Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias
Edição 322 Novembro 2021

Edição 322 Novembro 2021

→ Visualizar versão impressa em PDF

O sonho não acabou…

Luiz Carlos Ferraz

De magos a ex-presidentes, de criminosos a personalidades de gravata, é raro encontrar alguém no planeta, na atualidade (especialmente na pandemia!), que não tenha experimentado os efeitos recreativos da maconha – o produto mais conhecido e comercializado da cannabis sativa, planta da família das canabiáceas. As propriedades de sua resina, contudo, projetam um uso muito mais abrangente, no âmbito da saúde humana, podendo funcionar como analgésico, anódino, antiemético, antiespasmódico, calmante do sistema nervoso, entre outras indicações. Nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio, por exemplo, …

Leia mais

Decisões acertadas na Justiça do Trabalho

Decisões acertadas na Justiça do Trabalho

Alberto Murray Neto

Os Tribunais Superiores vêm proferindo decisões muito importantes em processos trabalhistas. Não faz muito tempo, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão relevante, retirou do polo passivo de ação judicial trabalhista empresa que fora incluída como ré quando o processo já estava em fase de cumprimento de sentença. Em sua decisão, Gilmar Mendes afirmou, acertadamente, que constitui cerceamento do direito de defesa inserir no polo passivo da ação trabalhista empresa que não tenha participado da ação em suas fases anteriores.

Recentemente, …

Leia mais

Volta às origens

Volta às origens

Detalhe do décor que é considerado essencial para criar a atmosfera correta refere-se ao revestimento. Neste sentido, as linhas que evocam a estética artesanal se tornaram a pedida perfeita para projetos que se aproximam de refúgios, trazendo uma volta às origens, ao essencial, afirma Christie Schulka, marketing manager da Roca Cerámica.

Para ela, as linhas handmade são capazes de criar uma decoração afetiva, que traz calma e tranquilidade. Charmosos e únicos, esses revestimentos são ótimas escolhas para ambientes acolhedores, capazes de recarregar as energias: “Em nosso portfólio incorporamos …

Leia mais

Cores exclusivas de cimento queimado

Cores exclusivas de cimento queimado

Três das 13 novas cores de cimento queimado da Biomassa do Brasil são assinadas pelo arquiteto Bruno Moraes. O produto traz o Selo Casa Saudável, certificado pela Healthy Building Certificate (HBC), sua tecnologia apresenta baixa emissão de voláteis orgânicos (Voc’s) e não possui produtos químicos, nem toxinas. Dessa forma, não é prejudicial à saúde e bem-estar do profissional que irá aplicar o produto, assim como do usuário que irá viver naquele ambiente. Além disso, a produção do cimento queimado é feita com água de reuso, o que faz …

Leia mais

Bernardo Figueiredo

Exposição “Bernardo Figueiredo: designer e arquiteto brasileiro” encerra em 12 de dezembro, no Museu da Casa Brasileira, Avenida Faria Lima, 2.705, capital paulista. A curadoria da mostra é das designers Maria Cecília Loschiavo dos Santos, Amanda Beatriz Palma de Carvalho e Karen Matsuda, que tiveram o acervo Bernardo Figueiredo como ponto de partida para a pesquisa.

“A produção de Figueiredo está situada no cruzamento da arquitetura, urbanismo, design de mobiliário, design de interiores, cultura e suas inter-relações transdisciplinares”, comentou Maria Cecilia. Dividida entre o hall de entrada e …

Leia mais

Alvos da crescente fraude digital

Alvos da crescente fraude digital

Análise TransUnion apurou que os segmentos de viagens & lazer, jogos e comunidade virtual foram os novos alvos da crescente fraude digital. No panorama mundial de todos os setores, as tentativas de suspeitas de fraude digital subiram 16,5%, quando comparado o 2º trimestre do ano com o 2º trimestre de 2020. As indústrias de games e viagens & lazer foram as mais impactadas globalmente, subindo 393% e 155,9%, respectivamente. No Brasil, enquanto a taxa de tentativas suspeitas de fraude digital em todos os setores caiu para 60,7% no …

Leia mais

História do modernismo preservada

História do modernismo preservada

O Conjunto da Tecelagem Parahyba e da Fazenda Santana do Rio Abaixo, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, passou a integrar o Patrimônio Cultural Brasileiro. A decisão foi tomada por unanimidade em novembro na 98ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O conjunto já havia sido tombado provisoriamente pela autarquia e agora recebe a proteção em caráter permanente.

