Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias
Edição 270 Julho 2017

Edição 270 Julho 2017

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

Estratégias…

Luiz Carlos Ferraz

A desfaçatez… não, desfaçatez, não. A cara de pau de políticos e integrantes do Executivo federal é espantosa, notadamente daqueles que estão mais no foco da mídia, em meio a denúncias de corrupção. Esse tipo de gente parece não ter escrúpulos, quando questionada pela Imprensa sobre o motivo desta ou daquela medida ou qual é a estratégia para driblar uma norma ou esfolar a ética. Foi assim quando se revelou o esforço explícito do governo em conquistar os votos na Comissão de Constituição e Justiça …

Leia mais

Organização da Justiça Desportiva

Organização da Justiça Desportiva

Alberto Murray Neto

De acordo com o artigo 217, parágrafo 1º da Constituição Federal, os Tribunais Esportivos trabalham independentemente do Poder Judiciário da República. O Judiciário pode intervir apenas após esgotarem-se as instâncias da Justiça Desportiva. Portanto, há uma divisão da autoridade e competência jurisdicional dentro da Justiça Desportiva. Primeiramente, há as Comissões Disciplinares. Em seguida, há os Tribunais de Justiça Desportiva, compostos de nove membros. Por fim, há os Superiores Tribunais de Justiça Desportiva, também compostos por nove membros. Essa divisão é estabelecida pelo artigo 52 da …

Leia mais

Favorecendo a boa relação…

Favorecendo a boa relação…

Nelson Tucci

A eficiência energética tem ajudado no desempenho dos carros mais novos. Em fevereiro de 2016 avaliamos o Voyage Comfortline de motorização 1.0. Neste mês de julho testamos o motor 1.6 do mesmo modelo e um ano mais novo. Creia, em termos de consumo é quase a mesma coisa, ou seja, fizemos 11,8 km/litro na cidade e a média de 15 km/l na estrada (a gasolina) e com a vantagem de ser um motor 1.6, com mais torque.

O motor de 4 cilindros e 8 válvulas corresponde …

Leia mais

Porsche aposta na energia solar

A equipe “Sonnenwagen” (carro solar) da RWTH Aachen University é o único time alemão, este ano, participando da “Challenger Class” na mais disputada corrida mundial para veículos movidos a energia solar. A Porsche está colaborando com o projeto através de apoio financeiro e técnico. “O uso sustentável de energias renováveis é um dos maiores desafios de nossa época”, afirma Andreas Haffner, membro do Conselho Executivo da Porsche AG: “O desenvolvimento de um carro de corridas livre de emissões movido a energia solar representa um ambicioso empreendimento”. O executivo …

Leia mais

Lei auxilia investigação de crime sexual infantil

Lei auxilia investigação de crime sexual infantil

Importante alteração realizada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por meio da Lei Federal nº 13.441/2017, prevê a infiltração de agentes de Polícia na internet com o objetivo de investigar crime sexual infantil. Segundo dados do Disque 100, o Estado de São Paulo recebeu 2.300 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes em 2016. Com relação ao grooming (assédio sexual na internet) e sexting (troca de fotos e vídeos de nudez, eróticas ou pornográficas na internet), há 80 denúncias no Estado, num universo de 2.599, …

Leia mais

Para fotografar melhor

Leandro Ayres

DIARIAMENTE somos bombardeados com informações através das redes sociais, os ambientes virtuais que se desenvolveram baseados em imagens, especialmente através das fotos que seus perfilados publicam. A maior parte das pessoas está mais interessada em mostrar a comida que vai degustar do que descrever seu sabor, ou em tornar pública a cidade aonde aproveita as suas férias, do que, de fato, aproveitar aquele lugar.

Não quero entrar no mérito moral deste comportamento, mas entendê-lo como uma forma de comunicação. Aliás, este tipo de comunicação por meio …

Leia mais

Detalhes de última geração

Detalhes de última geração

A SAMSUNG apresenta o ultrassom WS80A Elite, que conta com Crystal VUE, tecnologia que, por meio de software próprio, é possível, ainda no útero da mãe, diagnosticar precisamente patologias e anomalias que a criança possa ter. Com isso, é possível antecipar diagnósticos e iniciar tratamentos mais adequados com rapidez, aumentando assim as chances de cura ou redução de sequelas.

Com o auxílio do Crystal VUE é visualizada a translucência nucal – espaço onde é medida a quantidade de líquido presente na região posterior do pescoço do feto – …

Leia mais

Casa sustentável na Casacor São Paulo

Casa sustentável na Casacor São Paulo

Arquiteta e urbanista, a santista Mariana Crego foi um dos destaques da Casacor São Paulo, a mostra de arquitetura, design e paisagismo que aconteceu nos meses de maio a julho no Jockey Club São Paulo, na capital paulista. Mariana elaborou o projeto da “Casa Sustentável”, o único ambiente 100% sustentável da mostra.

