Edição 299Dezembro 2019
Sábado, 18 De Janeiro De 2020
Editorias

Publicado na Edição 299 Dezembro 2019

Divulgação

Bem-vindo 2020!!!

Dicas importantes para registrar as festas de final de ano

Bem-vindo 2020!!!

Leandro Ayres

E LÁ se vai o ano de 2019. Foram 12 meses de muitas batalhas e superação para a maioria dos brasileiros, vítimas do mau gerenciamento socioeconômico do governo, que prejudica o país desde muito tempo. Mas, ainda assim, há sempre motivos para confraternizar e celebrar com seus entes queridos, a chegada de um novo ano. É tempo de renovarmos as esperanças. Para você que, entre um brinde e outro, gosta de registrar estes momentos de reunião, seguem algumas valiosas dicas para conseguir boas fotos com sua objetiva ou celular:

1) Procure os ambientes bem iluminados, especialmente no caso de fotos com celulares, já que sua capacidade de compensação luminosa (ISO) é menor do que a de uma câmera profissional. Desta maneira suas fotos terão maior nitidez e menos ruído. Se não houver boa iluminação na hora de estourar a champanhe, use o flash.

2) Fotos espontâneas narram melhor a experiência do momento. Sim, sempre existirão as fotos posadas, mas use-as apenas como quebra-gelo e para identificar os presentes. Tenha o seu momento voyeur e registre a conversa animada dos primos que não se encontravam há meses sem que eles o percebam. A expressão da criança ao abrir os presentes. O agradecimento emocionado da mãe ou esposa que tem sua ceia elogiada. Enfim, registre emoções e não apenas poses.

3) Atente-se aos detalhes. Sua tia caprichou no bacalhau à portuguesa e no manjar. Coloque a garrafa e uma taça de vinho ao lado, capriche no enquadramento, observe a luz, e click! Eleve a sua foto à altura deste banquete! Se os enfeites na árvore estão tão criativos que merecem um destaque, faça o registro. Até o pet está com roupinha de Papai Noel? Busque um ângulo para deixá-lo ainda mais divertido! A decoração da mesa, a guirlanda na porta, os embrulhos dos presentes, o rótulo do vinho… são infinitas as possiblidades!

4) Se a proposta é fotografar a queima de fogos, os celulares mais modernos têm o modo “fireworks” entre suas opções ou, em alguns casos, o modo noturno. Esta configuração permite registrar a luz dos fogos de artifício com maior nitidez e vivacidade das cores. No caso de uma câmera profissional DSLR, pode-se apoiá-la em um tripé e usar a longa exposição usando uma velocidade de obturação mais lenta, de acordo com a luz ambiente ofertada.

5) Se beber, não fotografe. O álcool altera a percepção de foco e da linha do horizonte e suas fotos ficarão desfocadas e tortas. A memória também é afetada, então todas as dicas acima sequer serão lembradas. No dia seguinte, ao olhar suas fotos, se as pessoas reviverem o momento da festa e abrirem um sorriso, sua missão foi concluída com sucesso. Reconheceram em cada click as emoções vividas no Natal ou Réveillon!

Boas festas, bons clicks!

Publicado na Edição 299 Dezembro 2019

Divulgação

Pronto para desibernar

Bar do Urso: reunir pessoas e criar momentos únicos em volta da cerveja

Pronto para desibernar

Bruno Scarpa

Há três meses os sócios Ascyron Maião, Claudio Oliveira e Marcio Pennas trouxeram para Santos a franquia Bar do Urso. Uma cervejaria artesanal franqueada da Cervejaria Colorado “com a ideia de reunir pessoas e criar momentos únicos em volta da cerveja”.

Dentre os destaques da casa, vale a pena experimentar a Patagônia Weisse, da Colorado, uma cerveja a base de trigo com sabor adocicado com as misturas de laranja, limão e abacaxi. Já a Hoegaarden é uma cerveja belga, também à base de trigo – aliás, …

Leia mais

Publicado na Edição 299 Dezembro 2019

Acervo FAMS

América Latina romanceada

Contreras: “O Crocodilo” conquistou o prêmio APCA de melhor romance de 2019

América Latina romanceada

O escritor Javier Contreras foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 25 de outubro de 2017, no estúdio da Universidade São Judas – Campus Unimonte. Em seu depoimento, Contreras comenta sobre sua infância atribulada, em constante mudança por causa do trabalho do pai, sua carreira como jornalista e a afirmação como escritor.

