Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias
Edição 259 Agosto 2016

Edição 259 Agosto 2016

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

T5 mostra evolução da marca

T5 mostra evolução da marca

Nelson Tucci

Que a maré automotiva não está para peixe, no Brasil, todo mundo já sabe. Mas que a crise de vendas não bateu nos SUVs e Crossovers pouca gente tem a informação. Assim, o Brasil deverá se acostumar aos lançamentos e retrofittings dessas categorias com frequências maiores. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no primeiro semestre do ano foram emplacados 144.056 veículos (SUVs/Crossovers), contra 133.664 no mesmo período em 2015.

Foi também no primeiro semestre deste ano que a Jac Motors …

Leia mais

A comissão de corretagem na compra da casa própria

A comissão de corretagem na compra da casa própria

Marco Aurélio Luz, presidente da Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (Amspa), divulgou nota para repudiar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de transferir ao consumidor a obrigação de pagar a comissão de corretagem na compra da casa própria. “Nós, representantes dos mutuários, acreditamos não ser justo que o comprador arque com taxas de 6% a 8% do valor do imóvel para quitar os honorários de um serviço que foi o vendedor que contratou”, diz o documento, ao frisar que a decisão “é um …

Leia mais

Volta ao mundo em Santos

Leandro Ayres

Imagine um local onde é possível interagir com a cultura de vários países. Imaginou o Parque Olímpico na cidade do Rio de Janeiro? Poderia ser, mas os Jogos Olímpicos já aconteceram… Então, que tal ter esta experiência aqui mesmo em Santos? O Mendes Convention Center abrigará, de 7 a 18 de setembro, a 14ª Feira Mundial de Artesanato oferecendo ao público uma alternativa de entretenimento cultural bem interessante.

O “Art Mundi” como é conhecida a feira, tem promoção da Diretriz Feiras e Eventos, e já esteve …

Leia mais

Dispositivos tecnológicos agregam eficiência

Dispositivos tecnológicos agregam eficiência

Lombadas holográficas e pontos de ônibus com conexão wi-fi gerada a partir de energia solar… Os termos parecem saídos de tramas futuristas, mas já compõem a realidade de cidades norte-americanas, como Filadélfia e São Francisco. Desenvolvidas para aprimorar aspectos como segurança, mobilidade e fiscalização no trânsito, as novas tecnologias são geralmente aplicadas por meio de dispositivos práticos, com design leve e interativo.

Antes de considerar o segmento para o qual irão levar benefícios, os projetos tecnológicos devem adequar-se aos moldes das cidades onde serão aplicados. “Cada lugar apresenta …

Leia mais

Condephaat tomba marco brutalista

Condephaat tomba marco brutalista

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) homologou o tombamento do Santa Paula Iate Clube, na capital paulista. As instalações estão localizadas na Avenida Atlântica, às margens da represa do Guarapiranga, e representam um marco da chamada arquitetura brutalista. Atualmente, o conjunto está abandonado, sofrendo a ação do tempo, com infiltração em vários pontos: as vigas de sustentação estão esfarelando, a ferrugem das estruturas faz parte do cotidiano, além de pichações por toda a parte.

O tombamento abrange …

Leia mais

55/Rio Hotel resgata o glamour

55/Rio Hotel resgata o glamour

Um dos prédios mais charmosos do Rio de Janeiro, onde funcionou o Grande Hotel Bragança, no 9 da Avenida Visconde de Maranguape, ao lado dos Arcos da Lapa, foi recuperado e retomou sua antiga função. Após dois anos e meio de obras, o endereço que já hospedou nomes como Noel Rosa e Di Cavalcanti passou a ser chamado 55/Rio Hotel.

O edifício centenário é famoso pelos dois torreões que arrematam seu telhado. O 55/Rio Hotel é resultado do investimento de dois grupos: o brasileiro Gamaro e o norte-americano …

Leia mais

Prédios inteligentes com mais conectividade

Prédios inteligentes com mais conectividade

A Honeywell (NYSE: HON) anunciou a nova versão de seu principal sistema de gerenciamento predial, o Enterprise Buildings Integrator (EBI). O EBI R500 aprimora a conectividade dos edifícios atuais para ajudar a torná-los ativos estratégicos para as organizações. Os novos recursos auxiliam as empresas no gerenciamento e na tomada de decisão, promovendo a melhoria na eficiência dos negócios e proporcionando maior controle sobre as operações.

O EBI R500 possibilita aos administradores prediais converter dados do edifício em recomendações para entregar resultados em tempo real. Os novos recursos incluem:…

Leia mais

Potencial para ser protagonista!

Potencial para ser protagonista!

