Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias
Edição 340 Maio 2023

Edição 340 Maio 2023

→ Visualizar versão impressa em PDF

Duvidar, sempre

Luiz Carlos Ferraz

Se no universo jurídico o ideal é que prevaleça, sempre, o princípio da presunção da inocência – no qual se estabelece que todo cidadão é inocente até prova em contrário –, nos negócios do dia a dia a orientação cada vez mais repetida é duvidar, sempre duvidar. A preocupação cresce na medida em que os estelionatários aprimoram suas estratégias de ludibriar incautos e para as quais as medidas de controle em vigor e os sistemas de inteligência das autoridades não funcionam, numa combinação nefasta da …

Leia mais

Economia ao pagar tributos

Economia ao pagar tributos

Edmo Colnaghi Neves

Sócios e administradores buscam continuamente a prosperidade das empresas trabalhando para o aumento do seu faturamento e diminuição de suas despesas; e uma das maiores despesas decorre do pagamento de tributos.

É dever dos administradores a otimização dos recursos da empresa para buscar sua sustentabilidade a curto, médio e longo prazo e isto implica o dever de reduzir as despesas e os custos da organização.

A redução dos custos e despesas das empresas com o pagamento de tributos pode ser alcançada com a devida orientação …

Leia mais

Aposte na decoração econômica

Aposte na decoração econômica

Para quem não quer gastar muito e usar criatividade nas soluções, o truque está em buscar o equilíbrio entre economia e bom gosto na composição de cores, objetos e plantas. Afinal, muitas vezes uma simples pintura ou aplicação de adesivos são ótimas opções para dar uma cara nova ao ambiente. Pensando nisso, o marketplace habitissimo, especializado em serviços de médias e grandes reformas, elencou dicas de decorações econômicas.

Criado em 2009, na Espanha, o habitissimo é uma solução on-line para conectar quem busca a quem oferece serviços nas …

Leia mais

Para projetos contemporâneos e minimalistas

Para projetos contemporâneos e minimalistas

Quando a ideia é constituir ambientes contemporâneos e minimalistas sempre vale considerar o uso de lastras. O material propicia mais harmonia visual conforme demanda pouco uso de rejunte e traz a sensação de imponência para os espaços, revestindo paredes, fachadas e painéis e decorando móveis. O produto conta com alta resistência a manchas e riscos.

Recentemente, a Portinari lançou seis novas lastras, que complementam coleções que já fazem parte do seu portfólio. São elas: Audaz, Città, Gales, Lumina, Mezzo e Timeless, que trazem a grandeza dos porcelanatos, com …

Leia mais

Conectada às tendências

Conectada às tendências

A coleção Magma, da Ceusa, remete às rochas vulcânicas, se destacando pelo desenho irregular e pela tonalidade escura que contrasta com os detalhes de coloração oxidada – conectada às tendências dos tons escuros, predominantes no Salão do Móvel de Milão, em texturas e tatilidades. A Magma, no formato 120 cm x 120 cm, traz a opção antiderrapante, que permite o uso em áreas internas e externas, garantindo unidade visual entre esses espaços. É possível aplicar as peças em diversos ambientes, de acordo com o projeto, como em varandas …

Leia mais

Mutirão atenderá população em situação de rua

Mutirão atenderá população em situação de rua

Santos realizará o 1º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua – Pop Rua Jud, em 28 e 29 de junho na região do Mercado Municipal, na Vila Nova. A ação, criada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), será feita em parceria com a Prefeitura, e visa possibilitar que as pessoas em situação de rua tenham acesso à Justiça e serviços básicos, proporcionando um resgate de dignidade. Para realizar o mutirão, será montada uma força-tarefa, incluindo pilares considerados centrais como atendimento assistencial e de …

Leia mais

Pinacoteca inaugura novo prédio

Pinacoteca inaugura novo prédio

A Pinacoteca de São Paulo inaugurou o prédio da Pina Contemporânea, que exibirá a coleção de arte contemporânea guardada na reserva técnica da instituição. O novo prédio fica a 80 metros do museu principal, no Bairro da Luz, próximo à estação Tiradentes do Metrô, na capital paulista. Entre os diferenciais da obra de retrofit, a Penetron Brasil participou do projeto com a impermeabilização e proteção da estrutura de fundação.

Com o novo prédio, o complexo da Pinacoteca de São Paulo, formado pelo Pina Luz, Pina Estação e agora …

Leia mais

Toque cristalino dos vidros

Toque cristalino dos vidros

Versáteis nos projetos arquitetônicos, os vidros são itens que combinam com todo tipo de estilo decorativo e são acompanhados por inúmeros benefícios, com variados modelos, tamanhos, cores e formatos disponíveis no mercado. “Faz-se necessário conhecer os tipos de vidro para acertar na hora de escolher”, alerta a arquiteta Gigi Gorenstein: “O vidro da sacada não é o mesmo que atenderá as especificidades do vidro do box de banheiro e nem será o mesmo de um tampo de mesa de jantar”.

