Edição 272Setembro 2017
Sábado, 21 De Outubro De 2017
Editorias

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Divulgação

Chegou a hora!

Atrações para o público interessado em fotografia, vídeo, publicações...

Chegou a hora!

Leandro Ayres

DE 4 a 8 de outubro o Bairro do Valongo, no Centro Histórico de Santos, sediará o Festival Internacional da Imagem, idealizado pelo Estúdio Madalena, de São Paulo, que tem a frente o fotógrafo e produtor cultural Iatã Cannabrava.

Em sua segunda edição, o festival contará com diversas atrações para o público interessado em fotografia, vídeo, publicações e narrativas visuais. As instalações do Centro Histórico serão tomadas por exposições, workshops, mesas de debate, locais para impressão de fotos, exibição de filmes, atividades interativas, shows e performances com convidados nacionais e internacionais. O foco é a discussão em torno da imagem, em debates sobre linguagem, prática documental e artística para a construção da imagem de um país e o planejamento de seus novos rumos. A entrada aos locais é inteiramente gratuita com inscrições feitas por ordem de chegada.

Com o objetivo de dar suporte a uma nova geração de artistas interessada em dominar todas as etapas do processo criativo – reflexão, produção, edição e distribuição de projetos – a produção do festival ofereceu um programa de bolsas de estudos integrais para as 18 opções de workshops que acontecerão no festival, bastando para isso o postulante preencher um formulário on line no link https://valongo.com/infos/

As arenas se constituem em espaço simbólico criado para fomentar reflexão e discussão acerca da imagem, da representação, de novos rumos e ideias. Elas acontecerão em diferentes locais ocupados pelo festival e sugerem formas alternativas de trocas, debates e de resistência através da produção de imagens.

O espaço coletivo de publicações abrigará a discussão sobre publicações e fotografia no Valongo. O galpão, recentemente renovado, contará com uma série de atividades ao longo de todos os dias do festival com um foco especial em fotolivros, zines e impressos ligados à imagem fotográfica.

O Valongo Festival Internacional da Imagem decidiu convocar fotógrafos, jornalistas e designers interessados em construir coletivamente a peça gráfica, catálogo ou revista do festival. Este ano o catálogo do Valongo Festival será uma experimentação e sua elaboração será viva e coletiva. Segundo a organização, será formada uma equipe por meio de uma chamada aberta, onde talentos e vontades serão distribuídas, para que possa ser entregue às pessoas uma publicação produzida e impressa durante o próprio festival.

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Bruno Scarpa

Café em família

Georgia: ambiente caseiro e aconchegante

Café em família

Bruno Scarpa

Há 3 anos no Guarujá, o Georgia Café começou como uma loja de biquínis sob a direção do empresário Giancarlo. Havia apenas um singelo café em segundo plano para a comodidade de seus clientes. Com o decorrer do tempo, contudo, o café foi tomando maior proporção e a loja de biquínis deu lugar ao Georgia Café. Recentemente, o Georgia abriu uma filial em Santos e em seu comando estão Georgia Paschoal e a sócia Mariana Shimada. Na casa do Guarujá permanecem seu fundador, Giancarlo, e Valéria, …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Acervo FAMS

O bisavô dos quiosques da orla

Rara imagem da “Fructeira Paulista”, montada ao lado das cabines de banho dos hotéis Belvedere e Bandeirante, no Gonzaga

O bisavô dos quiosques da orla

Nas primeiras décadas do século XX, o cidadão que pretendesse tomar banho de sol ou de mar, deveria seguir até a orla vestido como se estivesse indo à missa de domingo. Não era raro ver os cavalheiros com terno e gravata e as senhoras com vestidos garbosos e elegantes. Aqueles que, realmente, tinham a clara intenção de aproveitar a praia, se utilizavam das cabines de banhos que alguns empreendimentos hoteleiros e até outros empresários que não eram do setor de hospedagem montavam na faixa de areia. Era lá, …

Leia mais

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Reprodução

Com que câmera eu vou?

Se você está satisfeito com as fotos ou vídeos que produz...

