Edição 322Novembro 2021
Segunda, 06 De Dezembro De 2021
Editorias

Publicado na Edição 322 Novembro 2021

Divulgação

Parceria entre corretores? Como assim?

Abdala: “Comissão pode ser o valor que as partes estipularem, de 0% a 100%”

Parceria entre corretores? Como assim?

Carlos Abdala

É muito comum vermos entre colegas de profissão, no caso refiro-me aos corretores de imóveis, a expressão “parceria”. Isto sempre me chamou a atenção, talvez por conta de estar há tanto tempo vivendo e trabalhando em outro ambiente cultural e legal e, por consequência, entender as nuances da vida de maneira diversa.

Aqui, na Flórida, dispomos de um ambiente profissional altamente saudável e propício ao desenvolvimento individual. Os ritos da profissão são descritos na lei estadual conhecida como Chapter 475 Florida Statutes. Ela regulamenta desde a formação de novos profissionais até sua atuação diária. Nela há a instituição denominada FREC – Florida Real Estate Commission –, composta por sete membros, sendo três indicados pelo governador e os demais pelas associações regionais, o equivalente ao brasileiro CRECI, Conselho Regional de Corretores Imobiliários.

A lei prevê que os negócios imobiliários sejam feitos, não obrigatoriamente, mas comumente, com dois profissionais – onde cada um deve defender o seu cliente vendedor ou comprador. Repito, essa prática não é obrigatória, mas muito, muito comum, pelo simples fato de que um lado da negociação não se sente confortável em ser atendido por alguém que atua na assessoria do “outro lado”. Seria como alguém se consultando com o advogado da outra parte. Um tanto absurdo!

Essa prática encontrou ótimos resultados e até beneficiou a utilização do grande instrumento profissional de uso dos corretores, que não só é o grande aliado de todos os novatos, mas também sem o qual torna-se impossível atuar no mercado residencial atual – o MLS, Multi Listing System.

Esta ferramenta permite que todos os corretores que tenham optado por se filiar à associação de Realtors, que seria o equivalente ao CRECI – os denominados REALTORS –, tenham acesso a todos os imóveis captados pelos demais Realtors. Assim, por aqui, não existem mais os “fichários” das imobiliárias, pois todos tem o mesmo “fichário”, o MLS. A principal consequência desta ferramenta acaba sendo a valorização profissional, ou seja, não se procura por uma imobiliária que tenha o imóvel que você quer, mas pelo Corretor (Realtor) que tenha boa reputação e possa lhe prestar bom serviço.

Muitos, mesmo no Brasil, já viram os cartões de visitas dos corretores daqui, que incluem a sua própria foto e não apenas o logotipo da empresa. Este é o motivo! O grande “produto” é o Realtor, já que todos tem o mesmo “fichário”. Assim, a competência e experiência destacam os profissionais. Quero também ressaltar que a filiação à associação para se denominar Realtor e ter acesso a todas as ferramentas por ela disponibilizadas não é obrigatória, podendo-se simplesmente obter a licença profissional mediante aprovação no curso preparatório e na prova final de competência do Departamento de Regulamentação Profissional da Flórida (DBPR).

E quanto à remuneração? Sim, muito importante, afinal todos trabalhamos para viver. O sistema prevê que aquele que “captou” o imóvel assim o faça, mediante Contrato de Representação Exclusiva, e ao disponibilizá-lo no MLS informe a remuneração que ele oferece para aquele eu trouxer o comprador, normalmente 50% da “corretagem” que ele contratou com o vendedor.

Aqui também há algo interessante: a comissão pode ser o valor que as partes estipularem, de 0% a 100%. Não há “tabela de honorários”, até porque é prática ilegal considerada como formação de cartel profissional. A comissão usual é determinada pelo funcionamento do mercado, e usualmente em torno de 4% a 6% dependendo do imóvel, do preço estar ou não de acordo com o mercado atual, e mesmo a velocidade de vendas na região.

Aqui entra minha discordância quanto ao termo “parceria”. Ora, se o corretor do vendedor não tem qualquer vínculo com o corretor do comprador, está aberto a trabalhar atendendo todos os profissionais indistintamente, não havendo qualquer pré-conhecimento profissional, se remunera a todos igualmente para lhe trazer um potencial comprador e, ainda, estes dois profissionais atuam em defesa de interesses distintos, onde estaria a “parceria”?

