Edição 314Março 2021
Sexta, 16 De Abril De 2021
Editorias

Publicado na Edição 314 Março 2021

Eduardo Macarios/Divulgação

Um jardim vertical no seu projeto

Projeto UNIC Arquitetura: perfeito para compor uma varanda

Um jardim vertical no seu projeto

O jardim vertical tornou-se elemento consagrado nos projetos de arquitetura e decoração, trazendo a natureza – não só nas cores e materiais – para dentro de casa. A estrutura tem como premissa unir uma ou mais espécies de plantas em lugares menores, formando um painel vivo que agrega textura e cor aos ambientes, além de garantir mais conforto e bem-estar.

O jardim vertical é perfeito para compor uma varanda – coberta ou não –, como no projeto assinado pelo escritório UNIC Arquitetura. Para quem deseja colocar mais verde dentro de casa, o jardim vertical também é uma ótima opção, revela o ambiente realizado pela arquiteta Alessandra Gandolfi, no qual a montagem segue o formato arredondado do local e é pano de fundo para uma prateleira suspensa.

A alternativa também vale para espaços maiores, como as áreas comuns de edifícios, por exemplo. Para o Elizath Residence, da Zellmann empreendimentos, a designer Renata Fraidg optou por um jardim vertical mais colorido e com mix de texturas.

O verde também combina com ambiente decorativo, demonstrado no escritório decorado pela arquiteta Danielli Wal e a designer Mayara Wa, da Ponto41. Elas combinaram o jardim vertical ao projeto luminotécnico, visando proporcionar bem-estar no ambiente de trabalho.

Marcelo Stammer Fotografia

Projeto Alessandra Gandolfi: pano de fundo para prateleira suspensa

Marcelo Stammer Fotografia

Projeto Renata Fraidg: na área comum de edifício

Melvin Quaresma

Projeto Ponto41: bem-estar no ambiente de trabalho

Publicado na Edição 314 Março 2021

Divulgação

Tradição londrina no Gonzaga

London Bar e Gastronomia: na Rua Tolentino Filgueiras, a “Via Gastronômica” de Santos

Tradição londrina no Gonzaga

Bruno Scarpa

Recém-inaugurado, o London Bar e Gastronomia fica localizado na famosa “Via Gastronômica” de Santos, na Rua Tolentino Filgueiras, no coração do Gonzaga. A casa carrega o conceito gastronômico londrino juntamente com a culinária brasileira. A decoração é toda temática e remete a símbolos e lugares da capital inglesa.

Entre os destaques do London Bar e Gastronomia estão o “St. James”, composto de filet mignon no espeto recheado com queijo coalho coberto de geleia de pimenta, e o bolinho de costela.

Segundo informa os proprietários, um dos …

Leia mais

Publicado na Edição 314 Março 2021

Acervo FAMS

A cidade mais portuguesa do Brasil

Salgueiro: desde jovem foi sempre inquieto, inconformado com a realidade psicossocial em que vivia

A cidade mais portuguesa do Brasil

O psicólogo Arlindo Salgueiro foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral no dia 4 de julho de 2019, na clínica Existência & Análise, em Santos. Em seu depoimento, Salgueiro fala sobre sua infância vivida no bairro Vila Nova e sobre a experiência de ser o único membro da família a ter nascido no Brasil, pois os pais e os irmãos são todos portugueses.

Arlindo Salgueiro nasceu em 13 de junho de 1941, em Santos. Da infância, lembra de uma cidade efervescente graças ao comércio de café e ao intenso …

Leia mais

Publicado na Edição 313 Fevereiro 2021

Isabela Carrari/Secom-PMS

Santos debate diretrizes

Cidade terá novo Plano Diretor e nova Lei de Ocupação do Solo

Santos debate diretrizes

Por meio do programa Renova Santos, a secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) está recebendo contribuições da população para definir como serão o novo Plano Diretor e a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo. Até 18 de março os moradores poderão ajudar a definir o futuro do crescimento urbano pelos próximos anos.

