Edição 273Outubro 2017
Terça, 21 De Novembro De 2017
Editorias

Publicado na Edição 273 Outubro 2017

Divulgação

Um gás à Chery

Fabricado no Brasil, Novo Celer valoriza espaço e economia

Um gás à Chery

Nelson Tucci

Há quem goste do modelo e há também quem não o conhecia. Mas depois desta matéria – esperamos! – a vida do Novo Celer não será mais a mesma. A Chery, montadora chinesa que aportou no Brasil em 2009, cometeu alguns erros de avaliação e teve modelos rejeitados pelo consumidor. Mas isto ficou pra trás. A aposta no QQ (já de fabricação nacional e com motor flex, sendo atualmente o mais barato do mercado, com preços em torno de R$ 26 mil) e na 2ª geração do jipinho Tiggo (desenvolvido sob a mesma plataforma do Celer), para 2018, podem dar um gás à Chery.

No meio desses dois – QQ e Tiggo – existe o Celer. Ou melhor, o Novo Celer, agora fabricado no Brasil, tem configurações básicas de um sedan compacto. Já tínhamos andado no Celer importado e agora rodamos no novo modelo, produzido na cidade paulista de Jacareí. O design foi renovado, com especial atenção para a parte dianteira (faróis, grade, para-choque), e as lanternas traseiras redesenhadas.

Internamente ficou melhor o modelo brasileiro, mas o câmbio – manual, de 5 marchas – e o motor não parecem ter mudado nada. De torque baixo (10,3 kgfm/litro), com 109 cv (a gasolina) este 1.5 l anda razoavelmente bem no trânsito e na estrada, mas rende melhor em rotação baixa. Na alta parece um pouco pesadão. No entanto, tem um ótimo álibi pra quem viaja com ele: é econômico, tem o interior espaçoso e um porta-malas sedutor, de 450 litros.

Rodando a gasolina, fez 9,4 km/l na cidade e rendeu a média de 15,1 km/l na estrada. Um bom desempenho, considerando sua carroceria de 1.200 kg. Com suspensão macia, requer atenção redobrada nas curvas em alta velocidade, mas vai sossegado em terrenos planos e em velocidade inferior a 90 km/h. Reiterando, o espaço interno é elogiável, a exemplo do preço que o torna convidativo a um teste drive (abaixo dos R$ 40 mil).

Leia Veículos & Negócios atualizada semanalmente em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Veículos_NOVO CELER FAROL

Novo Celer: design foi renovado, com especial atenção para a parte dianteira

Publicado na Edição 273 Outubro 2017

Sandra Netto

Anamar entrega alto padrão

Patriarca Mário, ladeado pelo filho Adelino e o neto Leandro: terceira obra em que três gerações da Família Bastos trabalham juntas

Anamar entrega alto padrão

Sandra Netto

Comemorando 36 anos de atuação no mercado imobiliário de Santos, a Construtora Anamar prepara a entrega de mais um empreendimento voltado ao segmento de alto padrão. Trata-se do residencial Costa Embaré, localizado na Rua Álvaro Alvim, 57, com apartamentos de três e dois dormitórios e ampla estrutura de lazer. Este é o 12º empreendimento da linha Costa, iniciada em 1981, totalizando a entrega de 777 unidades habitacionais, celebrou o diretor da Anamar, Adelino Bastos.

O projeto arquitetônico tem concepção contemporânea e foi feito pela arquiteta Irene …

Leia mais

Publicado na Edição 273 Outubro 2017

Luiz Carlos Ferraz

O “Melhor Destino Verde”

Ilhas flutuantes no Lago Titicaca, nos Andes: 3.812 metros acima do nível do mar

O “Melhor Destino Verde”

Nosso vizinho Peru foi eleito o “Melhor Destino Verde” no World Travel Awards (WTA) América do Sul 2017, anunciado na Riviera Maia, no México. “O Peru é um país de biodiversidade e nossas ações de promoção vêm concentrando-se em divulgar o nosso destino neste segmento a nível internacional”, disse Marisol Acosta, diretora de Turismo da Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo, a PromPerú: “Este prêmio confirma que a cadeia comercial de todo o mundo está reconhecendo nossa oferta de natureza, que se complementa …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Divulgação