FILHO de pais chilenos, Javier Arancibia Contreras nasceu em Salvador, Bahia, em 30 de novembro de 1976. Sua infância é marcada por um constante revezamento entre as praias baianas e o verde do interior do Paraná …

Leia mais

Publicado na Edição 298 Novembro 2019

Fotos Sandra Netto

Diferenciais ao escolher Portobello

Jorge e profissionais da equipe MRA – Geórgia e Regina Abrahão – com a arquiteta Geórgia Linhares Martins, da Casa do Arquiteto

Diferenciais ao escolher Portobello

Especializada no atendimento personalizado a arquitetos – seja para grandes empreendimentos imobiliários, seja para projetos de retrofit –, a MRA Representações oferece toda a linha de produtos Portobello em showroom próprio, no edifício Helbor Offices Washington Luís, no Gonzaga, em Santos. Comemorando 30 anos na representação da maior empresa cerâmica do país, a MRA atende os nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, estando presente nas obras das principais construtoras.

A Portobello está sediada em Tijucas, no estado de Santa Catarina, e possui receita bruta superior a …

Leia mais

Publicado na Edição 298 Novembro 2019

Divulgação

Sob nova direção

Ponto Pompéia é pet friendly: pode levar seu pet tranquilo

Sob nova direção

Bruno Scarpa

Há dois meses sob o novo comando de Cristhiane Matos e Luiz Fernando Gonçalves, o novo Ponto Pompéia, no Bairro Pompéia, em Santos, traz no DNA a marca empreendedora de Cristhiane, que já desenvolvia um trabalho com lembranças de eventos e vasos decorativos. A demanda foi aumentando e surgiu a ideia de associar a loja física com uma cafeteria.

A proposta da casa foi criar um ambiente acolhedor para que as pessoas se sintam felizes em ficar no local. A parte da cafeteria é bem variada, …

Leia mais

Publicado na Edição 298 Novembro 2019

Acervo FAMS

Arquitetura e arte

Eber de Gois: “O artista é uma antena do seu tempo”

Arquitetura e arte

Arquiteto, poeta e pintor, Eber de Gois gravou seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 12 de junho de 2019, no espaço que leva seu nome e que combina ateliê, estúdio, biblioteca e ambiente onde sua arte pode ser admirada, discutida e compartilhada. Em sua entrevista, de Gois nos conta do seu fascínio por desenhos desde a infância e sobre sua trajetória profissional e pessoal.

Eber de Gois nasceu em Santos, em 14 de agosto de 1948. Fascinado por desenhos e cores desde a infância, seu primeiro contato …

Leia mais

Publicado na Edição 297 Outubro 2019

Leandro Ayres

Festival Internacional da Imagem em Santos

Atividades acontecerão em vários espaços do Centro Histórico

Festival Internacional da Imagem em Santos

Leandro Ayres

CRIADO em 2016, o Valongo Festival Internacional da Imagem acontecerá de 8 a 10 de novembro, no Centro Histórico de Santos. O evento tem a finalidade de analisar as diversas formas de concepção e produção das narrativas visuais contemporâneo, em todas as plataformas midiáticas, por meio de diferentes atividades que envolvem palestras, oficinas, exposições, shows e outras formas de interação. O evento pretende, ainda, desafiar a compreensão a respeito do próprio campo da arte em que está inserido, ao abrir espaço para a experimentação e a …

Leia mais

Publicado na Edição 297 Outubro 2019

Divulgação

Sofisticação e alta gastronomia

Carolles Bistrô: destaque para o rodízio de vinhos, o que é pouco explorado na região

Sofisticação e alta gastronomia

Bruno Scarpa

Há cinco meses proporcionando o melhor da alta gastronomia em Santos, o Carolles Bistrô, através de André Perrella e Caroline Teixeira, combina o conhecimento culinário dos proprietários com ambiente aconchegante, para que os clientes aproveitem a experiência da melhor maneira possível.

Os pratos são sofisticados e fazem jus ao conceito do local, como os saborosos “Rigatoni Carolles” (rigatoni com molho rosé apimentado, flambado na vodka em chamas) e o “Risoto Pecorino” (risoto com queijo pecorino, lascas de presunto cru e figos grelhados). A parte de drinks …

Leia mais

Publicado na Edição 297 Outubro 2019

Acervo FAMS

Literatura como crítica social

Ademir Demarchi: trabalho mais recente é Gambiarra: uma pinguela para o futuro do pretérito

Literatura como crítica social

O escritor Ademir Demarchi foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 13 de junho de 2017, no estúdio da Universidade São Judas – Campus Unimonte. Demarchi relata em seu depoimento a sua trajetória de vida pessoal e seu trabalho como escritor, que inclui várias obras publicadas ao longo de três décadas.

