Edição 296Setembro 2019
Terça, 22 De Outubro De 2019
Editorias

Publicado na Edição 296 Setembro 2019

Reprodução

Paraty em Foco

Tema deste ano será “Migrações”: retrato da miséria, angústia, incertezas, morte...

Paraty em Foco

Leandro Ayres

EM junho de 2004, em uma viagem a trabalho ao Brasil, o italiano Giancarlo Mecarelli visitou Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. Encantado pelo Centro Histórico e a beleza ao redor, com ilhas e praias paradisíacas, e a ideia de abrir uma galeria e realizar um evento de fotografia na cidade, Mecarelli decide deixar a Itália onde vivia há 22 anos. Em janeiro de 2005, se instalou no Centro Histórico, abriu a Galeria Zoom de Fotografia e criou o Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia.

Na edição deste ano, de 18 a 22 de setembro, o tema será “Migrações”, alinhado com o drama que os povos de regiões em desenvolvimento sofrem em decorrência de guerras, regimes políticos tiranos e até da escassez de terras cultiváveis e água pela degradação do meio ambiente.

Com a falta de repasse de verbas para ações culturais pelo governo federal, o PEF recorreu às convocatórias públicas, já encerradas, e aos parceiros comerciais para se sustentar, prometendo manter a qualidade do evento.

O objetivo do PEF é usar a arte fotográfica para chamar a atenção dos visitantes e formadores de opinião para este problema. Vivemos no antagonismo do mundo globalizado, mas cercado de muros. O retrato que se verá será de miséria, angústia, incertezas, morte. E também de ajuda humanitária, esperança e fé. Tudo dependerá da perspectiva do fotógrafo e de suas experiências.

O Paraty em Foco 2019 tem a fotógrafa Claudia Andujar como Homenageada do Ano. Nascida na Suíça, em 1931, ela chegou em 1955 ao Brasil, após perder grande parte de sua família na Segunda Guerra Mundial. Aqui, sentiu-se atraída pela vida e a causa dos povos indígenas, que sofriam e até hoje sofrem um extermínio lento, com a paulatina migração do homem branco, o avanço do desmatamento e da grilagem, da mineração, das madeireiras e da agricultura de exportação.

Mais informações sobre a programação em www.pefparatyemfoco.com.br

Publicado na Edição 296 Setembro 2019

Divulgação

Made in Santos!

Tekoá é pet friendly: você pode levar seu cãozinho enquanto degusta um chope artesanal

Made in Santos!

Bruno Scarpa

Empreendimento dos sócios João Carlos Haas, Antonio Neto e Gilda Assis, a Tekoá Cervejaria Artesanal, em Santos, completa sete meses de casa com sua marca própria de chope artesanal e a proposta de fazer o cliente se sentir em casa, tornando o local uma extensão de seu próprio lar.

O cardápio possui diferentes opções, como lanches e porções, com destaque para o sanduíche de pernil, sanduíche vegetariano e o bolinho de carne seca com massa de abóbora. Os pastéis e o bolinho de carne de panela …

Leia mais

Publicado na Edição 296 Setembro 2019

Acervo FAMS

Educação e cidadania feminina

Audrey Kleys: “Construir uma sociedade mais participativa e consciente dos seus direitos e deveres”

Educação e cidadania feminina

A educadora, jornalista e vereadora Audrey Kleys foi entrevistada pelo Programa Memória-História Oral em 14 de dezembro de 2016, na Sala Serafim Gonzalez, localizada na Casa de Frontaria Azulejada, no Centro Histórico de Santos. Em seu depoimento, Audrey recorda passagens de sua infância, adolescência e de sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional.

AUDREY Kleys Cabral de Oliveira Dinau nasceu em Santos, em 23 de setembro de 1974. Casada e mãe de um filho, Audrey é jornalista, professora, bacharel em Direito, pós-graduada em Formação de Professores em Educação à …

Leia mais

Publicado na Edição 295 Agosto 2019

Divulgação

Resgate de ícone português

Jatobá: pastilhas com vários desenhos em placas sortidas

Resgate de ícone português

A coleção Quintas da Jatobá Pastilhas é inspirada na azulejaria portuguesa, com seus elementos orientais da época das colonizações, composta pelos clássicos arabescos azuis no fundo branco. Por meio da técnica do decalque são criados vários desenhos em placas sortidas. Além do movimento criado pela estampa azulejo, as imagens também podem ser figurativas, com gravuras voltadas para a cultura lusitana.