As duas legislações permitem ou limitam, por exemplo, a construção de prédios em determinadas regiões. São decisões que tornam cada vez mais necessário o diálogo entre Poder Público e população, visando respeitar as tradições …

Leia mais

Publicado na Edição 313 Fevereiro 2021

Divulgação

Hambúrguer, diversão, cultura geek

Burgerama: decoração inspirada nos games que marcaram época, com super heróis, filmes e séries

Hambúrguer, diversão, cultura geek

Bruno Scarpa

Prestes a completar oito meses de funcionamento, a Burgerama, em Santos, oferece a seus frequentadores apaixonados por games e pela cultura geek um “hub social” com vídeo game em todas as mesas, arena de eSports, fliperama e pinball – atendendo todas as épocas e idades em relação aos jogos eletrônicos. A decoração é inspirada nos games que marcaram época, com super heróis, filmes e séries. O conceito é fazer com que os clientes se sintam em casa, apreciando os pratos e porções enquanto jogam os games …

Leia mais

Publicado na Edição 313 Fevereiro 2021

Acervo FAMS

O premiado “Imagens de um sonho”

Olimpio: “É um trabalho de pesquisa e montagem, que resulta na ressignificação dessas imagens”

O premiado “Imagens de um sonho”

Dirigido por Leandro Olimpio, o filme “Imagens de um sonho” foi premiado em 2019 como melhor documentário do 17º Curta Santos, na categoria Olhar Caiçara, e assim que terminar sua carreira em festivais fará parte do acervo permanente do Programa Memória-História Oral, da Fundação Arquivo e Memória de Santos.

Além da premiação no tradicional festival de cinema santista, em sua curta trajetória o filme já tem se espalhado por outras mostras de cinema independente do país e do exterior, e foi premiado no 19ª Maual – Mostra de …

Leia mais

Publicado na Edição 312 Janeiro 2021

Susan Hortas/Secom-PMS

Destaque entre as cidades mais inteligentes do país

Centro de Controle Operacional foi inaugurado em 2020

Destaque entre as cidades mais inteligentes do país

Ao completar 475 de fundação da vila, Santos comemora o reconhecimento de ações e projetos em função dos investimentos em tecnologia e projetos de parcerias público-privadas (PPP) visando a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos. Alguns desses resultados foram apresentados pelo portal ConnectedSmartCities, especializado em conteúdo sobre cidades inteligentes.

Em 2020, Santos ficou em sétimo lugar no ranking ConnectedSmartCities, organizado pela Urban System e empresa Necta, o qual mapeou os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes no país, apontando as cidades mais inteligentes e conectadas de …

Leia mais

Publicado na Edição 312 Janeiro 2021

Bruno Scarpa

Discípulo de peso

Peixe San: comida japonesa e venda de peixes e frutos do mar

Discípulo de peso

Bruno Scarpa

Com três meses de casa, mas agregando tradição, experiência na culinária japonesa e a qualidade Okumura, Márcio Okumura, proprietário do restaurante Okumura, resolveu trazer sua experiência e visão para o Peixe San, no Boqueirão, em Santos, com os sócios Marcos Andrade e Ricardo Franzese.

Com um novo conceito em autoatendimento em comida japonesa e venda de peixes e frutos do mar direto da Indústria Franzese, Peixe San valoriza os peixes locais e também oferece produtos artesanais, como pães de fermentação natural, queijos, vinhos e rótulos de …

Leia mais

Publicado na Edição 312 Janeiro 2021

Arquivo Pessoal

Literatura com magia, suspense, diversão

Literatura com magia, suspense, diversão

Autora de quase 50 livros, Helena Gomes gravou seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 25 de maio de 2017, no estúdio da Universidade São Judas – Campus Unimonte. Autodefinida como escritora e nerd dos velhos tempos, Helena conta sobre sua paixão pela criação de histórias com magia, aventuras movimentadas, tramas de suspense e romances divertidos.

Helena Gomes nasceu em Santos em 12 de setembro de 1966, e passou boa parte de sua infância e adolescência no bairro da Vila Belmiro. Estudou nos colégios Olavo Bilac e do …

Leia mais

Publicado na Edição 311 Dezembro 2020

Fotos Divulgação

Temporada de Inverno!

Yotelpad Park City: apartamentos completos em Canyons Village

Temporada de Inverno!