O Conselho indicou que o conjunto seja inscrito nos seguintes Livros do Tombo do …

Leia mais

Chamando o elevador pelo smartphone

Chamando o elevador pelo smartphone

A TK Elevator lançou o Agile Mobile, solução digital que permite operar o elevador remotamente pelo smartphone. Por meio do aplicativo TKE Digital é possível chamar o elevador mesmo estando distante, evitando a interação física com o equipamento e reduzindo o tempo de espera.

Disponível para Android e iOS, a nova solução foi incorporada ao aplicativo TKE Digital, que vai integrar a jornada digital dos clientes da TK Elevator, a partir de dispositivos móveis. Com o app, qualquer pessoa pode chamar o elevador pelo celular. Basta localizar o …

Leia mais

Parceria entre corretores? Como assim?

Parceria entre corretores? Como assim?

Carlos Abdala

É muito comum vermos entre colegas de profissão, no caso refiro-me aos corretores de imóveis, a expressão “parceria”. Isto sempre me chamou a atenção, talvez por conta de estar há tanto tempo vivendo e trabalhando em outro ambiente cultural e legal e, por consequência, entender as nuances da vida de maneira diversa.

Aqui, na Flórida, dispomos de um ambiente profissional altamente saudável e propício ao desenvolvimento individual. Os ritos da profissão são descritos na lei estadual conhecida como Chapter 475 Florida Statutes. Ela regulamenta desde …

Leia mais

Multipropriedade em Praia Grande

Multipropriedade em Praia Grande

A Avenida Construtora realiza em Praia Grande dois residenciais que estão sendo comercializados, de forma inédita, por meio do sistema de multipropriedade. Os empreendimentos são implantados na Vila Caiçara e, apesar da novidade, encontram boa receptividade entre os investidores do mercado imobiliário. “Nossa disposição no segmento de multipropriedade é não parar mais. Esta é uma estrada sem volta”, afirma o diretor Jorge Ferreira.

A multipropriedade imobiliária é amparada no Brasil pela lei nº 13.777/2018, que define condições e regras. Em síntese, multipropriedade é uma forma de se adquirir …

Leia mais

Caribe do Nordeste

Caribe do Nordeste

Canguaretama é um destino atraente para a temporada de Verão no litoral do Rio Grande do Norte. A cidade oferece atrações turísticas e históricas, como museus e construções centenárias, além de ser considerada o ponto de partida do Caminhos dos Santos Mártires, roteiro religioso que desponta como novo atrativo potiguar.

A cidade está situada a 67 km da capital Natal e fica no Sul do estado. Do aeroporto internacional de Natal é possível alugar um carro ou pegar um táxi até Canguaretama, que é acessível pela direção Sul …

Leia mais

Meliá volta a receber clientes internacionais

Meliá volta a receber clientes internacionais

Com o fim das restrições às viagens, a Meliá Hotels International está confiante de que haverá uma rápida recuperação da demanda internacional para seus dois hotéis nos EUA: o INNSide New York Nomad, no coração de Manhattan, e o Meliá Orlando Celebration, a poucos minutos do Walt Disney World e do Universal Studios, o maior complexo de parques temáticos do mundo. O número de reservas nos dois hotéis já é 5% superior ao do mesmo período de 2019, antes da pandemia. No INNSide New York, localizado no bairro …

Leia mais

Experiências sensoriais na “Cuesta Paulista”

Experiências sensoriais na “Cuesta Paulista”

