Edição 327Abril 2022
Terça, 17 De Maio De 2022
Editorias

Publicado na Edição 327 Abril 2022

Divulgação

Nova atração em Tupã

Eco Thermas: parque aquático com pegada diferente

Nova atração em Tupã

Prometido para a segunda quinzena de maio, o Eco Thermas, na estância turística de Tupã, no interior de São Paulo, irá inaugurar espaço que contempla uma mega piscina de água quente, dois ofurôs, uma cachoeira e bar molhado com capacidade para 50 pessoas. Ocupando área de 400 metros quadrados, a novidade recebeu investimento de cerca de R$ 1 milhão.

O contato pleno com a natureza é um dos atrativos oferecidos pelo Eco Thermas, um parque aquático com pegada diferente, instalado em área rural com 50 mil metros quadrados. Lá é possível conciliar momentos de diversão nos brinquedos e piscinas de água quente, realizar caminhadas, ter contato com animais e relaxar junto ao campo.

Quem comanda o empreendimento é um jovem casal: a administradora de empresas Mariana Ikeno e o engenheiro civil Aky Takano. Inaugurado no final de 2017, o Eco Thermas passou por grande transformação e atualmente pode receber mais de 1.200 visitantes por dia. As atrações aquáticas são todas com águas quentes e para todas as idades.

Dentre os principais brinquedos estão a Piscina com Cachoeira – um ofurô ao ar livre com paisagismo que lembra os grandes jardins orientais –, o Big Splash e a Baía do Pirata, para crianças e famílias, a pescaria esportiva, as trilhas ecológicas em meio a uma floresta com 40 mil pés de seringueira. Para completar, na área rural o visitante pode marcar uma experiência para conhecer a Casa da Árvore, realizar trilhas acompanhada por monitores, alimentar e brincar com mini cabras ou descansar à sombra das árvores nos redários espalhados pelo jardim gramado.

Ter contato com os animais e acompanhar a extração do látex nos seringais é uma ótima oportunidade para relaxar junto a natureza. Três trilhas rasgam o campo e percorrem a floresta na sombra, frescor e bem-estar, proporcionando momentos para refletir e apreciar o local.

Publicado na Edição 327 Abril 2022

Divulgação

Tradição síria

Damasco 013: casal trouxe as receitas e conceitos do país de origem

Tradição síria

Bruno Scarpa

Sob o comando do casal sírio Ola Barade e Salam Alzubedi, o Damasco 013 busca proporcionar o melhor da culinária árabe em Santos. Com quatro meses de casa, o casal vindo da Síria trouxe à cidade as receitas e conceitos de seu país natal.

Dentre os deliciosos pratos estão o babaganuch (pasta de berinjela), o homus, a tradicional kafta (carne moída grelhada temperada com o exclusivo tempero sírio) e o charuto de folha de uva enrolado com carne moída e arroz temperado também com o tempero …

Leia mais

Publicado na Edição 327 Abril 2022

Mestre Elias, o eterno Mister Santos

Elias Neves: destaque do esporte amador santista

Mestre Elias, o eterno Mister Santos

O professor de Educação Física e fisiculturista Elias Neves foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 24 de julho de 2014, no estúdio da Universidade São Judas – Campus Unimonte. Um dos fundadores do Clube Santista de Halterofilismo, Elias contou sobre seus primeiros passos no esporte e de sua experiência na organização do concurso Mister Santos, o segundo mais antigo do mundo no gênero.

Elias Oliveira Neves nasceu em 11 de agosto de 1933, em Santos, e passou parte de sua infância e juventude nos bairros do Macuco …

Leia mais

Publicado na Edição 326 Março 2022

Isabela Carrari/Secom-PMS

Retomada econômica responsável

Rogério: “Dar continuidade a todo o trabalho que foi feito nas gestões anteriores”

Retomada econômica responsável

“Foi um primeiro ano de governo desafiador, em que assumi o compromisso com os santistas de fazer a cidade continuar crescendo e, ao mesmo tempo, cuidar das pessoas, enfrentando uma pandemia, algo nunca antes vivenciado por esta geração. Nossa prioridade foi direcionar esforços para combater a Covid-19, mas não deixamos de trabalhar em importantes obras e projetos, sempre ouvindo as demandas da população e as orientações da ciência. Planejamos, iniciamos e demos continuidade a ações muito importantes para Santos nos campos da habitação, turismo, saúde, infraestrutura urbana, drenagem, …

