Edição 287Dezembro 2018
Sexta, 14 De Dezembro De 2018
Editorias

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

O melhor das nossas férias!

Não é necessário levar toda a sua parafernália fotográfica na mochila...

O melhor das nossas férias!

Leandro Ayres

DEZEMBRO chegou, mês de celebrações, confraternizações, reflexões e… início das FÉRIAS! Sim, em caixa alta, afinal é o período mais aguardado do ano! E, para muitos, a melhor forma de aproveitar esses dias é viajando, seja para curtir lugares já conhecidos ou explorar novos destinos. Sozinho ou em grupo. Seja como for, um amante da fotografia encontra aí uma excelente oportunidade para aumentar o seu portfólio com belas imagens. Então, seguem neste artigo algumas dicas valiosas para quem está fazendo as malas.

  1. Planeje a sua viagem. Pesquise e defina os pontos de maior interesse numa escala de prioridade. Assim você poderá passar a maior parte do tempo curtindo e clicando o que realmente lhe agrada.
  2. Em caso de locais com acesso restrito, confira os horários de atendimento e procure ir quando o fluxo de visitantes é menor. A regra do menor fluxo vale também para locais públicos. Assim serão menores as chances de um transeunte atrapalhar a sua fotografia.
  3. Não é necessário levar toda a sua parafernália fotográfica na mochila para o passeio do dia. Se você se planejou, saberá que para um determinado local haverá uma lente que suprirá a sua necessidade. Para uma igreja ou museu, uma grande angular. E nada de flash, uma vez que seu uso é proibido nesses locais. Se o seu destino é uma avenida ou um parque, uma teleobjetiva é bem-vinda. Flash apenas se deseja fazer alguns retratos nestes cenários.
  4. Se o seu passeio for durante a noite, vale a pena ter um tripé consigo. De preferência um bem leve, de fibra de carbono. Com a pouca oferta de luz, faz-se necessário uso de uma baixa velocidade do obturador de sua câmera e, sem a estabilização adequada, sua foto ficará tremida, sem a nitidez desejada.
  5. E o tempo como vai estar? Em caso de possibilidade de chuva, leve um grande guarda chuva. Ele deverá abrigar você e a longa lente que estará acoplada à sua câmera. Respingos poderão afetar os sistemas e danificar o seu equipamento, comprometendo o registro das suas férias. Use o parasol nestes casos também. Ele não serve apenas para dias de sol, como sugere o seu nome, e ajudará a evitar que respingos alcancem a sua lente. Nos dias de sol ele servirá para evitar o efeito de flare que muitas vezes estraga a foto.
  6. Coloque na sua bolsa mais de um cartão de memória e uma bateria carregada extra. Se o seu cartão lotar de fotos, não será preciso apagar os seus registros se você tiver outro cartão para usar. Uma boa dica para otimizar a capacidade de armazenamento dele é fotografar usando uma resolução menor, especialmente se você não tem a pretensão de imprimir estas fotos.
  7. Muito cuidado com os seus equipamentos! Tenha tudo devidamente preso nas alças de segurança, pois no caminhar ou no sacolejar do carro, as peças poderão sofrer danos se estiverem soltas no seu bag. Verifique se o local é seguro antes de sair clicando. Turistas incautos são alvos fáceis para os criminosos!
  8. Seja criativo. Analise o entorno do local, provavelmente você encontrará um vasto rol de possibilidades e ângulos para tornar a sua foto única.

O mais importante é curtir as férias. Divirta-se! Quanto mais relaxado e integrado você estiver ao local visitado, melhor serão as suas capturas. Fico decepcionado quando pergunto a alguém sobre suas férias, em Floripa por exemplo, e esta pouco relata, ainda que tenha em seu Instagram fotos de tirar o fôlego… As fotos deverão servir às suas férias e não o contrário.

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

Soluções inovadoras

Trimble Earthworks: nova geração de sistemas de controle de nivelamento

Soluções inovadoras

A Trimble, fabricante mundial de tecnologias avançadas para a produtividade, trouxe soluções tecnológicas de última geração para a M&T Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, realizada em novembro, no São Paulo Expo, na capital paulista.

