Edição 292Maio 2019
Quinta, 27 De Junho De 2019
Editorias

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Divulgação

O Cosmos é logo ali!

Astrofotografia: finalidade é registrar os corpos celestes, até aqueles que não conseguimos enxergar a olho nu

O Cosmos é logo ali!

Leandro Ayres

COM a chegada dos meses mais frios no Hemisfério Sul, nosso céu ganha tons de azul mais profundo, e devido à mudança no ângulo do eixo terrestre, a incidência da luz solar na superfície fica mais suave, e as cores ganham vida. Além disso, o ar mais frio empurra as partículas de poluição para baixo e, com menos detritos em suspensão, o céu fica mais limpo, condição básica para a realização da astrofotografia.

Astrofotografia? Seria a foto dos astros de Hollywood? Ou, em se tratando de terras tupiniquins, dos famosos do Projac? Não, caro leitor. Refiro-me ao tipo de fotografia que tem como finalidade registrar os corpos celestes, até aqueles que não conseguimos enxergar a olho nu. Braços da Via Láctea, nebulosas, constelações, todo o espetáculo do Cosmos profundo se revela no sensor da sua câmera.

Para conseguir tal êxito é preciso observar algumas condições básicas. Em primeiro lugar, a ausência de luz. Astrofotografia é foto noturna. Fontes de luz como as geradas nas grandes cidades são refletidas na atmosfera, ofuscando os corpos celestes. Portanto, corra para as colinas! Quanto mais alto você estiver, mais próximo estará do céu. Fuja dos centros urbanos; vá para o mato e leve consigo um tripé, já que esta técnica demanda longa exposição (às vezes até horas).

Uma vez bem posicionada e fixa, sua câmera não sofrerá os efeitos da instabilidade provocada pelas mãos. Importante ressaltar que ela deverá estar configurada para disparar através do timer, de outro modo o próprio apertar do botão disparador pelo seu dedo implicará em um indesejado tremer da câmera, levando para o espaço todo o seu trabalho, com o perdão do trocadilho. Outra dica importantíssima é procurar céu limpo, sem nuvens, e sem lua aparente (lua nova é a melhor fase).

Para conseguir bons resultados não é necessário equipamentos caríssimos. Até mesmo com um bom celular você chega lá. E o celular pode ser útil também para você mapear o céu caso não possua conhecimentos em astronomia. Apps como o Stellarium ou Star Chart, por exemplo, ajudarão a encontrar as estrelas que deseja fotografar. Mas, caso a sua ideia seja a de fotografar com uma DSLR, opte por uma lente grande angular. Assim seu campo de captura será o mais amplo possível. Completam as configurações, ISO elevado (cada modelo permite um nível sem gerar ruído na imagem), balanço de branco na casa dos 4.400K, maior abertura possível do diafragma da sua lente e armazenagem dos arquivos no formato RAW, para melhor tratamento da imagem nos programas de edição.

Astrofotografia é como pescaria: demanda tempo, paciência e processos. E na ponta do anzol lá estará Peixes, a constelação.

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Divulgação

Culinária Nikkei em Santos

Quilha: combinando pokes e ceviches aos tradicionais hambúrgueres

Culinária Nikkei em Santos

Bruno Scarpa

O Quilha Bar e Restaurante proporciona há três anos o melhor da culinária Nikkei, que, para quem não sabe, trata da fusão das culinárias japonesa e peruana. A iniciativa é do casal Maíra Pabst e Bruno Braga, que já viajou por vários países e resolveu trazer para a região um pouco de cada lugar visitado.

Inspirado na exótica culinária do Pacífico, o Quilha oferece inúmeras opções de pratos e porções, combinando pokes e ceviches aos tradicionais hambúrgueres.

Dentre os principais pratos, vale experimentar o “Lima Ceviche”, …

Leia mais

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Acervo FAMS

A literatura como refúgio

Manoel Herzog: “Não traço plano de escrever; vou escrevendo uma história aleatória e o enredo vai surgindo, como se o livro estivesse pronto em algum lugar e eu o fosse buscando”

A literatura como refúgio

O advogado e escritor várias vezes premiado Manoel Herzog foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS) em 4 de maio de 2017. Na entrevista, gravada no estúdio da Universidade São Judas, Campus Unimonte, Herzog lembra, entre outros assuntos, quem eram seus ídolos na infância: “Além de ser o mais novo da escola, eu era péssimo em futebol. O meu refúgio era a literatura, e meus heróis da infância eram José Mauro de Vasconcelos, Jorge Amado, Chico Buarque, Aldir Blanc…”.