Boa performance, sem perder a ternura

up! TSI: foguetinho, sempre que exigidos os seus 105 cv

Boa performance, sem perder a ternura

Nelson Tucci

Rodovia Régis Bittencourt. A camionete, embalada, parece ter alguma necessidade de “fazer a varredura e empurrar” quem está à frente. Cola na traseira do up! e começa a fazer aquela graça típica de motoristas amadores de fim de semana. Deixo passar. Em seguida, decido testar o motor TSI do novo up!, versão 2018. Reduzida básica para a 4ª marcha, embalo e engato novamente a 5ª marcha, agora abrindo o turbo. O “carrinho” que o motorista da Ranger vê pelo retrovisor inverte posição e começa a “empurrar” …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Adriano Castro/Divulgação

TopDT movimenta Litoral e Interior

Praia da Enseada, Guarujá: participação da Baixada Santista

TopDT movimenta Litoral e Interior

Cresce o número de cidades do Litoral e Interior de São Paulo inscritas no Top Destinos Turísticos (TopDT), que indica o Turismo como alternativa para o enfrentamento da crise financeira. No atual contexto, o TopDT é apontado como eficiente estratégia para prefeitos e órgãos de fomento que visam fortalecer a atividade no território paulista.

Concebido e lançado pelo Skal Internacional São Paulo e Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), o TopDT é visto como alternativa para as cidades se promoverem. Em parceria, empresariado e …

Leia mais

Publicado na Edição 272 Setembro 2017

Divulgação

Enfim, aberto ao ecoturismo

Arquipélago de Alcatrazes: serão permitidos mergulho recreativo e passeio embarcado

Enfim, aberto ao ecoturismo

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou a abertura para visitação pública do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) do Arquipélago de Alcatrazes, localizado em São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo. Na unidade de conservação serão permitidas atividades de mergulho recreativo e passeio embarcado para observação da fauna. As empresas de turismo e profissionais autônomos interessados, que atenderem os pré-requisitos exigidos, poderão se cadastrar para prestar serviços de visitação no RVS. A perspectiva é que no inicio de 2018 o turismo no local esteja …

Leia mais

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Divulgação

Prêmio Smacna Brasil

Hotel Porto Atlântico, Rio de Janeiro/RJ

Prêmio Smacna Brasil

Reconhecendo em âmbito nacional os melhores trabalhos de engenharia termoambiental do ano, aconteceu em agosto, na capital paulista, a premiação do 24º Destaques do Ano Smacna Brasil/2016 – Convênio Smacna-Abrava. A láurea é concedida pelo desdobramento brasileiro da entidade técnico-científica Smacna (Sheet Metal Air Conditioning Contractors’ National Association) e a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava). Estes foram os empreendimentos premiados: Laboratório Sabin de Análises Clínicas, em Brasília/DF, Paulista North Way Shopping, Paulista/PE, Banco Central (Bacen), Salvador/BA, Aker Solutions–Subsea High Tech Centre, São José …

Leia mais

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Fotos Luiz Carlos Ferraz

Perdão no Caminho Lebaniego!

Rota tangencial do Caminho de Santiago comemora Ano Jubilar

Perdão no Caminho Lebaniego!

Luiz Carlos Ferraz

Após peregrinar por seis itinerários diferentes do Caminho de Santiago de Compostela (*), fui inspirado a peregrinar, em junho passado, uma rota tangencial do tradicional Caminho cristão: durante cinco dias percorri cerca de 70 quilômetros do Caminho Lebaniego, de San Vicente de la Barquera ao Monastério Santo Toríbio de Liébana, na Comunidade Autônoma da Cantábria, no Norte da Espanha.

O Monastério está localizado aos pés do Maciço Central dos Picos de Europa, na Cordilheira Cantábrica, e guarda a “lignum crucis”: o maior pedaço da cruz …

Leia mais

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Fotos Divulgação

Paraíso no Oceano Atlântico

Aeroporto da Ilha da Madeira

Paraíso no Oceano Atlântico

Com cenários que reúnem impressionantes obras da natureza, o Arquipélago da Madeira é um refúgio localizado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua posição geográfica privilegiada proporciona um clima ameno o ano inteiro, perfeito para desfrutar o que suas ilhas têm de melhor, como as paisagens montanhosas, o mar com temperatura agradável e as atrações que convidam o visitante a uma experiência inesquecível.

