Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 322 Novembro 2021

Divulgação

Caribe do Nordeste

Praias com piscinas naturais e turismo religioso

Caribe do Nordeste

Canguaretama é um destino atraente para a temporada de Verão no litoral do Rio Grande do Norte. A cidade oferece atrações turísticas e históricas, como museus e construções centenárias, além de ser considerada o ponto de partida do Caminhos dos Santos Mártires, roteiro religioso que desponta como novo atrativo potiguar.

A cidade está situada a 67 km da capital Natal e fica no Sul do estado. Do aeroporto internacional de Natal é possível alugar um carro ou pegar um táxi até Canguaretama, que é acessível pela direção Sul da BR-101. No município, é preciso seguir mais 13 km pela RN-269 até chegar a Barra do Cunhaú. Outra opção é entrar por João Pessoa. Do aeroporto da capital paraibana, chega-se em menos de 1h40 de viagem, também pela BR-101.

A praia de Barra do Cunhaú oferece belezas naturais, como uma hidromassagem natural no meio dos parrachos e as piscinas cercadas de rochas, propícias para o banho de mar. A praia é regionalmente conhecida como “Caribe do Nordeste” e tem extensos manguezais, sendo polo produtor de camarões, caranguejos e ostras.

O nome Canguaretama significa vale das matas ou terra dos canguás. Atualmente, a combinação de camarão, caranguejo, ostra e turismo dá nova perspectiva de desenvolvimento ao município, onde está sendo trabalhada a temática da “capital do caranguejo” – tendo em vista que a cidade possui uma extensão de quase 20 km de manguezal.

O artesanato é uma forma espontânea da expressão cultural. Em várias partes do município é possível encontrar produção artesanal diferenciada, feita com matérias-primas regionais e criada de acordo com a cultura e o modo de vida local. Alguns grupos reúnem diversos artesãos da região, disponibilizando espaço para confecção, exposição e venda dos produtos artesanais.

Responder