Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 322 Novembro 2021

Divulgação

Multipropriedade em Praia Grande

Residencial Affinity, 78 apartamentos: obra em ritmo acelerado

Multipropriedade em Praia Grande

A Avenida Construtora realiza em Praia Grande dois residenciais que estão sendo comercializados, de forma inédita, por meio do sistema de multipropriedade. Os empreendimentos são implantados na Vila Caiçara e, apesar da novidade, encontram boa receptividade entre os investidores do mercado imobiliário. “Nossa disposição no segmento de multipropriedade é não parar mais. Esta é uma estrada sem volta”, afirma o diretor Jorge Ferreira.

A multipropriedade imobiliária é amparada no Brasil pela lei nº 13.777/2018, que define condições e regras. Em síntese, multipropriedade é uma forma de se adquirir um bem de forma compartilhada, sem ser seu único proprietário. Nesta condição, cada um poderá utilizá-lo durante um período do ano, sendo responsável proporcionalmente pelos custos de manutenção. O multiproprietário poderá, por exemplo, vender, alugar, transferir como herança ou hipotecar a sua cota imobiliária.

O Residencial Affinity foi iniciado em setembro de 2020 e oferece 78 apartamentos, sendo cada unidade compartilhada para quatro multiproprietários. A obra segue em ritmo acelerado, informaram os engenheiros Rafael Ferreira e Henrique Pisoni. A previsão é concluir 47% do empreendimento até o final deste ano, com o encerramento das etapas de fundação, estrutura, alvenaria, reboco, tubulação de hidráulica, elétrica, ar condicionado e gás, colocação de contra marco, azulejo e revestimento interno das sacadas, além do início do contra piso, fiação, gesso, impermeabilização interna dos apartamentos e infraestrutura de bombeiro.

Outras etapas do Affinity encontram-se em processo de produção, como as portas prontas, bancadas e pias de granito, janelas e portas de correr. “Não havendo imprevistos em 2022, iremos manter esse ritmo, e para 2023 restarão apenas os serviços de acabamento, com entrega da obra com pelo menos seis meses antes do prazo previsto inicialmente”, relatam os engenheiros.

Já o Priority Residence começou em outubro passado, com 136 apartamentos compartilhados, cada um para seis multiproprietários, e estará pronto em 2025. A diferença é que, enquanto o Affinity garante o uso durante 13 semanas por ano, o Priority disponibilizará oito semanas por ano a cada multiproprietário.

Os empreendimentos contemplam apartamentos compactos, entre 37 e 52 metros quadrados, com excelente padrão de acabamento. Entre os detalhes do projeto, ele cita o piso de porcelanato retificado 84 x 84, fechamento de sacadas, granito Via Láctea, pias esculpidas, fechadura eletrônica, infraestrutura de ar condicionado, teto com gesso rebaixado, nicho nos banheiros, internet em cada unidade, interfone no celular, energia solar, reuso de águas das chuvas, tomada para carro elétrico, compartilhamento de bicicletas e patinete, duas quadras de beach tênis, piscina aquecida, guarda sol que carrega seu celular enquanto aproveita a praia.

O diretor Jorge Ferreira destaca que, direta e indiretamente, as construções geram em torno de 160 empregos: “A equipe própria de vendas soma 10 colaboradores, entre vendedores e marketing. Junte-se a isso, centenas de corretores e imobiliárias que ajudam, e muito, na divulgação e comercialização”.

Ele contou que decidiu empreender através de multipropriedade ao participar da Adit Share, em meados de 2019, em Foz do Iguaçu, e conhecer o sistema: “Saímos entusiasmados, mas adormecemos a ideia, achamos que não era pra nós. Foram as péssimas previsões da economia, devido a pandemia, que nos encorajou a investir nesse mercado. Entendemos que, compartilhando, teríamos um produto mais barato, inovador e que se encaixava perfeitamente aos nossos clientes”.

A ideia foi reforçada com uma pesquisa interna, que identificou que, pela proximidade, a média que o cliente utiliza seu imóvel de praia é de nove vezes por ano: “Então resolvemos compartilhar entre oito e 13 semanas por ano. Fomos um pouco contra a lógica da multipropriedade, que compartilha quatro semanas em sua maioria. Afinal, nosso cliente não precisa pegar avião, em 90 minutos está na praia, e assim virá mais vezes aproveitar”.

A trajetória não está sendo fácil, conta Ferreira: “No começo foi difícil, quase desistimos. Sofremos um baita ‘bullying empresarial’, por parte de construtores e corretores. Ninguém entendia nada. Ficamos assustados, mas com o tempo tudo foi se ajustando. Hoje não queremos outra coisa. Mais de 80% vendido em poucos meses. Ainda existem construtores e corretores que não acreditam no conceito. No Uber também não acreditavam. E a multipropriedade é o Uber do mercado imobiliário”.