As apresentações práticas sobre a aplicação da tecnologia na construção aconteceram na Arena Smart Construction. Conforme Fátima Gonçalves, diretora de Novos Negócios da Trimble, o objetivo da empresa foi apresentar soluções inovadoras para o segmento de construção de infraestrutura, edificações e mineração, combinando a altíssima precisão de ferramentas, como o …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Bruno Scarpa

Tradição argentina

Plini: casa serve almoço todos os dias com um cardápio variado

Tradição argentina

Bruno Scarpa

Com 100 anos de tradição familiar no ramo de paneteria na Argentina e em Santos há 3 anos, a Cafeteria Plini, sob o comando de Georgia Plini e Cristina Geofuso, oferecem um conceito gastronômico muito interessante. No local, além da cafeteria de qualidade, é possível degustar uma vasta paneteria, com diversas opções de pães artesanais de fabricação própria, entre eles o pão de hambúrguer de brioche e o pão australiano, com vendas para atacado e varejo.

Dentre os cafés especiais, destaques para o “Dolce”, que acompanha …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Projetos online de decoração

Fernanda Leão e Vanessa Prado Lopes: solução conta com talentosa equipe virtual

Projetos online de decoração

A Archie, plataforma digital que reúne arquitetos e decoradores no atendimento a clientes de forma rápida, simples e prática com custos mais reduzidos para a transformação de ambientes, assinou contrato com a rede de lojas Leroy Merlin, especializada em construção, acabamento, decoração, jardinagem e bricolagem, para a venda de projetos de planejamento de móveis e espaços customizados ao consumidor. O acordo contempla linhas de cozinha, área de serviço e varanda gourmet, com a consultoria da Archie, para a Grande São Paulo.

A solicitação do projeto é feita inicialmente …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Manutenção e conservação

Cuidado mais que desejável ao equipamento; é obrigatório

Manutenção e conservação

Leandro Ayres

COMO sabemos, equipamento fotográfico não é barato, pois se trata de produto importado, cotado em dólar. E o cenário econômico para o país no curto e médio prazo não indica uma valorização significativa do nosso real frente à moeda americana. Por isso, conservar o equipamento fotográfico é mais que desejável, é obrigatório.

Um profissional investe na aquisição de um equipamento básico algo em torno de R$ 20 mil, que inclui câmera, objetiva, flash, tripé, softwares de edição e outros acessórios menores. A vida útil destes dispositivos …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Bruno Scarpa

Da fazenda à cidade

Dona Angola: pratos individuais no almoço de sábado e domingo

Da fazenda à cidade

Bruno Scarpa

Com menos de um mês de casa, o Dona Angola, gerido por Gabriel Cicone e Vanda Dinesia, trouxe o clima da fazenda para a cidade. A casa na Rua Jorge Tibiriçá, 26, em Santos, é decorada com objetos, mesas e detalhes do interior, com um toque africano remetendo a Angola, fazendo jus ao nome do local.

No cardápio, são destaques da casa o pastel de massa de farinha de milho nos sabores carne e calabresa; o frango ou filé-mignon à Dinesia, gratinado ao molho branco; a …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Fotos Leandro Ayres

Fotografia autoral…

“Passageiros”, ensaio autoral de Leandro Ayres

Fotografia autoral…

Leandro Ayres

FOTOGRAFIA é arte?

A resposta para a pergunta acima não está na qualidade, no conceito ou na estética da foto, mas na sua demanda. Explico. Se, inspirado pelo convidativo dia de céu azul, você sai pelas ruas fotografando as belezas que encontra nas paisagens, nas pessoas, nas situações, nas mensagens e em cada detalhe observado durante o seu flanar para fazer uso pessoal destas imagens, sem demanda prévia de um contratante, você atuou artisticamente. Se a sua arte vai ou não ser bem-sucedida, aí sim, é …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Bruno Scarpa

Seja Local

Lo.Cal: atendimento rápido e exclusivamente no balcão

Seja Local

Bruno Scarpa

Recém-inaugurado em Santos, o Lo.cal trouxe um conceito inovador para a cidade, com a ideia de ser 100% sustentável e inspirado nos fast foods americanos – mas de uma maneira saudável. Esta é a proposta dos três proprietários, dois já com know how no ramo da gastronomia, e o terceiro, um arquiteto.

