Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 322 Novembro 2021

Consumo errado de carboidrato

Os carboidratos fornecem entre 50 e 60% das calorias que devem ser ingeridas por dia, se constituindo na maior fonte de energia para o organismo. Com alto nível de açúcar e alta absorção pelo corpo, carboidratos devem ser consumidos de forma criteriosa e seguindo a orientação de especialistas, notadamente por pessoas com excesso de peso, doenças cardíacas, diabéticos, para quem tem problemas de insulina ou que apenas para procuram mais qualidade de vida. Os médicos Allison Melo e Elifas Rodrigues, da Clínica Benessere, da capital paulista, listam alimentos que podem estar atrapalhando processos de emagrecimento.

. Leite: uma única xícara pode conter até 12 gramas de açúcar.

. Pão branco: rico em carboidratos, não promove saciedade e provoca inchaço.

. Arroz branco: mesmo não sendo rico em açúcar, tem carboidrato e se transforma em fonte de energia rápida.

. Macarrão: embora seja uma boa fonte de energia para atividades físicas, macarrão em excesso pode engordar, além de causar diabetes e aumento de colesterol e triglicérides.

. Iogurtes com sabor: podem conter 20 gramas ou mais de açúcar e a longo prazo poderão aumentar o peso e contribuir para o diabetes tipo II.

. Barras energéticas: podem ser um lanche conveniente quando precisamos de algo rápido. No entanto, algumas contêm até 48 gramas de açúcar por barra.

. Amido: carboidrato complexo formado pela amilopectina e a amilose, os quais são digeridos mais lentamente e viram açúcares em nosso organismo. Ricos em amigo: arroz, batata, macarrão, feijão, ervilhas, milho, farinha e amido de milho.

. Batata: possui alto índice glicêmico que se assemelha ao próprio açúcar. Junte-se a isso o fato de que muitas vezes são fritas no óleo ou preparadas com gorduras. Uma opção saudável é consumi-las cozidas, com salsa, ou o purê com iogurte natural.

Responder