Leia mais

Publicado na Edição 326 Março 2022

Divulgação

Inspiração carioca

Seu Tijuca: espaço combina boutique de carnes e boteco de cerveja

Inspiração carioca

Bruno Scarpa

Recém-inaugurado em dezembro, inspirado nos melhores e mais famosos cartões postais do Rio de Janeiro, o Seu Tijuca, em Santos, reuniu os amigos Alex Potenza, Alessandro Arouca, Leonardo Lamberti e Leandro Funayama. Eles se juntaram para criar e fazer algo diferenciado em Santos, combinando uma boutique de carnes para churrascos e confraternizações, durante o dia, com um boteco de cerveja para celebrar e reunir a família e amigos, na parte da noite.

Dentre os destaques da casa estão o “criado na tijuca”, composto por bolinho de …

Leia mais

Publicado na Edição 326 Março 2022

Acervo FAMS

Um apaixonado pelo “chorinho” santista

Sérgio: por vários anos foi conselheiro do Clube do Choro de Santos

Um apaixonado pelo “chorinho” santista

O jornalista, escritor, crítico, letrista e criador do lendário jornal O Pasquim, Sérgio Cabral, gravou seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 23 de abril de 2013, no estúdio da Universidade São Judas (Campus Unimonte). Na entrevista, Cabral conta sobre sua brilhante carreira como jornalista e crítico musical e de sua admiração pelo Clube do Choro de Santos, do qual foi conselheiro por vários anos.

Sérgio de Oliveira Cabral Santos nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de maio de 1937. Nascido no bairro de Cascadura, foi criado …

Leia mais

Publicado na Edição 325 Fevereiro 2022

Andre Klotz/Divulgação

Como combinar tendências

Cores opostas: verde fresco Eclipse e o Meia-Luz, um rosa avioletado

Como combinar tendências

Na esteira de uma reforma na casa, seja grande ou a pintura de uma parede, antes de qualquer definição é fundamental que as cores transmitam sensações e estejam atreladas ao momento de vida dos moradores. A partir desse entendimento, a Suvinil disponibiliza leque de cores, com diferentes e variados tons e, como faz anualmente, lança o seu estudo de tendência, o Revela. Em 2022, a pesquisa trouxe diversos caminhos que interpretam, em estéticas e cores, as diversas formas como as pessoas reagem aos acontecimentos de agora – a …

Leia mais

Publicado na Edição 325 Fevereiro 2022

Bruno Scarpa

Toque familiar

Toque familiar

Bruno Scarpa

Com uma administração e estrutura totalmente familiar desde outubro de 2019, sob o comando de Maria Luiza do Prado e seus filhos, sobrinha e outros membros da família, o Restaurante Bonum, em Santos, transforma algo simples em uma experiência agradável e inesquecível a seus clientes, com uma cozinha tradicional e aquele toque que faz toda a diferença.

Dentre os principais pratos impossível não destacar a feijoada (nas quartas e sábados), o parmegiana, as carnes premium (ancho, picanha, chorizo e baby beef) e também o torresmo totalmente …

Leia mais

Publicado na Edição 325 Fevereiro 2022

Acervo FAMS

Uma vida dedicada à política

Edmur iniciou a carreira política em Santos, em 1982

Uma vida dedicada à política

O Programa Memória-História Oral entrevistou o político e advogado Edmur Mesquita no dia 14 de outubro de 2009, no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS). No seu depoimento, Edmur contou sobre sua infância passada nas cidades de Santos e Iguape, sua juventude como tenista e de sua intensa carreira política.

Edmur Mesquita de Oliveira nasceu no dia 17 de maio de 1954, no Hospital Anglo-Americano, em Santos, e faleceu em São Paulo, em 12 de fevereiro de 2022. Morou nos bairros do Campo Grande e …

Leia mais

Publicado na Edição 324 Janeiro 2022

Divulgação

o jOGo DoS 7 ERrOS

Por que alguém no Brasil opta por comprar imóvel (eis) na Flórida?

o jOGo DoS 7 ERrOS

Carlos Abdala

Lembro-me que gostava muito do jogo dos 7 erros que vinha impresso no jornal. Dedicava-me a todos. Talvez isso tenha contribuído para me tornar uma pessoa observadora, analítica, detalhista. Muitas pessoas se perguntam a razão de alguém vivendo no Brasil decidir comprar um imóvel na Flórida – o que, acredite, é bem mais frequente do que se possa imaginar.

