Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias
Edição 312 Janeiro 2021

Edição 312 Janeiro 2021

→ Visualizar versão impressa em PDF

Direito animal

Luiz Carlos Ferraz

Enfadado diante de tanta notícia ruim produzida no âmbito da pandemia de Covid-19 – na qual até mesmo o bendito início da vacinação acirra nossa capacidade de se indignar e refletir sobre genocídio, corrupção e incapacidade de nossos medíocres governantes, estejam eles em qualquer das esferas de poder –, também não haverá de nos colocar de volta ao trambelho querer agora comparar o Brasil a outras nações do planeta, desenvolvidas e soberanas, como se fosse possível exigir atitudes civilizadas e coerentes, não só ao enfrentamento …

Leia mais

Bolsonaro e a pandemia

Bolsonaro e a pandemia

Eduardo Murray

É na hora da crise que o caráter do homem é posto à prova.

O caráter, sendo ele o conjunto de traços morais e éticos de um indivíduo, é demonstrado por este ao longo da existência através de sua conduta, opiniões e senso de justiça.

O objetivo maior que deveria nortear um indivíduo para a formação de seu caráter é o bem universal da raça humana, o sentimento de que todos os indivíduos são iguais e devem ser cuidados e respeitados, uns pelos outros, e pelo …

Leia mais

Método construtivo sustentável

Método construtivo sustentável

A Embraed utiliza o sistema de “gang forms” (formas trepantes) da empresa sul-coreana S-Form no Aurora Exclusive Home, que está sendo construído em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina. “O sistema de formas trepantes é muito utilizado na Europa, porém ainda pouco difundido no Brasil. O sistema melhora a geometria das torres, que são cada vez mais altas, de forma a garantir ainda mais qualidade e velocidade na produção”, explicou o diretor de engenharia da Embraed, Emerson Pompeo: “Ele reduz até 20% do tempo para concretagem de …

Leia mais

Casa de campo com clube hípico

Casa de campo com clube hípico

Desenvolvido pela Alphaz, o Clube Hípico Pegasus é destinado a quem pretende usufruir do conforto de uma propriedade sofisticada e ama equitação e/ou tem o hábito de realizar montarias. O empreendimento está localizado em Itanhandu, na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, possui 62.290 metros quadrados e oferece títulos privativos para construção de casas.

“O Pegasus é um projeto diferenciado que oferece ao dono do título um terreno para construção de imóvel e toda infraestrutura para hospedar e tratar de cavalos”, explica Luigi Scianni Romano, sócio-fundador da Alphaz: …

Leia mais

Atenção ao adquirir produtos e serviços na internet

Atenção ao adquirir produtos e serviços na internet

VIPy, aplicativo gratuito criado pelo Movimento Compre&Confie, que atua monitorando o CPF de seus usuários no e-commerce e contribui para a identificação de possíveis fraudes, listou pontos que merecem atenção ao adquirir produtos e serviços na internet: senhas fracas (alterne entre letras minúsculas e maiúsculas, além de números e caracteres especiais); deixar o cartão de crédito registrado (evite permissões que deixem os dados registrados nos varejistas); serviços de e-mail sem proteção (opte por serviços de empresas certificadas pela segurança e reconhecidas no mercado); e comprar em qualquer dispositivo …

Leia mais

Destaque entre as cidades mais inteligentes do país

Destaque entre as cidades mais inteligentes do país

Ao completar 475 de fundação da vila, Santos comemora o reconhecimento de ações e projetos em função dos investimentos em tecnologia e projetos de parcerias público-privadas (PPP) visando a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos. Alguns desses resultados foram apresentados pelo portal ConnectedSmartCities, especializado em conteúdo sobre cidades inteligentes.

