Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Restauração da Sala Princesa Isabel

Sala Princesa Isabel: detalhes da pintura do teto são recuperados

Restauração da Sala Princesa Isabel

A restauração da Sala Princesa Isabel, no Palácio José Bonifácio, na Praça Mauá, Centro Histórico de Santos, está agora concentrada na recuperação do teto. Uma equipe trabalha sobre andaime montado a cerca de metro e meio abaixo da estrutura. “Retiramos o verniz amarelado sobre a pintura do teto para que a decoração fique mais límpida e vívida. É a primeira etapa do trabalho, mais difícil e trabalhosa”, afirma Márcia Nicolau, uma das responsáveis pela equipe.

O restauro começou com serviços de prospecção e análises de cor que compuseram o mapeamento dos danos para permitir a recuperação. Depois, foram feitos testes de cor das paredes, com auxílio de um cromatógrafo e outra equipe recuperou 16 arandelas e 11 lustres menores, todos em cristal da Bohêmia.

O lustre principal, pendurado no centro do teto da sala, foi retirado para recuperação. A peça tem 2,90 metros de altura, 2 metros de diâmetro e pesa de cerca de 300 quilos. Os cristais são suspensos por fios de cobre e as partes com problemas serão consertadas. Dois vitrais superiores, onde foram instalados aparelhos de ar-condicionado, serão recuperados, além de arandelas de cristal e as ferragens originais. A climatização será por meio de aparelho split, sem interferir nos detalhes da sala, que ainda tem parte da fiação de pano (fio trançado em tecido), original da época da construção.

A restauração inclui o piso em madeira, que será lixado, calafetado e receberá nova resina. O carpete antigo dará lugar a um novo, de melhor qualidade, com cor mais harmônica com o ambiente. Os circuitos elétricos serão revistos, com todas as lâmpadas em LED. A sala contará com novo sistema multimídia, tela em LED e sonorização.

Responder