ADEMIR Demarchi nasceu em Maringá, em 7 de abril de 1960, e reside em Santos há 25 anos, onde trabalha como redator. Formado em Letras/Francês, com mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em …

Leia mais

Publicado na Edição 296 Setembro 2019

Reprodução

Paraty em Foco

Tema deste ano será “Migrações”: retrato da miséria, angústia, incertezas, morte...

Paraty em Foco

Leandro Ayres

EM junho de 2004, em uma viagem a trabalho ao Brasil, o italiano Giancarlo Mecarelli visitou Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. Encantado pelo Centro Histórico e a beleza ao redor, com ilhas e praias paradisíacas, e a ideia de abrir uma galeria e realizar um evento de fotografia na cidade, Mecarelli decide deixar a Itália onde vivia há 22 anos. Em janeiro de 2005, se instalou no Centro Histórico, abriu a Galeria Zoom de Fotografia e criou o Paraty em Foco – Festival Internacional …

Leia mais

Publicado na Edição 296 Setembro 2019

Divulgação

Made in Santos!

Tekoá é pet friendly: você pode levar seu cãozinho enquanto degusta um chope artesanal

Made in Santos!

Bruno Scarpa

Empreendimento dos sócios João Carlos Haas, Antonio Neto e Gilda Assis, a Tekoá Cervejaria Artesanal, em Santos, completa sete meses de casa com sua marca própria de chope artesanal e a proposta de fazer o cliente se sentir em casa, tornando o local uma extensão de seu próprio lar.

O cardápio possui diferentes opções, como lanches e porções, com destaque para o sanduíche de pernil, sanduíche vegetariano e o bolinho de carne seca com massa de abóbora. Os pastéis e o bolinho de carne de panela …

Leia mais

Publicado na Edição 296 Setembro 2019

Acervo FAMS

Educação e cidadania feminina

Audrey Kleys: “Construir uma sociedade mais participativa e consciente dos seus direitos e deveres”

Educação e cidadania feminina

A educadora, jornalista e vereadora Audrey Kleys foi entrevistada pelo Programa Memória-História Oral em 14 de dezembro de 2016, na Sala Serafim Gonzalez, localizada na Casa de Frontaria Azulejada, no Centro Histórico de Santos. Em seu depoimento, Audrey recorda passagens de sua infância, adolescência e de sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional.

AUDREY Kleys Cabral de Oliveira Dinau nasceu em Santos, em 23 de setembro de 1974. Casada e mãe de um filho, Audrey é jornalista, professora, bacharel em Direito, pós-graduada em Formação de Professores em Educação à …

Leia mais

Publicado na Edição 295 Agosto 2019

Divulgação

Resgate de ícone português

Jatobá: pastilhas com vários desenhos em placas sortidas

Resgate de ícone português

A coleção Quintas da Jatobá Pastilhas é inspirada na azulejaria portuguesa, com seus elementos orientais da época das colonizações, composta pelos clássicos arabescos azuis no fundo branco. Por meio da técnica do decalque são criados vários desenhos em placas sortidas. Além do movimento criado pela estampa azulejo, as imagens também podem ser figurativas, com gravuras voltadas para a cultura lusitana.

Para se chegar a esse resultado, o processo de decalque – em folha especial impressa com os desenhos da coleção – acontece em cima de uma pastilha branca …

Leia mais

Publicado na Edição 295 Agosto 2019

Divulgação

Disfunção cognitiva na esclerose múltipla

Possibilidade de potencializar o diagnóstico precoce

Disfunção cognitiva na esclerose múltipla

O diagnóstico precoce da esclerose múltipla é o maior aliado do paciente, já que com o tratamento, a evolução da doença pode ser controlada, garantindo uma vida social mais ativa. Segundo dados da National Multiple Sclerosis Society, dos Estados Unidos, que estuda e difunde pesquisas sobre a doença, mais da metade das pessoas com a esclerose múltipla poderão desenvolver problemas com a cognição, que diz respeito a uma gama de funções cerebrais de alto nível. A neurocientista e neuropsicóloga Carina Spedo afirma: “Combinando a clínica, exames de …

