Edição 270Julho 2017
Terça, 22 De Agosto De 2017
Editorias

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Marcelo Donadussi/Divulgação

Cores e tendências

Living Jovem: branco e cores dos sprays Colorgin Arte Urbana

Cores e tendências

A Casacor Rio Grande do Sul apresenta novidades em decoração, arquitetura, design de interiores e paisagismo. A mostra acontece no Petrópole Tênis Clube, em Porto Alegre, e tem patrocínio da Sherwin-Williams. Seus 44 ambientes podem ser visitados de terça a sexta-feira, das 15 às 21 horas, sábado e domingo, das 12 às 21 horas.

No projeto Morada da Praia, assinado pelo arquiteto Michel Eberhardt, por exemplo, foram planejados ambientes em que o convívio social é estimulado com uma agradável sala de estar, onde as cores, a rusticidade e a textura dos materiais remetem ao aconchego desejado no dia-a-dia junto ao mar, e um espaço gourmet, que integra a família e os amigos em torno do churrasco gaúcho.

“Neste contexto, optamos pela cor Bracing Blue (SW 6242) nas paredes, no forro do espaço gourmet e na varanda. Para nós, o belo tom de azul acinzentado traz frescor, aconchego e vitalidade aos ambientes. O azul, cor do céu e do mar, está associado à tranquilidade e ao conforto, o que foi determinante para o projeto”, contou Eberhardt.

No Lounge da Noiva, as arquitetas Juliana Motta e Priscila Viegas, utilizaram a cor branca para o rebaixo, sanca invertida e central do forro de gesso, e a cor Amazing Gray (SW 7044) para a parte mais alta do forro de gesso. De acordo com elas, as paredes foram em sua totalidade revestidas, não tendo aplicação de tinta, e o contraste entre as cores foi de extrema importância para o efeito visual no ambiente. “O branco aplicado no rebaixo central suaviza o espaço para receber luminárias pontuais e decorativas, porém, a cor mais escura Amazing Gray tem o papel fundamental no descolamento da marcenaria, transmitindo sensação de amplitude e aconchego”.

Na Sala de Reuniões Informal, assinada pelas arquitetas Luana e Lisandra Mundstock, as cores foram Gauntlet Gray (SW 7019) no forro rebaixado e Greenblack (SW 6994) nos cantos. “Escolhemos as tintas cuidadosamente para equilibrar as cores como um todo. Não queríamos nada branco, nem muito claro, para deixar o ambiente mais aconchegante. As cores do forro foram essenciais para harmonizar a atmosfera acolhedora e proporcionar a aproximação entre as pessoas, gerando bons relacionamentos e negócios. Nosso espaço é uma sala de reuniões informal, projetada para encontros mais reservados”.

Na Sala de Estar, do arquiteto Johnny Thomsen, a cor Dorian Gray (SW 7017) foi de extrema importância, já que com a sua predominância, os profissionais conseguiram encontrar o conforto visual desejado para realçar todos os outros efeitos. Já no Street Loft, do arquiteto Sandro Jasnievez, a tinta na cor SW 7017 e as cores da Colorgin Arte Urbana dão vida ao ambiente. “As cores são a alma de um projeto, e para esta edição da Casacor RS, escolhi uma tonalidade super neutra, fazendo fundo aos revestimentos que estou usando”, explicou Jasnievez.

Na Suíte do Bebê, criada pela arquiteta Mariana Fogliato, foram escolhidas para as paredes as cores Repose Gray (SW 7015), Gauntlet Gray (SW 7019) e Black Magic (SW 6991). Na estante e luminária, a tinta spray preto fosco para metal, e spray preto para plástico, além das cores da Colorgin Arte Urbana.

No Living Jovem, a arquiteta Paula Schwartz utilizou o branco e as cores dos sprays Colorgin Arte Urbana. “O branco, super branco, formou a base para emoldurar o grafite super colorido, e o resultado ficou incrível”, contou.

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Divulgação

Ansiedade infantil

Impaciência, medo, hábito de roer as unhas, vergonha são alguns dos sinais mais comuns

Ansiedade infantil

A ansiedade infantil pode ser confundida com birra ou comportamento típico de criança mimada. Porém, há alguns sintomas que se aparecerem em conjunto podem caracterizar o transtorno. De acordo com Sarah Lopes, psicóloga do sistema Hapvida Saúde, as crianças que têm medo, roem as unhas com frequência, sentem vergonha, têm impaciência e medo de dormir sozinho no seu quarto, fazem xixi na cama, têm fobia escolar e que sempre querem estar perto dos pais são aquelas que, possivelmente, sofrem de ansiedade infantil.