Para se chegar a esse resultado, o processo de decalque – em folha especial impressa com os desenhos da coleção – acontece em cima de uma pastilha branca …

Leia mais

Publicado na Edição 295 Agosto 2019

Divulgação

Disfunção cognitiva na esclerose múltipla

Possibilidade de potencializar o diagnóstico precoce

Disfunção cognitiva na esclerose múltipla

O diagnóstico precoce da esclerose múltipla é o maior aliado do paciente, já que com o tratamento, a evolução da doença pode ser controlada, garantindo uma vida social mais ativa. Segundo dados da National Multiple Sclerosis Society, dos Estados Unidos, que estuda e difunde pesquisas sobre a doença, mais da metade das pessoas com a esclerose múltipla poderão desenvolver problemas com a cognição, que diz respeito a uma gama de funções cerebrais de alto nível. A neurocientista e neuropsicóloga Carina Spedo afirma: “Combinando a clínica, exames de …

Leia mais

Publicado na Edição 295 Agosto 2019

Luiz Carlos Ferraz

Muita atenção na transfusão sanguínea

Muita atenção na transfusão sanguínea

Para doar, é ideal um pet de temperamento calmo e tranquilo

A TRANSFUSÃO sanguínea é o procedimento pelo qual se realiza a transferência de sangue total ou produtos sanguíneos de um doador para um receptor – no nosso caso de interesse, entre animais. O veterinário Eduardo Ribeiro Filetti explica que o uso dos componentes sanguíneos permite que mais de um paciente se beneficie de apenas um doador e reduz os riscos de reações contra outros componentes desnecessários: “Os doadores devem ser saudáveis, bem nutridos, livre de ectoparasitas e …

Leia mais

Publicado na Edição 294 Julho 2019

Divulgação

Focado na família!

Se fotografou o casamento do casal, prepare-se para a gestação da cliente...

Focado na família!

Leandro Ayres

O CLICK Family 2019 – 3º Congresso Internacional de Fotografia de Família, como das vezes anteriores, trará ao Brasil alguns dos melhores e mais talentosos fotógrafos de família do mundo. Serão três dias de congresso e dois dias de workshops que acontecerão de 13 a 15 de agosto no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista. Para participar, o interessado deverá desembolsar na inscrição valores entre R$ 200 e R$ 1.297, dependendo do pacote adquirido.

Este é o evento ideal para quem pretende aprender com profissionais …

Leia mais

Publicado na Edição 294 Julho 2019

Divulgação

Da polarização à sofisticação

Duas unidades em Santos, no Boqueirão e Ponta da Praia

Da polarização à sofisticação

Bruno Scarpa

Com 11 anos de casa e duas unidades em Santos, o Okumura Restaurante, por meio de Márcio Okumura e Marcos Andrade, no início tinha a ideia de polarizar a cozinha japonesa na cidade com temakis, sushis, sashimis e pratos quentes. Com a abertura da segunda unidade, o restaurante conseguiu produzir pratos mais elaborados para um público mais exigente e com iguarias servidas no balcão pelo próprio chef.

Os carros-chefes da casa continuam sendo os temakis, sushis, sashimis e pratos quentes. Dentre os principais, destaque para o …

Leia mais

Publicado na Edição 294 Julho 2019

Acervo FAMS

Um século dedicado às artes e filantropia

Edith Pires: “Memórias do Casarão Branco”, seu livro mais famoso

Um século dedicado às artes e filantropia

A escritora Edith Pires foi entrevistada pelo Programa Memória-História Oral em 23 de agosto de 2008, no estúdio da Universidade São Judas – Campus Unimonte. Em seu depoimento, Edith recorda suas memórias como moradora do casarão branco, que atualmente abriga a Pinacoteca Benedito Calixto, e sua relação com a literatura, artes e filantropia, vividas ao longo do século XX na cidade de Santos.

EDITH Pires Gonçalves Dias nasceu em São Paulo em 6 de julho de 1919 e veio com a família para Santos com um ano de …

Leia mais

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Leandro Ayres

Pintando com a luz

É essencial que o local esteja privado de luz...