Muitas vezes esses dois profissionais, e certamente vendedores e compradores também, nunca se encontrarão (pessoalmente). Todo o negócio deve ser feito por telefone, mensagens e finalizado por e-mail, até para que se tenha registro das respectivas atuações profissionais. Lembra do FREC, lá no início? Esta Comissão existe para fiscalizar os corretores e adora pegar aqueles que não atuem em estrita observância das regras profissionais, ou simplesmente não defendam seus respectivos clientes. Deixar de revelar à outra parte itens redibitórios que sejam de seu conhecimento, ou custos inerentes ao imóvel, tais como taxas de condomínio, reparos previstos, indenizações efetuadas por Seguro de Danos ao Imóvel etc., podem acarretar a suspensão, ou mesmo a cassação da licença profissional.

O resultado de toda essa regulamentação é termos uma profissão respeitada, bem remunerada e um mercado imobiliário saudável, ágil, uma vez que cada imóvel listado no MLS passa a ser acessado por quase 12.000 profissionais na região (e não só por aqueles da sua imobiliária), e parametrizado por ser o MLS um enorme arquivo de todos os imóveis residenciais, não só atualmente disponíveis, mas também vendidos nos últimos 5 anos!!!

No fim das contas, tudo isso tem seu pilar central na Representação Exclusiva de Venda, no Brasil chamado Contrato com Exclusividade, resultando em benefício dos vendedores, compradores, corretores, associações e toda a sociedade.

Vamos adiante.

Carlos Abdala é Real Estate Broker / Mortgage Broker (BK 3005081) / (NMLS 1701189) +1 407 308 8536 carlosabdala@hotmail.com / carlos@mortgagemoneylending.com

No folheto, foto do profissional e serviços prestados

Publicado na Edição 322 Novembro 2021

Divulgação

No quintal de minha casa…

Quin.tal Bar: conceito de um bar família

No quintal de minha casa…

Bruno Scarpa

Prestes a completar dois anos, o Quin.tal Bar, sob o comando dos irmãos Marcus Vinicius Costa e Lucas Costa, traz o conceito de um bar familiar, que remete a ideia do cliente se sentir em casa, como se estivesse à vontade no seu próprio quintal… E assim originou o nome do bar!

Entre os destaques da casa e preferido entre os frequentadores, a isca de frango parmê é uma porção servida ao molho parmegiana, com uma suculenta camada de muçarela derretida. Outra ótima pedida é o …

Leia mais

Publicado na Edição 322 Novembro 2021

Divulgação

“É preciso acreditar no seu sonho”

Sanderlei: “Dedicação, perseverança e resiliência”

“É preciso acreditar no seu sonho”

O programa Memória-História Oral entrevistou o atleta olímpico Sanderlei Parrela no dia 3 de agosto de 2021, via Plataforma Zoom. Em seu depoimento, Sanderlei nos conta sobre sua infância passada no Jardim Piratininga, em Santos, e sua carreira como atleta de alta performance nas modalidades 400 metros rasos e no revezamento 4X400 metros.

Sanderlei Claro Parrela nasceu em Santos, no Hospital da Beneficência Portuguesa, em 7 de outubro de 1974. Morou no Jardim Piratininga, bucólico bairro localizado na Zona Noroeste de Santos até os 17 anos, quando foi …

Leia mais

Publicado na Edição 321 Outubro 2021

Divulgação

Museu Subaquático de Bonito

Ciclos: circuito de estátuas assinadas por artistas locais explora a relação entre a humanidade e a natureza

Museu Subaquático de Bonito

O Museu Subaquático de Bonito, em Mato Grosso do Sul, foi instalado em um lago com cerca de 4 metros de profundidade, dentro do complexo de ecoturismo Nascente Azul, no km 22 da rodovia Bonito/Bodoquena. A principal proposta do museu é a integração da arte com a natureza, além de ser um espaço onde os artistas podem se expressar sobre temas relacionados ao meio ambiente, como a sustentabilidade e a preservação da natureza, estimulando o visitante a refletir sobre esses assuntos.