Em 2020, Santos ficou em sétimo lugar no ranking ConnectedSmartCities, organizado pela Urban System e empresa Necta, o qual mapeou os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes no país, apontando as cidades mais inteligentes e conectadas de …

Leia mais

O ano mais mortal de SP

COM a morte de mais de 200 mil pessoas no país, a pandemia transformou 2020 no ano mais mortal da história do estado de São Paulo. Desde o início da série histórica das estatísticas vitais de óbitos do registro civil, em 1999, nunca morreram tantos paulistas em um só ano, e nunca houve uma variação anual de óbitos tão grande como a ocorrida na comparação entre 2019 e 2020. Segundo dados do Portal da Transparência, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, os óbitos registrados pelos …

Leia mais

Graprohab melhora performance

O Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo (Graprohab), vinculado à secretaria de estado da Habitação, aumentou em 9% o número de empreendimentos protocolados em 2020, com a quantidade de lotes e unidades habitacionais passando de 266 mil em 2019 para 290 mil no estado. Só na Região Metropolitana de São Paulo o aumento foi 11,7%, com 101 mil unidades contra 90 mil em 2019. Mesmo com a pandemia, o ganho de performance foi possível com a digitalização dos procedimentos.

“A digitalização …

Leia mais

Processos digitalizados facilitam regularização

Processos digitalizados facilitam regularização

A secretaria de estado da Habitação passou a realizar a tramitação eletrônica com os cartórios de registro de imóveis de todos os documentos integrantes do processo administrativos de regularização fundiária. A medida é importante para dar continuidade às ações de regularização do Programa Cidade Legal, diante da suspensão de atendimento presencial ao público nos estabelecimentos cartoriais para evitar a disseminação da Covid-19.

O Cidade Legal segue a orientação do Centro de Contingência do coronavírus do estado e continua ativo, realizando análises de processos e produzindo documentos que auxiliam …

Leia mais

Prêmio prorroga inscrições

Foi prorrogado até 19 de fevereiro o prazo de inscrição ao 8º Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura, por meio do site www.premiosaintgobainasbea.com.br Promovido pelo Grupo Saint-Gobain, em parceria com a Associação Brasileira de Arquitetos, o objetivo é reconhecer projetos de arquitetura que se destacaram na proposição de soluções para o conforto do ambiente, bem como a inovação, sustentabilidade, arquitetura, além mobilizar profissionais e estudantes que acreditam que a construção civil exerce significativa contribuição o bem-estar dos usuários.

Os participantes das categorias Profissional (modalidade: Projeto e Edificação) e Acadêmica …

Leia mais

Conceitos práticos e sofisticados!

Conceitos práticos e sofisticados!

Na onda de mudanças na decoração no ano novo, uma tendência é a utilização de cores vibrantes nas paredes – considerando também o uso de obras de arte e elementos de décor para quem busca uma intervenção com conceitos práticos e sofisticados. No loft assinado por Ary Polis e Renan Mutao, do Studio Architetonika Nomad, os toques de cores se fazem presente por meio de elementos soltos.

Um dos destaques é a grande parede composta por várias obras de arte, em um acervo plural e despretensioso, sem se …

Leia mais

Ergonomia na cozinha

Ergonomia na cozinha

O projeto de uma cozinha deve levar em conta questões importantes, sobretudo em relação às dimensões, que proporcionarão mais praticidade e conforto ao cozinheiro, pois na hora de preparar os alimentos uma boa ergonomia facilitará o dia a dia. Nesse aspecto estão englobadas as medidas dos elementos que deixarão mais funcionais as atividades praticadas nesse ambiente.

“Os projetos de cozinha devem seguir algumas medidas que irão melhorar o aproveitamento do espaço. Além disso, elas proporcionam mais segurança e bem-estar aos moradores”, afirma a arquiteta Isabella Nalon. Usando sua …

Leia mais

Monumentos escaneados por laser

Monumentos escaneados por laser

Palco da Guerra de Canudos, Monte Santo, na Bahia, comemora a sorte de ser sido escolhida para ter seus edifícios e ruas escaneados com o objetivo de preservar seu patrimônio. O trabalho foi feito pelo arquiteto e mestrando Timóteo Ferreira, que executou a tarefa em sua cidade natal, com suporte tecnológico da Kemp. Ele não imaginava que algum tempo depois, em abril de 2019, a Igreja Matriz de Monte Santo, datada do final do século XVIII, seria destruída por um incêndio.