Leia mais

Publicado na Edição 295 Agosto 2019

Luiz Carlos Ferraz

Muita atenção na transfusão sanguínea

Muita atenção na transfusão sanguínea

Para doar, é ideal um pet de temperamento calmo e tranquilo

A TRANSFUSÃO sanguínea é o procedimento pelo qual se realiza a transferência de sangue total ou produtos sanguíneos de um doador para um receptor – no nosso caso de interesse, entre animais. O veterinário Eduardo Ribeiro Filetti explica que o uso dos componentes sanguíneos permite que mais de um paciente se beneficie de apenas um doador e reduz os riscos de reações contra outros componentes desnecessários: “Os doadores devem ser saudáveis, bem nutridos, livre de ectoparasitas e …

Leia mais

Publicado na Edição 294 Julho 2019

Divulgação

Focado na família!

Se fotografou o casamento do casal, prepare-se para a gestação da cliente...

Focado na família!

Leandro Ayres

O CLICK Family 2019 – 3º Congresso Internacional de Fotografia de Família, como das vezes anteriores, trará ao Brasil alguns dos melhores e mais talentosos fotógrafos de família do mundo. Serão três dias de congresso e dois dias de workshops que acontecerão de 13 a 15 de agosto no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista. Para participar, o interessado deverá desembolsar na inscrição valores entre R$ 200 e R$ 1.297, dependendo do pacote adquirido.

Este é o evento ideal para quem pretende aprender com profissionais …

Leia mais

Publicado na Edição 294 Julho 2019

Divulgação

Da polarização à sofisticação

Duas unidades em Santos, no Boqueirão e Ponta da Praia

Da polarização à sofisticação

Bruno Scarpa

Com 11 anos de casa e duas unidades em Santos, o Okumura Restaurante, por meio de Márcio Okumura e Marcos Andrade, no início tinha a ideia de polarizar a cozinha japonesa na cidade com temakis, sushis, sashimis e pratos quentes. Com a abertura da segunda unidade, o restaurante conseguiu produzir pratos mais elaborados para um público mais exigente e com iguarias servidas no balcão pelo próprio chef.

Os carros-chefes da casa continuam sendo os temakis, sushis, sashimis e pratos quentes. Dentre os principais, destaque para o …

Leia mais

Publicado na Edição 294 Julho 2019

Acervo FAMS

Um século dedicado às artes e filantropia

Edith Pires: “Memórias do Casarão Branco”, seu livro mais famoso

Um século dedicado às artes e filantropia

A escritora Edith Pires foi entrevistada pelo Programa Memória-História Oral em 23 de agosto de 2008, no estúdio da Universidade São Judas – Campus Unimonte. Em seu depoimento, Edith recorda suas memórias como moradora do casarão branco, que atualmente abriga a Pinacoteca Benedito Calixto, e sua relação com a literatura, artes e filantropia, vividas ao longo do século XX na cidade de Santos.

EDITH Pires Gonçalves Dias nasceu em São Paulo em 6 de julho de 1919 e veio com a família para Santos com um ano de …

Leia mais

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Leandro Ayres

Pintando com a luz

É essencial que o local esteja privado de luz...

Pintando com a luz

Leandro Ayres

PARA alguns, a fotografia é a resposta mais imediata para quem gosta de artes visuais e deseja produzir imagens. Sim, porque para colocar uma bela paisagem ou retrato na tela, o pintor precisa de habilidade com os pincéis e o fotógrafo, usando um celular ou câmera no modo automático, tem apenas que enquadrar e apertar o botão. Não desmerecendo a categoria, da qual me incluo, mas é fato que qualquer cidadão é capaz de fotografar um lindo pôr do sol na praia, mas não conseguiria reproduzir …

Leia mais

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Divulgação

Do campo para a cidade

Sítio 17: conceito de cozinha artesanal autoral e horta no local

Do campo para a cidade

Bruno Scarpa

Com oito meses de atividades, o Sítio 17 Mar e Campo trouxe a Santos um conceito interessante e inovador. Seus proprietários têm experiência no ramo gastronômico com outros estabelecimentos consagrados na cidade e também o chef de cozinha possui uma vasta experiência adquirida em restaurantes tradicionais de Santos.

O Sítio 17 apresenta o conceito de cozinha artesanal autoral e produz ingredientes numa horta local, trazendo o ambiente do campo, além de manter parcerias com sítios orgânicos. A casa utiliza canudos de inox, energia solar e todos …

Leia mais