Edição 281Junho 2018
Sexta, 20 De Julho De 2018
Editorias

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Divulgação

Inovadores e sustentáveis

Ambiente “Casa do Escritor” usa o sistema Light Steel Frame (LSF) como estrutura de construção

Inovadores e sustentáveis

Uma das atrações da CasaCor SP, até 29 de julho, no Jockey Club de São Paulo, na capital paulista, são os sistemas construtivos. Eles se caracterizam pela inovação e sustentabilidade, características que podem ser constatadas na “SysHaus”, o ambiente criado pelo arquiteto Arthur Casas em parceria com a startup que dá nome ao projeto. Em um espaço de 200 metros quadrados, o projeto dessa casa de luxo mescla tecnologia de ponta, soluções de engenharia sustentável e design urbano.

O sistema produtivo é ágil e entrega casas de alto padrão em até 60% de tempo menos do que em processos tradicionais. Com a tecnologia da marca, a casa chega ao endereço 95% pronta para a montagem, sem gerar resíduos e nem consumir água – abundantemente desperdiçada em obras convencionais.

A casa possui mecanismos de captação e reuso de água da chuva, energia solar por meio de painéis fotovoltaicos e biodigestor, que transforma lixo orgânico em gás para utilização na cozinha e lareira. Ainda é possível optar pela cobertura verde, que contribui para o conforto térmico e acústico. Além disso, conta com eficiência energética que permite custo zero na conta de energia, e possui recursos de automação.

O arquiteto concebeu os interiores dentro do conceito free standing, isto é, armários e cozinha, que normalmente são fixos, chegam na casa em módulos. Dessa forma, em caso de mudança, é só desmontar e transferir tudo para o novo endereço. A linha de casas assinadas por Arthur e equipe permite variações quanto a acabamentos, revestimentos e layouts.

Outro sistema construtivo inovador é apresentado pela arquiteta Jóia Bergamo. Ela criou a “Casa do Escritor”, que usa como estrutura de construção o sistema Light Steel Frame (LSF), que dispensa concreto ou tijolo. Esse tipo de construção, se comparada à forma tradicional, apresenta vantagens em relação ao tempo da obra e ao impacto no meio ambiente, possibilitando uma construção rápida, seca e com poucos resíduos, evitando a poluição. Os materiais utilizados emitem cerca de cinco vezes menos CO2 que construções tradicionais. Todo o material de aço utilizado é reaproveitado, e após a desmontagem será novamente direcionado a outras obras.

Há outras vantagens do sistema LSF, se comparado ao sistema de construção com alvenaria: redução nos prazos de entrega dos projetos, manutenção e instalação elétrica, hidrossanitárias, CFTV, gás, ar condicionado, por exemplo. Outro ponto positivo é um ganho de até 5% de área, já que a parede interna de uma edificação com esse sistema tem menor espessura. Assim como nos projetos convencionais, há conforto térmico e acústico, além de resistência estrutural – calculada por um projetista. A vida útil do material pode chegar a mais de 200 anos, com baixo custo de manutenção.

Já o arquiteto Gabriel de Lucca, autor do “Recinto do Bosque”, aposta na solução estética do brise, que equilibra a incidência de luz natural no ambiente com o conforto térmico. Comumente executado em madeira, o arquiteto optou por placas cimentícias de fibrocimento, que trazem um forte apelo ecológico por sua composição de fibras vegetais mineralizadas.

Gabriel investiu no desenvolvimento de um ambiente com método construtivo sustentável, marcado pelo uso do steel frame, em que a obra é feita sem sujeira, descartando a necessidade de canteiro de obras e executada em pouco tempo, utilizando perfis de aço, além das placas cimentícias para o fechamento.

A dupla Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães, criadora da “Cabana”, também utilizou o steel frame. Com estrutura de aço, a construção erguida em apenas 18 dias chegou pronta ao canteiro de obras do Jockey Club de São Paulo e recebeu fechamento em drywall (gesso acartonado) e telhas metálicas, numa obra limpa: sem uso de fôrmas de madeira e concreto e sem desperdício. A casa é feita em módulos e facilita aumentar os ambientes sempre que necessário. Uma das paredes parece pedra, mas na verdade é concreto com formato, visual e instalação idênticos aos do material natural.