Com que câmera eu vou?

Leandro Ayres

COMO ensino fotografia para alunos do ensino fundamental e médio em um importante colégio de Santos, é bastante comum nas primeiras aulas a pergunta: “Professor, qual é a melhor câmera pra eu fotografar?”. Eu respondo: “Se você está satisfeito com as fotos ou vídeos que produz através do seu equipamento atual (smartphone ou câmera compacta), continue com ele. Pratique mais, crie mais e salve o bolso dos seus pais”. E as aulas seguem nesta filosofia, visando assim fazê-los alcançar melhores resultados por meio de conceitos e …

Leia mais

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Fotos Bruno Scarpa

100% vegano

Acácia Gastronomia Veg: bistrô, empório e buffet

100% vegano

Bruno Scarpa

Recém-inaugurado no Bairro do Boqueirão, em Santos, o Acácia Gastronomia Veg combina a prestação de serviços de bistrô, empório e buffet. Com dois meses de funcionamento, os proprietários Giselle Castelões e Fabrizio Castelões trouxeram a Santos conceito inovador no ramo da alimentação, com um cardápio 100% vegano.

A responsável pela cozinha é a própria Giselle. O Acácia oferece uma grande variedade de pratos todos os dias, no almoço e jantar, tendo como destaques o Estrogonofe de Proteína com Cogumelo Paris, o Nhoque de Abobrinha e as …

Leia mais

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Acervo FAMS

80 anos no ensino público

Colégio Canadá: Gymnásio do Estado

80 anos no ensino público

Um dos mais tradicionais colégios da cidade de Santos, o Canadá, completa este mês de agosto de 2017, a marca de 80 anos de idade. Conhecido inicialmente como Gymnásio do Estado, foi criado desta forma pelo Decreto 6.601, de 11 de agosto de 1934, durante o governo de Armando Salles de Oliveira. A instituição, então, passou a funcionar em uma casa na avenida Ana Costa e logo depois ocupou uma pequena parte no andar térreo do Grupo Escolar “Dr. Cesário Bastos”. Foi quando, em agosto de 1937 transferiu-se …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Marcelo Donadussi/Divulgação

Cores e tendências

Living Jovem: branco e cores dos sprays Colorgin Arte Urbana

Cores e tendências

A Casacor Rio Grande do Sul apresenta novidades em decoração, arquitetura, design de interiores e paisagismo. A mostra acontece no Petrópole Tênis Clube, em Porto Alegre, e tem patrocínio da Sherwin-Williams. Seus 44 ambientes podem ser visitados de terça a sexta-feira, das 15 às 21 horas, sábado e domingo, das 12 às 21 horas.

No projeto Morada da Praia, assinado pelo arquiteto Michel Eberhardt, por exemplo, foram planejados ambientes em que o convívio social é estimulado com uma agradável sala de estar, onde as cores, a rusticidade e …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Divulgação

Ansiedade infantil

Impaciência, medo, hábito de roer as unhas, vergonha são alguns dos sinais mais comuns

Ansiedade infantil

A ansiedade infantil pode ser confundida com birra ou comportamento típico de criança mimada. Porém, há alguns sintomas que se aparecerem em conjunto podem caracterizar o transtorno. De acordo com Sarah Lopes, psicóloga do sistema Hapvida Saúde, as crianças que têm medo, roem as unhas com frequência, sentem vergonha, têm impaciência e medo de dormir sozinho no seu quarto, fazem xixi na cama, têm fobia escolar e que sempre querem estar perto dos pais são aquelas que, possivelmente, sofrem de ansiedade infantil.

Todos estes sintomas podem variar de …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Bruno Scarpa

Boteco com ar esportivo

UPI Sports Bar: para descontrair e esquecer os problemas do dia a dia

Boteco com ar esportivo

Bruno Scarpa

Localizado na principal avenida gastronômica de Praia Grande, o UPI Sports Bar trouxe para a cidade um novo conceito de bar. Com quatro meses de funcionamento, é um bar moderno, com diversos televisores espalhados pela casa, onde são transmitidos os mais diversos eventos esportivos, de futebol a UFC, incluindo o futebol americano, agradando assim públicos das mais variadas preferências.

