Edição 311Dezembro 2020
Quinta, 21 De Janeiro De 2021
Editorias

Publicado na Edição 311 Dezembro 2020

Fotos Divulgação

Temporada de Inverno!

Yotelpad Park City: apartamentos completos em Canyons Village

Temporada de Inverno!

A cidade de Park City, em Utah, nos Estados Unidos, está sempre criando novas experiências para oferecer memórias inesquecíveis aos visitantes. A cidade está pronta para a próxima temporada de Inverno e, claro, tomando algumas medidas de segurança adicionais.

Esse ano, o Aeroporto Internacional de Salt Lake City, a 35 minutos de Park City, foi renovado e ampliado para oferecer uma melhor experiência de chegadas e partidas aos visitantes nacionais e internacionais. Além disso, três novas propriedades se somam a já extensa lista de opções de hospedagem no destino.

O aeroporto está sendo reestruturado em fases e a primeira acabou de ser concluída. Após a conclusão do projeto, programada para 2024, a expectativa é aumentar o número de visitantes internacionais por ano de 900 mil para 2 milhões por ano até 2037. Dessa forma, espera-se que as companhias aéreas aumentem a oferta de voos internacionais.

O charmoso hotel de luxo que apresenta elementos inspirados na cultura austríaca, Goldener Hirsch Inn, realizou uma expansão com a The Goldener Hirsch Residences, uma interpretação moderna de acomodações na montanha. São 40 novas residências – de estúdios até casas com quatro quartos, divididas em dois edifícios com estilo contemporâneo que se conectarão ao hotel existente por meio de uma ponte com uma bela paisagem e espaço ao ar livre. O local fica no meio da montanha de Deer Valley, dentro do Silver Lake Village.

O Yotelpad Park City oferece condomínios com apartamentos completos na área de Canyons Village, a uma curta distância da Gôndola Red Pine e da Orange Bubble Express em Park City Mountain. As residências possuem tecnologia e design inovadores, permitindo estadias mais funcionais e econômicas. Já o AC by Marriott Park City, com 100 quartos, combina um design sofisticado com o clima de cidade pequena, além de elementos que destacam suas raízes espanholas. Operado pela Marriot Hotels e localizado convenientemente na área de Kimball Junction de Park City, o hotel contará com obras de artes locais, design minimalistas nos quartos, wi-fi gratuito, piscina, academia e também receberá hóspedes pets.

Entre as novas atrações, o Bartolo’s está localizado no centro de Kimball Junction. É um restaurante artesanal inspirado na gastronomia italiana e especializado em massas feitas à mão. Lá é servido café da manhã, brunch, almoço e jantar.

O complexo Woodward Park City oferece uma combinação única de atividades esportivas indoor e outdoor em mais de 24 hectares de área com terrenos planos e montanhosos. O local é ideal para treinar diversas modalidades de esportes de aventura. Além disso, apresenta pista de tubing.

Park City tem mais de 100 opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos, duas estações de esqui – Park City Mountain e Deer Valley Resort –, cerca de 640 km de trilhas públicas e dezenas de restaurantes e lojas, além de outlets. A cidade também é palco do tradicional festival de cinema independente Sundance.

Woodward Park City oferece combinação única de atividades esportivas indoor e outdoor

Publicado na Edição 311 Dezembro 2020

Bruno Scarpa

Jeito caiçara

Mango: hambúrgueres e esfihas artesanais são as atrações gastronômicas

Jeito caiçara

Bruno Scarpa

Em operação há pouco mais de dois meses, o Mango, através dos sócios Fábio, Duarte e Rodrigo, proporciona um conceito de bar temático no estilo caiçara com as mais variadas e saborosas refeições e fast-foods. Sem dúvida, as atrações gastronômicas da casa são os hambúrgueres e esfihas artesanais.

Dentre as delicias do Mango merece destaque o C2 (Canal 2), confeccionado com pão de sal artesanal de fabricação própria, molho especial de maionese caseira com especiarias, smashburger 120 g de carne bovina (blend de acém, coração da …

Leia mais

Publicado na Edição 311 Dezembro 2020

Acervo FAMS

Quatro décadas dedicadas ao Jornalismo

Cristina: “Na TV Tribuna eu me realizei profissionalmente. Lá eu tive todas as oportunidades possíveis”

Quatro décadas dedicadas ao Jornalismo

A jornalista Cristina Guedes gravou seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 11 de dezembro de 2019 no Salão Camoniano do Centro Cultural Português de Santos. Na entrevista Cristina conta sobre seus 40 anos de vida profissional, iniciada no final dos anos 1970 no jornal Cidade de Santos, além de memórias afetivas relacionadas à sua vida pessoal.