Para a Plantar Ideias, que criou o “Paisagens de Luz”, a preocupação com desperdício de materiais e a preservação do histórico pergolado do Jockey Club resultou num jardim pré-fabricado, mostrando que não são apenas casas e espaços internos que podem ser planejados desta forma. A proposta consiste em mostrar um jardim onde todos os seus elementos, como estruturas metálicas, móveis, plantas e revestimentos, possam ser retirados e transportados para outro lugar com facilidade e sem causar nenhum dano ao meio ambiente.

Esse conceito de pré-fabricação permitiu que o jardim não necessitasse de estruturas fixas. O resultado foi uma obra limpa e sustentável, composta por pisos pré-fabricados de concreto, da linha Apis, desenhada pelos profissionais da empresa, que, instalados sobre areia, permitiram eliminar o uso de contrapiso.

Serviço – O Jockey Club está localizado na Avenida Lineu de Paula Machado, 875, Cidade Jardim. Mais em www.casacor.com

“SysHaus”: tecnologia, soluções sustentáveis e design urbano

 

“Cabana”: casa feita em módulos facilita aumentar os ambientes

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Divulgação

Paraíso romântico

Sognefjord, o fiorde dos sonhos: paisagem fantástica

Paraíso romântico

Rica em atrações naturais, como fiordes, montanhas, geleiras, cachoeiras e fenômenos atmosféricos, a Noruega é um destino que deixa todo tipo de casal, em qualquer fase do relacionamento, com o coração explodindo de encantamento. Cada uma das cinco regiões da Noruega convida ao romance. Ao norte, estão os famosos fenômenos do sol da meia-noite, durante o Verão, e da aurora boreal, durante o Inverno, ambos perfeitos para uma aventura a dois. Na região Leste, está localizada a capital Oslo, perfeita para casais cosmopolitas, amantes de cultura e gastronomia. …

Leia mais

Publicado na Edição 281 Junho 2018

Divulgação

Moderno e de bom desempenho

Honda WR-V: conjunto de motor (1.5 de 116 cv) e câmbio (CVT) é o mesmo do Fit

Moderno e de bom desempenho

Nelson Tucci

Quem já andou de Honda Fit e gostou, certamente vai gostar ainda mais do WR-V. A cabine não é diferente, mas o dirigir é mais agradável. Isto graças à nova suspensão que o caracteriza como um “mini SUV”, categoria recém-inventada para carros de estilo misto.

A suspensão é bem calibrada e oferece conforto para motorista e passageiros, uma vez que absorve bem os impactos na cidade e oferece conforto na estrada. A propósito, o modelo pouco mais alto que o carro de passeio tradicional em nada …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Divulgação

Tecnologia nas áreas comuns

Salão de festas do Atemporal: aplicativo vai melhorar a eficiência do controle e gerar economia

Tecnologia nas áreas comuns

A Construtora Trisul vai implantar no Atemporal Pompeia, na Rua Dr. Miranda de Azevedo, 180, Pompeia, em São Paulo, um sistema de supervisão predial automatizado que permite controlar todos os sistemas administrativos através de um aplicativo, e sem a necessidade de verificação presencial, proporcionando conforto, segurança e economia para o condomínio.

Com um VGV de R$ 166 milhões, o empreendimento é formado por duas torres, num total de 182 unidades, com metragens que variam de 69 m2 a 105 m2, e plantas versáteis – que podem ser personalizadas, …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Divulgação

O melhor de Mykonos

Santa Marina Resort & Villas Mykonos: suítes ou vilas privativas, além da única praia exclusiva da ilha

O melhor de Mykonos

A ilha de Mykonos, localizada no arquipélago das Cíclades, ao Norte do Mar Egeu, na Grécia, é um dos destinos mais paradisíacos e badalados do planeta. As praias belíssimas e os points de entretenimento fazem de qualquer visita uma experiência inesquecível, principalmente durante o Verão europeu.