A profissional listou alguns tipos de vidros e …

Leia mais

“Horizontes Urbanos” presta homenagem

“Horizontes Urbanos” presta homenagem

O escritório aflalo/gasperini arquitetos, fundado em 1962, na capital paulista, é o tema do documentário “Horizontes Urbanos”, produzido pelo Architecture Hunter. Com oito minutos, o vídeo está disponível no site do Architecture Hunter e no canal do Youtube. “Todo o processo de produção foi muito prazeroso. Nos debruçamos sobre a história do escritório aflalo/gasperini arquitetos, em como o seu portfólio impactou a cidade e procuramos levar isso para o audiovisual de uma maneira dinâmica e poética”, disse Amanda Ferber, CEO do Architecture Hunter.

A produção tem imagens feitas …

Leia mais

Serra Negra quer movimentar turismo

Serra Negra quer movimentar turismo

A estância turística de Serra Negra ganhou em maio uma réplica da Fontana di Trevi, um dos monumentos mais importantes de Roma, na Itália. A versão brasileira recebeu investimento de R$ 1,6 milhão, sendo R$ 505 mil de convênio com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). “Está tudo muito bonito, das esculturas ao sistema de iluminação e paisagismo”, disse o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena: “Sem dúvidas uma parada obrigatória para quem visita o Circuito das Águas …

Leia mais

Zooventuras com Os Aventureiros

O Zoológico de São Paulo desenvolve o projeto Zooventuras com Os Aventureiros, que se estenderá até 30 de junho, das 9 às 17 horas – lembrando que a bilheteria do parque fecha às 16. A programação é especial para as crianças aprenderem mais sobre a importância de conservação da fauna e flora nativa.

O circuito foi preparado em parceria com a equipe de Luccas Neto, que visitou o local para uma zooventura na Mata Atlântica. Entre as atividades para os visitantes, no “mini-tour” o público ganha um passaporte …

Leia mais

Air France inicia rota direta Belém/Caiena

Air France inicia rota direta Belém/Caiena

A Air France iniciou a rota entre Belém, no Pará, e Caiena, na Guiana Francesa. Com frequência semanal, o voo decola da capital paraense para o destino francês, seguindo para Fort-de-France, na Martinica, e, depois, Pointe-à-Pitre, em Guadalupe. A operação oferece aos brasileiros a possibilidade de voar para Paris via Caiena. Como parte de sua contínua expansão na região, o novo destino partindo do Brasil permite aos clientes viajarem aos países caribenhos franceses sem a necessidade de conexões. O voo é operado em um Airbus A320, com capacidade …

Leia mais

Em SP, do ecoturismo ao urbano

Em SP, do ecoturismo ao urbano Ao explorar o estado de São Paulo, o turista descobre cenários surpreendentes, passando da selva de pedras, museus e restaurantes estrelados a ambientes tranquilos e naturais com vegetação preservada e ar puro, com roteiros que oferecem diversidade natural. Esse material está reunido em cinco guias temáticos em www.turismo.sp.gov.br, no qual o turista pode optar pelo ecoturismo, como áreas protegidas, parques e fazendas com rios, cachoeiras, cavernas e trilhas com cenários naturais preservados. No interior, a experiência é vivida em resorts, chácaras …

Leia mais

Mea-culpa da construção civil

Mea-culpa da construção civil

Nelson Tucci

Em um cenário a cada dia mais preocupante – o das mudanças climáticas – a construção civil desponta como protagonista. Ser o mocinho ou o vilão neste roteiro vai depender de quem o escreve, uma vez que é o motor do crescimento econômico no país ao mesmo tempo em que tem o título de mais poluidor. E como resolver isto? Existem caminhos, utilizando tecnologias disruptivas. Agora é botar a mão na massa.

Quando examinada atentamente, a cadeia de suprimentos da construção civil é extensa e, por …

Leia mais

Vantagens da inovação tecnológica

Tecnologia e inovação estão presentes em tudo o que é consumido: medicina, estudos, redes sociais, lazer etc. No ambiente corporativo não é diferente. Para Ricardo Bruno, diretor de inovação e transformação digital da SIS Innov & Tech, esse processo é chamado de Inovação Tecnológica e melhora processos operacionais, produtivos e financeiros, auxiliando no crescimento do negócio. Para quem deseja conhecer melhor o processo, o executivo elencou benefícios.

Redução de custos. Quando acontece aplicação de inovação e tecnologia nas empresas, os impactos no orçamento e na lucratividade são sentidos …

Leia mais

Benefícios do mel para o organismo

Benefícios do mel para o organismo

O mel ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir doenças por ser rico em antioxidantes, vitaminas e minerais, explica a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, professora Juliane Casas. “As características deste alimento variam de acordo com o tipo de flores e solo onde são provenientes os néctares”, afirma: “O mel de eucalipto, por exemplo, tem predominância de compostos ativos como a quercetina, ácidos gálicos e p-cumárico, que possuem propriedades antioxidantes e bacteriostáticas, ou seja, tem como princípio terapêutico impedir a proliferação dos microrganismos”.…

Leia mais

Os famosos cálculos renais

A médica nefrologista Tamara Cunha, especialista em prevenção de cálculos renais, relacionou os mitos mais comuns que envolvem a formação de cristais nos rins e que se manifestam por meio de pequenas pedrinhas no aparelho urinário (rins, ureteres, bexiga e uretra). Justamente por serem tão frequentes e afetarem quase 10% da população, existem divergências sobre o assunto, sendo importante estar bem-informado para evitar equívocos e saber como prevenir.

