Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias
Edição 330 Julho 2022

Edição 330 Julho 2022

→ Visualizar versão impressa em PDF

Informação é nossa arma

Luiz Carlos Ferraz

Se o povo passa fome, a corrupção revela o verdadeiro mote da política e a economia vai mal, não adianta enfiar a cabeça no buraco, batê-la na parede, ou xingar a mãe do jornalista que insiste em divulgar tais fatos, porque não é desta maneira que os problemas serão resolvidos. Fugir da realidade e entrar no mundo virtual pode servir bem a quem gosta de games. Mas a vida não é um joguinho!  Ignorar o atoleiro em que o país foi jogado, apenas se afastando …

Leia mais

Penhora de faturamento em ações trabalhistas

Penhora de faturamento em ações trabalhistas

Alberto Murray Neto

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal deu parecer favorável ao Projeto de Lei que limita em 10% sobre o faturamento, o teto para penhoras de ativos financeiros das empresas em ações trabalhistas. O mesmo PL contempla que as empresas, uma vez feita a penhora, respeitando-se o limite acima indicado, poderão obter certidões trabalhistas positivas com efeito de negativas. Trata-se de um significativo avanço no processo do trabalho, para dar segurança jurídica. Atualmente, as penhoras de ativos feitas em ações trabalhistas representam, em …

Leia mais

Resultados começam a aparecer…

Resultados começam a aparecer…

Carlos Abdala

O mercado está passando por transição e, dizem os economistas, que nem eles sabem para onde vai. Uma das últimas que li, e tenho lido muito, é que sendo as previsões na economia feitas com base na análise da história, tal qual relatei no Perspectiva de junho, atualmente vemo-nos “órfãos” por estarmos vivendo situações sem precedentes na história do capitalismo. Vejam só, temos uma inflação generalizada, simultaneamente afetando diversos países e causada por fatores não diretamente ligados a economia de cada país, mas por influência global …

Leia mais

Conforto ao extremo

Conforto ao extremo

Sandra Netto

A Aliança Construtora está entregando em Santos o Residencial Golden Village, na Rua Estados Unidos da Venezuela, 94, Bairro Ponta da Praia. Com 45 anos de atuação no mercado da construção civil e mais de 30 obras concluídas, a Aliança se posiciona no segmento de edifícios residenciais de alto padrão, prezando pela qualidade final do produto. Segundo o diretor Norberto Faria, a construção do Golden Village se destaca no portfólio da empresa como um empreendimento que combina a tradicional qualidade da Aliança com a localização a …

Leia mais

Diversão na Cordilheira

Diversão na Cordilheira

A estação de esqui Portillo, na Cordilheira dos Andes, no Chile, planejou uma programação intensa e divertida para agosto. Os visitantes poderão aproveitar atividades temáticas que vão desde degustações gastronômicas até campeonatos esportivos e encontros para fazer amigos de diferentes partes do mundo. Portillo está localizada na região de Valparaíso, a 61 km de Los Andes e a 160 km de Santiago.

O mês começa com a tradicional Semana do Vinho, que vai de 30 de julho a 6 de agosto. O evento reúne algumas das melhores vinícolas …

Leia mais

Dois novos hotéis em Playa del Carmen

Dois novos hotéis em Playa del Carmen

O buscador de viagens Kayak inaugurou dois hotéis em Playa del Carmen, no México. As novas unidades vêm para aumentar o portfólio hoteleiro da marca com a intenção de construir e testar novos softwares de hospedagem. “Estamos recriando as operações hoteleiras e a experiência do hóspede por meio da tecnologia. Adicionar mais hotéis ao nosso portfólio acelera nosso aprendizado”, disse Steve Hafner, CEO do Kayak: “A equipe do Kayak tem algumas das mentes mais brilhantes do ramo, é divertido trazer nossa tecnologia para a experiência de hospedagem”.

Os …

Leia mais

Dia dos Pais em Campos do Jordão

Dia dos Pais em Campos do Jordão

Com temperaturas baixas e ambiente que remete a vilarejos europeus, Campos do Jordão, no interior de São Paulo, continua repleta de charme e oferece passeios e programações para celebrar o Dia dos Pais. O Hotel Vila Inglesa, por exemplo, preparou atividades especiais para o final de semana de 12 a 14 de agosto. As estadas serão embaladas por músicas instrumentais e o café da manhã de domingo terá a participação de um pianista.

As famílias poderão saborear as novas delícias preparadas pelo restaurante do hotel, elaboradas pelo chef …

Leia mais

Presentes em Paraty

O Sandi Hotel, de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, preparou um pacote mais do que especial para os pais e toda a família. Os papais que fizerem as reservas para o final de semana do Dia dos Pais (mínimo de duas diárias), serão presenteados com uma garrafa de Negroni, drink engarrafado da APTK Spirits, e terão direito a um drink cortesia no Apothekario Bar. O Sandi está situado em um casarão do século XVIII e conta com 26 apartamentos, piscina, jacuzzi, ofurô, spa, academia, sauna, mesa …

Leia mais

Solução é álcool na veia!

Solução é álcool na veia!