Tenho comigo que a maioria das pessoas não é simplesmente louca ao ponto de fazer algo tão significativo sem que lhe faça sentido. Aprendi ao longo desses …

Leia mais

Publicado na Edição 324 Janeiro 2022

Divulgação

Wall Street santista

Wall Street: refúgio dos amantes do cinema

Wall Street santista

Bruno Scarpa

Há três anos em Santos, sob ocomando de Rafael Comet e João Guerra, o Wall Street Santos é um bar e restaurante inspirado e tematizado no filme “O lobo de Wall Street”. Refúgio cada vez mais adotado pelos amantes do cinema, dentre as principais opções da casa – e preferidas pelos frequentadores, que apreciam uma culinária com qualidade – destaque para o croquete de costelinha (costelinha empanada em forma de croquete com tempero da casa, acompanhada de molho barbecue), o pão de queijo frito (recheado com …

Leia mais

Publicado na Edição 324 Janeiro 2022

Acervo FAMS

Artista de carreira multifacetada

Em sua carreira de escritor, Torero tem se destacado entre os talentos da nova ficção brasileira

Artista de carreira multifacetada

José Roberto Torero gravou seu depoimento ao Programa Memória-História Oral no dia 26 de setembro de 2012, no estúdio da Universidade São Judas (Campus Unimonte). Na entrevista, Torero contou sobre sua infância vivida no bairro do Macuco, sua vida pessoal e sua agitada vida profissional, que vai da literatura ao cinema.

José Roberto Torero Fernandes Junior nasceu em Santos, em 11 de outubro de 1963, e passou a infância no bairro do Macuco, onde morava em uma casa ao lado do Colégio Cidade de Santos. É escritor, jornalista, …

Leia mais

Publicado na Edição 323 Dezembro 2021

Divulgação

Copo meio vazio

Para quem gosta de olhar o copo meio cheio...

Copo meio vazio

Nelson Tucci

De janeiro a novembro deste ano a indústria automotiva nacional produziu 2.037.700 veículos. E isto é pouco ou muito? Se visto isoladamente, o crescimento de picapes, SUVs e caminhões é substancial. Agora, se analisado o potencial – foram produzidas 300 mil unidades a menos que o previsto – e se considerada a base de comparação (2021 contra 2020, o ano do pico da pandemia, com fábricas fechadas por várias semanas e as vendas caindo vertiginosamente) o desempenho é fraco. Em síntese, o setor é melhor que …

Leia mais

Publicado na Edição 323 Dezembro 2021

Fotos Divulgação

Sabores do mar em São Vicente

Mangute, em tupi-guarani comida/comilança

Sabores do mar em São Vicente

Bruno Scarpa

Completando um ano de funcionamento, o Mangute, em São Vicente, apresenta o melhor da gastronomia em frutos do mar, a especialidade da casa, sob o comando de Cláudio França e Roberto Pires. Mangute, na língua tupi-guarani, significa comida/comilança.

O cardápio variado contempla, entre outras delícias, cambucu com crosta, pastel de polvo e torre de frutos do mar, que combina marisco, polvo, lula… Aos finais de semana podem ser apreciados pratos especiais, como caranguejo, ostra e os famosos “lambe-lambe”.

Na parte das bebidas e drinks, o destaque …

Leia mais

Publicado na Edição 323 Dezembro 2021

Acervo FAMS

Santista autor de best sellers juvenis

Pedro: “Fui aprendendo a criar um estilo para cada público”

Santista autor de best sellers juvenis

O Programa Memória-História Oral entrevistou o escritor Pedro Bandeira em 29 de maio de 2012, no Museu de Imagem e do Som de Santos (MISS). Em seu depoimento, Bandeira fala sobre sua infância passada no bairro do Embaré, suas lembranças nas escolas onde estudou e sobre sua carreira de sucesso como autor de livros dirigidos ao público juvenil.