O local reserva diversas opções de atrações com uma excelente infraestrutura. De malas prontas para vivenciar profissionalmente a alta temporada de Mykonos nos próximos meses, o relações públicas Juan Moraes preparou dicas de restaurantes, festas e hotéis imperdíveis para quem também vai …

Leia mais

Publicado na Edição 280 Maio 2018

Divulgação

100% brasileiro

Stark: 4x4, com motor F1A, 2.3 L 16V Turbodiesel Intercooler

100% brasileiro

Nelson Tucci

O fordismo já era. O negócio agora é trabalhar conceito, produzir em quantidades menores, customizar veículos e ter como diferencial o pós-venda. Pelo menos é o que pensa um grupo de 105 investidores que banca a TAC, fabricante do Stark – um veículo off-road relançado em 23 de maio, com expectativa de vender 100 unidades durante este ano. “Mais que um carro diferenciado, os proprietários do Novo Stark assumem um life style”, diz o executivo Paulo Magalhães.

Em 2009 a então Tecnologia Automotiva Catarinense (TAC) apostou …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Fotos Sandra Netto e ideiafix.com.br

Ibiza: 100% vendido!

Ibiza contempla apartamentos de 1 suíte com terraço, sala de estar e jantar, lavabo...

Ibiza: 100% vendido!

Sandra Netto

Cem por cento vendido, o Residencial Ibiza está sendo entregue em abril, em Santos, pela Engeplus Construtora e Incorporadora. O empreendimento está implantado na Rua São José, 193, Embaré, e destaca-se pelo elevado padrão de qualidade Engeplus, presente no portfólio da empresa, constituído em sua maioria por residenciais com recursos próprios e vários prédios para terceiros.

Localizado a duas quadras da praia, o Ibiza contempla apartamentos de 1 suíte com terraço, sala de estar e jantar, lavabo e 1 vaga de garagem, totalizando 52,12 metros quadrados …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Divulgação

Bem-estar em Campos do Jordão

Hotel Toriba: inspiração nos Alpes suíços

Bem-estar em Campos do Jordão

A Semana Toriba Corpo & Mente acontecerá entre 6 e 11 de maio no hotel Toriba, em Campos do Jordão, no interior do Estado de São Paulo. Profissionais do spa Toriba by L’Occitane coordenam o programa em parceria com Catherine Vanazzi e Marcella Lopes, da consultoria Kajh. Entre as atividades, estão programadas sessões de alongamento, caminhadas, hidroginástica, ginástica funcional, musculação e sauna. Em uma abordagem completa e muito além do corpo, há ainda atelier de aromacologia, chi gong, lian gong, tai chi chuan, yoga e meditação.

Outro destaque …

Leia mais

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Divulgação

Compacto chinês agrada

T40 da JAC: alento para a marca vice-campeã em importação

Compacto chinês agrada

Nelson Tucci

Quem gosta de SUV, mas prefere um modelo mais jeitosinho, que encaixa melhor em sua necessidade e preferência, tem a opção do compacto T 40, da JAC. Um carro com design moderníssimo, todo estilizado, que faz sucesso entre muitos apreciadores de marcas importadas.

SUVs, sigla em inglês de veículos utilitários esportivos, são modelos que ganham a preferência do brasileiro nos últimos anos, mas que na real tratam-se mais de um apelo de marketing que propriamente modelos, porque nem todos têm capacidade off road.

Confesso que aderi …

Leia mais

Publicado na Edição 278 Março 2018

Sandra Netto

Conceito sustentável

Green Park Residence: magnífica vista da cobertura coletiva para a orla de Santos, em frente ao Parque Roberto Mário Santini e a Ilha Urubuqueçaba

Conceito sustentável

O Grupo Estrutura prepara a entrega do Green Park Residence, na Rua Newton Prado, 21, no Bairro José Menino, em Santos – junto ao Orquidário e ao Parque Roberto Mário Santini, na orla do mar. O empreendimento está em fase final e conforme afirmam os representantes da Estrutura, Guilherme Martins e Fred Martins, em mais de 40 anos de atuação no mercado imobiliário a empresa sempre se destacou pelo pioneirismo e o elevado padrão de qualidade, presentes em 76 empreendimentos, que totalizam mais de 1 milhão de metros …