Cristina Guedes Gonçalves nasceu em Santos em 23 de agosto de 1956 e passou quase toda sua infância e adolescência no Bairro Boqueirão. Os primeiros anos de estudo foram no colégio …

Leia mais

Publicado na Edição 310 Novembro 2020

Maura Mello/Divulgação

Moderna e elegante

Projeto de Dantas & Passos Arquitetura: marcenaria cinza nos armários inferiores e superiores

Moderna e elegante

O cinza é uma das cores que seguem em alta quando o assunto é eleger um tom para investir em projetos de mobiliários, considerando que valorizar uma cor específica pode ser sinônimo de elegância. As arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, Carina Dal Fabbro, do escritório que leva seu nome, e o arquiteto Renan Altera, do Altera Arquitetura, elencaram dicas para tornar gostoso, acolhedor e descontraído o ambiente monocromático.

Por se tratar de cor neutra, a composição do cinza com outras tonalidades …

Leia mais

Publicado na Edição 310 Novembro 2020

Divulgação

No Quintal da Véia

Quintal da Véia: ambiente faz recordar a casa de nossas queridas e, para alguns, saudosas avós

No Quintal da Véia

Bruno Scarpa

Perto de completar dois anos e meio de funcionamento, sob o comando de Marcos Silveira e Gaia Rondon, o Quintal da Véia, em Santos, nos remete a um ambiente aconchegante e acolhedor, que faz recordar a casa de nossas queridas e, para alguns, saudosas avós. O Quintal é um bar com personalidade, chopp artesanal, petiscos e a tradicional feijoada. O local também dispõe de espaço externo com jardim para clientes e frequentadores se sentirem à vontade para relaxar e apreciar as iguarias da casa.

Dentre os …

Leia mais

Publicado na Edição 310 Novembro 2020

Acervo FAMS

Vida dedicada ao café e ao Santos FC

Florival: “Eu tive a oportunidade e a sorte de viver a era Pelé toda, intensamente”

Vida dedicada ao café e ao Santos FC

O corretor de café Florival Barletta deu entrevista ao Programa Memória-História Oral em 5 de outubro de 2019, no Salão Camoniano do Centro Cultural Português de Santos. Suas memórias remetem à infância, ao comércio dos avós no antigo Bairro Chinês, à sua origem luso-italiana e à forte ligação de seu pai com o Santos FC (paixão que o filho também herdou), além de sua trajetória profissional no ramo de café.

Florival Amado Barletta nasceu em Santos, em 15 de outubro de 1936, no bairro da Vila Belmiro. Filho …

Leia mais

Publicado na Edição 309 Outubro 2020

Divulgação

O ladrilho elegante

Patchwork Renda: modelos Delirio e Gloria, em projeto do arquiteto Rodinei Pinto

O ladrilho elegante

O sucesso do ladrilho hidráulico na decoração não se deve somente ao design alegre das peças, mas por sua alta resistência e fabricação artesanal, que lhe dá identidade e elegância. Pensando na paixão de clientes e profissionais, a Adamá, de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo, listou recomendações para quem quer incluir a peça no projeto.

O ladrilho hidráulico pode ser usado em pisos e paredes de áreas internas, além de varandas cobertas. Seu uso em áreas externas, onde ficará exposto ao sol, requer a aplicação …

Leia mais

Publicado na Edição 309 Outubro 2020

Divulgação

Japonês de cara nova

C3 Shushi Bar: do tradicional rodízio japonês aos combinados

Japonês de cara nova

Bruno Scarpa

Com um ano e sete meses de atividades, o C3 Sushi Bar, sob o comando de Natália Sponton, traz o melhor da culinária japonesa com várias especialidades orientais. Repaginada, após o período inicial da pandemia, a casa dispõe do tradicional rodízio japonês aos combinados da preferência de cada cliente.

Dentre os principais pratos, destaques para o gunkan de camarão, envoltini e a casquinha de siri/camarão. O joy com cream cheese e geleia de pimenta juntamente com o crispy de alho poró com camarão à doré são …

Leia mais

Publicado na Edição 309 Outubro 2020

Acervo FAMS

Pioneira no judô feminino brasileiro

Danielle: primeira brasileira a conquistar medalha em Mundial

Pioneira no judô feminino brasileiro

A ex-atleta olímpica, atual jornalista e gestora de esportes Danielle Zangrando foi entrevistada pelo Programa Memória-História Oral no dia primeiro de outubro de 2020, no Centro de Memória Esportiva Museu De Vaney. Suas lembranças se referem à infância passada em Santos, no bairro do José Menino, dos tempos de juventude morando no bairro do Campo Grande, sua vida como atleta olímpica de judô e a profissão de jornalista, que exerce atualmente.

