Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias
Edição 346 Novembro 2023

Edição 346 Novembro 2023

→ Visualizar versão impressa em PDF

190

Luiz Carlos Ferraz

A sequência destes três números, 190, certamente está gravada no senso comum nacional para ser usada diante de uma ação criminosa e pedir socorro – e ainda que se disque 112 ou 911 (só valendo pelo celular), a ligação será redirecionada para a Central 190, o sistema que funciona 24 horas, de segunda a segunda, e aciona os serviços da Polícia Militar. Nestes tempos de insegurança pública, a ferramenta importa a todo e qualquer cidadão; e melhor só mesmo a presença física de um agente

Leia mais

Nova lei tributária em SP é moderna

Nova lei tributária em SP é moderna

Alberto Murray Neto

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, no dia 17 de outubro, o Projeto de Lei nº 1.245/2023. Inicialmente, este PL foi criado com o intuito de regularizar débitos de devedores inscritos da dívida ativa do Estado, em decorrência do descumprimento de medidas sanitárias impostas durante a pandemia da Covid 19. O texto final, convertido em lei, entretanto, foi além e cria condições favoráveis para que devedores da Fazenda Estadual possam, de acordo com sua capacidade contributiva, saldar suas dívidas. Isso ensejará, consequentemente, aumento da …

Leia mais

Beleza e funcionalidade da pedra

Beleza e funcionalidade da pedra

Clássico e atemporal na arquitetura de interiores, o mármore é sempre boa opção por sua variedade estética. Contudo, sua utilização muitas vezes é envolta em concepções equivocadas e, para esclarecer o uso do revestimento, os arquitetos Renata Iervolino e Eduardo Tambellini, casal à frente do escritório Etri Arquitetos, relacionaram os principais mitos que cercam a aplicação da pedra.

Para os profissionais, um dos maiores erros na especificação do produto é aceitar que todos os mármores são idênticos. A diversidade impressionante de opções, oriunda de jazidas encontradas em diversas …

Leia mais

Pessoas mudariam de emprego por saúde mental

Pessoas mudariam de emprego por saúde mental

Pesquisa Infojobs, que desenvolve soluções para RH, apurou que 86% das pessoas entrevistadas mudariam de emprego por saúde mental e mais satisfação no trabalho. Do total, 61% não se sentem satisfeitos ou felizes no trabalho e para 55% a questão psicológica é um fator que causa insegurança; inclusive, 76% já precisaram ou conhecem alguém que precisou se afastar das atividades de trabalho por razões psicológicas. “Mais do que nunca precisamos olhar para as políticas corporativas em prol da saúde mental com mais atenção”, enfatiza Ana Paula Prado, CEO …

Leia mais

Método acelera desejo de empreender

Método acelera desejo de empreender

Estudo realizado pela Troposlab indicou que negligenciar a relação entre inovação e pessoas para o desenvolvimento dos times em uma empresa pode retardar resultados. O trabalho foi conduzido pela diretora de Operações da consultoria, Marina Mendonça, que anunciou um método que acelera quatro vezes o desenvolvimento de times para a inovação nas empresas.

Ele contou que, durante seis meses, o Método de Aceleração Comportamental da consultoria foi aplicado em uma instituição que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e foram monitorados 52 participantes distribuídos em 12 …

Leia mais

Construtechs de maior destaque no mercado

Construtechs de maior destaque no mercado

A plataforma internacional de inovação aberta 100 Open Startups anunciou as 10 construtechs de maior destaque no mercado e, entre as selecionadas, a ConstruCode e a Construct In, do ecossistema Trutec, conquistaram o 1° e o 2° lugar, respectivamente. A 100 Open Startups conecta grandes empresas a startups, e promove anualmente o maior ranking de inovação corporativa latino-americano. A premiação considera o volume financeiro transacionado em contratos firmados entre as startups e as grandes corporações, estimulando a nova economia e o processo de transformação digital de diversas indústrias. …

Leia mais

Futuro no endereço certo

Futuro no endereço certo

Com a proposta de aproveitar a modernidade da Nova Ponta da Praia, em Santos, a Xavel entregará em dezembro o Residencial Morada Rebouças, na Avenida General San Martin, 65. Conforme destaca a construtora, o empreendimento foi idealizado sobre dois pilares: a localização – afastada de regiões com grande densidade demográfica e, ao mesmo tempo, agradável, com boa infraestrutura, de fácil acesso, proporcionando assim mais tranquilidade, privacidade, conforto sonoro e visual ao morador, ou seja, mais qualidade de vida; e a oferta de um produto com preço acessível, de …