Segundo o proprietário Victor Bacchi, o local é perfeito para conversar entre amigos, um verdadeiro “boteco” para descontrair e esquecer os problemas do dia a dia, aproveitar …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Divulgação

Novidades na 2ª Expo Frame

Fotografia Autoral será o tema da palestra de Rodrigo Montaldi

Novidades na 2ª Expo Frame

Leandro Ayres

EM comemoração ao sexto aniversário de fundação, o Frame Fotoclube de São Vicente promoverá a 2ª Expo Frame 2017 – 1ª Semana Fotográfica de São Vicente, de 17 a 23 de julho, no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, na Casa do Barão, Rua Frei Gaspar, 280, Centro da cidade.

O evento terá diversas atividades voltadas para os amantes da fotografia, profissionais e amadores. Uma excelente oportunidade para trocar informações, aprender, fazer amigos e ainda concorrer a brindes através do concurso fotográfico “A história da …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Divulgação

Bela e cheia de desafios

São Pedro: entre as atrações, voos de asa-delta, balonismo, off-road e banhos de cachoeira

Bela e cheia de desafios

Conhecida por suas belezas naturais, a versatilidade faz parte da característica da Estância Turística de São Pedro, localizada no Interior do Estado de São Paulo, a cerca de 200 quilômetros da capital paulista. A cidade de 34,5 mil habitantes repousa na encosta da Serra do Itaqueri e, ao mesmo tempo em que oferece uma diversificada rede hoteleira para quem busca descanso e tranquilidade, é visitada por aventureiros que curtem fazer rapel, trilhas de jipe, voos de asa-delta e parapente, balonismo, off-road e banhos de cachoeira.

Com sua área …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Acervo FAMS

Templo gótico na orla

Basílica Santo Antônio do Embaré: foto da década de 1920

Templo gótico na orla

A Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré surgiu como uma pequena capela, em 1875, construída por ordem de Antonio Ferreira da Silva (o Visconde do Embaré), na chácara de sua propriedade, frontal à orla da praia da Barra. Após a morte do emérito santista, em 1887, a capela passou por um processo de degeneração, até que, em 1910, foi reformada.

Nos anos seguintes, com o aumento de residências na região da orla, viu-se a necessidade de ampliar o templo, a fim de atender a demanda …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

Divulgação

Esqui na Primavera

Hotel Les Fermes de Marie: em Megève, no coração dos Alpes franceses

Esqui na Primavera

A Primavera traz vida e cores às paisagens deixadas pelo Inverno e proporciona um período excelente para a prática dos esportes de neve na região dos Alpes franceses. Para aproveitar a estação, a rede Maison & Hotels Sibuet conta com hotéis boutique em quatro badalados destinos de esqui.

Megève, por exemplo, oferece aos praticantes de esportes mais de 440 quilômetros de pista e cerca de 100 meios de elevação. Neste destino, os hotéis Les Fermes de Marie, Mont-Blanc e Lodge Park apresentam diferentes possibilidades, com pontos estratégicos para …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

Divulgação

Cuidado com a low carb

Melhor caminho é procurar orientação especializada

Cuidado com a low carb

A dieta da vez é a low carb, que promete perda de peso mediante a redução de considerável ingestão de carboidratos, principalmente no período noturno, e aumento do consumo de proteína e gordura saudável. O emagrecimento acontece justamente por essa menor quantidade de alimentos, que faz com que o organismo baixe a produção de glicemia no período noturno. Apesar do aparente benefício instantâneo, existem contraindicações, principalmente quando o caso for com diabéticos. De acordo com o médico Theo Webert, pacientes com diabetes que sejam desejam seguir a …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

A família cresce…

A família cresce…

A partir desta edição o Perspectiva abre espaço para falar de nossos muito mais que amigos, cada vez mais reconhecidos como nossa família, num bate papo, um “papo pet” aberto com o médico veterinário dr. Eduardo Ribeiro Filetti. Bem-vindos!

