreiteiro Oswaldo Antonelli, ao detalhar que no hall de entrada os forros foram rebaixados para receber iluminação direta e indireta.

“Nós, da SCA Santos, ficamos honrados em estar junto com a construtora Macuco em mais um empreendimento de sucesso para a cidade de Santos”, afirmaram Walid e Lolla Abdouni, diretores da SCA Santos, especializada em móveis de alto padrão: “Parabéns à construtora Macuco que ano após ano está sempre à frente, inovando e colaborando para que Santos seja uma cidade cada vez mais próspera e inovadora”.

Unique Offices Avenue: fundações profundas, mediante a cravação de estacas escavadas de grande diâmetro

 

Unique Offices Avenue: soluções inovadoras e uso de materiais modernos, através de parcerias com tradicionais fornecedores

Publicado na Edição 290 Março 2019

Divulgação

Uma década de tradição!

Rede Haru possui três unidades, duas em Santos e uma em Praia Grande

Uma década de tradição!

Bruno Scarpa

Perto de completar 10 anos de atividades, a rede Haru Sushi cresce cada vez mais na Baixada Santista. A rede oferece um mix da culinária oriental tradicional com muita criatividade e diversidade de opções em seus pratos, combinados e temakis. O público frequentador é bem variado, desde famílias e executivos até grupos de amigos.

Os temakis preferidos pelo público são, sem dúvida, os feitos com salmão, com destaque para o de salmão com cream cheese e cebolinha. O hot holl também é um dos queridinhos da …

Leia mais

Publicado na Edição 290 Março 2019

Acervo FAMS

Paixão pelo esporte e jornalismo

Vladir Lemos: “O esporte faz parte da minha vida”

Paixão pelo esporte e jornalismo

O jornalista e escritor Vladir Lemos foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), em 27 de dezembro de 2016. Na entrevista, Vladir fala sobre sua infância, a sua juventude e a relação com o mar e as praias da região, os estudos no curso de Comunicação, seu trabalho, seus livros e sua paixão pelo futebol: “Tenho uma paixão muito grande pelo esporte, além do jornalismo. Acho que jogar bola foi a coisa que eu mais fiz, desde criança. Como adoro o …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Reprodução KopywritingKourse.com

Ser fotógrafo é…

Importante aprender sobre gestão de carreira e de negócio

Ser fotógrafo é…

Leandro Ayres

…É REUNIR habilidades e percepções para expressar uma mensagem visual, ou melhor, sensorial (*), captada através de um dispositivo fotográfico.

A definição acima é bem abrangente, serve para todos que fotografam. Da adolescente que faz bico de pato para publicar a selfie no Instagram, passando pela confeiteira que publica o seu bolo recém-assado, até chegar ao fotógrafo profissional, que tem nesta área de atuação a fonte do seu sustento. E, para esta última categoria, ser fotógrafo é ir muito além da fotografia. É ser administrador, pesquisador …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Divulgação

Sofisticação e simplicidade

Three Santos Bar: bar e hamburgueria em pleno Canal 4

Sofisticação e simplicidade

Bruno Scarpa

Com menos de um mês de casa, o Three Santos Bar, dos empresários Américo Simões, Luizinho Mastellari e Marco Storti, agrega à cidade um conceito de bar e hamburgueria em um local muito bem frequentado, em pleno Canal 4.

No cardápio de hambúrgueres, destaques para o “mushroom threeburguer santos”, que consiste em blend de carne bovina, três tipos de cogumelos selvagens no molho cheddar com cebola tostada, finalizado com fumaça líquida no pão de brioche, e o “burguer vegetariano”, de hambúrguer de proteína de soja de …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Acervo FAMS

Freira, escritora e santista

Maria Valéria Rezende escreve ficção, poesia e é tradutora

Freira, escritora e santista

Maria Valéria Rezende foi entrevistada pelo Programa Memória-História Oral, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), em 16 de agosto de 2017. Sobrinha-neta do poeta parnasiano Vicente de Carvalho, diz que uma de suas primeiras lembranças é a de escritores reunidos na casa de sua avó, em Santos, onde nasceu e foi criada: “A casa da minha avó era um ponto de encontro de escritores. Discutia-se de tudo. Além disso, a literatura está na família. Lia as poesias de meu tio-avô Vicente de Carvalho; isso formou meu …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Minha primeira câmera!

Canon e Nikon juntas detiveram 86% do mercado em 2018

Minha primeira câmera!

Leandro Ayres

O TÍTULO exprime uma decisão muito importante. Pode significar o começo de uma carreira profissional ou apenas o desejo de fazer um up grade na qualidade das suas fotos, para deixar seu instagram mais atraente. Seja como for, é preciso ter algumas informações sobre as chamadas DSLRs de entrada.