Na primeira exposição, chamada Ciclos, um circuito …

Leia mais

Publicado na Edição 321 Outubro 2021

Divulgação

DNA caiçara

BarTu, no Gonzaga: drinks inspirados em Santos

DNA caiçara

Bruno Scarpa

Desde dezembro de 2020, um bar tipicamente santista com DNA caiçara exaltando a cultura e hábitos do litoral paulista e com decoração temática inspirada e alusiva a Santos. Esse é o BarTu sob o comando de Reinaldo Pimenta.

O cardápio é diversificado e para todos os gostos. Dentre os destaques da casa estão o cuscuz de camarão servido com ovo pochêt e camarão grelhado, o sanduíche de cupim desfiado e as brusquetas.

A casa dispõe de opções veganas como uma tábua composta por queijo coalho, shimeji, …

Leia mais

Publicado na Edição 321 Outubro 2021

Divulgação

Enfrentando a batalha contra o câncer de mama

Vanessa tratou de transformar esse momento difícil em uma história de força e superação

Enfrentando a batalha contra o câncer de mama

A jornalista e apresentadora Vanessa Faro deu seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 10 de junho de 2021, via Plataforma Zoom. Na entrevista, Vanessa conta sobre sua vida profissional e como enfrenta a luta contra o câncer de mama, descoberto em 2020.

Vanessa Faro nasceu em Santos em 19 de abril de 1970, no Hospital da Beneficência Portuguesa. Passou a infância e juventude morando com a família no bairro do Gonzaga, e estudou nos colégios Cisne Branco, Marza e Universitas, concluindo o segundo grau em um intercâmbio …

Leia mais

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Divulgação

Valorização garantida

Alguns “seminovos” podem custar mais que os novos

Valorização garantida

Nelson Tucci

A economia é dinâmica. Muitas vezes por orientação técnica e necessidade de ajustes, noutras por circunstâncias que só uma pitonisa pode prever. Esta segunda hipótese é a que prevalece no presente momento, com os efeitos da pandemia do coronavírus. Vejamos o setor automotivo: retroagindo 10 anos, o preço médio de um veículo – da lista dos 10 mais vendidos – era de R$ 33.327. Hoje, dentro da mesma base de comparação, o preço médio é de R$ 96.528, ou seja, praticamente o triplo. Já em relação …

Leia mais

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Bruno Scarpa

Gastronomia na Vila dos Carros

Parmeggio e Bar Vila Chopp: diversas opções de lanches e pratos, com espaço kids

Gastronomia na Vila dos Carros

Bruno Scarpa

Um grupo de empresários decidiu levar para a Vila dos Carros, em Santos, um espaço gastronômico com a franquia Parmeggio e também o Bar Vila Chopp. O Parmeggio oferece desde o café da manhã com opções de pão na chapa, misto quente, entre outros, até os pratos para todos os gostos e preferências, no almoço. O Especial, por exemplo, combina contrafilé, arroz, feijão, salada e ovo. Há opções veganas, como o parmegiana vegano de beringela. Também há lanches, beirutes e diversas alternativas de montagem de pratos. …

Leia mais

Publicado na Edição 320 Setembro 2021

Divulgação

Exemplo de superação!

Beth Gomes: guerreira, sempre acreditou que poderia vencer as dificuldades

Exemplo de superação!

A atleta paralímpica Beth Gomes deu entrevista ao Programa Memória-História Oral no dia primeiro de julho de 2021, semanas antes de conquistar sua primeira medalha de ouro, nas Paralimpíadas de Tóquio. Em seu depoimento, Gomes lembra sua vida pessoal e nos conta sobre sua brilhante carreira como atleta.

Elizabeth Rodrigues Gomes nasceu em Santos, em 15 de janeiro de 1965, e foi morar com os pais no bairro do Macuco, onde vive até hoje. Cursou o ensino primário no tradicional Colégio Docas de Santos, o “ginásio” (como se …

Leia mais

Publicado na Edição 319 Agosto 2021

Bruno Scarpa

Toque europeu no jardim da Pinacoteca

Bistrô Calixto: no café da manhã, almoço, chá da tarde, happy hour, jantar e eventos especiais

Toque europeu no jardim da Pinacoteca

Bruno Scarpa

Há 5 anos instalado no charmoso jardim da Pinacoteca Benedicto Calixto, no Boqueirão, em Santos, o Bistrô Calixto, sob o comando de Vera Correa e Fernando Pons, apresenta aos clientes um conceito de bistrô com referências europeias.

