Especiais – Jornal Perspectiva
Edição 282Julho 2018
Terça, 21 De Agosto De 2018
Editorias

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Leandro Ayres

O produto como vedete!

Fotografia still life: da publicidade às vendas on line

O produto como vedete!

Leandro Ayres

QUANDO uma revendedora de cosméticos bate à porta de uma cliente e lhe entrega um catálogo, ali estão dezenas de fotos de perfumes, xampus, batons e toda sorte de produtos de beleza que devem reluzir aos olhos das consumidoras. Esta é a função dos fotógrafos de still life: mostrar a funcionalidade do produto e torná-lo atraente.

Fotografar produtos pode, a princípio, parecer fácil. Mas, na verdade, é um dos ramos mais técnicos e que demanda mais conhecimento do profissional. Produtos com superfícies reflexivas são um tormento, pois um descuido e lá estará o fotógrafo refletido. Imagina o trabalho que dá fotografar um carro que, além de altamente reflexivo, é grande! Fotografar um produto escuro em fundo preto pede atenção especial para que as suas bordas não se percam. E como dar volume a um produto sem curvas? Luzes e sombras no ponto certo.

A fotografia gourmet também entra neste espectro. Sabe aquele Big Mac que você vê na revista? Para se ter uma ideia da complexidade que foi até chegar na foto pronta, cada um daqueles gergelins são colocados no pão usando pinça para uma distribuição uniforme. Em alguns casos são usados mockups, que nada mais são do que produtos simulados, ou maquetes, feitos de outro material. Estes “dublês” são comumente usados para fotografar sorvetes, por exemplo, já que o produto real derrete em pouco tempo quando fora de refrigeração. Na verdade, um bom fotógrafo de still life deverá conhecer todos os truques para tornar o produto mais atraente e isso um curso básico não oferece. É preciso um curso específico, equipamentos próprios, luz adequada e horas intermináveis de pós-produção em programas de edição, como o Photoshop, em nível avançado.

As agências de publicidade são as maiores consumidoras deste tipo de serviço, já que precisam de matéria prima para montar as campanhas de seus clientes, e neste âmbito desfilam as grandes marcas e seus produtos. Com o recente boom das vendas on line, a demanda por uma boa fotografia de produto também aumentou significativamente, já que quase todo mundo recorre à internet para vender ou comprar algo que precisa. Uma boa foto daquela sua guitarra, encostada há anos no canto da sala, tem mais visualizações no Mercado Livre e, por consequência, mais chances de ser vendida rapidamente, do que a foto da outra guitarra anunciada que pode até estar em melhores condições de conservação. Mas não é o que parece.

Em suma, para as “cybervendas”, mais vale um feio bem arrumadinho do que um bonito desleixado.

SERVIÇO – Studio Photo Café / Museu do Café. Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico de Santos. De terça-feira a sábado, das 9 às 18 horas, e domingo, das 10 às 18 horas. (13) 3213.1750.

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Divulgação

Exclusividade num cenário paradisíaco

Ponta dos Ganchos: uma das características é a privacidade

Exclusividade num cenário paradisíaco

Situado em uma península particular em Governador Celso Ramos, a 50 quilômetros de Florianópolis, em Santa Catarina, o Ponta dos Ganchos Resort é único. Rodeado por uma vila de pescadores e imerso numa natureza exuberante, o Ponta dos Ganchos é considerado o resort de praia mais exclusivo do Brasil. Três pequenas ilhas e uma baía de areia branca tornam o cenário encantador.

Inaugurado em dezembro de 2001, o Ponta dos Ganchos tem a chancela The Leading Hotels of the World. O resort é lembrado como um dos refúgios …

Leia mais

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Bruno Scarpa

Tradição japonesa em Guarujá

Tokuda San: ambiente familiar com decoração oriental

Tradição japonesa em Guarujá

Bruno Scarpa

Há seis anos proporcionando o melhor da gastronomia japonesa, mesclando tradição e criatividade, o Tokuda San, de Guarujá, oferece um atendimento diferenciado com ambiente familiar e decoração inspirada no mundo oriental. Esse é o conceito passado por Patrick Tokuda e seu pai Sieo Tokuda, proprietários do local. A família possui grande experiência no ramo, sendo proprietária por 20 anos de um restaurante japonês na cidade de São Paulo, além de Patrick ser sushiman profissional há 17 anos.