MANOEL Herzog …

Leia mais

Publicado na Edição 291 Abril 2019

Luiz Carlos Ferraz

Tá estressado? Vá fotografar!

Fotografia como hobbie: oportunidade para relacionamento humano e busca por autoconhecimento

Tá estressado? Vá fotografar!

Leandro Ayres

EM um mundo cada vez mais polarizado e conflituoso, somado às extenuantes rotinas de trabalho e trânsito urbano que exigem nervos de aço, como vivemos nos dias atuais, faz-se necessária uma fuga mental, na qual passamos de vítima a contemplador desta situação e, desta forma, acreditem (!), é possível ver beleza no caos.

Assim como toda arte, a fotografia é um meio de expressão que conecta os mundos internos e externos do indivíduo, através de seus significados. É a criação estética e a elaboração artística em …

Leia mais

Publicado na Edição 291 Abril 2019

Divulgação

Vegano atraente…

Seu animal de estimação é bem-vindo, pois o local tem o selo pet friendly

Vegano atraente…

Bruno Scarpa

Há três anos e meio atuando e investindo na gastronomia vegana, através dos sócios Alessandro da Silva e Paula Reis, o Veg e Veg Burguer, em Santos, oferece ao público vegetariano e vegano boa qualidade em lanches e hambúrgueres gourmet. Saudáveis e deliciosas, as receitas proporcionam bem-estar aos clientes sem deixar aquela sensação de “estômago pesado”. Entre os ingredientes das receitas, doses generosas de respeito ao reino animal e senso de amor ao planeta Terra.

Na parte do cardápio existem mais de 40 opções veganas de …

Leia mais

Publicado na Edição 291 Abril 2019

Acervo FAMS

Psicologia, literatura e música

Luiz Cancello, apaixonado pela literatura, trabalho e música: “Comecei a tocar violão aos 12 anos, e ainda hoje tenho mais amigos músicos do que amigos psicólogos. Meu meio social sempre foi o da música”

Psicologia, literatura e música

O psicoterapeuta e escritor Luiz Cancello foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) em 26 de julho de 2017. Em seu depoimento, Cancello fala sobre seu nascimento em casa, com parteira, na Rua Pernambuco, seus estudos no ginasial do tradicional Colégio Canadá, sua paixão pela literatura, pelo seu trabalho e pela música: “Comecei a tocar violão aos 12 anos, e ainda hoje tenho mais amigos músicos do que amigos psicólogos. Meu meio social sempre foi o da música”.

LUIZ Antonio Guimarães …

Leia mais

Publicado na Edição 290 Março 2019

Fotos Luiz Carlos Ferraz

Confiança no mercado

Unique Offices Avenue: empreendimento corporativo adota soluções sustentáveis

Confiança no mercado

Sandra Netto

A Macuco Incorporadora e Construtora Ltda. realiza em Santos o edifício Unique Offices Avenue. Com arquitetônica sofisticada, o corporativo reúne praticidade e eficiência, que combinam com a localização estratégica, na Avenida Ana Costa, 230, uma das mais importantes vias de acesso da cidade. O Unique Offices Avenue possui 25 pavimentos, com opção de conjuntos de 45 a 650 metros quadrados, projetados com especificações essenciais que permitem fácil ajuste às necessidades do cliente. As 250 vagas de estacionamento estão distribuídas no subsolo, térreo e em quatro pavimentos.…

Leia mais

Publicado na Edição 290 Março 2019

Divulgação

Uma década de tradição!

Rede Haru possui três unidades, duas em Santos e uma em Praia Grande

Uma década de tradição!

Bruno Scarpa

Perto de completar 10 anos de atividades, a rede Haru Sushi cresce cada vez mais na Baixada Santista. A rede oferece um mix da culinária oriental tradicional com muita criatividade e diversidade de opções em seus pratos, combinados e temakis. O público frequentador é bem variado, desde famílias e executivos até grupos de amigos.