Todos estes sintomas podem variar de …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Bruno Scarpa

Boteco com ar esportivo

UPI Sports Bar: para descontrair e esquecer os problemas do dia a dia

Boteco com ar esportivo

Bruno Scarpa

Localizado na principal avenida gastronômica de Praia Grande, o UPI Sports Bar trouxe para a cidade um novo conceito de bar. Com quatro meses de funcionamento, é um bar moderno, com diversos televisores espalhados pela casa, onde são transmitidos os mais diversos eventos esportivos, de futebol a UFC, incluindo o futebol americano, agradando assim públicos das mais variadas preferências.

Segundo o proprietário Victor Bacchi, o local é perfeito para conversar entre amigos, um verdadeiro “boteco” para descontrair e esquecer os problemas do dia a dia, aproveitar …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Divulgação

Novidades na 2ª Expo Frame

Fotografia Autoral será o tema da palestra de Rodrigo Montaldi

Novidades na 2ª Expo Frame

Leandro Ayres

EM comemoração ao sexto aniversário de fundação, o Frame Fotoclube de São Vicente promoverá a 2ª Expo Frame 2017 – 1ª Semana Fotográfica de São Vicente, de 17 a 23 de julho, no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, na Casa do Barão, Rua Frei Gaspar, 280, Centro da cidade.

O evento terá diversas atividades voltadas para os amantes da fotografia, profissionais e amadores. Uma excelente oportunidade para trocar informações, aprender, fazer amigos e ainda concorrer a brindes através do concurso fotográfico “A história da …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Divulgação

Bela e cheia de desafios

São Pedro: entre as atrações, voos de asa-delta, balonismo, off-road e banhos de cachoeira

Bela e cheia de desafios

Conhecida por suas belezas naturais, a versatilidade faz parte da característica da Estância Turística de São Pedro, localizada no Interior do Estado de São Paulo, a cerca de 200 quilômetros da capital paulista. A cidade de 34,5 mil habitantes repousa na encosta da Serra do Itaqueri e, ao mesmo tempo em que oferece uma diversificada rede hoteleira para quem busca descanso e tranquilidade, é visitada por aventureiros que curtem fazer rapel, trilhas de jipe, voos de asa-delta e parapente, balonismo, off-road e banhos de cachoeira.

Com sua área …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Acervo FAMS

Templo gótico na orla

Basílica Santo Antônio do Embaré: foto da década de 1920

Templo gótico na orla

A Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré surgiu como uma pequena capela, em 1875, construída por ordem de Antonio Ferreira da Silva (o Visconde do Embaré), na chácara de sua propriedade, frontal à orla da praia da Barra. Após a morte do emérito santista, em 1887, a capela passou por um processo de degeneração, até que, em 1910, foi reformada.

Nos anos seguintes, com o aumento de residências na região da orla, viu-se a necessidade de ampliar o templo, a fim de atender a demanda …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

Divulgação

Esqui na Primavera

Hotel Les Fermes de Marie: em Megève, no coração dos Alpes franceses

Esqui na Primavera

A Primavera traz vida e cores às paisagens deixadas pelo Inverno e proporciona um período excelente para a prática dos esportes de neve na região dos Alpes franceses. Para aproveitar a estação, a rede Maison & Hotels Sibuet conta com hotéis boutique em quatro badalados destinos de esqui.

Megève, por exemplo, oferece aos praticantes de esportes mais de 440 quilômetros de pista e cerca de 100 meios de elevação. Neste destino, os hotéis Les Fermes de Marie, Mont-Blanc e Lodge Park apresentam diferentes possibilidades, com pontos estratégicos para …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

Divulgação

Cuidado com a low carb

Melhor caminho é procurar orientação especializada

Cuidado com a low carb

A dieta da vez é a low carb, que promete perda de peso mediante a redução de considerável ingestão de carboidratos, principalmente no período noturno, e aumento do consumo de proteína e gordura saudável. O emagrecimento acontece justamente por essa menor quantidade de alimentos, que faz com que o organismo baixe a produção de glicemia no período noturno. Apesar do aparente benefício instantâneo, existem contraindicações, principalmente quando o caso for com diabéticos. De acordo com o médico Theo Webert, pacientes com diabetes que sejam desejam seguir a …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

A família cresce…

A família cresce…

A partir desta edição o Perspectiva abre espaço para falar de nossos muito mais que amigos, cada vez mais reconhecidos como nossa família, num bate papo, um “papo pet” aberto com o médico veterinário dr. Eduardo Ribeiro Filetti. Bem-vindos!