A cidade de Park City, em Utah, nos Estados Unidos, está sempre criando novas experiências para oferecer memórias inesquecíveis aos visitantes. A cidade está pronta para a próxima temporada de Inverno e, claro, tomando algumas medidas de segurança adicionais.

Esse ano, o Aeroporto Internacional de Salt Lake City, a 35 minutos de Park City, foi renovado e ampliado para oferecer uma melhor experiência de chegadas e partidas aos visitantes nacionais e internacionais. Além disso, três novas propriedades se somam a já extensa lista de opções de hospedagem no …

Leia mais

Publicado na Edição 311 Dezembro 2020

Bruno Scarpa

Jeito caiçara

Mango: hambúrgueres e esfihas artesanais são as atrações gastronômicas

Jeito caiçara

Bruno Scarpa

Em operação há pouco mais de dois meses, o Mango, através dos sócios Fábio, Duarte e Rodrigo, proporciona um conceito de bar temático no estilo caiçara com as mais variadas e saborosas refeições e fast-foods. Sem dúvida, as atrações gastronômicas da casa são os hambúrgueres e esfihas artesanais.

Dentre as delicias do Mango merece destaque o C2 (Canal 2), confeccionado com pão de sal artesanal de fabricação própria, molho especial de maionese caseira com especiarias, smashburger 120 g de carne bovina (blend de acém, coração da …

Leia mais

Publicado na Edição 311 Dezembro 2020

Acervo FAMS

Quatro décadas dedicadas ao Jornalismo

Cristina: “Na TV Tribuna eu me realizei profissionalmente. Lá eu tive todas as oportunidades possíveis”

Quatro décadas dedicadas ao Jornalismo

A jornalista Cristina Guedes gravou seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 11 de dezembro de 2019 no Salão Camoniano do Centro Cultural Português de Santos. Na entrevista Cristina conta sobre seus 40 anos de vida profissional, iniciada no final dos anos 1970 no jornal Cidade de Santos, além de memórias afetivas relacionadas à sua vida pessoal.

Cristina Guedes Gonçalves nasceu em Santos em 23 de agosto de 1956 e passou quase toda sua infância e adolescência no Bairro Boqueirão. Os primeiros anos de estudo foram no colégio …

Leia mais

Publicado na Edição 310 Novembro 2020

Maura Mello/Divulgação

Moderna e elegante

Projeto de Dantas & Passos Arquitetura: marcenaria cinza nos armários inferiores e superiores

Moderna e elegante

O cinza é uma das cores que seguem em alta quando o assunto é eleger um tom para investir em projetos de mobiliários, considerando que valorizar uma cor específica pode ser sinônimo de elegância. As arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, Carina Dal Fabbro, do escritório que leva seu nome, e o arquiteto Renan Altera, do Altera Arquitetura, elencaram dicas para tornar gostoso, acolhedor e descontraído o ambiente monocromático.

Por se tratar de cor neutra, a composição do cinza com outras tonalidades …

Leia mais

Publicado na Edição 310 Novembro 2020

Divulgação

No Quintal da Véia

Quintal da Véia: ambiente faz recordar a casa de nossas queridas e, para alguns, saudosas avós

No Quintal da Véia

Bruno Scarpa

Perto de completar dois anos e meio de funcionamento, sob o comando de Marcos Silveira e Gaia Rondon, o Quintal da Véia, em Santos, nos remete a um ambiente aconchegante e acolhedor, que faz recordar a casa de nossas queridas e, para alguns, saudosas avós. O Quintal é um bar com personalidade, chopp artesanal, petiscos e a tradicional feijoada. O local também dispõe de espaço externo com jardim para clientes e frequentadores se sentirem à vontade para relaxar e apreciar as iguarias da casa.

Dentre os …

Leia mais

Publicado na Edição 310 Novembro 2020

Acervo FAMS

Vida dedicada ao café e ao Santos FC

Florival: “Eu tive a oportunidade e a sorte de viver a era Pelé toda, intensamente”

Vida dedicada ao café e ao Santos FC

O corretor de café Florival Barletta deu entrevista ao Programa Memória-História Oral em 5 de outubro de 2019, no Salão Camoniano do Centro Cultural Português de Santos. Suas memórias remetem à infância, ao comércio dos avós no antigo Bairro Chinês, à sua origem luso-italiana e à forte ligação de seu pai com o Santos FC (paixão que o filho também herdou), além de sua trajetória profissional no ramo de café.