 As famílias brasileiras estão cada vez mais diferentes e isso influencia o animal de estimação que se tem em casa. Além de cães e gatos, as pessoas estão adotando outras espécies, como chinchilas, iguanas, salamandras, cobras… Para ajudar a entender melhor sobre a necessidade de cada um desses bichos …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Divulgação

Firme na competição

JAC T5: continua sendo o melhor carro da montadora no Brasil

Firme na competição

Nelson Tucci

O estilo é agressivo. O design arrojado faz do JAC T5 um SUV bonito. E mais que isso, prazeroso ao dirigir. A suspensão tipo McPherson é bem calibrada, favorecendo com que tenha boa performance na cidade e na estrada, mesmo nas curvas mais fechadas. Em nossa avaliação, este permanece sendo o melhor carro da montadora, no Brasil.

A cabine continua um show. Grande, dá visibilidade ao motorista e conforto a todos os passageiros. O volante multifuncional, revestido, tem boa aderência às mãos e a direção assistida é …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Divulgação

Passa um filme na cabeça…

Rolleiflex SL66 de 1966: quanto mais rara e antiga é a câmera, melhor

Passa um filme na cabeça…

Leandro Ayres

A VERDADEIRA história da fotografia inicia-se em 1817, quando o francês Joseph-Nicéphore Niépce obteve imagens com cloreto de prata sobre papel. Em 1822, conseguiu fixar uma imagem, pouco contrastada, sobre uma placa metálica, utilizando nas partes claras betume-da-judeia, mas somente no Verão de 1826 conseguiu produzir a primeira fotografia, da janela de sua casa, que se encontra preservada até hoje.

A fotografia popularizou-se como produto de consumo a partir de 1888, com a entrada no mercado da empresa Kodak. Sua publicidade baseava-se no fato de que …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Bruno Scarpa

O bolo da vovó!

Reviver momentos do passado, em clima caseiro e aconchegante

O bolo da vovó!

Bruno Scarpa

Há um ano e quatro meses o casal Carla e Augusto Schulz trouxe a Santos a franquia Bolo da Madre, uma casa de bolos bem ao estilo retrô, com ambiente e decoração que remetem ao tema. Segundo os proprietários, o Bolo da Madre é um lugar para reviver momentos do passado, em clima caseiro e aconchegante.

A casa oferece espaço com ar-condicionado e uma área externa para quem prefere se deliciar com os bolos ao ar livre.

O carro-chefe, e que é reconhecido como a identidade …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Acervo FAMS

Progresso para a Baixada Santista

Festa de inauguração da Rodovia Anchieta, em 1947: no carro da frente o governador Adhemar de Barros

Progresso para a Baixada Santista

Depois da inauguração da nova estrada para o litoral paulista, a Rodovia Anchieta, em 22 de abril de 1947, São Paulo conheceu um novo ciclo de desenvolvimento, em especial o verificado nas cidades da Baixada Santista, que testemunharam o surgimento do polo petroquímico siderúrgico de Cubatão e o crescimento do setor imobiliário, aliado ao aumento substancial de turistas e veranistas em busca de sossego e lazer durante as temporadas de Verão.

O velho Caminho do Mar (SP-148) já não suportava o volume de trânsito entre o Planalto e …

Leia mais

Publicado na Edição 266 Março 2017

Leandro Ayres

Como nos velhos tempos…

Serviço exclusivo caracteriza turista com vestimentas do início do século XX

Como nos velhos tempos…

Leandro Ayres

SANTOS tem um centro histórico que o poder público, muitas vezes em parceria com a iniciativa privada, tem valorizado ao longo das últimas administrações, por meio de ações de manutenção e revitalização de imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

São vários os pontos turísticos no Centro Histórico que valem menção por sua importância na configuração da cidade, como a Casa do Trem Bélico, o Santuário do Valongo, o Museu de Arte Sacra, o Pantheón dos Andradas, a Bolsa Oficial do Café, …

Leia mais