Edição 294Julho 2019
Terça, 20 De Agosto De 2019
Editorias

Publicado na Edição 292 Maio 2019

Divulgação

Inimigo da hipertrofia

Tratamento adequado para reverter quadro de perda muscular

Inimigo da hipertrofia

Quando a meta é a hipertrofia ou manutenção da musculatura, existem alguns pontos que, caso façam parte da sua vida, precisam ser tratados. Ao explicar os processos que regulam o tamanho da musculatura – o anabolismo (síntese/produção proteica) e o catabolismo (destruição proteica) –, a médica Márcia Simões Kornin afirma que existem fatores que podem gerar a diminuição muscular.

Entre os mais importantes, ela relaciona a presença de doenças, como obesidade, câncer, diabetes, doença renal dentre outras comorbidades; a desnutrição, resultado de dietas com ingestão desequilibrada de nutrientes, pela baixa ingestão de proteínas, baixa ingestão calórica, má absorção de nutrientes, problemas gastrointestinais; uso de medicamentos; níveis baixos de vitamina D; diminuição da atividade física, por sedentarismo ou situações prolongadas de repouso; e idade, mediante a redução de hormônios circulantes, como hormônio do crescimento e testosterona.

Diretora e membro da equipe médica da Eden Clinic, de Curitiba, Márcia alerta que para reverter esse quadro de perda muscular é preciso tratamento adequado: “É preciso aprender, junto a um profissional, o que é necessário corrigir em sua rotina e organismo para atingir os objetivos que você deseja”. Mais em www.edenclinic.com.br