Edição 275Dezembro 2017
Domingo, 17 De Dezembro De 2017
Editorias

Publicado na Edição 275 Dezembro 2017

Divulgação

Um mínimo de prudência!

Alguns componentes devem ser analisados por profissionais

Um mínimo de prudência!

Nelson Tucci

As férias chegaram e a maioria dos brasileiros já sabe o que fará nas próximas semanas; enquanto outros adotam o estilo Zeca Pagodinho, praticando o “deixa a vida me levar”… Quem vai viajar precisa ter um mínimo de prudência, e isto significa, entre muitas coisas, planejar o roteiro (especialmente quando se tem criança junto) e fazer uma revisão no carro. Afinal, com mais pessoas botando o pé na estrada é grande a contribuição para o aumento do tráfego de veículos.

Diante disso, um mínimo de planejamento pode diminuir o risco de acidentes. De acordo com a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), em 2016 o número de veículos atendidos nas estradas do país ultrapassou os 2,3 milhões. Entre as principais causas estão panes mecânicas (+933 mil), panes elétricas (+80 mil), trocas de pneus (+222 mil) e panes secas (+145 mil). O número de guinchamentos chegou ao patamar de 942 mil.

“Esses números são alarmantes para as nossas estradas. Todos esses problemas são causados pela falta de atenção dos proprietários em realizar manutenções simples e que podem diminuir em até 70% as chances de problemas mecânicos, caso feitos com antecedência”, afirma Fábio Facca, gerente nacional de varejo da Campneus.

Dentre as ocorrências mais citadas pela ABCR, muitas podem ser evitadas pelo próprio condutor, como a calibragem dos pneus, a verificação do nível de água dos reservatórios e a checagem do combustível antes de pegar a estrada. “São itens que o motorista pode fazer uma checagem na garagem de casa, sem precisar de auxílio técnico. Essa verificação é importante não só para os períodos de viagem, mas para quem utiliza o carro no cotidiano”, ressalta Facca.

Já componentes maiores ou com um nível de complexidade maior de manutenção devem ser analisados por profissionais especializados, seja o mecânico de confiança, seja uma oficina autorizada de marca ou concessionária. Viaje tranquilo (a)!

E tenha um Feliz 2018, 2019…

Leia Veículos & Negócios atualizada semanalmente em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Publicado na Edição 275 Dezembro 2017

Bruno Scarpa

Sabores que marcaram 2017

Bolo da Madre, Maiban Sushi e Downtown: qualidade e bom atendimento

Sabores que marcaram 2017

Bruno Scarpa

Durante 2017 Mesa Litoral visitou e apreciou diferentes conceitos gastronômicos, todos com o selo de um bom atendimento e qualidade no preparo de suas iguarias. Entre tantos, selecionamos alguns que se diferenciaram e que merecem a lembrança, como o Maiban Sushi, em Guarujá. Com 20 anos de tradição, sob o comando de Reginaldo e esposa Suzana, foi um dos primeiros restaurantes japoneses da cidade.

Preocupado em fazer com que seus clientes se sintam em casa, quem for ao Maiban, na Rua Rio de Janeiro, 263, encontra …

Leia mais

Publicado na Edição 275 Dezembro 2017

Acervo FAMS

O canto mais popular

Fonte do Itororó: fonte de água mineral de qualidade incontestável

O canto mais popular

Água Barulhenta. Essa é a tradução, do tupi para o português, para a palavra “Itororó”, que já foi um dos cursos d’água mais importantes da história de Santos, assim como fonte de água mineral de qualidade incontestável. Pelo nome, é provável que tenha tido, nos idos coloniais, uma nascente robusta, caudalosa, que brotava das entranhas do Monte Serrat certamente como uma cachoeira (daí a justificativa para o “barulhenta”).

O ribeirão Itororó (que também já recebeu o nome de ribeirão do Carmo), formado por esta …

Leia mais

Publicado na Edição 274 Novembro 2017

Divulgação

Jeito rústico, discreto

Hotel Tierra Chiloé: no limite com a Patagônia Norte

Jeito rústico, discreto

Com um portfólio de hotéis sustentáveis, que se integram à paisagem e valorizam a cultura, o grupo chileno Tierra adotou esses conceitos na ampliação do Tierra Chiloé. Ele está situado na pitoresca cidade de Castro, capital da província de Chiloé, arquipélago chileno que fica no limite com a Patagônia Norte. A nova ala abriga um spa e 12 apartamentos com vista para o mar, dobrando a capacidade de hospedagem da propriedade e adicionando 1.300 metros quadrados de construção.