Danielle Zangrando nasceu em São Paulo, capital, em 25 de julho de 1979, mas sempre foi criada …

Leia mais

Publicado na Edição 308 Setembro 2020

Divulgação

Estimulante e equilibrada

Pedra Esculpida: cor do ano da Coral

Estimulante e equilibrada

Pedra Esculpida é a tonalidade escolhida por um time de especialistas de várias partes do planeta como a cor que representará o próximo ano. Denominado ColourFutures, o estudo global de tendência de cor e comportamento foi elaborado pela AkzoNobel. “A cor Pedra Esculpida nos conecta de volta à natureza e às coisas simples”, afirma Fernanda Figueiredo, gerente de comunicação e colour design da AkzoNobel.

Com um tom neutro quente e natural, a cor permite que outras tonalidades brilhem e fornece uma base sólida para a vida. “É uma …

Leia mais

Publicado na Edição 308 Setembro 2020

Divulgação

Confeitos e sabores em Santos

Choco Cau: ambiente acolhedor para amigos e familiares se encontrarem

Confeitos e sabores em Santos

Bruno Scarpa

Há seis anos a Choco Cau traz o melhor da confeitaria santista, sob comando de Fabrícia Marques. Ela sempre esteve à frente da casa, inicialmente por meio de sociedade com a cunhada, de 2014 a 2017, até adquirir o controle da casa e dar continuidade no projeto com a ajuda do marido Maurício, que atua na parte comercial e financeira do empreendimento.

O conceito da doceria é proporcionar um ambiente acolhedor para amigos e familiares se encontrarem e poderem bater um papo tomando aquele tradicional café …

Leia mais

Publicado na Edição 308 Setembro 2020

Acervo FAMS

Vida dedicada ao cristianismo

Sergio Ferreira: primeiro reverendo santista ordenado da centenária Igreja Anglicana de Santos

Vida dedicada ao cristianismo

O reverendo Sergio Ferreira, da Igreja Anglicana de Todos os Santos, foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 18 de maio de 2017, no estúdio da Universidade São Judas (Campus Unimonte). Em seu depoimento, Ferreira lembra da infância passada no bairro da Vila Mathias, onde nasceu, a alfabetização na escola Cesário Bastos, os anos passados no seminário, no Rio Grande do Sul, e a volta à Santos para estudar no Colégio Canadá, além de sua vida dedicada ao cristianismo.

Sergio Ferreira nasceu na Santa Casa de Santos em …

Leia mais

Publicado na Edição 307 Agosto 2020

Divulgação

Nossa cidade

Beschizza: proposta criação do Condesan para planejar Santos até 2040

Nossa cidade

Ricardo Beschizza

Há uns dias entrei no marco regulatório dos idosos. Uma amiga da família perguntou como eu me sentia e o que gostaria de ganhar de presente. Respondi que me sentia com dores e queria um ombro novo, pois o joelho e lombares recauchutados já havia ganhado.

Nestas datas que marcam décadas é inevitável uma reflexão do que ficou para trás. Lembrei-me aos sete anos, em 1967, pegando o bonde ou trólebus para ir ao Colégio Santista. Quando mudamos para o edifício Laguna, em frente ao mar, …

Leia mais

Publicado na Edição 307 Agosto 2020

Divulgação

Gastronomia árabe em casa

Nazik: salgados com temperos exclusivos e doces de dar água na boca

Gastronomia árabe em casa

Bruno Scarpa

Apostando na crescente tendência do delivery em função da pandemia, a Nazik Gastronomia Árabe, de Guarujá, há três meses oferece o melhor dessa cozinha. Os quitutes são preparados pela chef Nazik Lamis Fakhreddine, formada em gastronomia, e que carrega a raiz libanesa da matriarca da família e também sua sócia, Samira Fakhreddine.