Com atendimento rápido e exclusivamente no balcão, o Lo.cal possui mais de 30 opções para montar seu prato, com saladas, folhas, grãos, proteínas, entre outros itens. Para quem prefere sanduíche, pode ser preparado com …

Leia mais

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Acervo FAMS

Forte da Estacada

Atuação como “fogo cruzado” ao lado do Forte da Barra Grande

Forte da Estacada

O local onde hoje está situado o Museu de Pesca, no passado, já foi uma fortaleza. Construída, em 1734, por João de Castro Oliveira, esta fortificação tinha a missão de atuar como “fogo cruzado” ao lado do Forte da Barra Grande, de modo a fechar real e totalmente a entrada do porto. O lugar, segundo alguns historiadores, foi nos primeiros tempos coloniais um dos pontos de desembarque do Porto de S. Vicente ou da Capitania de S. Vicente, onde teria fundeada a armada de Martim Afonso e seu …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Bruno Scarpa

Forte tradição no Valongo

Paulista: boa gastronomia para público eclético

Forte tradição no Valongo

Bruno Scarpa

Há 45 anos no Bairro do Valongo, o Bar e Restaurante Paulista é sinônimo de tradição no Centro Histórico de Santos, frequentado por um público eclético, tudo isso devido ao trabalho e empenho dos donos Francisco Gonçalves, Maria Rosa Gonçalves e Maria de Fátima Gonçalves.

Entre seus diversos pratos, o Espeto à Gaúcho (arroz, farofa, fritas, contra filé, frango e linguiça) é, segundo os proprietários, o carro-chefe da casa. Outro destaque é o Bife à Parmegiana acompanhado de fritas e arroz. Toda quarta-feira e sábado a …

Leia mais

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Acervo FAMS

O Palácio da Justiça

“São Vicente. Quem ama preserva”

O Palácio da Justiça

Até a criação da Comarca de Santos, em 1832, os julgamentos aqui eram realizados pelos “juízes de fora”, que vinham de outras localidades para sentenciar os casos em nome da Coroa Portuguesa e, mais tarde, do Império Brasileiro. Quando finalmente se criou a comarca santista, o Fórum foi instalado no prédio da Casa de Câmara e Cadeia (perto da atual Praça da República). Em 1866, com a conclusão das obras da Cadeia da Praça dos Andradas (atual Cadeia Velha), para lá foram transferidas as atividades da magistratura local.…

Leia mais

Publicado na Edição 283 Agosto 2018

Fotos Leandro Ayres

O imóvel mais atraente

Sempre a busca pelos melhores ângulos para valorizar as dependências do imóvel

O imóvel mais atraente

Leandro Ayres

NA DÉCADA de 40 nos Estados Unidos, após o período conhecido como a Grande Depressão, a retomada do crescimento econômico se apoiou nos mercados automotivo e imobiliário. Nesta época as câmeras fotográficas analógicas estavam se popularizando. Diante da nova realidade, cresceu a tendência da fotografia de arquitetura e de ambientes com o propósito de mostrar esses espaços aos possíveis compradores sem que eles tivessem a necessidade de se deslocar até os endereços. Claro que hoje, como os interessados em negociar não fecham a compra sem antes …

Leia mais

Publicado na Edição 283 Agosto 2018

Bruno Scarpa

Bem-vindos a bordo!

Naus: ambientes temáticos, drinks e pratos diferenciados

Bem-vindos a bordo!

Bruno Scarpa

Recém-inaugurado em Santos, sob o comando de Roberto Souto, Bruno Souto e Gabriela Marin, o Naus é um bar restaurante com temática marinha e conceito inovador. Os ambientes são temáticos, como o salão Navio Pirata, e a casa tem até um “mascote”, um personagem vestido de marujo que anima o local e é sucesso, especialmente entre as crianças, já que a casa também possui espaço kids com monitor.

No cardápio as opções são diferenciadas. Um dos pratos preferidos é o Camarão do Naus, que consiste em …

Leia mais

Publicado na Edição 283 Agosto 2018

Acervo FAMS

A Champs-Élysées santista

Avenida Dona Anna Costa: anos 30, vista do Monte Serrat

A Champs-Élysées santista

Dona Anna Costa, com duas letras “n” mesmo, na grafia original da época em que foi aberta a mando e expensas do marido, Mathias Casimiro Alberto da Costa, o dono da “Vila Mathias”. Nada poderia ser mais romântico do que criar uma via dedicada à esposa a partir de seu próprio “corpo”, quase uma simbiose equivalente a de Adão e a costela que devirou sua companheira Eva. E, assim como a lenda bíblica, onde a maçã da discórdia repeliu ambos do Paraíso para um mundo repleto de angústias, …

Leia mais

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Leandro Ayres

O produto como vedete!