Intitulada a “terra das emoções”, Pardinho está bem na parte central do estado de São Paulo, a cerca de 240 km da capital paulista e pode ser considerada a porta de entrada da região da “Cuesta Paulista”. O município investe em atividades de aventura, tendo como pano de fundo a vista do Gigante Adormecido, uma atração geográfica famosa que compõe o principal cenário da cidade e é ponto obrigatório de visitação e contemplação de toda a região. Seu relevo favorece cachoeiras em paredões perfeitos para rapel e caminhadas …

Leia mais

Natal no Casa da Montanha

Natal no Casa da Montanha

O Hotel Casa da Montanha, em Gramado, no Rio Grande do Sul, está no clima do famoso Natal Luz da cidade e apresenta decoração e programação especial até 30 de janeiro. Um dos destaques é “Um sonho de Natal”, uma experiência mágica que transformará a criança em ajudante do Papai Noel. Ao chegar no quarto, ela encontrará uma mochila com um kit completo da “Academia de Ajudantes do Noel” e receberá as instruções do Papai Noel através de uma ligação telefônica do Bom Velhinho. Ao cumprir as tarefas, …

Leia mais

Hora de largar o combustível fóssil!

Hora de largar o combustível fóssil!

Nelson Tucci

Ou o mundo para de emitir gases do efeito estufa (GEE) do jeito que faz hoje, e segura o grau máximo de aquecimento em 1,5º C nas próximas décadas, ou… vai pagar para ver. Entre os “juros” de se estourar o limite estão previstos tsunamis, enchentes avassaladoras, desertificação e toda uma série de eventos capazes de envergonhar o mais ousado diretor de filmes de ficção. Além da agricultura, os veículos a motor respondem significativamente pela emissão dos tais gases do efeito estufa, daí a insistência nos …

Leia mais

Aquisição de agências de viagens e parcerias

A Onfly, voltada à gestão de viagens corporativas, anunciou a abertura de investimentos no mercado de turismo, principalmente na aquisição de agências de viagens e em parcerias com empresas do segmento. A pretensão é atingir R$ 40 milhões de volume transacionado somente neste ano, por meio da ampliação da carteira de clientes – que engloba corporações de diversos segmentos, que recorrentemente contratam viagens aos seus colaboradores – e, assim, sanar ineficiências que o mercado possui com a falta de digitalização de seus processos.

“Apesar da tecnologia ter se …

Leia mais

Capacitação em inteligência artificial

O Instituto de Inteligência Artificial Aplicada-I2A2, que oferece capacitação de alto nível na área de inteligência artificial, fechou parceria com a NewG Recruitment, de recrutamento e capital humano. Com o acordo, chegou ao mercado o IA Business, um pacote de serviços especializados no atendimento dos aspectos envolvidos na busca, capacitação e seleção de profissionais da área de inteligência artificial. “A defasagem entre a oferta e a demanda desses profissionais tem levado gestores a colocar em segundo plano deficiências de conhecimento em business e ausência de desenvolvimento de soft …

Leia mais

O que é Meibomite?

O que é Meibomite?

O olho humano possui estruturas que dependem uma da outra para que a visão funcione perfeitamente. Uma dessas estruturas são as glândulas de Meibômio, que levam esse nome em homenagem ao médico alemão Johann Heinrich Meibom, que as descreveu há séculos. Elas se localizam nas margens internas das pálpebras. “Há cerca de 25 dessas glândulas na pálpebra superior e 20 na inferior”, afirma a oftalmologista Tatiana Nahas, especialista em doenças das pálpebras, chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de São Paulo: “A principal função dessas …

Leia mais

Consumo errado de carboidrato

Os carboidratos fornecem entre 50 e 60% das calorias que devem ser ingeridas por dia, se constituindo na maior fonte de energia para o organismo. Com alto nível de açúcar e alta absorção pelo corpo, carboidratos devem ser consumidos de forma criteriosa e seguindo a orientação de especialistas, notadamente por pessoas com excesso de peso, doenças cardíacas, diabéticos, para quem tem problemas de insulina ou que apenas para procuram mais qualidade de vida. Os médicos Allison Melo e Elifas Rodrigues, da Clínica Benessere, da capital paulista, listam alimentos …