O conjunto de ilhas pertence a Portugal, sendo as principais e únicas povoadas a Ilha da Madeira e Porto Santo, que …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Divulgação

Favorecendo a boa relação…

Novo Voyage: as linhas externas modernizaram o modelo, especialmente na parte dianteira

Favorecendo a boa relação…

Nelson Tucci

A eficiência energética tem ajudado no desempenho dos carros mais novos. Em fevereiro de 2016 avaliamos o Voyage Comfortline de motorização 1.0. Neste mês de julho testamos o motor 1.6 do mesmo modelo e um ano mais novo. Creia, em termos de consumo é quase a mesma coisa, ou seja, fizemos 11,8 km/litro na cidade e a média de 15 km/l na estrada (a gasolina) e com a vantagem de ser um motor 1.6, com mais torque.

O motor de 4 cilindros e 8 válvulas corresponde …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Sandra Netto

Requinte no Canto do Forte

Prime Residence: acabamento primoroso no melhor ponto da Praia Grande

Requinte no Canto do Forte

Sandra Netto

A NossoLar Imóveis prepara a entrega do Prime Residence, no Canto do Forte, em Praia Grande. Voltado ao segmento de luxo, o projeto está em fase de acabamento e contempla apartamentos de três suítes, com 150 metros quadrados de área útil, e de quatro suítes, com 255 metros quadrados de área útil, todos com vista para o mar. A escolha do Canto do Forte é um diferencial, afirma o presidente da NossoLar, Rodrigo Pacheco Silva: “Os melhores empreendimentos estão nesta região da cidade. O desejo de …

Leia mais

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Divulgação

Sonho e encanto no Pacífico

Bora Bora: um dos pacotes preferidos pelos casais em lua de mel

Sonho e encanto no Pacífico

Céu azul, praias de águas cristalinas, mornas e tranquilas, rodeadas por areia branca e fina, cercadas por montanhas e coqueiros, tudo combinado com a hospedagem em charmosos e exclusivos bangalôs, instalados sobre o mar. Parece sonho, mas esta é a realidade na Polinésia Francesa, um conjunto de cinco arquipélagos encravados no meio do Oceano Pacífico.

Abrigo de atóis e mais de 100 ilhas, as paisagens formadas nesta porção do planeta encantam viajantes de todo o mundo. A mais romântica de todas as ilhas, Bora Bora, é a preferida …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Divulgação

Cobalt mira o conforto

Motor 1.8, de transmissão automática de 6 marchas

Cobalt mira o conforto

Nelson Tucci

Existem carros que priorizam preço; alguns, a potência; outros, o conforto. Em um mercado competitivo e tão cheio de opções o consumidor tem chances de escolher. Nesta edição Veículos & Negócios mostra o Chevrolet Cobalt como o carro do mês. Testamos o modelo, que tem a sua primeira reestilização. Em nossa opinião ficou bem melhor o design deste sedã, sobretudo nas laterais e na traseira. O tom de sobriedade está mantido e algumas atualizações ajudam os consumidores na escolha.

Motor 1.8, de transmissão automática de 6 …

Leia mais

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Luiz Carlos Ferraz

O Caminho não está no Brasil!

Caminho Francês a Santiago de Compostela: Patrimônio da Humanidade da Unesco

O Caminho não está no Brasil!

Luiz Carlos Ferraz

É óbvio que o Caminho de Santiago não está no Brasil. Afinal, como se sabe, trata-se de uma rota de peregrinação cristã desenvolvida a partir do século IX, após o achado do sepulcro do Apóstolo de Jesus, Tiago Maior, na Galícia, Espanha. Hoje, alguns itinerários do Caminho na Europa estão reconhecidos como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O Brasil não faz parte desse universo. Tiago Maior nunca esteve no Brasil e …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

Divulgação

Moderno e completo!

Morada 58 Residencial Design: projeto com design, cliente não precisará se preocupar com “obras pós-chaves”

Moderno e completo!