Florival Amado Barletta nasceu em Santos, em 15 de outubro de 1936, no bairro da Vila Belmiro. Filho …

Leia mais

Publicado na Edição 309 Outubro 2020

Divulgação

O ladrilho elegante

Patchwork Renda: modelos Delirio e Gloria, em projeto do arquiteto Rodinei Pinto

O ladrilho elegante

O sucesso do ladrilho hidráulico na decoração não se deve somente ao design alegre das peças, mas por sua alta resistência e fabricação artesanal, que lhe dá identidade e elegância. Pensando na paixão de clientes e profissionais, a Adamá, de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo, listou recomendações para quem quer incluir a peça no projeto.

O ladrilho hidráulico pode ser usado em pisos e paredes de áreas internas, além de varandas cobertas. Seu uso em áreas externas, onde ficará exposto ao sol, requer a aplicação …

Leia mais

Publicado na Edição 309 Outubro 2020

Divulgação

Japonês de cara nova

C3 Shushi Bar: do tradicional rodízio japonês aos combinados

Japonês de cara nova

Bruno Scarpa

Com um ano e sete meses de atividades, o C3 Sushi Bar, sob o comando de Natália Sponton, traz o melhor da culinária japonesa com várias especialidades orientais. Repaginada, após o período inicial da pandemia, a casa dispõe do tradicional rodízio japonês aos combinados da preferência de cada cliente.

Dentre os principais pratos, destaques para o gunkan de camarão, envoltini e a casquinha de siri/camarão. O joy com cream cheese e geleia de pimenta juntamente com o crispy de alho poró com camarão à doré são …

Leia mais

Publicado na Edição 309 Outubro 2020

Acervo FAMS

Pioneira no judô feminino brasileiro

Danielle: primeira brasileira a conquistar medalha em Mundial

Pioneira no judô feminino brasileiro

A ex-atleta olímpica, atual jornalista e gestora de esportes Danielle Zangrando foi entrevistada pelo Programa Memória-História Oral no dia primeiro de outubro de 2020, no Centro de Memória Esportiva Museu De Vaney. Suas lembranças se referem à infância passada em Santos, no bairro do José Menino, dos tempos de juventude morando no bairro do Campo Grande, sua vida como atleta olímpica de judô e a profissão de jornalista, que exerce atualmente.

Danielle Zangrando nasceu em São Paulo, capital, em 25 de julho de 1979, mas sempre foi criada …

Leia mais

Publicado na Edição 308 Setembro 2020

Divulgação

Estimulante e equilibrada

Pedra Esculpida: cor do ano da Coral

Estimulante e equilibrada

Pedra Esculpida é a tonalidade escolhida por um time de especialistas de várias partes do planeta como a cor que representará o próximo ano. Denominado ColourFutures, o estudo global de tendência de cor e comportamento foi elaborado pela AkzoNobel. “A cor Pedra Esculpida nos conecta de volta à natureza e às coisas simples”, afirma Fernanda Figueiredo, gerente de comunicação e colour design da AkzoNobel.

Com um tom neutro quente e natural, a cor permite que outras tonalidades brilhem e fornece uma base sólida para a vida. “É uma …

Leia mais

Publicado na Edição 308 Setembro 2020

Divulgação

Confeitos e sabores em Santos

Choco Cau: ambiente acolhedor para amigos e familiares se encontrarem

Confeitos e sabores em Santos

Bruno Scarpa

Há seis anos a Choco Cau traz o melhor da confeitaria santista, sob comando de Fabrícia Marques. Ela sempre esteve à frente da casa, inicialmente por meio de sociedade com a cunhada, de 2014 a 2017, até adquirir o controle da casa e dar continuidade no projeto com a ajuda do marido Maurício, que atua na parte comercial e financeira do empreendimento.

O conceito da doceria é proporcionar um ambiente acolhedor para amigos e familiares se encontrarem e poderem bater um papo tomando aquele tradicional café …

Leia mais