 As famílias brasileiras estão cada vez mais diferentes e isso influencia o animal de estimação que se tem em casa. Além de cães e gatos, as pessoas estão adotando outras espécies, como chinchilas, iguanas, salamandras, cobras… Para ajudar a entender melhor sobre a necessidade de cada um desses bichos …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Divulgação

Firme na competição

JAC T5: continua sendo o melhor carro da montadora no Brasil

Firme na competição

Nelson Tucci

O estilo é agressivo. O design arrojado faz do JAC T5 um SUV bonito. E mais que isso, prazeroso ao dirigir. A suspensão tipo McPherson é bem calibrada, favorecendo com que tenha boa performance na cidade e na estrada, mesmo nas curvas mais fechadas. Em nossa avaliação, este permanece sendo o melhor carro da montadora, no Brasil.

A cabine continua um show. Grande, dá visibilidade ao motorista e conforto a todos os passageiros. O volante multifuncional, revestido, tem boa aderência às mãos e a direção assistida é …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Divulgação

Passa um filme na cabeça…

Rolleiflex SL66 de 1966: quanto mais rara e antiga é a câmera, melhor

Passa um filme na cabeça…

Leandro Ayres

A VERDADEIRA história da fotografia inicia-se em 1817, quando o francês Joseph-Nicéphore Niépce obteve imagens com cloreto de prata sobre papel. Em 1822, conseguiu fixar uma imagem, pouco contrastada, sobre uma placa metálica, utilizando nas partes claras betume-da-judeia, mas somente no Verão de 1826 conseguiu produzir a primeira fotografia, da janela de sua casa, que se encontra preservada até hoje.

A fotografia popularizou-se como produto de consumo a partir de 1888, com a entrada no mercado da empresa Kodak. Sua publicidade baseava-se no fato de que …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Bruno Scarpa

O bolo da vovó!

Reviver momentos do passado, em clima caseiro e aconchegante

O bolo da vovó!

Bruno Scarpa

Há um ano e quatro meses o casal Carla e Augusto Schulz trouxe a Santos a franquia Bolo da Madre, uma casa de bolos bem ao estilo retrô, com ambiente e decoração que remetem ao tema. Segundo os proprietários, o Bolo da Madre é um lugar para reviver momentos do passado, em clima caseiro e aconchegante.

A casa oferece espaço com ar-condicionado e uma área externa para quem prefere se deliciar com os bolos ao ar livre.

O carro-chefe, e que é reconhecido como a identidade …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Acervo FAMS

Progresso para a Baixada Santista

Festa de inauguração da Rodovia Anchieta, em 1947: no carro da frente o governador Adhemar de Barros

Progresso para a Baixada Santista

Depois da inauguração da nova estrada para o litoral paulista, a Rodovia Anchieta, em 22 de abril de 1947, São Paulo conheceu um novo ciclo de desenvolvimento, em especial o verificado nas cidades da Baixada Santista, que testemunharam o surgimento do polo petroquímico siderúrgico de Cubatão e o crescimento do setor imobiliário, aliado ao aumento substancial de turistas e veranistas em busca de sossego e lazer durante as temporadas de Verão.

O velho Caminho do Mar (SP-148) já não suportava o volume de trânsito entre o Planalto e …

Leia mais

Publicado na Edição 266 Março 2017

Leandro Ayres

Como nos velhos tempos…

Serviço exclusivo caracteriza turista com vestimentas do início do século XX

Como nos velhos tempos…

Leandro Ayres

SANTOS tem um centro histórico que o poder público, muitas vezes em parceria com a iniciativa privada, tem valorizado ao longo das últimas administrações, por meio de ações de manutenção e revitalização de imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

São vários os pontos turísticos no Centro Histórico que valem menção por sua importância na configuração da cidade, como a Casa do Trem Bélico, o Santuário do Valongo, o Museu de Arte Sacra, o Pantheón dos Andradas, a Bolsa Oficial do Café, …

