Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias
Edição 341 Junho 2023

Edição 341 Junho 2023

→ Visualizar versão impressa em PDF

Mais que vontade

Luiz Carlos Ferraz

Há várias maneiras pelas quais a construção civil pode colaborar com a descarbonização do planeta, considerando que esta indústria é uma das que mais consome energia e recursos naturais, além de gerar uma grande quantidade de resíduos e emissões de gases de efeito estufa. É necessário que cada vez mais os novos empreendimentos contemplem, por exemplo, eficiência energética, com isolamento térmico, janelas de vidro duplo e sistemas de iluminação LED, energias renováveis, como painéis solares, materiais sustentáveis e recicláveis, além de estar integrado a um …

Leia mais

Desburocratizar o registro empresarial

Desburocratizar o registro empresarial

Alberto Murray Neto

Quando uma nova sociedade com sócios estrangeiros pessoas jurídicas vai a registro na Junta Comercial, entre os documentos solicitados está o contrato social da pessoa jurídica estrangeira. E para que esse documento tenha validade no Brasil, obriga-se a sua notarização, apostilamento (ou consularização, se o país de origem não for signatário da Convenção de Haia), tradução juramentada para o vernáculo e registro em Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

Além de gerar custos adicionais ao investidor, exigir esses documentos atrasa o processo de constituição …

Leia mais

Acalmam os sentidos

Acalmam os sentidos

A coleção Acqua, da Portinari, traz a serenidade das águas e a leveza das cores. As peças foram inspiradas em pinceladas de tinta acrílica sobre tela, com acabamento que tende para o matte, e destaque para o formato 10 x 10 cm, uma novidade no portfólio, e as cores frescas azul esverdeado e verde menta, além do branco, para quem busca um tom neutro.

Pensada para a aplicação em piscinas, a tonalidade azul esverdeada traz suavidade e sofisticação para o ambiente, compondo o espaço de descanso e lazer. …

Leia mais

Estética da madeira

Estética da madeira

A Teto Vinílico estreou na CasaCor São Paulo com acabamentos que reproduzem a estética da madeira. Entre outras referências, a marca se destaca também pela praticidade e rapidez na instalação, sem gerar resíduos, e sustentabilidade. Para projetos de moradias e espaços corporativos, o produto apresenta como vantagem a durabilidade superior a 20 anos, sem necessidade de manutenção. E para espaços transitórios, a possibilidade de reinstalação em outros locais, sem comprometer a qualidade estética. A marca está presente nos projetos de GDL Arquitetura e de Luiz Otávio Debeus Design …

Leia mais

Efeitos brilhantes e coloridos…

Efeitos brilhantes e coloridos…

Prisma, da Eliane, é marcada pela diversidade, por meio de cores neutras e atemporais e novos acabamentos, se apresentando como uma composição integrada e complementar a outros lançamentos da coleção 2023. A série relembra os efeitos brilhantes e coloridos que surgem dessa interação ao introduzir cores de forma destonalizada, com variação de faces e efeitos inovadores, com relevo na superfície, e aposta em azulejos no formato 7 x 25 cm e acabamentos diferenciados. A cartela de tons é ampla, com 11 opções de modelos, entre eles Off White, …

Leia mais

Em sintonia com o mercado

Em sintonia com o mercado

Sandra Netto

A Construtora Anamar está entregando em Santos o Residencial Costa Colômbia. Localizado na rua de mesmo nome, número 12, no Boqueirão, trata-se do 13º empreendimento de alto padrão da consagrada linha Costa, iniciada em 1981, que comemora 42 anos de atuação da Anamar no mercado imobiliário e marca a atuação de três gerações da Família Bastos. Conforme destaca o diretor Adelino Bastos, o Costa Colômbia contempla itens em sintonia com a moderna indústria imobiliária, de oferecer edifícios dotados de tecnologia, com plantas inteligentes, compactas e integradas, …

Leia mais

Pronta para receber

Pronta para receber

Região italiana conhecida por seu espírito caloroso e acolhedor, Emilia-Romagna está comemorando o caráter forte e decidido de seus habitantes, a eficiência e organização de seus serviços e a resiliência de seu território e negócios, pronta para retomar totalmente as atividades turísticas. As principais vias rodoviárias e de transporte estão abertas, incluindo a autoestrada A 14 e a linha ferroviária Bolonha-Rimini – com a seção Rimini-Ravenna em pleno funcionamento. Os aeroportos regionais, como Bolonha, Forlì, Rimini e Parma, estão operando normalmente, enquanto no transporte marítimo estão ativos os …

Leia mais

Hot Park tematiza Praia do Cerrado

Hot Park tematiza Praia do Cerrado

O parque aquático Hot Park, em Rio Quente, Goiás, inaugurou seu primeiro restaurante temático na Praia do Cerrado, o Maraé, que oferece cardápio especializado em frutos do mar, desenvolvido com técnicas internacionais e um pouco da gastronomia regional. Feito em formato de um barco, a decoração traz pranchas de surf, um timão e luminárias que remetem a elementos praianos. A nova estrutura está montada em área de 1.500 metros quadrados, com capacidade para 274 pessoas.

