Edição 349Fevereiro 2024
Segunda, 18 De Março De 2024
Editorias
Edição 292 Maio 2019

Edição 292 Maio 2019

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

Consciência racista

Luiz Carlos Ferraz

Diante das ações desencadeadas de forma orquestrada pelo grupo que assumiu o poder, parece restar pouca dúvida sobre o esforço da máquina em reforçar, sem constrangimento, uma certa e odiável consciência racista no país. Tal artimanha, queremos crer, não prosperará, pois o planeta está atento aos descompassos da paródia governamental. Cumpre notar que não se trata (apenas!) de brancos x negros ou cousa que o valha, mas do racismo na acepção da palavra, que atinge mais diretamente os negros, mas que – sobejamente conhecido – …

Leia mais

Investimento estrangeiro direto

Investimento estrangeiro direto

João Vítor S. Garcez

Hoje, no Brasil, todos os investimentos feitos por estrangeiros devem ser registrados eletronicamente pelo portal do Banco Central, no chamado Registro Declaratório Eletrônico de Investimento Estrangeiro Direto, implementado pelo Bacen (RDE-IED). Os investimentos em dinheiro são registrados no valor da moeda estrangeira transferida para o Brasil e convertidos para reais como integralizados na data de entrada.

Embora um investimento in cash seja a forma mais comum de contribuição inicial, “ativos em espécie” também podem ser aportados por investidores estrangeiros em empresas brasileiras. No entanto, …

Leia mais

Pelo desenvolvimento da região

Pelo desenvolvimento da região

Sandra Netto

Fundada em 16 de julho de 1981, a Assecob, Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista, completa 38 anos de atividades, tendo o engenheiro civil Ricardo Beschizza (foto) como presidente do Conselho Administrativo. A cerimônia de posse aconteceu em abril passado – oportunidade em que Beschizza apresentou os novos diretores regionais de duas entidades parceiras: Lucas Muniz Elias Teixeira, que assumiu a função no SindusCon-SP, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo; e Ricardo Gobatti, no Secovi-SP, …

Leia mais

Pronto para morar

Pronto para morar

A construtora Ennio Fornea está entregando o residencial Annecy, na Alameda Princesa Izabel, 291, Bairro Mercês, um dos mais tradicionais de Curitiba. O empreendimento foi construído em terreno de 3.300 m² e possui 92 unidades, com seis tipos diferentes, a partir de 77,09 m² até 116,95 m² de área exclusiva.

Os apartamentos contam com três quartos, mas as plantas podem ser adaptadas conforme o gosto do comprador. Além dos modelos tradicionais, o Annecy contempla apartamentos garden e cobertura. Todas as unidades possuem sacada com churrasqueira e uma vaga …

Leia mais

Reconhecimento facial aumenta segurança

Reconhecimento facial aumenta segurança

99, aplicativo de transporte urbano que integra a companhia global DiDi Chuxing, lançou para 100% dos motoristas uma ferramenta de reconhecimento facial para aumentar ainda mais a segurança das corridas da plataforma, que identifica automaticamente o rosto do condutor antes dele se conectar ao app. O procedimento é realizado por meio de parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), validando automaticamente a imagem coletada durante o reconhecimento facial com a foto armazenada no banco de dados do órgão.


São Paulo anunciou a aquisição de 40 mil pistolas …

Leia mais

O Cosmos é logo ali!

O Cosmos é logo ali!

Leandro Ayres

COM a chegada dos meses mais frios no Hemisfério Sul, nosso céu ganha tons de azul mais profundo, e devido à mudança no ângulo do eixo terrestre, a incidência da luz solar na superfície fica mais suave, e as cores ganham vida. Além disso, o ar mais frio empurra as partículas de poluição para baixo e, com menos detritos em suspensão, o céu fica mais limpo, condição básica para a realização da astrofotografia.

Astrofotografia? Seria a foto dos astros de Hollywood? Ou, em se tratando de …

Leia mais

IA aplicada à saúde

O CREATIVE Startups – programa de aceleração de startups da Samsung em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCEI) – selecionou algumas healthtechs para receber investimento de até R$ 200 mil para o desenvolvimento de produtos e serviços. A 4ª edição do Samsung Creative Startups teve início em abril, com 12 startups selecionadas das áreas de educação, agronegócios e saúde. O programa apresenta mentorias técnicas e de mercado, com treinamentos e assessorias com …

Leia mais

Reconhecimento internacional

Reconhecimento internacional

Lançada em 2018, a linha de cubas da Roca, assinada pelo arquiteto Ruy Othake, recebeu menção honrosa na categoria produtos na 12ª edição do International Design Awards (IDA). A coleção possui quatro modelos e se caracteriza pelas linhas orgânicas e design atemporal

“Estamos muito orgulhosos pelo reconhecimento que recebemos junto ao IDA”, afirma Pau Abelló, presidente da Roca Brasil: “Produzir linhas com a chancela de grandes profissionais está no DNA da Roca e é muito gratificante receber essa primeira conquista aqui no Brasil”.