A construção civil, mesmo sendo uma das grandes afetadas pela retração atual, tem o potencial de ser protagonista de uma retomada econômica no País. Para começar a desenhar essa saída, uma mudança na cultura empresarial parece ser necessária, com a estruturação de políticas adequadas de controle interno e políticas rígidas de compliance para afastar o risco de cair nos mesmos abismos de corrupção testemunhados ultimamente.

Essas questões, entre outros assuntos relacionados a cadeia produtiva do concreto e o setor da construção civil, foram discutidas no 10º Concrete Show …

Leia mais

Economia de custos e rapidez na aplicação

Economia de custos e rapidez na aplicação

A Concrete Canvas Brasil traz para o mercado brasileiro o CC Hydro, uma nova versão da manta de concreto da empresa que garante alta impermeabilização em revestimentos de contenção de líquidos. Lançado no 10º Concrete Show South America, o CC Hydro é uma evolução da manta flexível de cimento Concrete Canvas, ideal para o revestimento e impermeabilização de bacias de contenção ou canais que conduzem líquidos contaminados de alta acidez ou alcalinidade. O produto é comercializado em rolos e endurece quando hidratado, formando uma camada de concreto 100% …

Leia mais

Tecnologias aplicadas ao paisagismo

Tecnologias aplicadas ao paisagismo

Com o tema “Cultivar deCoração”, a 35ª Expoflora acontece até 25 de setembro, em Holambra, no interior do estado de São Paulo. A antiga colônia holandesa, conhecida como Cidade das Flores, está localizada a 140 km da capital paulista, com acesso pela rodovia Campinas- Mogi Mirim (SP 340), saída 140.

O desafio dos profissionais do setor foi criar projetos paisagísticos e de decoração que contemplem sugestões simples para o uso de flores e plantas ornamentais adequadas a cada ambiente, deixando a casa mais confortável, alegre e bonita.

Com …

Leia mais

O melhor réveillon…

O melhor réveillon…

Escolha certa para comemorações inesquecíveis, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte, na Avenida do Farol, Praia do Forte, Mata de São João, na Bahia, preparou uma programação de réveillon para complementar o cenário paradisíaco, as requintadas instalações e a alta gastronomia, proporcionando o clima ideal para receber 2017 com boas energias.

É possível se hospedar no resort por sete dias, com welcome drink, café da manhã e jantar com bebidas não alcoólicas inclusas, com opções a partir de R$ 22.060,00 para duas pessoas. As diárias do período dão …

Leia mais

Deville aposta na sustentabilidade

Deville aposta na sustentabilidade

Atenta às demandas globais por redução no consumo de energia e por uso de fontes renováveis de geração energética, a Rede de Hotéis Deville concluiu no primeiro semestre a implantação de um sistema de consumo de energia exclusivo. Agora, toda a energia consumida pelos hotéis do grupo é gerada a partir de matrizes energéticas não poluentes, como parques eólicos, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e usinas térmicas a biomassa, que consiste em energia gerada por meio da decomposição de materiais orgânicos.

Para que isso fosse possível, a rede migrou …

Leia mais

Brasileiros preferem a América do Sul

A América do Sul é o destino preferido dos brasileiros em viagens ao exterior, apontou a pesquisa Consumidor Brasileiro. Realizada com 1.933 pessoas, 59% dos entrevistados citaram países da América do Sul. Em seguida aparece a América do Norte (44%) e Europa (31%). Nos destinos nacionais os mais procurados ficam na região Sudeste: São Paulo (38%), Minas Gerais (28%) e Rio de Janeiro (26%).

“A Geração Z foi a principal responsável por quebrar a hegemonia dos Estados Unidos como destino-desejo dos brasileiros, além da alta do dólar e …

Leia mais

Desconto para o São Paulo Boat Show

Desconto para o São Paulo Boat Show

Exclusivo para os clientes MeliáRewards, o Meliá Ibirapuera, em Moema, na capital paulista, estará concedendo desconto especial no período de 6 a 11 de outubro, durante a São Paulo Boat Show 2016, que acontecerá no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes. Os participantes do programa de fidelidade da rede terão 10% de desconto da melhor tarifa disponível para venda, além de cortesia no café da manhã servido no restaurante e na internet. Para os não clientes MeliáRewards, é possível realizar o cadastro gratuito no site www.meliarewards.com O …

Leia mais

Tabagismo é o principal responsável pela DPOC

Tabagismo é o principal responsável pela DPOC

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrando em 29 de agosto no Brasil visando conscientizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o consumo de derivados do tabaco, como cigarro, charuto e narguilé, causa quase 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares (infarto, angina), o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite). O tabagismo irrita as vias aéreas e causa a secreção, conhecida como pigarro, que também é um dos sintomas da Doença Pulmonar …