Dentre os destaques da casa estão o “mignon nel giardino” (fettuccini ao molho quatro queijos com tiras de filé mignon) e o “mignon cucurbitácea” (medalhão de mignon com risoto de abóbora e gorgonzola).

Já na parte da sobremesa, o brownie com gotas de chocolate e nozes coberto com calda …

Leia mais

Publicado na Edição 319 Agosto 2021

Divulgação

Diplomata de carreira brilhante

Celso Amorim: “o melhor chanceler do mundo”

Diplomata de carreira brilhante

O diplomata Celso Amorim foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 25 de janeiro de 2011, no estúdio do Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS). Em seu depoimento, Amorim – que já foi reconhecido como “o melhor chanceler do mundo” – fala de sua vida pessoal e de sua brilhante carreira na diplomacia brasileira.

Celso Luiz Nunes Amorim nasceu em Santos, em 3 de junho de 1942. É um diplomata brasileiro e ex-ministro da Defesa que, ao longo de sua carreira, ocupou por duas vezes …

Leia mais

Publicado na Edição 318 Julho 2021

Fotos Divulgação

Originalidade em banheiros e lavabos

Formas orgânicas, bordas finas e cores harmoniosas

Originalidade em banheiros e lavabos

Louças sanitárias costumam seguir o padrão branco ou tons escuros, compondo banheiros e lavabos que limitam a criatividade. Nascida da palavra “baden”, que remete a purificar-se ou banhar-se, a marca Badenza inspira-se na elevada disciplina dos alemães e estabelece um novo patamar de qualidade, proporcionando projetos originais.

Localizada em Americana, no interior do estado de São Paulo, a indústria produz artesanalmente louças sanitárias com matéria-prima nobre de alto grau em pureza, com 10 anos de garantia e o menor prazo de entrega.

Para compor ambientes no estado da …

Leia mais

Publicado na Edição 318 Julho 2021

Divulgação

Chococau de cara nova

Chocacau: doceria e cafeteria com produção artesanal própria tem o “super cookie”, o queridinho da casa

Chococau de cara nova

Bruno Scarpa

Sob o comando de Fabrícia Marques do Rosário, a Chococau, no Super Centro Boqueirão, em Santos, está de cara nova após reformas na loja e originalidades no cardápio. A doceria e cafeteria com produção artesanal própria tem o “super cookie”, o queridinho da casa, que consiste em dois cookies de baunilha recheado com brigadeiro belga, ou ainda na opção de dois cookies recheados de nutella e brigadeiro de ninho. O minivulcão de chocolate recheado de nutella e coberto com brigadeiro cremoso de leite ninho também é …

Leia mais

Publicado na Edição 318 Julho 2021

Acervo FAMS

De político perseguido a advogado

Corvo: “Me desiludi com a política”

De político perseguido a advogado

O advogado Luiz Rodrigues Corvo foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 4 de dezembro de 2013, no estúdio da Universidade São Judas (Campus Unimonte). Em seu depoimento, Corvo fala da infância nos bairros do Paquetá e Centro, da sua juventude como militante na política e de como foi eleito vereador e depois cassado pelos seus próprios pares, na Câmara de Santos.

Luiz Rodrigues Corvo nasceu em Santos, em 19 de maio de 1941, e passou a infância nos bairros do Paquetá e Valongo, junto com os pais, …

Leia mais

Publicado na Edição 317 Junho 2021

Divulgação

Para todos os estilos

Linha New Way Carvalho Eterno: leitura suave a delicada

Para todos os estilos

Inspirada pelas tendências propostas pela WSGN, a Worth Global Style Network, o Durafloor ampliou seu portfólio com o lançamento de novas linhas e padrões de pisos laminados, aliados ao melhor custo-benefício, facilidade de instalação e limpeza, qualidade e durabilidade. Entre as novidades está a Mood. Com réguas de 248 x 1340 mm e resistência AC4, a linha apresenta quatro padrões, sendo dois madeirados – Riviera e Nogueira Caiena – e dois conceituais – Lunar e Artesanal.