Hoje, com o uso da tecnologia, a …

Leia mais

Verão na Mantiqueira

Verão na Mantiqueira

O Botanique Hotel & Spa, no coração da Mantiqueira, em breve com a bandeira Six Senses, é um oásis protegido e preservado no Bairro dos Mellos, em Campos do Jordão. Entre as comodidades neste Verão, o café da manhã é servido sempre no quarto (na varanda ou dentro da própria suíte), com menu e horário pré-selecionados pelo hóspede. Além disso, o hóspede pode utilizar a área úmida do spa que inclui uma piscina isotônica aquecida, uma sauna úmida que simula uma chuva da mata atlântica acionada do teto …

Leia mais

Pesquisa aponta tendências de viagem

Pesquisa aponta tendências de viagem

A pandemia virou os planos de viagem de todo mundo de cabeça para baixo no ano passado e a chegada de 2021 trará mudanças não apenas nas opções de destinos, mas também nos tipos de viagem que provavelmente serão programadas. Pesquisa realizada pela Booking.com identificou nove tendências para o futuro das viagens e revelou quais são os cinco tipos de viagens que irão crescer em 2021.

A tendência das viagens solo, por exemplo, tem chance de ganhar um espaço ainda maior. Isto porque o desejo de viajar, interrompido …

Leia mais

Exames de Covid-19 em turistas

O governo dominicano anunciou medidas para fortalecer a capacidade de resposta do destino diante dos novos requisitos dos países emissores de turistas. Rodeada pelo mar do Caribe ao Sul e pelo Oceano Atlântico ao Norte, a República Dominicana oferece uma variedade de esportes, atividades de lazer e entretenimento, além de experiências culturais únicas, como a dança, festas de carnaval e outras especialidades dominicanas, como charutos, rum, chocolate, café, âmbar e larimar (pedra rara e exclusiva do país).

O Ministério de Saúde Pública irá doar 400 mil exames de …

Leia mais

Atrações náuticas em Bertioga

Bertioga oferece opções no turismo náutico com a maior escuna do litoral paulista, a Pérola Negra, com capacidade para 280 passageiros e passeios de 1h30 a 1h45. A embarcação sai do canal de Bertioga e passa por vários pontos, como o Forte São João, Praia Branca e as praias do Pinheirinho e Iporanga, proporcionando parada para mergulho. Já a lancha Real Angra 22 mede 7,28 m de comprimento e leva seis pessoas e o marinheiro. Dotada de motor Mercury 290 hp, possui cabine com banheiro, cama de casal, …

Leia mais

Cooperativismo impulsiona economia

Cooperativismo impulsiona economia

Com 7 mil cooperativas atuantes no país, empregando 425 mil pessoas e atendendo 14,6 milhões de brasileiros, o cooperativismo tende a ser um dos grandes impulsionadores da economia em 2021, especialmente com os aprendizados trazidos pela pandemia. O momento auxilia o segmento a quebrar barreiras nos centros urbanos, onde sempre encontrou dificuldades de penetração em comparação com as cidades do interior.

As crises política, econômica e sanitária vividas pelo Brasil nos últimos anos são grandes responsáveis na busca por soluções coletivas. “Quanto mais as pessoas percebem que não …

Leia mais

BNE aponta profissões em alta

BNE aponta profissões em alta

O Banco Nacional de Empregos (BNE) elencou 12 ocupações que devem ser tendência neste ano: desenvolvedor de software, analista de sistemas, pedreiro, mestre de obras, ajudante de pedreiro, auxiliar de carga e descarga, operador de empilhadeira, entregador, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico e médico. Para o CEO do BNE, Marcelo de Abreu, 2021 deve começar com menos força quando comparado a 2020: “Temos 77% de aumento da movimentação do mercado de trabalho geralmente em janeiro, porém, com a pandemia este número será menor. Apesar deste cenário, setores que …

Leia mais

Inimigas da visão

Inimigas da visão

A pandemia impôs o confinamento das crianças em casa e levou ao uso compulsivo do celular, tablet e computador nas atividades educacionais ou recreativas. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, nossos olhos se desenvolvem até os oito anos de idade e este estilo de vida pode comprometer o sistema visual: “Isso explica porque vários estudos indicam que o excesso de telas eletrônicas na infância pode desencadear alterações na visão. Uma delas é a miopia acomodativa, dificuldade temporária de enxergar à distância provocada …