A linha Ruy Ohtake by …

Leia mais

Harmonia e funcionalidade

Harmonia e funcionalidade

Ideal para ambientes que exigem harmonia e funcionalidade, Codda Faucets lançou a linha de metais Bolero Matte Black. Com traços retos e minimalistas, ela inclui ducha de teto e parede, misturadores monocomando, misturador duplocomando de parede, bica de banheira de parede, ducha manual, cabide, porta toalhas, papeleira, acabamento monocomando, acabamento de registro e de desviador, ducha higiênica.

Bolero Matte Black, ou preto fosco, causa impacto pelo design exclusivo. As peças valorizam o design do espaço e são perfeitas para banheiros de qualquer tamanho, salas de banho e lavabos.…

Leia mais

Formas e cores únicas

Formas e cores únicas

A linha de cubas da Lepri – Finas Cerâmicas Rústicas é composta por peças com formas e cores únicas, que exploram a riqueza de desenhos e texturas oferecidos pela argila. As peças são perfeitas para acompanhar projetos de lavabo, casas de campo, salas de banho, spas, hotéis, áreas gourmet e espaços comerciais e corporativos. As cubas também são versáteis na combinação de materiais e podem estar em projetos que adotem uma estética mais clássica.…

Leia mais

Mais cor à água das piscinas

Mais cor à água das piscinas

É a cor da piscina que, muitas vezes, passa a sensação de frescor da água, de limpeza e relaxamento. Além do aspecto visual que a pastilha oferece, a porcelana é o produto mais indicado para revestimento de piscinas devido à alta resistência e baixa absorção de água (menor do que 0,5%), o que evita infiltrações. Sem contar que a pastilha é um produto extremamente versátil para as mais diversas formas e curvas de cada projeto.

Por ser quase impermeável, as pastilhas apresentam expansão por umidade quase nula que …

Leia mais

Ícones da arte e da arquitetura

Ícones da arte e da arquitetura

Barcelona, na Espanha, foi a inspiração para a coleção da Mica Azulejos Decorados. Ícones da arte e da arquitetura, como Gaudí, Miró, Mies Van Der Rohe e Jean Nouvel, influenciaram a arquiteta e proprietária da marca, Gabriela Carvalho, para o lançamento, com quatro linhas de desenhos exclusivos: Gràcia, Born, Montjuic e Raval. Segundo Gabriela, a arquitetura da cidade espanhola oferece uma composição única de diferentes formas geométricas e orgânicas, que convivem em harmonia e nos surpreendem a cada esquina: “Barcelona é quente, viva, criativa, alegre e colorida, sensação …

Leia mais

Solução acústica sustentável

Solução acústica sustentável

Revestimentos de paredes e placas acústicas podem e devem melhorar a inteligibilidade do som e da temperatura do ambiente, uma vez que hoje já fazem parte do conceito de sustentabilidade durante o pré e o pós-obra. A Trisoft dispõe de um portfólio de alta performance, contendo produtos com tais finalidades, benefícios estéticos, decorativos, além de serem ecofriendly, seguros e autoextinguíveis. Cada metro quadrado de produto, fabricado pela Trisoft, representa um total de 35 a 250 garrafas PET. São itens 100% recicláveis e vem para atender uma nova demanda …

Leia mais

CDHU expõe Casa Modelo no 25º Salão

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) expôs no 25º Salão Internacional da Construção e Arquitetura, em abril, na capital paulista, a casa que serve de modelo para as futuras contratações da empresa. A Casa Modelo foi executada em alvenaria armada com blocos estruturais cerâmicos, conforme as diretrizes de qualidade da empresa, com pé-direito de 2,60 m, laje de concreto, piso cerâmico nos ambientes, azulejo até o teto nas áreas molhadas, estrutura metálica para o telhado, área de serviço coberta, sistema fotovoltaico …