Leia mais

Alongamento de unhas em acrigel

Alongamento de unhas em acrigel

Tendência entre mulheres de todas as idades, o alongamento das unhas em acrigel exige cuidados especiais. Para orientar a população a ter beleza e saúde na ponta dos dedos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) elaborou um guia que oferece orientações para quem pensa em fazer essa aplicação. O documento, disponível no site da entidade, traz recomendações que cobrem as fases do processo de alongamento, desde antes de fazer o procedimento, passando pela sua manutenção, até a hora da retirada. Os médicos dermatologistas lembram que o uso de …

Leia mais

Meu pet, Esquilo da Mongólia, Cacatua…

Meu pet, Esquilo da Mongólia, Cacatua…

Esquilo da Mongólia: ativo tanto de dia como a noite

Há muitos animais que podem ser alçados à condição de melhor amigo, quando não se quer a companhia de um cão ou um gato como pet. Cada qual com sua característica, o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti detalhou aspectos sobre dois deles, com dicas de cuidados indispensáveis visando manter a segurança e a saúde do animal.

Filetti, que é professor universitário e mestre em Saúde Pública, esclarece que em cativeiro o Meriones ungulatus, o Esquilo da Mongólia, …

Leia mais

“Sunset experience” na Decornautas

“Sunset experience” na Decornautas

Iara Morseli/Divulgação

Andre Rodrigues e Allex Colontonio: Evviva reuniu convidados para um sunset experience na Decornautas Design House, uma casa modernista de 1954, na capital paulista.

Iara Morseli/Divulgação

Érica Lourenço, Roberta Martins, Isabella Panucci e Ana Beatriz Busnardo: na ocasião, Evviva realizou visita guiada para apresentar os móveis planejados da residência.

Elvis Soares, Marcelo Linhares e Alaim Ribeiro, sócios da Onfly: startup mineira foi a vencedora do TOP 10 Travel Techs do Ranking 100 Open Startups 2021. Graças à inovação, empresa de Belo Horizonte deu a volta por

Leia mais

No quintal de minha casa…

No quintal de minha casa…

Bruno Scarpa

Prestes a completar dois anos, o Quin.tal Bar, sob o comando dos irmãos Marcus Vinicius Costa e Lucas Costa, traz o conceito de um bar familiar, que remete a ideia do cliente se sentir em casa, como se estivesse à vontade no seu próprio quintal… E assim originou o nome do bar!

Entre os destaques da casa e preferido entre os frequentadores, a isca de frango parmê é uma porção servida ao molho parmegiana, com uma suculenta camada de muçarela derretida. Outra ótima pedida é o …

Leia mais

Rota do Vale do Paraíba & Mantiqueira

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo lançou a Rota Gastronômica do Vale do Paraíba & Mantiqueira, envolvendo 15 empreendimentos expressivos da culinária regional. O roteiro inclui achados da gastronomia local, desde pequenas cervejarias artesanais, empórios de azeite e produtores de banana, até restaurantes especializados em risoto de queijo de cabra e gelato de doce de leite com macadâmia. A ação foi celebrada e registrada em documentário com a participação do chef Ivan Achcar, que fala sobre as oportunidades do turismo gastronômico e da …

Leia mais

“É preciso acreditar no seu sonho”

“É preciso acreditar no seu sonho”

O programa Memória-História Oral entrevistou o atleta olímpico Sanderlei Parrela no dia 3 de agosto de 2021, via Plataforma Zoom. Em seu depoimento, Sanderlei nos conta sobre sua infância passada no Jardim Piratininga, em Santos, e sua carreira como atleta de alta performance nas modalidades 400 metros rasos e no revezamento 4X400 metros.

Sanderlei Claro Parrela nasceu em Santos, no Hospital da Beneficência Portuguesa, em 7 de outubro de 1974. Morou no Jardim Piratininga, bucólico bairro localizado na Zona Noroeste de Santos até os 17 anos, quando foi …

Leia mais