Sempre inovando em suas realizações imobiliárias, a Xavel Construtora e Incorporadora está lançando o edifício Morada 58 Residencial Design, no Bairro Aparecida, em Santos. O projeto é de autoria do arquiteto Carlos Passos e adota o conceito “moderno e completo”, que incorpora o máximo de itens que o proprietário costuma agregar em sua unidade logo após receber as chaves. Ou seja, ao entregar o apartamento, a Xavel estará proporcionando a oportunidade de uma ocupação rápida.

“Apesar do cenário econômico recessivo, a empresa não pode parar. Acreditamos no potencial …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

Divulgação

“Perua” esbanja eficiência

SpaceFox: espaço da cabine é bom, conforto para todos os passageiros

“Perua” esbanja eficiência

Nelson Tucci

Automóveis festejados pela família brasileira de outrora, as “peruas” estão um pouco esquecidas. Perderam espaço para as SUVs no gosto do consumidor brasileiro. Veículos & Negócios resolveu matar a saudade e ver como é que andam as atuais station wagon (lembram disso?).

Circulamos com uma SpaceFox Highline e… a sensação foi boa. Motor 1.6, de 16 válvulas, tem um torque legal (16,8 Kgfm), pois o motor enche rápido facilitando sobremaneira a manutenção de velocidade em ultrapassagens e subidas, além – por óbvio que pareça – da …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

Luiz Carlos Ferraz

Santos incrementa setor hoteleiro

Santos incrementa setor hoteleiro

A Atlântica Hotels já está equipando e decorando o Hotel Park Inn Santos by Radisson, a bandeira de luxo do grupo, prevendo início de operações para o final do ano. O empreendimento foi implantado na Avenida Floriano Peixoto, 241, bairro Pompeia, com as obras civis executadas pela parceria entre a Serlam Incorporação e Construção Ltda., Helbor Empreendimentos S.A. e Construpaiva Com. e Empreend. Ltda.

O Park Inn Santos by Radisson é classificado como um condo-hotel, com unidades hoteleiras de 24 a 52 metros quadrados. Trata-se de um empreendimento …

Leia mais

Publicado na Edição 268 Maio 2017

Divulgação

Formatos gigantes

Para paginar grandes dimensões porcelanatos medem até 1,20 x 2,40 m

Formatos gigantes

Adotando a tendência de peças gigantes, a Eliane Revestimentos e a Decortiles lançaram no mercado o porcelanato com até 2,40 metros de comprimento. Os padrões remetem à mármores, painéis artísticos, aço cortén e cimentícios.

Segundo o Grupo Eliane, que detém as marcas Eliane Revestimentos e Decortiles, um de seus compromissos é oferecer ao mercado produtos alinhados às principais tendências mundiais de design com sustentabilidade, domínio técnico, durabilidade e qualidade.

Pioneira na fabricação de porcelanato no país e maior fabricante nacional de azulejos, a empresa apresentou durante a 15ª …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Divulgação

Resgatar as obras paralisadas

Nova Transnordestina, Porto de Pecém, Ceará, ao Porto de Suape, Pernambuco

Resgatar as obras paralisadas

O presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro, propôs a realização de uma ampla discussão sobre a situação das obras paradas no País. Ele defendeu a estratégia durante reunião, em 25 de abril, em Brasília, da Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados.

Na avaliação de Murilo, as obras paralisadas, estimadas em 5 mil, são investimentos que foram iniciados e cuja interrupção provoca prejuízos para a sociedade. “Acho fundamental que seja realizada uma discussão com bastante rigor para acompanharmos as obras …

Leia mais

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Bruno Scarpa

Convite à contemplação

Em sua exposição Ferraz convidou os presentes a se inspirarem com "Juntos no Caminho de Santiago”

Convite à contemplação

Nelson Tucci

Em algumas culturas, como a sul-africana, a chuva significa que os deuses estão te recebendo e abrindo as portas do céu. Pois foi com chuva que inúmeros amigos foram recepcionados em Santos, no sábado, 22 de abril – dia em que a historiografia oficial comemora o Descobrimento do Brasil. O encontro foi com Luiz Carlos Ferraz, editor do Perspectiva, e que, além de jornalista, se revela escritor e especialista nas coisas de Santiago de Compostela. A todos, em analogia à data, Ferraz convidou que cada um …

Leia mais