Nazik optou pela gastronomia internacional árabe por influência da mãe Samira, natural da cidade de Borj El Brajneh, no Líbano. O conceito adotado é apresentar a comida árabe de forma original, desde os temperos …

Leia mais

Publicado na Edição 307 Agosto 2020

Acervo

O inexorável da vida

Armando Gomes: “Sou polêmico porque falo o que eu sinto”

O inexorável da vida

O cronista esportivo Armando Gomes gravou depoimento ao Programa Memória-História Oral em 14 de julho de 2011, no Museu de Imagem e do Som de Santos. Na entrevista, Gomes recorda seus tempos de infância passados na casa onde nasceu, no centro da cidade, no bairro da Encruzilhada, onde foi morar com os pais logo depois, e também nos fala de sua trajetória pessoal e profissional. Ao falecer recentemente, aos 76 anos, Armando Gomes deixa uma história de sucesso no rádio e na TV da Baixada Santista, especialmente na …

Leia mais

Publicado na Edição 306 Julho 2020

Divulgação

RA na construção civil

RA: mais facilidade ao cliente para entender um projeto

RA na construção civil

Com o uso da Realidade Aumentada, ou AR, do inglês Augmented Reality, o mercado da construção civil ganhou um aliado para transformar a apresentação dos projetos – antes restritos ao 2D, com uso de softwares e plantas impressas – em uma experiência de imersão, na qual é possível ter acesso a todos os detalhes de uma construção antes mesmo do assentamento do primeiro tijolo. A AR traz para o mundo real o holograma do que será feito no futuro. A intenção é que se possa tomar decisões …

Leia mais

Publicado na Edição 306 Julho 2020

Divulgação

Décadas de tradição

Verde Gaio: um prato diferente a cada dia da semana

Décadas de tradição

Bruno Scarpa

Combinando delícias da cozinha portuguesa, por meio dos sócios Sérgio e Fernando, o Verde Gaio oferece há 25 anos, em Santos, uma grande variedade de lanches, sucos, vitaminas e refeições. São mais de 45 tipos de vitaminas para todos os gostos, como a de goiaba, pera, abacaxi e laranja, acerola, limão, maracujá e laranja. Dentre as refeições, as mais populares são o filé de peito de frango e o bife à rolê acompanhado de purê de batata, arroz, feijão e salada. O contrafilé também é uma …

Leia mais

Publicado na Edição 306 Julho 2020

Acervo FAMS

Mestre de novas sonoridades

Gilberto: “...como o trabalhador é explorado, esmagado sem nenhum dó”

Mestre de novas sonoridades

O maestro e compositor Gilberto Mendes gravou seu depoimento no estúdio da Universidade São Judas – Campus Unimonte, em 14 de março de 2012. Na entrevista, Mendes recorda sua infância vivida nos bairros do Boqueirão, na cidade natal Santos, e em Perdizes, na capital, para onde mudou com a família após a morte do pai. Ao falecer em 2016, aos 93 anos, Gilberto Mendes nos deixou um legado impressionante de sonoridades criativas, com composições executadas em várias salas de concerto mundo afora.

Gilberto Ambrosio Garcia Mendes nasceu em …

Leia mais

Publicado na Edição 305 Junho 2020

Fotos Divulgação

Presmam em novo endereço

Pioneira no segmento de reabilitação e condicionamento físico

Presmam em novo endereço

Com 29 anos de tradição, a Presmam Comercial Ltda. está em novo endereço, à Rua João Guerra, 295, em Santos, com fácil acesso e estacionamento próprio. A empresa é pioneira no segmento de reabilitação e condicionamento físico e, conforme destacaram os diretores, a mudança para local estratégico, ao lado do Hospital dos Estivadores, visa atender com mais facilidade aos profissionais de diferentes áreas da saúde.

Com variada linha de produtos e equipamentos de marcas consagradas, a Presmam supre todas as necessidades para fisioterapia, com destaque: eletroestimulação, laser, ondas …

Leia mais

Publicado na Edição 305 Junho 2020

Divulgação

Sushi de primeira!

Gold Sushi: durante o isolamento social atende para delivery e retirada

Sushi de primeira!

Bruno Scarpa

O Gold Sushi, em Santos, oferece o melhor da gastronomia japonesa e contemporânea no coração do Canal 3. Com pouco mais de oito meses de casa, o Gold Sushi apresenta pratos variados, com destaque para o “temaki gold”, composto por salmão, camarão, cream cheese e cebolinha, envolto de salmão maçaricado regado no molho tarê, e o sashimi de salmão negro, com salmão marinado no shoyu e no molho especial. Uma atração à parte é o tradicional festival com diversas opções para degustação. Ponto a ser salientado …

Leia mais