Leia mais

Publicado na Edição 266 Março 2017

Divulgação

Semana Santa na Toscana

Laticastelli: localizado a meia hora de carro de Siena

Semana Santa na Toscana

Um interessante destino religioso é celebrar a Páscoa na Itália, onde a data se estende por cinco dias: inicia na quinta-feira, 13 de abril, quando as igrejas realizam o ritual de lava-pés, e encerra na segunda, 17, na chamada Lunedi dell’Angelo, a segunda-feira do anjo, dia em que se comemora o encontro do anjo com Maria Madalena no sepulcro. De Norte ao Sul do país, as paróquias honram os últimos dias de vida e a ressurreição de Cristo, por meio de procissões, encenações teatrais, shows pirotécnicos e …

Leia mais

Publicado na Edição 266 Março 2017

Bruno Scarpa

100% Brasil

Mercearia Filgueiras: aberto para o almoço a partir do meio dia

100% Brasil

Bruno Scarpa

Com seis meses de casa, o Mercearia Filgueiras é um lugar para pessoas de opinião, para discutir assuntos do dia a dia, como política, futebol e meio ambiente, com decoração 100% nacional. Segundo o gerente Lauro e que também possui sociedade no Filgueiras, o bar pertence ao mesmo grupo do Amsterdã, Tiki Bar e Australiano, e seu público mais assíduo é constituído de pessoas de 25 a 40 anos, de ambos os sexos. “Nosso ambiente é bem familiar, aconchegante, e os jovens e amigos adoram frequentar …

Leia mais

Publicado na Edição 265 Fevereiro 2017

Divulgação

Sustentabilidade urbana com ciência

Contribuir para que todos possam compreender a importância das cidades se desenvolverem de modo sustentável

Sustentabilidade urbana com ciência

Com o objetivo de fomentar o debate e incentivar a produção científica e tecnológica na área de sustentabilidade urbana, de 25 a 27 de outubro acontecerá na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, o I Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana (Singeurb). Com o tema “Cidades e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, o objetivo é aproximar o meio acadêmico dos principais atores e operadores das políticas públicas, criando uma sinergia para que ambos os lados se beneficiem.

Interessados em apresentar projetos nas áreas de Gestão …

Leia mais

Publicado na Edição 265 Fevereiro 2017

Divulgação

A versatilidade dos tapetes importados

Kilim Kaudani se diferencia pelo colorido e desenhos étnicos

A versatilidade dos tapetes importados

Maior importadora de tapetes do país, a Abdalla lançou novidades durante a Abimad 2017, a 23ª Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração, que aconteceu em fevereiro na São Paulo Expo, na capital paulista. A empresa atua há mais de 110 anos de mercado e hoje é dirigida pela 4ª geração da família que a fundou.

Numa busca incessante por novidades de qualidade, a Abdalla investe na variedade e quantidade para oferecer os produtos que supram os mais refinados e ecléticos projetos decorativos. Outro diferencial da …

Leia mais

Publicado na Edição 265 Fevereiro 2017

Acervo FAMS

Estação de Trem do Valongo. 150 anos de histórias

Estação de Trem do Valongo (A Ingleza): a mais antiga do Estado de São Paulo, inaugurada em 16 de fevereiro de 1867

Estação de Trem do Valongo. 150 anos de histórias

Inaugurada em 16 de fevereiro de 1867, ou seja, completando 150 anos em 2017, a Estação de Trem do Valongo é a mais antiga do Estado de São Paulo, ponto final da estrada inglesa São Paulo Railway, concebida sob os auspícios da genialidade do Barão de Mauá e concluída pelas mãos hábeis dos ingleses, que a exploraram comercialmente até 1946.

Projetada simples, como os velhos prédios de uma Santos ainda marcada pela arquitetura colonial, a edificação ganhou, a partir de 1895, ares aristocráticos, com forte influência vitoriana, com …

Leia mais

Publicado na Edição 264 Janeiro 2017

Arquivo Luiz Carlos Ferraz

Financiamento coletivo capta recursos para “Juntos no Caminho de Santiago”

Os peregrinos Sandra e Luiz no Caminho Inglês a Santiago de Compostela

Financiamento coletivo capta recursos para “Juntos no Caminho de Santiago”

Através do sistema conhecido como “crowdfunding”, o jornalista Luiz Carlos Ferraz iniciou o financiamento coletivo para captar recursos visando a impressão de seu próximo livro sobre o Caminho de Santiago. Trata-se de “Juntos no Caminho de Santiago, as pedras do Caminho Inglês”, que está com lançamento programado para sábado, 22 de abril, na Igreja Anglicana de Santos.

A contribuição pode ser feita por qualquer pessoa, que receberá em troca a respectiva recompensa. No caso de R$ 50, por exemplo, a pessoa receberá exemplar do livro autografado e terá …

Leia mais