Leia mais

Mais desempenho ao concreto

Mais desempenho ao concreto

Cada vez mais presente no concreto, as fibras de propileno tem se destacado por proporcionar maior vida útil e durabilidade às construções, além de substituir materiais perigosos – como o amianto, fibra mineral usada também em misturas com cimento, que, apesar de resistente, tem propriedades tóxicas e é proibida no Brasil desde 2017. A Camargo Química, especializada em soluções sustentáveis para a construção civil, desenvolveu duas fibras de polipropileno, a CQ Fibermax e a CQ Micro Fiber, que possuem características que combatem condições adversas do concreto, como a …

Leia mais

Selo ouro no GHG Protocol

A Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, conquistou pela segunda vez consecutiva o Selo Ouro do GHG Protocol, que certifica a qualidade dos inventários de emissões de gases de efeito estufa. A certificação reconhece que o inventário corporativo apresentado atingiu nível de qualidade, por meio de balanço auditado de suas emissões. “A Hidrovias do Brasil tem a sustentabilidade como pilar desde a sua concepção e segue priorizando seu olhar nesta frente”, comentou a diretora de Sustentabilidade Fabiana Gomes: “Atrelado ao seu compromisso sustentável, a companhia tem …

Leia mais

Revestimento brasileiro tem menor pegada de carbono

Terceira maior do planeta no setor, a indústria brasileira representada pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) comemora um novo marco no quesito sustentabilidade ambiental: em 2021, emitiu 3,26 quilogramas de dióxido de carbono equivalente (CO2eq) por metro quadrado produzido. O volume é menor do que o expelido por dois dos mais tradicionais e tecnológicos fabricantes globais, a Espanha, com 5,5, e a Itália, com média de cinco. Dados são de estudo realizado pelo Centro Cerâmico do Brasil (CCB).

Os dois …

Leia mais

Glamour em alto mar

Glamour em alto mar

Com o intuito de tornar a experiência ainda mais glamurosa e intimista, a Desire Cruises, linha de cruzeiros voltada para adultos e exclusivamente planejada para casais, fez um ajuste no itinerário do Desire Rio de Janeiro Cruise 2023-2024, que terá como ponto de partida o porto do Rio de Janeiro. Depois da noite de Réveillon, com vista privilegiada para a praia de Copacabana, a rota seguirá no Brasil pelas cidades de Paraty, Ilhabela e Santos. E então navegará rumo ao Uruguai, para a agradável Punta del Este. A …

Leia mais

Luxo, alta gastronomia, lugares inesquecíveis

Luxo, alta gastronomia, lugares inesquecíveis

A região dos lagos e vulcões, no Chile, é o cenário perfeito para uma lua de mel inesquecível. Além de abrigar paisagens naturais incríveis, o destino conta com hotéis que oferecem luxo, conforto, alta gastronomia e muitos mimos aos casais. Um deles é o hotel-boutique Awa, construído às margens do lago Llanquihue, a 20 minutos de Puerto Varas, que oferece vistas privilegiadas do vulcão Osorno.

O Awa criou um programa especial de cinco dias e quatro noites para recém-casados, que inclui estadia em quarto superior (com possibilidade de …

Leia mais

Espaços culturais e lazer na zona ribeirinha lisboeta

Espaços culturais e lazer na zona ribeirinha lisboeta

Seja para conhecer, estar, passear, contemplar ou tudo isso, desde que passou por uma renovação, a Estação Sul Sueste e Doca da Marinha vêm trazendo novos ares à zona ribeirinha lisboeta, com a crescente adesão pela população local e, sobretudo, pelos turistas. Considerado Monumento de Interesse Público, o local deixou para trás seu uso exclusivamente funcional para transformar-se numa área onde a vista sobre a cidade e o rio convidam para o lazer. Desse modo, todos os dias, das 9 às 20 horas, embarcações tradicionais, como “catraios”, “varinos” …

Leia mais

Prevenindo a obesidade infantil

Prevenindo a obesidade infantil

Para facilitar a mudança de comportamento na rotina alimentar da família, a Jasmine Alimentos apresenta dicas práticas para prevenir a obesidade. Afinal, segundo o Atlas Mundial da Obesidade de 2023, lançado pela Federação Mundial da Obesidade, o número de crianças com a doença pode mais que dobrar até 2035. E no Brasil, o Ministério da Saúde e a Organização Panamericana de Saúde apontam que 12,9% das crianças de 5 a 9 anos já são obesas, da mesma forma que 7% dos adolescentes de 12 a 17 anos no …

Leia mais

Para crianças com autismo

Para crianças com autismo

Referência em cuidados de saúde, a Versania inaugurou no país a Versania Cuidado Infantil, dedicada ao atendimento de crianças neuroatípicas de 0 a 12 anos, em especial as que apresentam o transtorno do espectro autista (TEA). A unidade está instalada no Shopping Trimais Places, na zona Norte da capital paulista, e oferece tratamento individualizado, mediante técnicas, protocolos e ciências de última geração utilizados em vários países, como as terapias ABA (Applied Behavior Analysis), IS (Integração Sensorial), PECs (Picture Exchange Communication System) e Prompt (Prompts for Restructuring Oral Muscular …