Esta foi a segunda vez que ela participou do evento. Para o espaço de 63 metros quadrados, seu projeto atendeu todas as 14 categorias da certificação AQUA, selo de sustentabilidade da Fundação Vanzolini com consultoria da …

Leia mais

Requinte no Canto do Forte

Requinte no Canto do Forte

Sandra Netto

A NossoLar Imóveis prepara a entrega do Prime Residence, no Canto do Forte, em Praia Grande. Voltado ao segmento de luxo, o projeto está em fase de acabamento e contempla apartamentos de três suítes, com 150 metros quadrados de área útil, e de quatro suítes, com 255 metros quadrados de área útil, todos com vista para o mar. A escolha do Canto do Forte é um diferencial, afirma o presidente da NossoLar, Rodrigo Pacheco Silva: “Os melhores empreendimentos estão nesta região da cidade. O desejo de …

Leia mais

Cores e tendências

Cores e tendências

A Casacor Rio Grande do Sul apresenta novidades em decoração, arquitetura, design de interiores e paisagismo. A mostra acontece no Petrópole Tênis Clube, em Porto Alegre, e tem patrocínio da Sherwin-Williams. Seus 44 ambientes podem ser visitados de terça a sexta-feira, das 15 às 21 horas, sábado e domingo, das 12 às 21 horas.

No projeto Morada da Praia, assinado pelo arquiteto Michel Eberhardt, por exemplo, foram planejados ambientes em que o convívio social é estimulado com uma agradável sala de estar, onde as cores, a rusticidade e …

Leia mais

Ônix para projetos sofisticados

Ônix para projetos sofisticados

No topo das pedras que encantam pela beleza imponente, considerada hoje a queridinha de arquitetos e designers de interiores, o ônix é um dos destaques do portfólio da Polo Mármores, especializada na importação e comercialização de pedras ornamentais. Com aparência translúcida e tonalidades que variam entre rosa, amarelo, vermelho, verde, marrom, branco e bege, o ônix proporciona uma decoração exclusiva, pois cada chapa é única, com diferentes veios, nuances e cores.

Com textura delicada, lisa e polida, é indicada para bancadas, paredes e painéis, criando ambientes com sofisticação, …

Leia mais

Sonho e encanto no Pacífico

Sonho e encanto no Pacífico

Céu azul, praias de águas cristalinas, mornas e tranquilas, rodeadas por areia branca e fina, cercadas por montanhas e coqueiros, tudo combinado com a hospedagem em charmosos e exclusivos bangalôs, instalados sobre o mar. Parece sonho, mas esta é a realidade na Polinésia Francesa, um conjunto de cinco arquipélagos encravados no meio do Oceano Pacífico.

Abrigo de atóis e mais de 100 ilhas, as paisagens formadas nesta porção do planeta encantam viajantes de todo o mundo. A mais romântica de todas as ilhas, Bora Bora, é a preferida …

Leia mais

Festival gastronômico no Dia dos Pais

Festival gastronômico no Dia dos Pais

O Thermas Piratuba Park Hotel, em Santa Catarina, anunciou um programa especial para marcar o Dia dos Pais. No final de semana de 11 a 13 de agosto o hotel organizou uma agenda de atividades para que toda a família possa relaxar, se divertir e desfrutar a melhor da gastronomia da região.

A programação começa na sexta-feira 11, com os hóspedes sendo recepcionados com pratos da cozinha italiana. No sábado 12 acontece o almoço à brasiliana, com delícias de várias regiões do país. A noite, o 17º festival …

Leia mais

Hotéis da Accor se filiam a Abtlgbt

Adotando a estratégia de tradicionais bandeiras do turismo, como Belmond, Unique e Meliã, alguns importantes hotéis da Accor decidiram investir na relação com o segmento LGBT e elegeram a Abtlgbt como parceiro que ajudará na comunicação com o mercado e capacitação de suas equipes.

São eles: Ibis RJ Copacabana Posto 5, Ibis RJ Copacabana Posto 2, Ibis Florianópolis, Sofitel Jequitimar Guarujá, Grand Mercure SP Ibirapuera, Caesar Business Manaus, Novotel Santos, Novotel Porto Alegre Três Figueiras e Novotel SP Center Norte.

A Accor recentemente oficializou sua participação no Fórum …

Leia mais

Edital qualifica 120 estudantes no Reino Unido

Até 25 de agosto estão abertas as inscrições para bolsas de estudos para cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Turismo e Hospitalidade no Reino Unido, oferecidas pelo Ministério do Turismo. A iniciativa, que prevê a disponibilização de 120 vagas para alunos de graduação de instituições públicas e privadas de ensino, integra o Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade (PQI) do MTur. Os interessados devem acessar o formulário eletrônico no portal da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“A qualificação profissional é uma …

Leia mais

Ansiedade infantil

Ansiedade infantil

A ansiedade infantil pode ser confundida com birra ou comportamento típico de criança mimada. Porém, há alguns sintomas que se aparecerem em conjunto podem caracterizar o transtorno. De acordo com Sarah Lopes, psicóloga do sistema Hapvida Saúde, as crianças que têm medo, roem as unhas com frequência, sentem vergonha, têm impaciência e medo de dormir sozinho no seu quarto, fazem xixi na cama, têm fobia escolar e que sempre querem estar perto dos pais são aquelas que, possivelmente, sofrem de ansiedade infantil.