O padrão Riviera aposta na madeira com tons lavados e suaves, …

Leia mais

Publicado na Edição 317 Junho 2021

Divulgação

Bem-vindo ao Chicago

Chicago American Bar Santos: desde junho no sistema “soft opening”

Bem-vindo ao Chicago

Bruno Scarpa

O Chicago American Bar Santos chegou a Santos em junho com o sistema “soft opening”, que se trata de uma abertura gradual antes de abrir em definitivo para o público em geral. Trata-se de um bar temático com referência à cidade de Chicago, nos Estados Unidos, com decoração, arquitetura e símbolos culturais da cidade americana; desde a decoração até a gastronomia.

Entre os destaques da casa estão “ribs on barbecue”, composto de costelinha de porco assada e grelhada ao molho barbecue com geleia de maçã, e …

Leia mais

Publicado na Edição 317 Junho 2021

Acervo FAMS

Paixão pela Imprensa e o time de coração

Carlos Conde: Menção Honrosa Nacional do Prêmio Esso de Jornalismo

Paixão pela Imprensa e o time de coração

O jornalista Carlos Conde foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 9 de junho 2021, via plataforma Zoom. Em seu depoimento, Conde relembra passagens de sua profícua trajetória profissional e de sua visa pessoal, como o amor pela cidade e pelo Santos FC, time do qual é torcedor desde criança.

Carlos Conde se orgulha de ter nascido em Santos em 2 de outubro de 1940, no bairro da Vila Belmiro, ao lado do lendário estádio onde assistiu a tantos jogos enquanto criança. Aos 18 anos deu início à …

Leia mais

Publicado na Edição 316 Maio 2021

Divulgação

Porcelanatos fora do óbvio

Produto é utilizado em bancada, armários, bancos e outros mobiliários

Porcelanatos fora do óbvio

A Portinari e a arquiteta paulistana Dudi Duarte lançaram o projeto de uma cozinha cosmopolita, construída dentro do ambiente reduzido e sustentável de um container, em exposição na fábrica da Portinari, em Criciúma, Santa Catarina. A proposta traz a aplicação do porcelanato além do piso e das paredes, se estendendo para bancada, armários e bancos. O conceito reforça a versatilidade desse tipo de revestimento e cria uma atmosfera fora do óbvio, sem deixar o conforto de lado.

Os lançamentos Portinari são inspirados no “ressignificar o morar” e, para …

Leia mais

Publicado na Edição 316 Maio 2021

Divulgação

O preferido da Mallet

Matilde: tradição na via gastronômica de Praia Grande

O preferido da Mallet

Bruno Scarpa

Há 18 anos funcionando sob o comando de Giovana Mariani e José Horácio de Oliveira, o Matilde Bar fica localizado na principal via gastronômica de Praia Grande, a Avenida Marechal Mallet, 960. O Matilde foi criado como um pequeno bar para reuniões e confraternizações de amigos e hoje é uma das maiores e mais tradicionais casas da cidade. A decoração combina peças colecionadas durante viagens aos mais variados locais, proporcionando um ambiente romântico à meia luz, ideal para casais, mas também muito frequentado por famílias.

Dentre …

Leia mais

Publicado na Edição 316 Maio 2021

Acervo FAMS

Entre o Jornalismo e a Literatura

André: prefere escrever pela manhã, mas confessa não ter muita disciplina

Entre o Jornalismo e a Literatura

O escritor e jornalista André Argolo foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 23 de maio de 2017 na Sala Serafim Gonzalez, da Casa de Frontaria Azulejada, localizada no Centro Histórico de Santos. Em seu depoimento, Argolo conta sobre sua passagem em emissoras de televisão de alcance nacional, sua opção pela literatura e lembra memórias da infância e adolescência vividas na cidade natal.

André Argolo nasceu na Casa de Saúde de Santos em 17 de março de 1974, e passou a infância e adolescência nos bairros do José …

Leia mais