Leia mais

Temporada de neve

Temporada de neve

A estação de esqui Portillo, no Chile, está com promoções para a temporada de neve 2019, que vai de 22 de junho a 5 de outubro. A grande novidade é que agora a oferta “Two Kids Free”, que oferece hospedagem, passes para os meios de elevação e refeições sem custo a duas crianças de 4 a 11 anos acompanhadas pelos pais, também contempla a semana de 6 a 13 de julho, em plena alta temporada. É a oportunidade ideal para a família aproveitar as 35 pistas para todos …

Leia mais

Destinos da Provence e Riviera Francesa

Destinos da Provence e Riviera Francesa

O Sul da França preserva algumas das construções mais marcantes do período romano, lindas paisagens naturais, como os campos floridos de lavanda, e ruas com charmosas casinhas medievais e suas janelas coloridas. Os roteiros da operadora Françatur contemplam as principais atrações de Provence e de suas regiões vizinhas.

Com o programa “Uma Semana na Provence”, o turista inicia a viagem conhecendo o Palácio dos Papas, o maior do estilo gótico em toda a Europa, e a Pont d’Avignon, famosa ponte medieval, localizados na cidade de Avignon, com visitas …

Leia mais

Ilhas Galápagos

Ilhas Galápagos

Localizadas em meio ao Oceano Pacífico, a cerca de 1.000 quilômetros da costa do Equador, as Ilhas Galápagos é um arquipélago formado por 58 ilhas vulcânicas e possui espécies de animais inusitadas, como tartarugas-gigantes e iguanas-marinhas. Foi este empolgante destino que inspirou Charles Darwin a criar sua Teoria da Evolução. Quem comprar o pacote de cruzeiro pelas Galápagos em saídas selecionadas (agosto a dezembro de 2019) terá o segundo passageiro gratuitamente, na promoção da Abreu.

Em seis dias, o iate passa por pontos imperdíveis do destino, como a …

Leia mais

Ganho no 1.4 turbo

Ganho no 1.4 turbo

Nelson Tucci

O preto metálico, também chamado de “ouro negro”, que reveste o Tracker é uma cor forte, marcante. Salta aos olhos no modelo 2019 do Midnight 1.4 turbo em que andamos. Há quatro anos avaliamos a versão 2015, motor 1.8l, e agora fomos conferir as diferenças.

À época era um carro moderno, desafiador, o filhote mexicano da GM. Hoje o jipinho continua bonito, mas não necessariamente desafiador. O interior ganhou up grade, mas os bancos de couro, volante multifuncional e o Chevrolet MyLink, com tela de 7 …

Leia mais

Em julho, Jornada Empreendedora EUA em Orlando

A Universal Orlando Resorts, na Flórida, sediará de 3 a 5 de julho a Jornada Empreendedora USA. O evento terá a presença de Kevin Harrington (Shark Tank USA), Camila Farani (Shark Tank Brasil) e outros conhecidos palestrantes, e busca renovar ideias, gerar oportunidades, discutir possibilidades, apresentar novas tendências e ampliar o networking.

A Jornada Empreendedora é apontado como o maior evento do setor de empreendedorismo nos EUA. Nesta segunda edição, o foco é ajudar a internacionalizar marcas e empresas que desejam de alguma maneira migrar os negócios para …

Leia mais

Promovendo histórias de sucesso

A Santos Brasil celebra 10 anos do Programa Formare com números respeitáveis: 270 jovens formados, 97 contratados pela companhia e 1.800 horas de aulas práticas e teóricas ministradas pelos próprios funcionários da empresa no Tecon Santos, considerado o maior terminal de contêineres da América do Sul.

Pioneiro no setor portuário, o Programa Formare na Santos Brasil, realizado em parceria com a Fundação Iochpe, oferece curso profissionalizante, direcionado aos jovens de 18 e 19 anos provenientes de famílias em situação de desvantagem econômica e social, residentes em Guarujá e …

Leia mais

Inimigo da hipertrofia

Inimigo da hipertrofia

Quando a meta é a hipertrofia ou manutenção da musculatura, existem alguns pontos que, caso façam parte da sua vida, precisam ser tratados. Ao explicar os processos que regulam o tamanho da musculatura – o anabolismo (síntese/produção proteica) e o catabolismo (destruição proteica) –, a médica Márcia Simões Kornin afirma que existem fatores que podem gerar a diminuição muscular.