Projetado pelos mesmos arquitetos que conceberam a estrutura original, o …

Leia mais

Publicado na Edição 274 Novembro 2017

Bruno Scarpa

O lado búrguer da força!

Decoração geek, com personagens desse mundo incrível e alucinante

O lado búrguer da força!

Bruno Scarpa

Há dois anos combinando o melhor do mundo geek com a gastronomia, o HP Geek Bar n Burger é uma iniciativa dos empresários Fell Ferreira e Publio Paiva. Antiga ideia da dupla de amigos, o conceito foi criar um bar como uma segunda casa dos frequentadores apaixonados pelo universo geek, apreciadores de séries, games e filmes.

A decoração do local é 100% geek, com personagens desse mundo incrível e alucinante. O HP Geek Bar n Burger dispõe de diversos tipos de games para seus clientes jogarem …

Leia mais

Publicado na Edição 274 Novembro 2017

Arquivo FAMS

A primeira bomba de gasolina da AL

Antônio Duarte Moreira, o AD Moreira, posa orgulhoso ao lado da sua bomba

A primeira bomba de gasolina da AL

Ao contrário dos dias de hoje, no começo do século XX não era fácil conhecer alguém que fosse proprietário de uma das mais incríveis máquinas inventadas pelo homem: o carro. Por mais que fossem verdadeiros calhambeques, os primeiros “automóbiles” custavam uma nota preta e eram para o bico apenas dos que tinham muitos recursos. Porém, esses mesmos abastados tinham que se virar para conseguir abastecer os carros pioneiros no Brasil, já que não existiam centros de distribuição ou postos de combustíveis à disposição por aí. Só em 1912 …

Leia mais

Publicado na Edição 273 Outubro 2017

Susan Hortas/Divulgação Secom-PMS

Projeto Muretas na Cidade

Surf é o tema da mureta customizada por Alexandre Pedroso

Projeto Muretas na Cidade

Leandro Ayres

LANÇADA em Santos a segunda edição do projeto Muretas na Cidade, que consiste na exposição nos jardins da praia de 10 esculturas confeccionadas em fibra de vidro e customizadas por artistas plásticos locais. Oito delas reproduzem a figura das muretas, um dos símbolos da cidade, e duas formam a palavra “Santos”.

As esculturas permanecerão expostas até fevereiro. O projeto foi idealizado pelo designer e coreógrafo Mauriomar Cid, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), e integra a Primavera Criativa. Desde 2015, Santos é a …

Leia mais

Publicado na Edição 273 Outubro 2017

Bruno Scarpa

Vem para o Arapuka!

Três ambientes, com espaço externo perfeito para happy hour

Vem para o Arapuka!

Bruno Scarpa

Inaugurado há dois meses, o Arapuka Gastrobar foi idealizado em Santos por empresários já proprietários de outros locais famosos e de sucesso na cidade: Adrio Largacha (Cali4nia Bar and Food), Diogo Junqueira (Fish Bar) e Bruno Pascale (Akioh Sushi Bar).

Eles decidiram somar suas experiências e o grande know-how que possuem no segmento para criar um ambiente especial, um bar conceito no padrão dos melhores da capital paulista.

A principal característica da casa e sua especialidade são os drinks com gin, nacional e importado, nos mais …

Leia mais

Publicado na Edição 273 Outubro 2017

Acervo FAMS

Pioneira na beleza brasileira

A foto oficial que levou Zezé à conquista do Brasil

Pioneira na beleza brasileira

Organizado entre 1921 e 1922 pela Revista da Semana, em uma parceria com o jornal A Noite, ambos do Rio de Janeiro, a então capital federal, o primeiro concurso de alcance nacional para a escolha da mulher mais linda do Brasil movimentou a sociedade da época. A disputa se transformou numa autêntica febre, agitando os brasileiros de norte a sul, transformando a rotina de centenas de jovens, e belas, mulheres de mais de 100 cidades do país. Na reta final da prova, das 319 candidatas ao título de …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Divulgação

Chegou a hora!