Os cálculos renais, popularmente conhecidos como pedras nos rins, são extremamente comuns e podem afetar até um em cada 10 …

Leia mais

Para ter lábios harmônicos

Para ter lábios harmônicos

Seja para quem quer ter lábios volumosos – ou o contrário, reduzi-los) – a procura pelo procedimento estético denominado queiloplastia tem sido crescente. De um jeito ou de outro, o objetivo é garantir lábios mais harmoniosos e destacados. O procedimento é realizado através de uma incisão na parte interna dos lábios. “Por ser uma cirurgia, é importante ressaltar que deve ser feita em um hospital, com toda estrutura e equipamentos, assim como é importante pesquisar o histórico do profissional”, destaca Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional Cirurgia Plástica.…

Leia mais

Osteoartrose reduz qualidade de vida

Osteoartrose reduz qualidade de vida

Doença é a principal causa de dor crônica em cães e gatos

Eduardo Ribeiro Filetti

A Osteoartrose (AO) é uma doença crônica degenerativa, de evolução lenta e progressiva, que acomete as articulações de cães e gatos, causando perda de mobilidade articular (limitação dos movimentos) e dor. Pesquisas recentes apontam a osteoartrose como a principal causa de dor crônica em cães e gatos, e consequente redução da qualidade de vida dos pets.

Tanto na osteoartrose de origem inflamatória como não inflamatória é comum a presença de mediadores inflamatórios na …

Leia mais

Caravana das Artes, em Cubatão

Caravana das Artes, em Cubatão

Frank Smith: diretor geral da Otis para América Latina participou em maio da ação Caravana das Artes, em Cubatão, realizada pelo Instituto Mpumalanga, ao lado de voluntários da empresa, que tiveram a oportunidade de participar de atividades para crianças do ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade.

Gaby Benicio: na edição francesa de 2023, a sommelière brasileira de 40 anos é reconhecida pelo trabalho autoral e poético que realiza com vinhos no Äponem, no Sul da França, premiação que se soma e já havia sido recompensada

Leia mais

Chope & frutos do mar

Chope & frutos do mar

Bruno Scarpa

Prestes a completar dois anos de casa, o PUG Bar e Restaurante, em Santos, sob o comando de Paulo Cezar Battisti, Gabriel Battisti e José Alves Capella Jr., oferece o melhor em frutos do mar, com atendimento no estilo choperia.

Dentre os destaques do cardápio, o “Bacalhau do PUG” é composto de lombo de bacalhau confitado em azeite de ervas, acompanhado de baratas ao murro e brócolis refogados com alho, enquanto o “Polvo à Gonzaga” entrega tentáculos de polvo grelhado no molho provençal, acompanhado de arroz …

Leia mais

The Coffee na Housi

The Coffee na Housi

A Housi, uma smart living, ou seja, uma moradia inteligente conectada a diversos tipos de serviços, fechou parceria com a cafeteria The Coffee, com inauguração do novo espaço na Housi Faria. A The Coffee é uma cafeteria com a proposta voltada ao café sensorial, de alta qualidade, com atendimento autônomo e focando na experiência gastronômica e de marca junto ao usuário. Um café urbano que combina grão brasileiro com a pureza e o perfeccionismo do Japão.

A nova unidade na Faria Lima tem a pretensão de ser o …

Leia mais

Mais pratos à base de plantas

Mais pratos à base de plantas

NotCo e Liv Up firmaram parceria para aumentar o consumo de alimentos plant-based, por meio de opções saborosas, práticas, acessíveis e que atendam o consumidor que se preocupa com o meio ambiente. As novidades podem ser pedidas pelo site e aplicativo da Liv Up em toda a capital paulista; e em breve para mais quatro centros de distribuição: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas e Brasília. Dentre os lançamentos, estão a NotMeat Almôndega com molho de tomate e o estrogonofe de NotChicken e NotCreme de Leite, que contêm, …

Leia mais

Festival Sabores da Montanha

Festival Sabores da Montanha

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha será realizado entre 2 de junho e 30 julho, reunindo mais de 60 estabelecimentos situados em 27 municípios da Serra da Mantiqueira paulista, Serra da Bocaina, Vale Histórico e Sul de Minas Gerais. A relação de todos os participantes do festival pode ser acessada pelo site oficial do evento em www.saboresdamontanha.com.br no menu “participantes do festival”. Nele o público poderá conferir as fotos dos pratos, ficha técnica, ingredientes e informações de contatos. Irão participar restaurantes, pizzarias, cervejarias artesanais, cafeterias, docerias, pastelarias, …

Leia mais