Estas câmeras têm esta denominação por atuarem com o sistema de espelhos e vidros basculantes (Digital Single Lens Reflex), diferentemente das compactas que atuam usando visor ótico eletrônico. Tá, e daí? Daí que a qualidade …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Raízes santistas

Canal 8: drinks exclusivos, como o “oitinho” e o “yuko”

Raízes santistas

Bruno Scarpa

Com quatro meses de atividades, o Canal 8 Casual Bar – através dos sócios Denis Fulco Ramos, também proprietário do Kenzo Sushi Lounge, e Rafael Campos Fernandez, proprietário do Australiano Bar e Tiki Bar – resgata as raízes santistas. A proposta é disponibilizar um ambiente bem descontraído, para que os clientes se sintam como mais gostam, seja em casa ou na praia. O local possui cadeiras de praia e redes para que os quitutes sejam degustados com conforto e relaxamento.

No cardápio destaque para os ícones …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

A memória da cidade

Entrevistas estão à disposição para a consulta de pesquisadores e demais interessados

A memória da cidade

Criado em 2004, o Programa Memória – História Oral, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), já entrevistou mais de três centenas de pessoas que tiveram uma participação efetiva nas vidas artística, cultural, política, social e esportiva da cidade.

O objetivo do Programa é preservar a história e memória de Santos por meio da produção e conservação de novos documentos, colhidos através de entrevistas e utilizando a metodologia da história oral.

A preocupação com a história e a memória da cidade se justifica pelo fato de Santos …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

O melhor das nossas férias!

Não é necessário levar toda a sua parafernália fotográfica na mochila...

O melhor das nossas férias!

Leandro Ayres

DEZEMBRO chegou, mês de celebrações, confraternizações, reflexões e… início das FÉRIAS! Sim, em caixa alta, afinal é o período mais aguardado do ano! E, para muitos, a melhor forma de aproveitar esses dias é viajando, seja para curtir lugares já conhecidos ou explorar novos destinos. Sozinho ou em grupo. Seja como for, um amante da fotografia encontra aí uma excelente oportunidade para aumentar o seu portfólio com belas imagens. Então, seguem neste artigo algumas dicas valiosas para quem está fazendo as malas.

  1. Planeje a sua viagem.
Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

Soluções inovadoras

Trimble Earthworks: nova geração de sistemas de controle de nivelamento

Soluções inovadoras

A Trimble, fabricante mundial de tecnologias avançadas para a produtividade, trouxe soluções tecnológicas de última geração para a M&T Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, realizada em novembro, no São Paulo Expo, na capital paulista.

As apresentações práticas sobre a aplicação da tecnologia na construção aconteceram na Arena Smart Construction. Conforme Fátima Gonçalves, diretora de Novos Negócios da Trimble, o objetivo da empresa foi apresentar soluções inovadoras para o segmento de construção de infraestrutura, edificações e mineração, combinando a altíssima precisão de ferramentas, como o …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Bruno Scarpa

Tradição argentina

Plini: casa serve almoço todos os dias com um cardápio variado

Tradição argentina

Bruno Scarpa

Com 100 anos de tradição familiar no ramo de paneteria na Argentina e em Santos há 3 anos, a Cafeteria Plini, sob o comando de Georgia Plini e Cristina Geofuso, oferecem um conceito gastronômico muito interessante. No local, além da cafeteria de qualidade, é possível degustar uma vasta paneteria, com diversas opções de pães artesanais de fabricação própria, entre eles o pão de hambúrguer de brioche e o pão australiano, com vendas para atacado e varejo.

Dentre os cafés especiais, destaques para o “Dolce”, que acompanha …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Projetos online de decoração

Fernanda Leão e Vanessa Prado Lopes: solução conta com talentosa equipe virtual

Projetos online de decoração

A Archie, plataforma digital que reúne arquitetos e decoradores no atendimento a clientes de forma rápida, simples e prática com custos mais reduzidos para a transformação de ambientes, assinou contrato com a rede de lojas Leroy Merlin, especializada em construção, acabamento, decoração, jardinagem e bricolagem, para a venda de projetos de planejamento de móveis e espaços customizados ao consumidor. O acordo contempla linhas de cozinha, área de serviço e varanda gourmet, com a consultoria da Archie, para a Grande São Paulo.

A solicitação do projeto é feita inicialmente …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Manutenção e conservação

Cuidado mais que desejável ao equipamento; é obrigatório

Manutenção e conservação

Leandro Ayres

COMO sabemos, equipamento fotográfico não é barato, pois se trata de produto importado, cotado em dólar. E o cenário econômico para o país no curto e médio prazo não indica uma valorização significativa do nosso real frente à moeda americana. Por isso, conservar o equipamento fotográfico é mais que desejável, é obrigatório.