Atrações para o público interessado em fotografia, vídeo, publicações...

Chegou a hora!

Leandro Ayres

DE 4 a 8 de outubro o Bairro do Valongo, no Centro Histórico de Santos, sediará o Festival Internacional da Imagem, idealizado pelo Estúdio Madalena, de São Paulo, que tem a frente o fotógrafo e produtor cultural Iatã Cannabrava.

Em sua segunda edição, o festival contará com diversas atrações para o público interessado em fotografia, vídeo, publicações e narrativas visuais. As instalações do Centro Histórico serão tomadas por exposições, workshops, mesas de debate, locais para impressão de fotos, exibição de filmes, atividades interativas, shows e performances …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Bruno Scarpa

Café em família

Georgia: ambiente caseiro e aconchegante

Café em família

Bruno Scarpa

Há 3 anos no Guarujá, o Georgia Café começou como uma loja de biquínis sob a direção do empresário Giancarlo. Havia apenas um singelo café em segundo plano para a comodidade de seus clientes. Com o decorrer do tempo, contudo, o café foi tomando maior proporção e a loja de biquínis deu lugar ao Georgia Café. Recentemente, o Georgia abriu uma filial em Santos e em seu comando estão Georgia Paschoal e a sócia Mariana Shimada. Na casa do Guarujá permanecem seu fundador, Giancarlo, e Valéria, …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Acervo FAMS

O bisavô dos quiosques da orla

Rara imagem da “Fructeira Paulista”, montada ao lado das cabines de banho dos hotéis Belvedere e Bandeirante, no Gonzaga

O bisavô dos quiosques da orla

Nas primeiras décadas do século XX, o cidadão que pretendesse tomar banho de sol ou de mar, deveria seguir até a orla vestido como se estivesse indo à missa de domingo. Não era raro ver os cavalheiros com terno e gravata e as senhoras com vestidos garbosos e elegantes. Aqueles que, realmente, tinham a clara intenção de aproveitar a praia, se utilizavam das cabines de banhos que alguns empreendimentos hoteleiros e até outros empresários que não eram do setor de hospedagem montavam na faixa de areia. Era lá, …

Leia mais

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Reprodução

Com que câmera eu vou?

Se você está satisfeito com as fotos ou vídeos que produz...

Com que câmera eu vou?

Leandro Ayres

COMO ensino fotografia para alunos do ensino fundamental e médio em um importante colégio de Santos, é bastante comum nas primeiras aulas a pergunta: “Professor, qual é a melhor câmera pra eu fotografar?”. Eu respondo: “Se você está satisfeito com as fotos ou vídeos que produz através do seu equipamento atual (smartphone ou câmera compacta), continue com ele. Pratique mais, crie mais e salve o bolso dos seus pais”. E as aulas seguem nesta filosofia, visando assim fazê-los alcançar melhores resultados por meio de conceitos e …

Leia mais

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Fotos Bruno Scarpa

100% vegano

Acácia Gastronomia Veg: bistrô, empório e buffet

100% vegano

Bruno Scarpa

Recém-inaugurado no Bairro do Boqueirão, em Santos, o Acácia Gastronomia Veg combina a prestação de serviços de bistrô, empório e buffet. Com dois meses de funcionamento, os proprietários Giselle Castelões e Fabrizio Castelões trouxeram a Santos conceito inovador no ramo da alimentação, com um cardápio 100% vegano.