Leia mais

Cresce procura por cuidadores

A Senior Concierge, que presta serviços para a terceira idade, aponta um aumento de 50% nas solicitações de cuidadores de idosos, em razão da pandemia – afinal, o grupo de pessoas com mais de 60 anos, considerado de risco, soma mais de 75% dos óbitos decorrentes da Covid-19; e a cada 10 vítimas da doença, mais de sete são idosos, segundo o Ministério da Saúde.

Considerando que ao ser internado o integrante desse grupo precisa de acompanhante, muitas famílias têm recorrido aos cuidadores profissionais para evitar o contágio. …

Leia mais

Admirável animal!

Admirável animal!

Divulgação

Cão guia: ele sabe e sente que representa os olhos do seu dono

O mais precioso amigo do ser humano que se viu privado da visão é o cão guia para cegos, afirma o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. Este admirável animal é submetido a um intenso treinamento especializado que o habilitará a conduzir seu gestor a qualquer parte livremente.

Segundo conta Filleti, que é professor universitário, mestre em Saúde Pública, especialista em clínica e cirurgia de pequenos animais e fitoterapeuta, este adestramento é feito por uma …

Leia mais

“Quarentena” mostra Santos na pandemia

“Quarentena” mostra Santos na pandemia

Divulgação

Fotógrafos Alexandre Andreazzi, Marcos Comune, Bruno Scarpa, Rodrigo Jesus, Marcelo Sonohara, Mônica Mohrle, Angela Gouveia, David Baracho e Daniel Yamaoka: até 31 de janeiro é possível ver a exposição fotográfica “Quarentena”, no shopping Pátio Iporanga, no Gonzaga, em Santos, que apresenta como a cidade ficou durante o período mais crítico da pandemia. Promovida pelo Grupo ISO Santista, também participam da mostra Fábio Carlini, Eddie Gomes e Nando Hellmeister.

Divulgação

Karen Kardasha e seu sugar daddy Todd Kardasha: com fala direta e debochada, a personagem Karen, criada por …

Leia mais

Discípulo de peso

Discípulo de peso

Bruno Scarpa

Com três meses de casa, mas agregando tradição, experiência na culinária japonesa e a qualidade Okumura, Márcio Okumura, proprietário do restaurante Okumura, resolveu trazer sua experiência e visão para o Peixe San, no Boqueirão, em Santos, com os sócios Marcos Andrade e Ricardo Franzese.

Com um novo conceito em autoatendimento em comida japonesa e venda de peixes e frutos do mar direto da Indústria Franzese, Peixe San valoriza os peixes locais e também oferece produtos artesanais, como pães de fermentação natural, queijos, vinhos e rótulos de …

Leia mais

Prêmio ao chocolate nacional

A chocolateria curitibana Cuore di Cacao teve um de seus preparos premiado pela Academy of Chocolate de Londres. Lançada numa campanha solidária no Dia das Crianças, em 2019, a barra de chocolate ao leite 38% com flocos de arroz crocante e toque de flor de sal recebeu a medalha de prata na categoria “Milk Bean to Bar Flavoured”, que destaca os melhores chocolates ao leite com infusão. A barra é produzida da amêndoa do cacau até a barra. Para a sócia proprietária Bibiana Schneider, as dificuldades enfrentadas em …

Leia mais

Literatura com magia, suspense, diversão

Literatura com magia, suspense, diversão

Autora de quase 50 livros, Helena Gomes gravou seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 25 de maio de 2017, no estúdio da Universidade São Judas – Campus Unimonte. Autodefinida como escritora e nerd dos velhos tempos, Helena conta sobre sua paixão pela criação de histórias com magia, aventuras movimentadas, tramas de suspense e romances divertidos.

Helena Gomes nasceu em Santos em 12 de setembro de 1966, e passou boa parte de sua infância e adolescência no bairro da Vila Belmiro. Estudou nos colégios Olavo Bilac e do …

Leia mais