O empresário pondera que é uma venda mais difícil, pois se trata de uma quebra de paradigma. Sobre o sistema de vendas de alto impacto, ele afirma que, embora respeite, não acredita em sua eficácia; não em Praia Grande: “Chegamos a fazer várias reuniões com empresas que praticam esse tipo de comercialização. Mas três motivos me assustaram e me fizeram recuar: o custo, o percentual de distratos e a ‘agressividade’ na abordagem. O mercado aqui é diferente. Se for uma venda por impulso, na outra semana está cancelada. Melhor pouca venda e menos distrato”.

A Avenida iniciou suas atividades em 1999, em Itanhaém, com 8 unidades residenciais. Com capital próprio e financiamento direto ao cliente, adotou a estratégia de fazer uma obra por vez. “Nesses 22 anos de atuação no mercado esta é a primeira vez que estamos construindo dois prédios ao mesmo tempo”, enfatizou o diretor Jorge Ferreira.

Entre os principais parceiros nas obras está a Udiaço. Maior distribuidora independente de ferro e aço para construção no estado de São Paulo, a empresa trabalha com todos os materiais certificados pela ABNT. A empresa está presente no mercado desde 1989 e conta com variedade de produtos para a construção, tais como, vergalhões CA50, CA60 e CA25, tela soldada e nervurada, materiais armados como colunas, vigas e sapatas, pregos, arames recozidos, treliças, barras de transferência e malhas. Oferece o sistema de corte e dobra, que proporciona maior agilidade e economia ao cliente, com perda zero de material. De acordo com o diretor da Udiaço, Sidney Trevizan, entre os diferenciais da empresa, as entregas agendadas ajudam a economizar tempo e espaço nos canteiros de obras: “Possuímos frota própria, o que possibilita entregar os pedidos no prazo estipulado”.

A Planalto Terraplenagem e Demolições executou os serviços de terraplenagem e aterro para implantação do empreendimento, informou o diretor Alessandro Gonçalves do Nascimento.

A Marmoraria Família Fraga é fornecedora das pedras naturais para a Avenida Construtora. Segundo os diretores Gilmar, Gilberto, James e Vania Fraga, os produtos dão requinte e criam efeito estético, com durabilidade, resistência e flexibilidade no desenho e nas dimensões das peças. Na obra do Residencial Affinity, por exemplo, foi utilizado o granito Preto Via Láctea em pias, bancadas, peitoris e requadração dos elevadores.

Com eficiente quadro de profissionais, a Milcad Monitoramento amplia atividades, buscando sempre o melhor para seus clientes, inovando em tecnologia, para instalação, locação, manutenção, automação e monitoramento. Conforme destaca o diretor operacional Felipe Alves, a Milcad faz planejamento e execução de projetos integrados de segurança eletrônica, agregando os mais diversos produtos e tecnologias disponíveis no mercado, oferecendo a melhor solução para residências, condomínios, comércios e indústrias, de segurança eletrônica remota. Nos empreendimentos da Avenida, a empresa fornece fibra óptica, controle de acesso, monitoramento, apoio de viatura, internet wi-fi e portaria remota 24H.

Parceira da Avenida Construtora, a Marquezan Serralheria e Vidraçaria atua no mercado desde 1981. A empresa é especializada na confecção e instalação de peças sob medidas em esquadrias metálicas (alumínio, ferro e aço inox) e vidros em geral (temperado, laminado, serigrafado, espelho e vidro comum). “Nos dedicamos para alcançar a satisfação dos clientes, transformando matéria-prima em produtos e serviços de qualidade”, afirmam os diretores Naiane Carvalho e Ricardo Iglesias: “Através de um atendimento personalizado, oferecemos e desenvolvemos soluções práticas e inovadoras em cada serviço, seja em residência ou em projetos maiores, em parceria com arquitetos e construtoras na Baixada Santista, litoral de São Paulo e Grande ABC”.

Serviço – Avenida Construtora, Rua José Carlos Pacce, 15, Vila Caiçara, Praia Grande, WhatsApp (13) 99180.9759 e (13) 99113.1915, Facebook e Instagram /Avenida Construtora, site www.avenidaconstrutora.com.br

DQ Arquitetura/Divulgação

Priority Residence, 136 apartamentos: oito semanas por ano a cada multiproprietário

DQ Arquitetura/Divulgação

Projeto do Priority Residence contempla espaço pet entre os itens de lazer

Espaços de lazer e serviços reforçam o conceito de propriedade compartilhada

DQ Arquitetura/Divulgação

Piscinas do Priority Residence

Projeto do espaço de serviços do Residencial Affinity

Responder