A responsável pela cozinha é a própria Giselle. O Acácia oferece uma grande variedade de pratos todos os dias, no almoço e jantar, tendo como destaques o Estrogonofe de Proteína com Cogumelo Paris, o Nhoque de Abobrinha e as …

Leia mais

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Acervo FAMS

80 anos no ensino público

Colégio Canadá: Gymnásio do Estado

80 anos no ensino público

Um dos mais tradicionais colégios da cidade de Santos, o Canadá, completa este mês de agosto de 2017, a marca de 80 anos de idade. Conhecido inicialmente como Gymnásio do Estado, foi criado desta forma pelo Decreto 6.601, de 11 de agosto de 1934, durante o governo de Armando Salles de Oliveira. A instituição, então, passou a funcionar em uma casa na avenida Ana Costa e logo depois ocupou uma pequena parte no andar térreo do Grupo Escolar “Dr. Cesário Bastos”. Foi quando, em agosto de 1937 transferiu-se …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Marcelo Donadussi/Divulgação

Cores e tendências

Living Jovem: branco e cores dos sprays Colorgin Arte Urbana

Cores e tendências

A Casacor Rio Grande do Sul apresenta novidades em decoração, arquitetura, design de interiores e paisagismo. A mostra acontece no Petrópole Tênis Clube, em Porto Alegre, e tem patrocínio da Sherwin-Williams. Seus 44 ambientes podem ser visitados de terça a sexta-feira, das 15 às 21 horas, sábado e domingo, das 12 às 21 horas.

No projeto Morada da Praia, assinado pelo arquiteto Michel Eberhardt, por exemplo, foram planejados ambientes em que o convívio social é estimulado com uma agradável sala de estar, onde as cores, a rusticidade e …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Divulgação

Ansiedade infantil

Impaciência, medo, hábito de roer as unhas, vergonha são alguns dos sinais mais comuns

Ansiedade infantil

A ansiedade infantil pode ser confundida com birra ou comportamento típico de criança mimada. Porém, há alguns sintomas que se aparecerem em conjunto podem caracterizar o transtorno. De acordo com Sarah Lopes, psicóloga do sistema Hapvida Saúde, as crianças que têm medo, roem as unhas com frequência, sentem vergonha, têm impaciência e medo de dormir sozinho no seu quarto, fazem xixi na cama, têm fobia escolar e que sempre querem estar perto dos pais são aquelas que, possivelmente, sofrem de ansiedade infantil.

Todos estes sintomas podem variar de …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Bruno Scarpa

Boteco com ar esportivo

UPI Sports Bar: para descontrair e esquecer os problemas do dia a dia

Boteco com ar esportivo

Bruno Scarpa

Localizado na principal avenida gastronômica de Praia Grande, o UPI Sports Bar trouxe para a cidade um novo conceito de bar. Com quatro meses de funcionamento, é um bar moderno, com diversos televisores espalhados pela casa, onde são transmitidos os mais diversos eventos esportivos, de futebol a UFC, incluindo o futebol americano, agradando assim públicos das mais variadas preferências.

Segundo o proprietário Victor Bacchi, o local é perfeito para conversar entre amigos, um verdadeiro “boteco” para descontrair e esquecer os problemas do dia a dia, aproveitar …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Divulgação

Novidades na 2ª Expo Frame

Fotografia Autoral será o tema da palestra de Rodrigo Montaldi

Novidades na 2ª Expo Frame

Leandro Ayres

EM comemoração ao sexto aniversário de fundação, o Frame Fotoclube de São Vicente promoverá a 2ª Expo Frame 2017 – 1ª Semana Fotográfica de São Vicente, de 17 a 23 de julho, no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, na Casa do Barão, Rua Frei Gaspar, 280, Centro da cidade.

O evento terá diversas atividades voltadas para os amantes da fotografia, profissionais e amadores. Uma excelente oportunidade para trocar informações, aprender, fazer amigos e ainda concorrer a brindes através do concurso fotográfico “A história da …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Divulgação

Bela e cheia de desafios

São Pedro: entre as atrações, voos de asa-delta, balonismo, off-road e banhos de cachoeira

Bela e cheia de desafios

Conhecida por suas belezas naturais, a versatilidade faz parte da característica da Estância Turística de São Pedro, localizada no Interior do Estado de São Paulo, a cerca de 200 quilômetros da capital paulista. A cidade de 34,5 mil habitantes repousa na encosta da Serra do Itaqueri e, ao mesmo tempo em que oferece uma diversificada rede hoteleira para quem busca descanso e tranquilidade, é visitada por aventureiros que curtem fazer rapel, trilhas de jipe, voos de asa-delta e parapente, balonismo, off-road e banhos de cachoeira.

Com sua área …

Leia mais