Todos estes sintomas podem variar de …

Leia mais

Cuidados com as lentes de contato

Lentes de contato podem agir como um vetor para micro-organismos aderirem à superfície ocular. Sem resistência, eles invadem e colonizam a córnea ou conjuntiva, provocando inflamação e até mesmo infecção ocular. De acordo com o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, de São Paulo, quem opta pelo uso de lentes de contato em vez de óculos tem de estar bastante ciente da importância dos cuidados ao usar, manusear e limpar o produto: “A ceratite é uma das doenças mais frequentemente associadas com o uso …

Leia mais

Para revigorar o corpo e a mente

Para revigorar o corpo e a mente

Um fio de óleo vegetal morno sobre a testa por meia hora, capaz de atuar no sistema nervoso central e induzir o cérebro a frequências muito próximas da meditação. A técnica denominada Shirodhara é apontada como oportunidade de relaxamento e, principalmente, autoconhecimento, ideal para quem possui problemas, como estresse, dores de cabeça e insônia. Normalmente, a Shirodhara é procedida pela massagem Abhyanga, que melhora e otimiza os efeitos sobre o corpo e a mente. A massagem atua no relaxamento muscular, auxilia na eliminação de toxinas, nutrição dos tecidos …

Leia mais

Maus-tratos exigem punição exemplar

Maus-tratos exigem punição exemplar

Animais são protegidos por Lei Federal

A Lei Federal nº 9.605, de 12/02/1998, conhecida como “Lei de Crimes Ambientais”, em seu artigo 32 (*), assim como a Constituição Federal Brasileira, legitimam a denúncia de maus-tratos contra animais – tão abominável quanto maus-tratos contra a pessoa humana. Muitas vezes, porém, o autor acaba não recebendo a punição exemplar por falta de um laudo. Em algumas situações, sempre que é solicitado, o médico veterinário e professor Eduardo Ribeiro Filetti colabora com a Polícia Ambiental. Numa delas possibilitou o indiciamento de …

Leia mais

100 anos da Cruz Vermelha Brasileira em Santos

100 anos da Cruz Vermelha Brasileira em Santos

Voluntários da Cruz Vermelha Brasileira – filial Santos realizam programação para comemorar o 100º aniversário…

Em julho foi promovida Noite da Pizza, na qual o presidente da filial Santos da CVB, Reinaldo Coelho M. Jr. (esq.), presenteou o voluntário na Itália, Roberto Cassetta, com exemplar do livro sobre a fundação da entidade no Brasil.

 

Oswaldo Pires e a irmã Carla Priscilla: conceituado cabeleireiro e maquiador, Oswaldo inaugurou sua nova Sala, na Rua Governador Pedro de Toledo, 67, Boqueirão, em Santos, reunindo uma equipe de profissionais focada em …

Leia mais

Boteco com ar esportivo

Boteco com ar esportivo

Bruno Scarpa

Localizado na principal avenida gastronômica de Praia Grande, o UPI Sports Bar trouxe para a cidade um novo conceito de bar. Com quatro meses de funcionamento, é um bar moderno, com diversos televisores espalhados pela casa, onde são transmitidos os mais diversos eventos esportivos, de futebol a UFC, incluindo o futebol americano, agradando assim públicos das mais variadas preferências.

Segundo o proprietário Victor Bacchi, o local é perfeito para conversar entre amigos, um verdadeiro “boteco” para descontrair e esquecer os problemas do dia a dia, aproveitar …

Leia mais

Harmonizar “redonda” com cerveja

Entrando na polêmica sobre a bebida para harmonizar com sua pizza predileta, seja vinho, cerveja, refrigerante ou água, a cervejaria Bamberg apresentou algumas opções de rótulos e recheios. Para a de mussarela, por exemplo, a marca sugere a Bamberg Sepultura Weizen, com malte de trigo, que é leve e refrescará o paladar, sem contrastar o queijo com a cerveja. Para a de quatro queijos, cai melhor a Bamberg Altbier, que possui alta fermentação, com notas de frutas vermelhas, floral e caramelo, e uma presença de um frutado sutil, …

Leia mais

A tatuagem, no Brasil, surgiu em Santos

A tatuagem, no Brasil, surgiu em Santos

“It’s not a sailor if he hasn’t a tattoo” (Não és um marinheiro se não tiveres uma tatuagem). Esta chamada, inscrita numa pequena placa de madeira, tornou-se um marco na área portuária santista, mais especificamente na badalada Boca, zona de boemia e prostituição da área portuária. Era o marketing promovido pelo dinamarquês Knud Harald Lykke Gregersen, com o objetivo de fisgar seu público-alvo: os homens do mar que circulavam nas cercanias do negócio que abriu quando desembarcou no cais santista em 20 de julho de 1959.…

Leia mais