Leia mais

Publicado na Edição 278 Março 2018

Divulgação

Em qualquer época…

Bariloche: para quem gosta de esportes na neve

Em qualquer época…

Muitos são os encantos que fazem de Bariloche um dos destinos preferidos na Argentina, desde as belezas naturais, com paisagens exuberantes, até uma gastronomia capaz de agradar o mais exigente paladar. Bariloche, por exemplo, é um grande polo produtor de cervejas artesanais. Ao todo, são mais de 1 milhão de litros de cervejas produzidas por ano, nos mais de 35 empreendimentos cervejeiros espalhados pela cidade.

Outro atrativo gastronômico são os famosos chocolates artesanais. São diversas chocolatarias que estão por toda a cidade, oferecendo diversos tipos e formato de …

Leia mais

Publicado na Edição 278 Março 2018

Divulgação

Queridinho das ruas

Fit, amor à primeira vista: câmbio CVT é importante aliado no trânsito pesado da cidade ou na subida de serra

Queridinho das ruas

Nelson Tucci

“Um Honda é um Honda” costumam dizer alguns de seus proprietários, revelando satisfação e orgulho da marca. Veículos & Negócios foi dar um rolé no Fit EXL 2018 e conferiu as alterações produzidas no modelo. Com design inconfundível, apresenta a grade do para-choque com uma colmeia e friso cromado, combinando bem com os faróis, agora produzidos com modernas luzes de LED. A alteração mantém a característica do modelo e confere a ele um ar renovado. Na traseira, se você reparar bem vai ter a sensação de …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Divulgação

Retomada imobiliária “surpreendente”

Petrucci: “Perspectiva de retorno do emprego na construção civil a partir do segundo semestre de 2018”

Retomada imobiliária “surpreendente”

O mercado imobiliário da cidade de São Paulo acompanhou o momento de retomada da macroeconomia e, depois de registrar os pontos mais baixos de seus indicadores no ano de 2016, apresentou resultados no ano passado.

“A reação do mercado imobiliário em 2017 foi surpreendente e superou as expectativas do início do ano”, afirmou Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP, o Sindicato da Habitação: “A retomada dos lançamentos e da comercialização de imóveis novos na cidade de São Paulo contribui para ampliar a perspectiva de retorno do emprego na construção …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Divulgação

21 mil quilômetros!

Transiberiana: roteiro percorre a mais famosa ferrovia do mundo

21 mil quilômetros!

A Trains & Tours, do Grupo TT Travel, apresenta a “Volta ao Mundo de Trem”, um percurso de 21.000 quilômetros sobre trilhos, utilizando seis trens, durante 28 dias – de 8 de setembro a 5 de outubro –, atravessando três continentes e 17 cidades ricas em gastronomia, arte, história, música e arquitetura.

O roteiro começa em Chicago, nos Estados Unidos, segue ao Canadá, atravessa o Oceano Pacífico de avião em direção à China e percorre a mais famosa ferrovia do mundo, a Transiberiana. De lá, avista-se o Deserto …

Leia mais

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Divulgação

O perigo da nomofobia

Uso problemático do smarthfone traz consequências físicas e psicológicas

O perigo da nomofobia

Estar desconectado do smartphone parece cada vez mais impossível a um crescente número de pessoas, chegando mesmo a revelar um padrão de dependência. Para a coach familiar, especializada em desenvolvimento humano, Valeria Ribeiro, é importante estar atento para o perigo disfarçado de entretenimento: “Ao acordar é preciso dedicar as primeiras horas do dia exclusivamente para cuidados consigo próprio. Caso note a dependência de smartphone em você ou em seus filhos, procure o psiquiatra de sua confiança”. Apesar das vantagens de se estar conectado com as redes sociais, algumas …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Fotos Divulgação e Nelson Tucci

Juntos, conforto e economia

Jetta 1.4 TSI: ar esportivo em um modelo presumidamente clássico

Juntos, conforto e economia

Nelson Tucci

Esqueça o motor 1.4 tradicional. Quem anda no Jetta 1.4 TSI, da mesma família EA211 que equipa o Golf e o Audi A3, se surpreende. Apesar de seus robustos 1.298 kg, o carro é econômico. Ah, e anda muito. São 150 cv para você se divertir no torque (25,4 kgfm).