Pintando com a luz

Leandro Ayres

PARA alguns, a fotografia é a resposta mais imediata para quem gosta de artes visuais e deseja produzir imagens. Sim, porque para colocar uma bela paisagem ou retrato na tela, o pintor precisa de habilidade com os pincéis e o fotógrafo, usando um celular ou câmera no modo automático, tem apenas que enquadrar e apertar o botão. Não desmerecendo a categoria, da qual me incluo, mas é fato que qualquer cidadão é capaz de fotografar um lindo pôr do sol na praia, mas não conseguiria reproduzir …

Leia mais

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Divulgação

Do campo para a cidade

Sítio 17: conceito de cozinha artesanal autoral e horta no local

Do campo para a cidade

Bruno Scarpa

Com oito meses de atividades, o Sítio 17 Mar e Campo trouxe a Santos um conceito interessante e inovador. Seus proprietários têm experiência no ramo gastronômico com outros estabelecimentos consagrados na cidade e também o chef de cozinha possui uma vasta experiência adquirida em restaurantes tradicionais de Santos.

O Sítio 17 apresenta o conceito de cozinha artesanal autoral e produz ingredientes numa horta local, trazendo o ambiente do campo, além de manter parcerias com sítios orgânicos. A casa utiliza canudos de inox, energia solar e todos …

Leia mais

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Acervo FAMS

Expoente da Nova Literatura Brasileira

Amoreira: escritor, dramaturgo e jornalista

Expoente da Nova Literatura Brasileira

Poeta, contista e crítico literário, Flávio Viegas Amoreira foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 7 de novembro de 2016. Na entrevista, gravada na Casa de Frontaria Azulejada, localizada no Centro Histórico de Santos e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Amoreira falou de sua carreira de escritor e de suas primeiras lembranças, ligadas ao mar e ao Colégio Canadá, onde ele passou os melhores anos de sua infância e juventude.

Escritor, dramaturgo e jornalista, o santista Flávio Viegas Amoreira é uma das mais …

Leia mais

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Divulgação

O Cosmos é logo ali!

Astrofotografia: finalidade é registrar os corpos celestes, até aqueles que não conseguimos enxergar a olho nu

O Cosmos é logo ali!

Leandro Ayres

COM a chegada dos meses mais frios no Hemisfério Sul, nosso céu ganha tons de azul mais profundo, e devido à mudança no ângulo do eixo terrestre, a incidência da luz solar na superfície fica mais suave, e as cores ganham vida. Além disso, o ar mais frio empurra as partículas de poluição para baixo e, com menos detritos em suspensão, o céu fica mais limpo, condição básica para a realização da astrofotografia.

Astrofotografia? Seria a foto dos astros de Hollywood? Ou, em se tratando de …

Leia mais

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Divulgação

Culinária Nikkei em Santos

Quilha: combinando pokes e ceviches aos tradicionais hambúrgueres

Culinária Nikkei em Santos

Bruno Scarpa

O Quilha Bar e Restaurante proporciona há três anos o melhor da culinária Nikkei, que, para quem não sabe, trata da fusão das culinárias japonesa e peruana. A iniciativa é do casal Maíra Pabst e Bruno Braga, que já viajou por vários países e resolveu trazer para a região um pouco de cada lugar visitado.

Inspirado na exótica culinária do Pacífico, o Quilha oferece inúmeras opções de pratos e porções, combinando pokes e ceviches aos tradicionais hambúrgueres.

Dentre os principais pratos, vale experimentar o “Lima Ceviche”, …

Leia mais

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Acervo FAMS

A literatura como refúgio

Manoel Herzog: “Não traço plano de escrever; vou escrevendo uma história aleatória e o enredo vai surgindo, como se o livro estivesse pronto em algum lugar e eu o fosse buscando”

A literatura como refúgio

O advogado e escritor várias vezes premiado Manoel Herzog foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS) em 4 de maio de 2017. Na entrevista, gravada no estúdio da Universidade São Judas, Campus Unimonte, Herzog lembra, entre outros assuntos, quem eram seus ídolos na infância: “Além de ser o mais novo da escola, eu era péssimo em futebol. O meu refúgio era a literatura, e meus heróis da infância eram José Mauro de Vasconcelos, Jorge Amado, Chico Buarque, Aldir Blanc…”.