Entre os mais importantes, ela relaciona a presença de doenças, como obesidade, câncer, diabetes, doença renal dentre outras comorbidades; a desnutrição, resultado de dietas com ingestão desequilibrada de nutrientes, …

Leia mais

Relação entre o corpo e a mente

Relação entre o corpo e a mente

A pessoa que sente dores crônicas pode desenvolver depressão ou vice-versa, e o fisioterapeuta adepto ao modelo biopsicossocial tem um papel fundamental nesse processo, ajudando o paciente a estabelecer a relação entre a mente e o corpo, ou seja, os aspectos emocionais e físicos. O fisioterapeuta Edson Santiago, especialista em Musculoesquelética e pesquisador em dor pela Santa Casa de São Paulo, explica: “Começou-se a observar que muitos pacientes com ansiedade, estresse emocional, depressão, problemas familiares, que sentem dificuldade de interação social, ou os que têm medo de realizar …

Leia mais

Infecção urinária

A infecção urinária também afeta a saúde do homem. O professor do setor de uro-oncologia da Faculdade de Medicina do ABC, Marcos Tobias Machado, afirma que a infecção urinária é caracterizada pela presença de alguma bactéria ou fungo no trato urinário. Ele esclarece pontos dos sintomas, diagnósticos e tratamentos sobre a doença.

Quais os principais tipos? No homem, os principais sítios de infecção são a uretra, a próstata e o rim.

Existe maior incidência com a idade? Em todas as faixas etárias pode haver o desenvolvimento de infecção …

Leia mais

Leishmaniose em Santos. Atenção!

Leishmaniose em Santos. Atenção!

SANTOS tem se deparado com muitos casos de Leishmaniose, o que tem preocupado a população, principalmente os proprietários de animais, alerta o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. Pós-graduado em Saúde Pública e professor universitário, Filetti explica que trata-se de uma doença infecciosa em animais e humanos causada por protozoários parasitários do gênero leishmania transmitidos pela picada de insetos da subfamília phlebotominae. Existem três tipos principais: leishmaniose cutânea, leishmaniose mucocutânea e leishmaniose visceral. Hoje, há registro de cerca de 50 casos em Santos, o que não caracteriza como epidemia, …

Leia mais

Andrea Araújo expõe “Fluxo”

Andrea Araújo expõe “Fluxo”

Artista plástica Andrea Araújo expõe “Fluxo”, na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, até 14 de julho: trabalhos revelam uma síntese de sua dedicação à arte, decorrente de uma leitura da própria vida. Nesta exposição, Andrea escolheu o amarelo para compor com nuances de preto e cinza, o fluxo de suas telas.

Dr. Ewaldo Bolívar de Souza Pinto e a educadora Lúcia Teixeira: lançamento do livro “Histórias do Bisturi”, com autoria de Raquel Rojas, agitou em abril a Livraria Martins Fontes, em Santos. Obra apresenta relatos que imortalizam a …

Leia mais

Culinária Nikkei em Santos

Culinária Nikkei em Santos

Bruno Scarpa

O Quilha Bar e Restaurante proporciona há três anos o melhor da culinária Nikkei, que, para quem não sabe, trata da fusão das culinárias japonesa e peruana. A iniciativa é do casal Maíra Pabst e Bruno Braga, que já viajou por vários países e resolveu trazer para a região um pouco de cada lugar visitado.

Inspirado na exótica culinária do Pacífico, o Quilha oferece inúmeras opções de pratos e porções, combinando pokes e ceviches aos tradicionais hambúrgueres.

Dentre os principais pratos, vale experimentar o “Lima Ceviche”, …

Leia mais

Festival na adega Cave do Douro

A adega Cave do Douro, no Royal Palm Plaza, em Campinas, realiza o Festival de Fondue, até 31 de agosto, de terça a domingo, das 19 às 23 horas. Entre as opções, por R$ 240, sopa de cebola, com vinho branco gratinado, torradas e queijo emmental ralado; fondue de savoyarde & filé mignon, com queijo emmental e gruyère derretidos no vinho branco, com presunto cru, salame, lombo canadense, copa, cubos de filé mignon grelhados, batatas canoas fritas na manteiga de ervas, seleção de molhos, picles e baguete. Para …

Leia mais

A literatura como refúgio

A literatura como refúgio

O advogado e escritor várias vezes premiado Manoel Herzog foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS) em 4 de maio de 2017. Na entrevista, gravada no estúdio da Universidade São Judas, Campus Unimonte, Herzog lembra, entre outros assuntos, quem eram seus ídolos na infância: “Além de ser o mais novo da escola, eu era péssimo em futebol. O meu refúgio era a literatura, e meus heróis da infância eram José Mauro de Vasconcelos, Jorge Amado, Chico Buarque, Aldir Blanc…”.

MANOEL Herzog …

Leia mais