Leia mais

Amamentar com prótese de silicone

Amamentar com prótese de silicone

Apesar de ser um procedimento que levanta a autoestima, uma das diversas dúvidas que aparecem no pós-cirúrgico de implantação de silicone nos seios é com relação ao período de amamentação de um bebê. Segundo o cirurgião-plástico Sérgio Morum, de Brasília, é necessário que a paciente planeje muito bem a época em que irá se submeter ao procedimento. “Qualquer tipo de cirurgia plástica na mama, seja ela de aumento ou de redução, deve ser realizada seis meses após o término da amamentação, porque o seio ainda sofre transformações nesse …

Leia mais

Memorial homenageada pelo patrocínio ao esporte

Flávio Amante, diretor comercial do Grupo Memorial, representou o presidente Pepe Altstut, na homenagem recebida durante a Exponaf 2016, Exposição Nacional de Artigos Funerários, realizada em Curitiba: agora, além de certificada como o cemitério mais alto do mundo, pelo The Guinness World of Records, a Memorial Necrópole Ecumênica, de Santos, acaba de ser reconhecida como a que mais patrocina o esporte no planeta. Parabéns, Memorial!


O casal presidente Airton Antonio Silva e Alice Leonor Teixeira Silva: convidados e eternos aprendizes da Associação Beneficente Monteiro Lobato agitaram o …

Leia mais

Nova proposta no Centro Histórico

Nova proposta no Centro Histórico

Bruno Scarpa

Há quatro meses funcionando, o Downtown, dos sócios Luis Capella e Hélio Teixeira, trouxe um novo conceito ao Centro Histórico de Santos, satisfazendo o gosto dos trabalhadores da região. Logo na parte da manhã, de segunda a sexta-feira, a casa serve um café da manhã completo, a partir das 7 até as 10h30. Já o almoço começa a partir das 11h30 até às 14h30, exceto as sábados, quando é das 13 às 16 horas.

No cardápio do almoço os pratos que mais se destacam são o …

Leia mais

O cardápio da 33ª Oktoberfest

A gastronomia continua sendo uma das grandes atrações da Oktoberfest, em Blumenau, Santa Catarina, que todos os anos atrai turistas interessados em provar pratos típicos harmonizados com diferentes tipos de chope. Neste ano, o cardápio da 33ª versão da festa, entre os dias 5 a 23 de outubro, terá como um dos destaques a alimentação funcional com foco em Glúten Free, onde serão servidos pratos como Escondidinho de Linguiça Blumenau e Aipim, Escondidinho de Abóbora com Carne Desfiada, Escondidinho Vegetariano, Pudim de Sagu e Torta. Entre as opções …

Leia mais

Um palácio dedicado ao Patriarca da Independência.

Um palácio dedicado ao Patriarca da Independência.

Desde a criação da Prefeitura, em 1908, a cidade de Santos sonhou em possuir uma sede própria para o executivo municipal (ela ficava em imóvel alugado – os Casarões do Valongo – atual Museu Pelé). Muitos foram os projetos criados para tal objetivo. Ao final, coube ao engenheiro Plínio Botelho do Amaral o privilégio de escrever seu nome na história, como o idealizador do prédio, batizado como Palácio José Bonifácio de Andrada e Silva. Elaborado com linhas clássicas, com total influência da arquitetura francesa, a edificação apresenta, internamente, …

Leia mais

Cota condominial é título extrajudicial

Cota condominial é título extrajudicial

Gelcy Bueno Alves Martins

A Lei nº 13.105, de março de 2015, que instituiu o novo Código de Processo Civil Brasileiro, o qual entrou em vigor em março passado, trouxe em seu texto muitas novidades, dentre elas um avanço que há muito é esperado, qual seja, a cota condominial passou a ter natureza de título executivo extrajudicial, o que tornará a sua cobrança pela via judicial muito mais rápida.

Tal previsão se encontra no artigo 784, X, da nova codificação e dispõe, expressamente, ser título executivo extrajudicial “o …

Leia mais

Mês sem graça

Luiz Carlos Ferraz

Embalados pelo péssimo momento em que vive a economia brasileira, os alarmistas de plantão passaram o mês profetizando mais um agosto repleto de tragédias. Erraram nos Jogos Olímpicos Rio 2016, um tremendo sucesso; sequer um caso de Zika! Historicamente, contudo, agosto não é mês de boas lembranças e, sendo assim, deixo de relacioná-las, pois nada acrescentaria neste momento em que já ouso comemorar a chegada dos ventos setembrinos que anunciam a Primavera, com muitas flores e renovação. Evidente que coleciono pungentes recordações de agosto e …

Leia mais