O carro é bonito por fora e por dentro. Avaliamos o modelo Comfortline 1.4, que tem bancos de couro, uma excelente direção elétrica, volante multifuncional, espelhos elétricos, controle de estabilidade, central multimídia e teto solar, conferindo …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Divulgação

Impacto da neuroarquitetura

Impacto da neuroarquitetura

Preparar o ambiente corporativo considerando aspectos que humanizem o espaço é uma demanda crescente na área da arquitetura, fazendo da neuroarquitetura (“impacto do espaço físico no nosso cérebro”) uma das principais tendências em 2018. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram números alarmantes de pessoas sofrendo de depressão e ansiedade no ambiente de trabalho. “É hora de se preocupar com essa humanização e procurar amenizar o sofrimento das pessoas no ambiente de trabalho”, afirma a arquiteta Priscilla Bencke, especialista em neuroarquitetura e projetos corporativos.

Para ela, as …

Leia mais

Publicado na Edição 276 Janeiro 2018

Divulgação

Fugindo do Carnaval…

Viña Matetic: visitas guiadas à bodega e caminhadas em meio às paisagens do Vale do Rosário

Fugindo do Carnaval…

Destino ideal para quem quer fugir do Carnaval, o Chile oferece experiência exclusiva na Viña Matetic. Localizada no Vale do Rosário, a uma hora de carro da capital Santiago, o empreendimento mescla entretenimento com sustentabilidade e suas atividades contemplam públicos de todas as faixas etárias, seguindo uma filosofia de agricultura orgânica e biodinâmica e compromisso com o meio ambiente e a comunidade.

Fevereiro, marcado pelo início da colheita das uvas, é a melhor época do ano para apreciar por completo o processo de produção dos famosos vinhos, desde …

Leia mais

Publicado na Edição 275 Dezembro 2017

Gilberto Marques/A2img

Finalizado o restauro das fachadas

O governador do Estado de São Paulo, participa da entrega do 27º e 28º novos trens para a CPTM - Linha 7 - Rubi e da entrega do restauro das fachadas e esquadrias e do relógio da torre do Museu da Língua Portuguesa. Local: São Paulo/SP Data: 06/12/2017 Foto: Gilberto Marques/A2img

Finalizado o restauro das fachadas

A primeira fase da restauração do Museu da Língua Portuguesa, no Centro da capital paulista, foi encerrada em dezembro. Os serviços envolveram as fachadas e esquadrias e também incluiu a reativação do tradicional relógio da torre da Estação da Luz. As obras agora avançam para a reconstrução da cobertura do edifício, restauro dos pátios e torreões, interior do prédio e, por último, a instalação da museografia, com o rico acervo sobre o patrimônio imaterial da língua portuguesa.

Construído em 1901, o edifício é um dos principais ícones de …

Leia mais

Publicado na Edição 275 Dezembro 2017

Divulgação

Relacionamentos na cadeia imobiliária

Carlos Borges: “Esta parceira é fundamental para termos produtos vendáveis e adequados para o consumidor no futuro”

Relacionamentos na cadeia imobiliária

“Estamos em um momento de mudanças em decorrência dos avanços tecnológicos, sendo necessária uma união do setor imobiliário, incluindo empresas, fornecedores, entidades e projetistas, para construirmos uma agenda setorial conjunta de longo prazo, porque a dispersão de energia e esforço é muito grande”. A afirmação foi feita por Carlos Alberto Moraes Borges, vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP, o Sindicato da Habitação, ao abrir o III Encontro de Construtores e Incorporadores, que teve como tema “Repensando relacionamento para os novos tempos”.

O evento aconteceu em 5 de …

Leia mais