A casa oferece pratos exclusivos criados no próprio restaurante, …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Fotos Leandro Ayres

Estética e glamour

Ensaio de gestante: para eternizar esta fase recheada de expectativas

Estética e glamour

Leandro Ayres

NO TERCEIRO artigo da série “Fotografia. Por onde seguir?”, abordo os ensaios. Este é o nicho fotográfico mais diversificado, pois quando falamos em ensaio evocamos a presença de pelo menos um ou uma modelo e é este personagem que vai determinar o tipo e tom do ensaio que será realizado, podendo ser uma gestante, um recém-nascido, uma mulher bonita, um casal apaixonado, uma família… enfim qualquer pessoa que posa para um fotógrafo é um modelo, podendo este ser profissional ou não.

Em um nível mais avançado …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Bruno Scarpa

Aconchego no Valongo

Bistrô Santista: decoração inspirada no estilo “retrô”

Aconchego no Valongo

Bruno Scarpa

Há um ano e cinco meses instalado no bairro do Valongo, no Centro Histórico de Santos, o Bistrô Santista oferece um lugar muito agradável e aconchegante para seus frequentadores, constituído em sua maioria formada por trabalhadores da região central e também por turistas, conforme idealizado pela proprietária Vanessa Rodrigues quando resolveu investir e abrir o estabelecimento.

O Bistrô Santista dispõe de uma carta variada para o almoço, com destaque para as massas, dentre elas nhoque, panquecas, rondeli e lasanhas. As saladas também são uma ótima pedida. …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Acervo FAMS

O vovô dos semáforos

Primeiro semáforo santista ficava na Praça Ruy Barbosa

O vovô dos semáforos

Até o final da década de 1920, o trânsito era organizado apenas por guardas que, do meio da via, liberavam o afluxo nos cruzamentos. Com o aumento do número de carros nas ruas e, principalmente, motoristas inexperientes, os acidentes começaram a surgir, inclusive o de atropelamento de agentes de trânsito. Esse fato foi determinante para que a Câmara de Santos aprovasse a instalação de semáforos.

A primeira leva de postes semafóricos contemplou doze pontos: Gonzaga, confluência das avenidas Presidente Wilson, Ana Costa e Vicente de Carvalho; cruzamento das …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Leandro Ayres

Eventos sociais, culturais…

Investir em materiais de trabalho, em propaganda, em conhecimento

Eventos sociais, culturais…

Leandro Ayres

NESTE segundo artigo da série que visa dar base para quem pensa em seguir carreira profissional, abordarei o segmento que mais movimenta o mercado fotográfico, de insumos a recursos humanos. Refiro-me à fotografia de eventos sociais, seja cultural, esportivo ou corporativo.

Uma característica importante deste fotógrafo é que ele está sempre na vitrine quando atuando na captação das imagens. Em um casamento de baixo custo são, pelo menos, 150 pessoas em contato com ele e seu trabalho. Mas, por outro lado, espera-se deste profissional discrição o …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Divulgação

Você!

É importante estar sempre cuidando de si e de sua mente

Você!

Caroline Trevisan

O título pode parecer diferente, mas o assunto é interessante. Quantas vezes você parou para se observar? Analisar o seu comportamento, os resultados que tem obtido, a sua saúde, a sua fé.

Muitas vezes a rotina do trabalho cansa, estressa, desgasta e acaba com a sua energia por completo, dificultando até mesmo o seu dia inteiro.

Depois tem outras responsabilidades: a casa, os filhos, o marido ou a mulher. Como ter pique e disposição para eles depois de tantas emoções acumuladas?

Primeiro, reclame menos e agradeça …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Bruno Scarpa

Tapas de qualidade!

Conceito gastronômico inspirado nas famosas tapas espanholas

Tapas de qualidade!

Bruno Scarpa

Um bar inspirado nas famosas tapas espanholas, esse é o Tapa Bar e Cozinha, na Rua Azevedo Sodré, 62, Vila Rica, em Santos. Com seis meses de funcionamento, os sócios Marco Freire, Patricia Freire e Marcos do Valle trouxeram para a Baixada Santista um novo conceito gastronômico.