Os temakis preferidos pelo público são, sem dúvida, os feitos com salmão, com destaque para o de salmão com cream cheese e cebolinha. O hot holl também é um dos queridinhos da …

Leia mais

Publicado na Edição 290 Março 2019

Acervo FAMS

Paixão pelo esporte e jornalismo

Vladir Lemos: “O esporte faz parte da minha vida”

Paixão pelo esporte e jornalismo

O jornalista e escritor Vladir Lemos foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), em 27 de dezembro de 2016. Na entrevista, Vladir fala sobre sua infância, a sua juventude e a relação com o mar e as praias da região, os estudos no curso de Comunicação, seu trabalho, seus livros e sua paixão pelo futebol: “Tenho uma paixão muito grande pelo esporte, além do jornalismo. Acho que jogar bola foi a coisa que eu mais fiz, desde criança. Como adoro o …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Reprodução KopywritingKourse.com

Ser fotógrafo é…

Importante aprender sobre gestão de carreira e de negócio

Ser fotógrafo é…

Leandro Ayres

…É REUNIR habilidades e percepções para expressar uma mensagem visual, ou melhor, sensorial (*), captada através de um dispositivo fotográfico.

A definição acima é bem abrangente, serve para todos que fotografam. Da adolescente que faz bico de pato para publicar a selfie no Instagram, passando pela confeiteira que publica o seu bolo recém-assado, até chegar ao fotógrafo profissional, que tem nesta área de atuação a fonte do seu sustento. E, para esta última categoria, ser fotógrafo é ir muito além da fotografia. É ser administrador, pesquisador …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Divulgação

Sofisticação e simplicidade

Three Santos Bar: bar e hamburgueria em pleno Canal 4

Sofisticação e simplicidade

Bruno Scarpa

Com menos de um mês de casa, o Three Santos Bar, dos empresários Américo Simões, Luizinho Mastellari e Marco Storti, agrega à cidade um conceito de bar e hamburgueria em um local muito bem frequentado, em pleno Canal 4.

No cardápio de hambúrgueres, destaques para o “mushroom threeburguer santos”, que consiste em blend de carne bovina, três tipos de cogumelos selvagens no molho cheddar com cebola tostada, finalizado com fumaça líquida no pão de brioche, e o “burguer vegetariano”, de hambúrguer de proteína de soja de …

Leia mais

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Acervo FAMS

Freira, escritora e santista

Maria Valéria Rezende escreve ficção, poesia e é tradutora

Freira, escritora e santista

Maria Valéria Rezende foi entrevistada pelo Programa Memória-História Oral, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), em 16 de agosto de 2017. Sobrinha-neta do poeta parnasiano Vicente de Carvalho, diz que uma de suas primeiras lembranças é a de escritores reunidos na casa de sua avó, em Santos, onde nasceu e foi criada: “A casa da minha avó era um ponto de encontro de escritores. Discutia-se de tudo. Além disso, a literatura está na família. Lia as poesias de meu tio-avô Vicente de Carvalho; isso formou meu …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Minha primeira câmera!

Canon e Nikon juntas detiveram 86% do mercado em 2018

Minha primeira câmera!

Leandro Ayres

O TÍTULO exprime uma decisão muito importante. Pode significar o começo de uma carreira profissional ou apenas o desejo de fazer um up grade na qualidade das suas fotos, para deixar seu instagram mais atraente. Seja como for, é preciso ter algumas informações sobre as chamadas DSLRs de entrada.

Estas câmeras têm esta denominação por atuarem com o sistema de espelhos e vidros basculantes (Digital Single Lens Reflex), diferentemente das compactas que atuam usando visor ótico eletrônico. Tá, e daí? Daí que a qualidade …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Raízes santistas

Canal 8: drinks exclusivos, como o “oitinho” e o “yuko”

Raízes santistas

Bruno Scarpa

Com quatro meses de atividades, o Canal 8 Casual Bar – através dos sócios Denis Fulco Ramos, também proprietário do Kenzo Sushi Lounge, e Rafael Campos Fernandez, proprietário do Australiano Bar e Tiki Bar – resgata as raízes santistas. A proposta é disponibilizar um ambiente bem descontraído, para que os clientes se sintam como mais gostam, seja em casa ou na praia. O local possui cadeiras de praia e redes para que os quitutes sejam degustados com conforto e relaxamento.