Um profissional investe na aquisição de um equipamento básico algo em torno de R$ 20 mil, que inclui câmera, objetiva, flash, tripé, softwares de edição e outros acessórios menores. A vida útil destes dispositivos …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Bruno Scarpa

Da fazenda à cidade

Dona Angola: pratos individuais no almoço de sábado e domingo

Da fazenda à cidade

Bruno Scarpa

Com menos de um mês de casa, o Dona Angola, gerido por Gabriel Cicone e Vanda Dinesia, trouxe o clima da fazenda para a cidade. A casa na Rua Jorge Tibiriçá, 26, em Santos, é decorada com objetos, mesas e detalhes do interior, com um toque africano remetendo a Angola, fazendo jus ao nome do local.

No cardápio, são destaques da casa o pastel de massa de farinha de milho nos sabores carne e calabresa; o frango ou filé-mignon à Dinesia, gratinado ao molho branco; a …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Fotos Leandro Ayres

Fotografia autoral…

“Passageiros”, ensaio autoral de Leandro Ayres

Fotografia autoral…

Leandro Ayres

FOTOGRAFIA é arte?

A resposta para a pergunta acima não está na qualidade, no conceito ou na estética da foto, mas na sua demanda. Explico. Se, inspirado pelo convidativo dia de céu azul, você sai pelas ruas fotografando as belezas que encontra nas paisagens, nas pessoas, nas situações, nas mensagens e em cada detalhe observado durante o seu flanar para fazer uso pessoal destas imagens, sem demanda prévia de um contratante, você atuou artisticamente. Se a sua arte vai ou não ser bem-sucedida, aí sim, é …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Bruno Scarpa

Seja Local

Lo.Cal: atendimento rápido e exclusivamente no balcão

Seja Local

Bruno Scarpa

Recém-inaugurado em Santos, o Lo.cal trouxe um conceito inovador para a cidade, com a ideia de ser 100% sustentável e inspirado nos fast foods americanos – mas de uma maneira saudável. Esta é a proposta dos três proprietários, dois já com know how no ramo da gastronomia, e o terceiro, um arquiteto.

Com atendimento rápido e exclusivamente no balcão, o Lo.cal possui mais de 30 opções para montar seu prato, com saladas, folhas, grãos, proteínas, entre outros itens. Para quem prefere sanduíche, pode ser preparado com …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Acervo FAMS

Forte da Estacada

Atuação como “fogo cruzado” ao lado do Forte da Barra Grande

Forte da Estacada

O local onde hoje está situado o Museu de Pesca, no passado, já foi uma fortaleza. Construída, em 1734, por João de Castro Oliveira, esta fortificação tinha a missão de atuar como “fogo cruzado” ao lado do Forte da Barra Grande, de modo a fechar real e totalmente a entrada do porto. O lugar, segundo alguns historiadores, foi nos primeiros tempos coloniais um dos pontos de desembarque do Porto de S. Vicente ou da Capitania de S. Vicente, onde teria fundeada a armada de Martim Afonso e seu …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Bruno Scarpa

Forte tradição no Valongo

Paulista: boa gastronomia para público eclético

Forte tradição no Valongo

Bruno Scarpa

Há 45 anos no Bairro do Valongo, o Bar e Restaurante Paulista é sinônimo de tradição no Centro Histórico de Santos, frequentado por um público eclético, tudo isso devido ao trabalho e empenho dos donos Francisco Gonçalves, Maria Rosa Gonçalves e Maria de Fátima Gonçalves.

Entre seus diversos pratos, o Espeto à Gaúcho (arroz, farofa, fritas, contra filé, frango e linguiça) é, segundo os proprietários, o carro-chefe da casa. Outro destaque é o Bife à Parmegiana acompanhado de fritas e arroz. Toda quarta-feira e sábado a …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Acervo FAMS

O Palácio da Justiça

“São Vicente. Quem ama preserva”

O Palácio da Justiça

Até a criação da Comarca de Santos, em 1832, os julgamentos aqui eram realizados pelos “juízes de fora”, que vinham de outras localidades para sentenciar os casos em nome da Coroa Portuguesa e, mais tarde, do Império Brasileiro. Quando finalmente se criou a comarca santista, o Fórum foi instalado no prédio da Casa de Câmara e Cadeia (perto da atual Praça da República). Em 1866, com a conclusão das obras da Cadeia da Praça dos Andradas (atual Cadeia Velha), para lá foram transferidas as atividades da magistratura local.…

Leia mais