O local apresenta decoração rústica e bem aconchegante, atraindo os mais diferentes públicos, desde famílias a grupo de amigos. Entre os pratos, o “Croc Tartá” é sem dúvida um dos carros-chefes da casa. Ele consiste em steak tartá servido …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Fotos Leandro Ayres

Fotografia. Por onde seguir?

Trindade: imagem possível de ser vendida para revistas de turismo, de natureza, de entretenimento...

Fotografia. Por onde seguir?

Leandro Ayres

PARA você que deseja seguir a profissão de fotógrafo, já pensou em qual categoria se especializar? Se não, nesta série de artigos que inicio nesta edição abordarei algumas características de cada segmento e do quanto estes mercados movimentam em recursos humanos e financeiros.

Existe o fotógrafo de paisagem urbana e/ou rural. Pode-se afirmar que é a celula matter da fotografia, já que a primeira impressão da luz em uma placa data de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce e que nos revela, palidamente, …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Bruno Scarpa

O havaiano santista!

Aloha Poke Beer: ambiente descontraído, com decoração 100% havaiana

O havaiano santista!

Bruno Scarpa

O Aloha Poke Beer, do empresário Agnello Santos Silva, trouxe a Ponta da Praia, em Santos, um ambiente totalmente praiano e descontraído, com decoração 100% havaiana e patrocinado pela marca de surf Hurley.

Com 10 meses de casa, a culinária do Aloha é toda voltada para a gastronomia havaiana e japonesa. Dentre os pratos da casa, destaque para o Poke Big Rider (salmão, atum, camarão, avocado, pepino, cebolinha, coberto com crispy de alho poró e crispy de couve), e o Pipeline, que consiste em escalopes de …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Acervo FAMS

Dos Bombeiros ao Legislativo

Prédio sede do Corpo de Bombeiros em imagem de 1909

Dos Bombeiros ao Legislativo

A primeira corporação de bombeiros em Santos foi criada durante o período Imperial, em 9 de outubro de 1885. Era, no entanto, formada por cidadãos voluntários, acionados apenas em casos de incêndio. Quase cinco anos mais tarde, em 24 de fevereiro de 1890, os santistas resolveram criar e manter um agrupamento profissional, inicialmente composto por dez homens, que acabaram escolhidos entre os que não se intimidavam diante de grandes incêndios. O pessoal daquela época, entretanto, não tinha acesso a muita tecnologia, e era obrigado a encarar o fogo …

Leia mais

Publicado na Edição 278 Março 2018

Fotos Leandro Ayres

De volta ao passado. De novo!

Para casais com muito amor: exclusivo ensaio de fotos no Museu do Café, Centro Histórico de Santos

De volta ao passado. De novo!

Leandro Ayres

NA EDIÇÃO de janeiro passado revelei neste espaço o serviço de retratos de época realizado pelo Studio Photo Café, no Museu do Café, no Centro Histórico de Santos. Desta vez, apresento um novo serviço que os fotógrafos André Leite e Leandro Ayres, sócios e proprietários do estúdio, disponibilizam ao público a partir de abril: ensaio temático com casais nas dependências do Museu do Café. O serviço é exclusivo, já que apenas a dupla de fotógrafos tem a cessão do espaço para este fim.

Diferentemente do que …

Leia mais

Publicado na Edição 278 Março 2018

Bruno Scarpa

Sofisticação na Pompeia

Bublet Casual Food: experimente o filé mignon ao molho french

Sofisticação na Pompeia

Bruno Scarpa

Comemorando quatro meses de atividades, o casal Anna Hirigoyen e Oscar Martins dirige em Santos o Bublet Casual Food, que mistura requinte, sofisticação e gastronomia. O local agrega o conceito de casual food, com variedade de petiscos e pratos mais sofisticados. Dentre as delícias, vale a pena experimentar o filé mignon ao molho french, a croqueta de rabada e a salada turca – que consiste em um mix de folhas, quinoa, damasco, shitaque grelhado, ervilha, tomate e molho especial. As pizzas de massa fina também têm …

Leia mais

Publicado na Edição 278 Março 2018

Acervo FAMS

A casa da solidariedade santista

Primeiro prédio da Associação Anália Franco, construído a partir de 1925

A casa da solidariedade santista

Nos anos iniciais do século 20, a cidade de Santos crescia vertiginosamente, em função do pujante comércio, em especial do café, que passava pelo porto. Junto com o progresso e o desenvolvimento sobreveio uma enorme massa de trabalhadores que, aproveitando as oportunidades de trabalho, se instalava nas periferias e bairros operários. Nessas famílias humildes, geralmente todos trabalhavam, inclusive as mulheres. Por isso, já naquela época vagas em creches e escolas de tempo integral eram muito disputadas.