MANOEL Herzog …

Leia mais

Publicado na Edição 291 Abril 2019

Luiz Carlos Ferraz

Tá estressado? Vá fotografar!

Fotografia como hobbie: oportunidade para relacionamento humano e busca por autoconhecimento

Tá estressado? Vá fotografar!

Leandro Ayres

EM um mundo cada vez mais polarizado e conflituoso, somado às extenuantes rotinas de trabalho e trânsito urbano que exigem nervos de aço, como vivemos nos dias atuais, faz-se necessária uma fuga mental, na qual passamos de vítima a contemplador desta situação e, desta forma, acreditem (!), é possível ver beleza no caos.

Assim como toda arte, a fotografia é um meio de expressão que conecta os mundos internos e externos do indivíduo, através de seus significados. É a criação estética e a elaboração artística em …

Leia mais

Publicado na Edição 291 Abril 2019

Divulgação

Vegano atraente…

Seu animal de estimação é bem-vindo, pois o local tem o selo pet friendly

Vegano atraente…

Bruno Scarpa

Há três anos e meio atuando e investindo na gastronomia vegana, através dos sócios Alessandro da Silva e Paula Reis, o Veg e Veg Burguer, em Santos, oferece ao público vegetariano e vegano boa qualidade em lanches e hambúrgueres gourmet. Saudáveis e deliciosas, as receitas proporcionam bem-estar aos clientes sem deixar aquela sensação de “estômago pesado”. Entre os ingredientes das receitas, doses generosas de respeito ao reino animal e senso de amor ao planeta Terra.

Na parte do cardápio existem mais de 40 opções veganas de …

Leia mais

Publicado na Edição 291 Abril 2019

Acervo FAMS

Psicologia, literatura e música

Luiz Cancello, apaixonado pela literatura, trabalho e música: “Comecei a tocar violão aos 12 anos, e ainda hoje tenho mais amigos músicos do que amigos psicólogos. Meu meio social sempre foi o da música”

Psicologia, literatura e música

O psicoterapeuta e escritor Luiz Cancello foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) em 26 de julho de 2017. Em seu depoimento, Cancello fala sobre seu nascimento em casa, com parteira, na Rua Pernambuco, seus estudos no ginasial do tradicional Colégio Canadá, sua paixão pela literatura, pelo seu trabalho e pela música: “Comecei a tocar violão aos 12 anos, e ainda hoje tenho mais amigos músicos do que amigos psicólogos. Meu meio social sempre foi o da música”.

LUIZ Antonio Guimarães …

Leia mais

Publicado na Edição 290 Março 2019

Fotos Luiz Carlos Ferraz

Confiança no mercado

Unique Offices Avenue: empreendimento corporativo adota soluções sustentáveis

Confiança no mercado

Sandra Netto

A Macuco Incorporadora e Construtora Ltda. realiza em Santos o edifício Unique Offices Avenue. Com arquitetônica sofisticada, o corporativo reúne praticidade e eficiência, que combinam com a localização estratégica, na Avenida Ana Costa, 230, uma das mais importantes vias de acesso da cidade. O Unique Offices Avenue possui 25 pavimentos, com opção de conjuntos de 45 a 650 metros quadrados, projetados com especificações essenciais que permitem fácil ajuste às necessidades do cliente. As 250 vagas de estacionamento estão distribuídas no subsolo, térreo e em quatro pavimentos.…

Leia mais

Publicado na Edição 290 Março 2019

Divulgação

Uma década de tradição!

Rede Haru possui três unidades, duas em Santos e uma em Praia Grande

Uma década de tradição!

Bruno Scarpa

Perto de completar 10 anos de atividades, a rede Haru Sushi cresce cada vez mais na Baixada Santista. A rede oferece um mix da culinária oriental tradicional com muita criatividade e diversidade de opções em seus pratos, combinados e temakis. O público frequentador é bem variado, desde famílias e executivos até grupos de amigos.

Os temakis preferidos pelo público são, sem dúvida, os feitos com salmão, com destaque para o de salmão com cream cheese e cebolinha. O hot holl também é um dos queridinhos da …

Leia mais