O investimento foi de R$ 6 milhões. “Foram 10 meses desde o início …

Leia mais

Tradição, cachoeiras, café…

Tradição, cachoeiras, café…

A “Pérola da Serra”, como é conhecida Torrinha, está no centro do interior paulista, distante 260 quilômetros da capital. Com 10 mil habitantes, a cidade teve sua economia baseada no café, motivo pelo qual foi construída em 1886 a Estação Ferroviária de Torrinha. Hoje, Patrimônio Histórico de Torrinha, a estação foi restaurada e desempenha importante papel no desenvolvimento dos setores criativos, acolhendo projetos como a Orquestra Torrinhense De Viola Caipira.

Município de Interesse Turístico, Torrinha conta com atrativos naturais, religiosos, culturais e gastronômicos, afirma o secretário de Turismo …

Leia mais

Vinho e esqui em Portillo

Vinho e esqui em Portillo

Como acontece em todas as temporadas de neve do Hemisfério Sul, a estação de esqui Portillo, no Chile – Que vai de 24 de junho a 30 de setembro – preparou duas atividades especiais para quem aprecia vinhos: Wine Week e Wine Fest. Além disso, durante as férias de julho haverá degustações de rótulos premium, como Don Maximiano e Seña, ambos da vinícola Errazuriz.

Na primeira, que vai de 29 de julho a 5 de agosto, as principais vinícolas chilenas organizam degustações e jantares harmonizados para os hóspedes. …

Leia mais

Equação ainda a resolver

Equação ainda a resolver

Nelson Tucci

“Nesta terra, em se plantando tudo dá”… diz aquele famoso trecho da carta escrita por Pero Vaz de Caminha a El Rei D. Manuel I, o Venturoso, em 1500. Certeza ninguém tem, mas desconfia-se que os lusos já sabiam o que diziam há muito tempo pois nestas terras já tinham aportado várias vezes. É possível que tratassem os nativos até pelo nome e, assim, davam uns migués globais. O fato é que de lá pra cá rolou muito samba, choro e rock and roll e o …

Leia mais

Alumínio e a descarbonização na construção

Resistente à ferrugem e corrosão, o alumínio é material indispensável na construção civil. Leve, prático e de boa aparência, é utilizado no acabamento de fachadas, esquadrias de portas e janelas, guarda-corpo em varandas, grades múltiplas, além de ser muito usado em acessórios. Como estrutura, ajuda no conforto térmico e acústico, além de influenciar a passagem de luz natural e ventilação. Trata-se de elemento essencial em projetos de base e/ou decorativos.

Do ponto de vista da sustentabilidade, tem o lado bom e o ruim do material. O bom é …

Leia mais

100 usinas de fontes renováveis

100 usinas de fontes renováveis

A TIM ampliará seu projeto de geração distribuída de energia, que promove o abastecimento da rede com a utilização de usinas de energia renovável arrendadas de parceiros. A expectativa é contar com 100 unidades alimentando suas operações em diferentes estados até o fim do ano, com predominância de plantas solares. No primeiro trimestre, 15 novas usinas foram incorporadas pela operadora, totalizando 64 unidades, que produzem 50% do consumo total da empresa. As usinas que iniciaram a produção para a TIM entre janeiro e março deste ano estão localizadas …

Leia mais

Alimentos que viciam o cérebro no frio

Alimentos que viciam o cérebro no frio

O aumento no desejo por certos alimentos, como doces, gorduras e comidas quentes é comportamento atribuído a uma resposta natural do cérebro em busca de conforto térmico e energia adicional para combater o frio. “Cada pessoa é única, e a relação entre o clima frio, os desejos alimentares e a saúde é complexa”, comenta Livia Ciacci, neurocientista parceira do Supera – Ginástica para o cérebro. Por isso, consultar um profissional de saúde, como um nutricionista, pode fornecer orientações personalizadas e ajudar a desenvolver um plano alimentar adequado às …

Leia mais

Homens da geração Y

Homens da geração Y

Os homens da chamada geração Y estão cada vez mais interessados por procedimentos estéticos e entre as cirurgias mais requisitadas estão a rinoplastia, otoplastia e a ginecomastia, conhecida também como redução de mamas, que apesar de não se desenvolver em homens, podem aparecer devido a alterações hormonais ou excesso de peso. “Pode não importar, mas isto causa um grande desconforto estético e emocional”, afirma Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional – Cirurgia Plástica: “Fere aquilo que alguns chamam de masculinidade”.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia …

Leia mais

Cada vez mais comum

Enfermidade que acomete 1% da população mundial, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença celíaca tem riscos mais altos de afetar alguns grupos de pessoas. “O principal grupo de risco é o formado por parentes de primeiro e segundo grau de pessoas que têm a doença”, explica o gastroenterologista Paulo Mafra, do Hospital Dona Helena, de Joinville/SC: “Também pacientes de diabetes tipo 1, que têm tireoidite autoimune, Síndrome de Turner e Síndrome de Down, estenose pulmonar, além de pacientes de outras doenças autoimunes”. Como demora …

Leia mais

Intoxicação em animais domésticos

Intoxicação em animais domésticos

Muitos pets chegam intoxicados aos consultórios, clínicas e hospitais médicos veterinários do mundo

Eduardo Ribeiro Filetti

Embora aconteçam episódios intencionais, quando a atitude é criminosa, a maioria dos casos de intoxicação em animais costuma ser acidental. Trata-se de um conjunto de sintomas agressivos ao organismo, produzidos quando uma substância tóxica é ingerida ou entra em contato com a pele, olhos e mucosas, o que geralmente ocorre pela falta de conhecimento ou de experiência nos cuidados com o pet. Algumas das causas de intoxicação em pequenos animais são pesticidas …

Leia mais

Confraternização no mercado

Confraternização no mercado

Marcelo Moraes/Divulgação

Wanessa Matos, Mateus Teixeira, Kayo e Thay Amado

Churrasco de confraternização promovido pela Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob), em conjunto com Secovi-SP e SindusCon-SP movimentou o grill do Tênis Clube de Santos, no início de junho. Na oportunidade, o presidente da Assecob, Mateus Muniz Elias Teixeira, recebeu homenagem do prefeito de São Vicente, Kayo Amado, pelos relevantes serviços prestados na orientação em prol do desenvolvimento urbano e incentivo da construção civil no município. O evento contou com patrocínio de CSN Cimentos, …

Leia mais

Opções que aquecem

Opções que aquecem

Entrando no clima mais frio e trazendo mais opções para os clientes, a Água Doce Sabores do Brasil apresentou novo cardápio, que melhora a experiência na estação mais fria do ano. O menu conta com os tradicionais caldos, até pratos principais e drinques deliciosos, com ingredientes que prometem aquecer o cliente.

Para Júlio Bertolucci, diretor de franquias da Água Doce, oferecer opções para diferentes estações faz com que os restaurantes da rede sejam uma alternativa do cliente, tanto para consumo no salão quanto para pedidos no delivery, e …

Leia mais

Komah aposta em tecnologia

Komah aposta em tecnologia

Fundado em 2016 pelos cunhados Alessandro Papi e Paulo Shin, o Komah combina a cozinha coreana autoral com raízes familiares e culturais. O chef Paulo Shin, de origem coreana, já tinha passado por diversas cozinhas, como D.O.M., do chef Alex Atala, o Kinoshita e Sanpô, além de degustar de belas experiências em Nova York. Ao passar por um momento de desmotivação, encontrou com o seu cunhado, Alessandro Papi, administrador do ramo de calçados, o incentivo que faltava: abrir um restaurante autoral, que trouxesse todo o encanto e a …

Leia mais

Um clima de bistrô francês

Um clima de bistrô francês

Com ambiente aconchegante e clima de bistrô francês, o restaurante Dom Aldo chegou ao Itaim Bibi, na Rua Pedroso Alvarenga, 545, capital paulista, combinando o melhor da culinária francesa e italiana. O menu tem a consultoria do premiado chef Pascal Valero: “Elaborei um cardápio mais enxuto com inspiração franco-italiana em que levei em conta o sabor, a perfeição nas técnicas gastronômicas e a qualidade dos ingredientes”.

Na entrada, um piano recebe os clientes misturando clássicos e música contemporânea. As paredes verdes com detalhes dourados e arandelas trazem elegância …

Leia mais

Diferentes sabores

Diferentes sabores

Prestes a completar 11 anos e com um rooftop recém-inaugurado, o Gula Bar, na região de Heliopólis, na capital paulista, se destaca por seu menu exclusivo e vasta carta de drinks, com opções não-alcóolicas. Entre os destaques da casa estão a Picanha no Réchaud, a Costela Barbecue, o famoso Baião do Gula e sua receita secreta, o dadinho de tapioca, a coxinha sem massa da casa, a pancetta do Gula, diversos risotos, hamburguer artesanal 120 gramas, além de muitas outras opções para diferentes paladares.

Na carta de bebidas …

Leia mais