Os santistas já tinham uma larga experiência no campo da assistência às …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Divulgação

A primeira impressão…

Decadência de fotos impressas é efeito colateral da digitalização da fotografia

A primeira impressão…

Leandro Ayres

CONFESSO que me causa arrepios pensar que uma criança de seus 10 anos talvez não tenha sequer uma fotografia estampada em um porta-retratos na estante ou criado-mudo do quarto. E quanto mais jovem é a criança, maior é esta chance.

“Mas, como assim?”, me perguntaria um Viajante do Tempo oriundo dos anos 80: “O preço da revelação é assim tão alto que só os mais ricos têm acesso a fotos impressas?”

A decadência do número de fotografias impressas é um efeito colateral da digitalização da fotografia. …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Bruno Scarpa

Todo mundo no 472!

472 Lounge & Food: sushi bar, hamburgueria e o tradicional barzinho

Todo mundo no 472!

Bruno Scarpa

Há um ano e meio o empreendimento de Matteus Yoshimi, Kadu Argentieri e Lucas Duarte, o 472 Lounge & Food, trouxe um conceito muito interessante na gastronomia de Santos. Um bar exclusivo Heineken, com música ao vivo todos os dias da semana, sempre variando o estilo musical, que conseguiu agregar a concepção de sushi bar, hamburgueria e o tradicional barzinho com diversas porções e drinks.

Na parte do sushi bar destaque para os temakis e combinados. Entre os hambúrgueres, as estrelas são o “Gold Coast”, com …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Acervo FAMS

Símbolo art déco de Santos

Muretas dos canais passaram a integrar a paisagem santista, como na Ponta da Praia

Símbolo art déco de Santos

A famosa “mureta dos canais”, que o santista tanto ama, nasceu diante do principal canal da cidade, o do estuário, que leva ao pujante Porto de Santos. Tudo se iniciou nos anos 1940, quando começaram as obras de melhorias para a região da Ponta da Praia, com a construção da avenida Almirante Saldanha da Gama, que teria cerca de 1.600 metros.

Para implementar a avenida, a Prefeitura teve de promover o aterramento de grande faixa de areia, incluindo a construção de muro de arrimo e barreira de contenção …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Leandro Ayres

De volta ao passado

Studio Photo Café: foto impressa em papel Kodak, no tamanho 15x20, em tom sépia, como as fotos de antigamente

De volta ao passado

Leandro Ayres

O MUSEU do Café, importante polo cultural de Santos, passou recentemente por uma transformação no tocante as atrações oferecidas. Dentre as opções de entretenimento, destaco o Studio Photo Café, idealizado pelos fotógrafos Leandro Ayres e André Leite, cuja proposta é transportar os visitantes ao passado, vestindo-os com figurinos dos anos 1920 e 1930, em um cenário vintage.

Desde a sua inauguração, em 21 de dezembro passado até o fechamento desta edição, foram fotografadas mais de 800 pessoas e impressas mais de 500 fotos, o que demonstra …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Fotos Cris de Rossi e Vitor Carvalho/Divulgação

Volume e movimento

Esagonale na Sala de Leitura da Casa Cor Ceará: formato diferenciado e alusão aos pisos de cimento queimado

Volume e movimento

Apostando numa linha de revestimentos diferenciados, a Nina Martinelli apresenta variedade de cimentícios com relevos e formatos que conferem volume e movimento aos ambientes. O Floratto é indicado para paredes e fachadas e seu jogo de relevos altos e baixos simulam uma composição floral, com efeito surpreendente. O produto está disponível nas cores griggio, beige, bianco e concreto – mas, também é possível aplicar tinta e customizar o ambiente.

Na Casa Cor Espírito Santo, por exemplo, a arquiteta Marcela Carvalho usou o revestimento para valorizar a entrada do …

Leia mais