Pedro Bandeira de Luna Filho nasceu em Santos em 9 de março de 1942, e passou a infância em uma casa ao lado do famoso templo que leva o nome …

Leia mais

Publicado na Edição 322 Novembro 2021

Divulgação

Parceria entre corretores? Como assim?

Abdala: “Comissão pode ser o valor que as partes estipularem, de 0% a 100%”

Parceria entre corretores? Como assim?

Carlos Abdala

É muito comum vermos entre colegas de profissão, no caso refiro-me aos corretores de imóveis, a expressão “parceria”. Isto sempre me chamou a atenção, talvez por conta de estar há tanto tempo vivendo e trabalhando em outro ambiente cultural e legal e, por consequência, entender as nuances da vida de maneira diversa.

Aqui, na Flórida, dispomos de um ambiente profissional altamente saudável e propício ao desenvolvimento individual. Os ritos da profissão são descritos na lei estadual conhecida como Chapter 475 Florida Statutes. Ela regulamenta desde …

Leia mais

Publicado na Edição 322 Novembro 2021

Divulgação

No quintal de minha casa…

Quin.tal Bar: conceito de um bar família

No quintal de minha casa…

Bruno Scarpa

Prestes a completar dois anos, o Quin.tal Bar, sob o comando dos irmãos Marcus Vinicius Costa e Lucas Costa, traz o conceito de um bar familiar, que remete a ideia do cliente se sentir em casa, como se estivesse à vontade no seu próprio quintal… E assim originou o nome do bar!

Entre os destaques da casa e preferido entre os frequentadores, a isca de frango parmê é uma porção servida ao molho parmegiana, com uma suculenta camada de muçarela derretida. Outra ótima pedida é o …

Leia mais

Publicado na Edição 322 Novembro 2021

Divulgação

“É preciso acreditar no seu sonho”

Sanderlei: “Dedicação, perseverança e resiliência”

“É preciso acreditar no seu sonho”

O programa Memória-História Oral entrevistou o atleta olímpico Sanderlei Parrela no dia 3 de agosto de 2021, via Plataforma Zoom. Em seu depoimento, Sanderlei nos conta sobre sua infância passada no Jardim Piratininga, em Santos, e sua carreira como atleta de alta performance nas modalidades 400 metros rasos e no revezamento 4X400 metros.

Sanderlei Claro Parrela nasceu em Santos, no Hospital da Beneficência Portuguesa, em 7 de outubro de 1974. Morou no Jardim Piratininga, bucólico bairro localizado na Zona Noroeste de Santos até os 17 anos, quando foi …

Leia mais

Publicado na Edição 321 Outubro 2021

Divulgação

Museu Subaquático de Bonito

Ciclos: circuito de estátuas assinadas por artistas locais explora a relação entre a humanidade e a natureza

Museu Subaquático de Bonito

O Museu Subaquático de Bonito, em Mato Grosso do Sul, foi instalado em um lago com cerca de 4 metros de profundidade, dentro do complexo de ecoturismo Nascente Azul, no km 22 da rodovia Bonito/Bodoquena. A principal proposta do museu é a integração da arte com a natureza, além de ser um espaço onde os artistas podem se expressar sobre temas relacionados ao meio ambiente, como a sustentabilidade e a preservação da natureza, estimulando o visitante a refletir sobre esses assuntos.

Na primeira exposição, chamada Ciclos, um circuito …

Leia mais

Publicado na Edição 321 Outubro 2021

Divulgação

DNA caiçara

BarTu, no Gonzaga: drinks inspirados em Santos

DNA caiçara

Bruno Scarpa

Desde dezembro de 2020, um bar tipicamente santista com DNA caiçara exaltando a cultura e hábitos do litoral paulista e com decoração temática inspirada e alusiva a Santos. Esse é o BarTu sob o comando de Reinaldo Pimenta.

O cardápio é diversificado e para todos os gostos. Dentre os destaques da casa estão o cuscuz de camarão servido com ovo pochêt e camarão grelhado, o sanduíche de cupim desfiado e as brusquetas.

A casa dispõe de opções veganas como uma tábua composta por queijo coalho, shimeji, …

Leia mais