Fotografia still life: da publicidade às vendas on line

O produto como vedete!

Leandro Ayres

QUANDO uma revendedora de cosméticos bate à porta de uma cliente e lhe entrega um catálogo, ali estão dezenas de fotos de perfumes, xampus, batons e toda sorte de produtos de beleza que devem reluzir aos olhos das consumidoras. Esta é a função dos fotógrafos de still life: mostrar a funcionalidade do produto e torná-lo atraente.

Fotografar produtos pode, a princípio, parecer fácil. Mas, na verdade, é um dos ramos mais técnicos e que demanda mais conhecimento do profissional. Produtos com superfícies reflexivas são um …

Leia mais

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Divulgação

Exclusividade num cenário paradisíaco

Ponta dos Ganchos: uma das características é a privacidade

Exclusividade num cenário paradisíaco

Situado em uma península particular em Governador Celso Ramos, a 50 quilômetros de Florianópolis, em Santa Catarina, o Ponta dos Ganchos Resort é único. Rodeado por uma vila de pescadores e imerso numa natureza exuberante, o Ponta dos Ganchos é considerado o resort de praia mais exclusivo do Brasil. Três pequenas ilhas e uma baía de areia branca tornam o cenário encantador.

Inaugurado em dezembro de 2001, o Ponta dos Ganchos tem a chancela The Leading Hotels of the World. O resort é lembrado como um dos refúgios …

Leia mais

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Bruno Scarpa

Tradição japonesa em Guarujá

Tokuda San: ambiente familiar com decoração oriental

Tradição japonesa em Guarujá

Bruno Scarpa

Há seis anos proporcionando o melhor da gastronomia japonesa, mesclando tradição e criatividade, o Tokuda San, de Guarujá, oferece um atendimento diferenciado com ambiente familiar e decoração inspirada no mundo oriental. Esse é o conceito passado por Patrick Tokuda e seu pai Sieo Tokuda, proprietários do local. A família possui grande experiência no ramo, sendo proprietária por 20 anos de um restaurante japonês na cidade de São Paulo, além de Patrick ser sushiman profissional há 17 anos.

A casa oferece pratos exclusivos criados no próprio restaurante, …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Fotos Leandro Ayres

Estética e glamour

Ensaio de gestante: para eternizar esta fase recheada de expectativas

Estética e glamour

Leandro Ayres

NO TERCEIRO artigo da série “Fotografia. Por onde seguir?”, abordo os ensaios. Este é o nicho fotográfico mais diversificado, pois quando falamos em ensaio evocamos a presença de pelo menos um ou uma modelo e é este personagem que vai determinar o tipo e tom do ensaio que será realizado, podendo ser uma gestante, um recém-nascido, uma mulher bonita, um casal apaixonado, uma família… enfim qualquer pessoa que posa para um fotógrafo é um modelo, podendo este ser profissional ou não.

Em um nível mais avançado …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Bruno Scarpa

Aconchego no Valongo

Bistrô Santista: decoração inspirada no estilo “retrô”

Aconchego no Valongo

Bruno Scarpa

Há um ano e cinco meses instalado no bairro do Valongo, no Centro Histórico de Santos, o Bistrô Santista oferece um lugar muito agradável e aconchegante para seus frequentadores, constituído em sua maioria formada por trabalhadores da região central e também por turistas, conforme idealizado pela proprietária Vanessa Rodrigues quando resolveu investir e abrir o estabelecimento.

O Bistrô Santista dispõe de uma carta variada para o almoço, com destaque para as massas, dentre elas nhoque, panquecas, rondeli e lasanhas. As saladas também são uma ótima pedida. …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Acervo FAMS

O vovô dos semáforos

Primeiro semáforo santista ficava na Praça Ruy Barbosa

O vovô dos semáforos

Até o final da década de 1920, o trânsito era organizado apenas por guardas que, do meio da via, liberavam o afluxo nos cruzamentos. Com o aumento do número de carros nas ruas e, principalmente, motoristas inexperientes, os acidentes começaram a surgir, inclusive o de atropelamento de agentes de trânsito. Esse fato foi determinante para que a Câmara de Santos aprovasse a instalação de semáforos.

A primeira leva de postes semafóricos contemplou doze pontos: Gonzaga, confluência das avenidas Presidente Wilson, Ana Costa e Vicente de Carvalho; cruzamento das …

Leia mais