Edição 351Abril 2024
Quinta, 09 De Maio De 2024
Editorias

Publicado na Edição 340 Maio 2023

Divulgação

Benefícios do mel para o organismo

Mel: opção natural para prevenir e tratar alguns problemas de saúde

Benefícios do mel para o organismo

O mel ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir doenças por ser rico em antioxidantes, vitaminas e minerais, explica a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, professora Juliane Casas. “As características deste alimento variam de acordo com o tipo de flores e solo onde são provenientes os néctares”, afirma: “O mel de eucalipto, por exemplo, tem predominância de compostos ativos como a quercetina, ácidos gálicos e p-cumárico, que possuem propriedades antioxidantes e bacteriostáticas, ou seja, tem como princípio terapêutico impedir a proliferação dos microrganismos”.

O mel é uma opção natural para prevenir e tratar alguns problemas de saúde, como tosses e dores de garganta, uma vez que age como um anti-inflamatório, expectorante, antibactericida e calmante. “Apesar de ter comprovada a sua eficácia, a utilização para fins terapêuticos deve ser indicada e acompanhada por profissionais da saúde habilitados para essa indicação”, acrescenta a nutricionista.

O alimento pode ser utilizado para substituir o açúcar refinado, pois é um adoçante menos calórico e com metabolização mais lenta, o que ajuda a manter os níveis de glicose estáveis no sangue. O mel contribui também para a melhora no funcionamento intestinal, graças a enzimas digestivas que ajudam na quebra dos alimentos e a facilitam a digestão, além dos probióticos presentes que estimulam a produção das bactérias benéficas para o intestino.

O mel é versátil, saudável e contribui para a saúde, mas o consumo deve ser feito com moderação. O excesso pode provocar o ganho de peso e, em alguns casos, a obesidade.

Responder