Leia mais

Contra ansiedade e depressão

Além da saúde física, refeições balanceadas e nutritivas também têm impacto positivo na saúde mental, afirma a nutricionista Camila Correa Dornelles, para quem essa relação está ligada à produção de neurotransmissores relacionados às emoções. Estudo publicado no Journal of Affective Disorders associou a ingestão em excesso de alimentos ultraprocessados como fator de risco para o desenvolvimento de transtornos psicológicos, como a depressão e a ansiedade.…

Leia mais

Verão exige mais atenção com o pet

Verão exige mais atenção com o pet

Eduardo Ribeiro Filetti

Atento à aproximação do Verão, quando os dias ensolarados e as temperaturas mais elevadas exigem maiores cuidados com nosso animal de estimação, é importante não descuidar desde a hidratação básica até a prevenção a problemas dermatológicos, como micoses (fungos) e as famosas piodermites (infecções de pele), principalmente se o amiguinho tiver contato com areia e/ou terra. É importante estar atento com os parasitas externos, como pulgas, carrapatos e piolhos, que costumam aumentar e podem transmitir inúmeras doenças. É comum, por exemplo, que cães e gatos …

Leia mais

Poderoso We Club Premium

Poderoso We Club Premium

Angela Neiva, Adeilma Andrade, Silvania Carvalho e Daniela Mollo: fundadoras do We Club Premium, após palestras de Dary Avanzi e Luiza Rodas, na sala de eventos do Restaurante Figueira Rubayat, nos Jardins, capital paulista, comemorando um ano com encontros mensais, visando fortalecer marcas e criar conexões com mulheres empreendedoras.

Equipe Nannai Muro Alto: pelo segundo ano, hotel de praia com 22 anos de operação, próximo a Recife, figura no ranking Great Place To Work (GPTW), entre os melhores lugares para se trabalhar em Pernambuco, comemorando a inauguração do …

Leia mais

Mais leve e saborosa

Mais leve e saborosa

Idealizada por Roberto Loscalzo com projeto de Célia Alves, a Veridiana Pizzaria, na capital paulista, há 22 anos combina a qualidade em atmosfera sofisticada. Atendendo inicialmente no casarão em Higienópolis, vieram em seguida os endereços dos Jardins, que valoriza o paisagismo, e o de Perdizes, repaginando outro casarão da São Paulo antiga.

Com o mesmo cuidado artesanal e agregando mais leveza e sabor, foi desenvolvida uma nova massa com blend de duas farinhas, uma brasileira e outra italiana, com fermentação longa de 48 a 72 horas. A mudança …

Leia mais

Novas opções saudáveis

Novas opções saudáveis

Para incrementar o portfólio de saudabilidade dos sorvetes Los Los, dois sabores passam a integrar o cardápio: mini saia, uma combinação entre morango e maracujá, sem adição de aromatizantes ou saborizantes, com 40% de polpa de morango e maracujá em sua receita, proporcionando um contraste entre a doçura e o azedinho; e manga, em versão diferenciada, com 50% da fruta em sua composição, trazendo uma cremosidade extra ao produto, uma verdadeira manga no palito.

“À medida que as temperaturas sobem, uma coisa é certa: os sorvetes de frutas …

Leia mais

Na casquinha e milk shake

Na casquinha e milk shake

A Damp Sorvetes anunciou o sabor Creme Holandês com Cookies, que combina crocância e suavidade e pode ser consumido tanto em casquinhas quanto como milk shake. A nova delícia soma-se a mais de 80 sabores produzidos artesanalmente na fábrica própria, que se revezam diariamente na casa, totalizando 48 opções disponíveis aos clientes. Além dos tradicionais coco, limão, chocolate e morango, a Damp possui exclusividades, tais como água de rosas, amarena, capim santo, violeta e rapadura, entre outros.

No menu há picolés, bolos e cassatas, tornando cada unidade um …

Leia mais

Sucos S/A no Shopping Eldorado

Sucos S/A no Shopping Eldorado

A Sucos S/A, rede de alimentação que oferece variedade de sucos, saladas, açaís, sanduíches naturais, caldos e tapiocas, inaugurou primeira unidade na capital paulista, no Shopping Eldorado, Bairro de Pinheiros. Além do atendimento em balcão, a nova loja vem com totem de autoatendimento. “O equipamento mostra o comprometimento da empresa em adotar tecnologias que beneficiam a experiência de compra dos clientes”, afirmou Gustavo Dinamarco, sócio da rede.

O dirigente frisou que a equipe Sucos S/A continuará disponível para auxiliar o cliente que prefere atendimento pessoal ou que tenha …

Leia mais