No cardápio destaque para os ícones …

Leia mais

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

A memória da cidade

Entrevistas estão à disposição para a consulta de pesquisadores e demais interessados

A memória da cidade

Criado em 2004, o Programa Memória – História Oral, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), já entrevistou mais de três centenas de pessoas que tiveram uma participação efetiva nas vidas artística, cultural, política, social e esportiva da cidade.

O objetivo do Programa é preservar a história e memória de Santos por meio da produção e conservação de novos documentos, colhidos através de entrevistas e utilizando a metodologia da história oral.

A preocupação com a história e a memória da cidade se justifica pelo fato de Santos …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

O melhor das nossas férias!

Não é necessário levar toda a sua parafernália fotográfica na mochila...

O melhor das nossas férias!

Leandro Ayres

DEZEMBRO chegou, mês de celebrações, confraternizações, reflexões e… início das FÉRIAS! Sim, em caixa alta, afinal é o período mais aguardado do ano! E, para muitos, a melhor forma de aproveitar esses dias é viajando, seja para curtir lugares já conhecidos ou explorar novos destinos. Sozinho ou em grupo. Seja como for, um amante da fotografia encontra aí uma excelente oportunidade para aumentar o seu portfólio com belas imagens. Então, seguem neste artigo algumas dicas valiosas para quem está fazendo as malas.

  1. Planeje a sua viagem.
Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

Soluções inovadoras

Trimble Earthworks: nova geração de sistemas de controle de nivelamento

Soluções inovadoras

A Trimble, fabricante mundial de tecnologias avançadas para a produtividade, trouxe soluções tecnológicas de última geração para a M&T Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, realizada em novembro, no São Paulo Expo, na capital paulista.

As apresentações práticas sobre a aplicação da tecnologia na construção aconteceram na Arena Smart Construction. Conforme Fátima Gonçalves, diretora de Novos Negócios da Trimble, o objetivo da empresa foi apresentar soluções inovadoras para o segmento de construção de infraestrutura, edificações e mineração, combinando a altíssima precisão de ferramentas, como o …

Leia mais

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Bruno Scarpa

Tradição argentina

Plini: casa serve almoço todos os dias com um cardápio variado

Tradição argentina

Bruno Scarpa

Com 100 anos de tradição familiar no ramo de paneteria na Argentina e em Santos há 3 anos, a Cafeteria Plini, sob o comando de Georgia Plini e Cristina Geofuso, oferecem um conceito gastronômico muito interessante. No local, além da cafeteria de qualidade, é possível degustar uma vasta paneteria, com diversas opções de pães artesanais de fabricação própria, entre eles o pão de hambúrguer de brioche e o pão australiano, com vendas para atacado e varejo.

Dentre os cafés especiais, destaques para o “Dolce”, que acompanha …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Projetos online de decoração

Fernanda Leão e Vanessa Prado Lopes: solução conta com talentosa equipe virtual

Projetos online de decoração

A Archie, plataforma digital que reúne arquitetos e decoradores no atendimento a clientes de forma rápida, simples e prática com custos mais reduzidos para a transformação de ambientes, assinou contrato com a rede de lojas Leroy Merlin, especializada em construção, acabamento, decoração, jardinagem e bricolagem, para a venda de projetos de planejamento de móveis e espaços customizados ao consumidor. O acordo contempla linhas de cozinha, área de serviço e varanda gourmet, com a consultoria da Archie, para a Grande São Paulo.

A solicitação do projeto é feita inicialmente …

Leia mais

Publicado na Edição 286 Novembro 2018

Divulgação

Manutenção e conservação

Cuidado mais que desejável ao equipamento; é obrigatório

Manutenção e conservação

Leandro Ayres

COMO sabemos, equipamento fotográfico não é barato, pois se trata de produto importado, cotado em dólar. E o cenário econômico para o país no curto e médio prazo não indica uma valorização significativa do nosso real frente à moeda americana. Por isso, conservar o equipamento fotográfico é mais que desejável, é obrigatório.

Um profissional investe na aquisição de um equipamento básico algo em torno de R$ 20 mil, que inclui câmera, objetiva, flash, tripé, softwares de edição e outros acessórios menores. A vida útil destes dispositivos …

Leia mais