Nelson Tucci

Assim como os anos 30 do século XX foram significativos em progresso científico e mudanças comportamentais, os anos 30 deste também devem apresentar muitas novidades, em nível global, como a aplicação das ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Na esteira dessas, a mobilidade vem forte com a proposta de substituição dos combustíveis fósseis – acelerando o carro elétrico (nos países do Norte, em especial) e o pragmático etanol, combustível renovável, que o Brasil tão bem conhece. A propósito, em 2030 …

Leia mais

Estágio para pessoas com deficiência

Estágio para pessoas com deficiência

Universitários podem se inscrever no novo Programa de Estágio da BK Brasil, máster franqueada das marcas Burger King e Popeyes no país. As vagas disponibilizadas são afirmativas e exclusivas para pessoas com deficiência. As competências abrangem diversas áreas do corporativo da companhia. Para participar não é necessária experiência, apenas perfil de inovar, se desafiar e ter fome de crescimento. A companhia também não limita as posições a formações específicas e permite a inscrição de universitários das áreas de humanas ou exatas, cursando a partir do quarto ao sexto …

Leia mais

Sinergia entre máquinas e o ser humano

Após melhorar a eficiência e a produtividade por meio das novas tecnologias – os principais pilares da Indústria 4.0 –, a próxima fase da revolução industrial, a Indústria 5.0, vem com a ideia de um modelo de trabalho no qual pessoas operam em total sinergia com máquinas inteligentes. Neste cenário, robôs ajudam humanos a trabalhar melhor e mais rápido, valendo-se, para isso, de tecnologias digitais avançadas, como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e Big Data. “Os dados foram fundamentais para a transformação digital, porém, eles estarão …

Leia mais

Envelhecimento do cérebro…

Envelhecimento do cérebro…

Como qualquer outro órgão do corpo humano, o cérebro também passa por alterações e mudanças ao longo dos anos e envelhece com o tempo. As alterações são tanto estruturais quanto funcionais. Nos cérebros idosos, por exemplo, ocorre uma perda de sintonia entre as regiões. Para esclarecer algumas curiosidades sobre a saúde do cérebro e o envelhecimento cerebral, o médico neurocirurgião Marcelo Valadares elencou mitos e verdades.

O tamanho do cérebro pode diminuir com a idade. VERDADE. A redução do volume do cérebro com a idade é comum durante …

Leia mais

Saúde com aromaterapia

Saúde com aromaterapia

O propósito da aromaterapia é restabelecer e promover a saúde do indivíduo por meio do autocuidado diário e contínuo, prevenção e tratamento de doenças, explica a doutora em Ciências e divulgadora científica Kenia Naara Parra. Embora a prática milenar faça parte da cultura e tradição de diversos povos, o termo “aromaterapia” foi cunhado pelo químico francês René-Maurice Gattefossé, em 1937. Hoje ela é aplicada segundo diferentes formas de uso: tópica, inalatória ou uso interno e diferentes linhas de pensamento, abordagens ou escolas.

De doenças infecciosas a problemas respiratórios, …

Leia mais

Esse leite tão especial

Esse leite tão especial

“É importante destacar que o colostro é leite, mas ajustado às necessidades do momento”, frisa Cinthia Calsinski, enfermeira obstetra pela Unifesp e Consultora Internacional de Amamentação: “Mais concentrado, ele é adequado à capacidade do estômago daquele momento, que é bastante limitada”. Sua principal função é imunizar o recém-nascido, e também tem efeito laxativo para expulsar o mecônio que está presente no intestino, prevenir icterícia, alergias, diarreias e infecções intestinais, favorecendo o equilíbrio da flora intestinal.…

Leia mais

Toalete do gato com muito carinho

Toalete do gato com muito carinho

Filetti: “O ideal é escovar o felino diariamente”

O médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti elencou dicas para a toalete do seu felino de estimação, o que serve não só para prevenir doenças, como também para demonstrar todo o carinho com seu amiguinho. Para gatos de pelo curto, estes são os acessórios necessários para manter uma toalete adequada: uma escova de nylon dura, uma escova mole, um pedaço de tapete e uma tolha. Já para gatos de pelos compridos o ideal é uma escova com fundo pneumático (nunca nylon, …

Leia mais

Novidades no Thermas Water São Pedro

Novidades no Thermas Water São Pedro

Novas lideranças no Thermas Water Park São Pedro, no interior de São Paulo: objetivo dos proprietários Silvia e João Andrade é acompanhar o desenvolvimento do plano de reestruturação vigente, no qual o parque aquático soma crescimento em mais de 40% ao ano.

Roberto Snel: relações públicas com experiência na área hoteleira, ele assume a gerência de relacionamento da Rede Master Hotéis, atualmente com 12 unidades, visando fortalecer os laços com o público interno e externo e olhar voltado para a personalização do atendimento e treinamento de pessoas qualificadas.…

Leia mais

Para todos os paladares

Para todos os paladares

Bruno Scarpa

Sob o comando de Victor Vieira, o Frater Bar, em Santos, agrada os mais diferentes paladares. Além do atendimento com excelência e do ambiente familiar, o cardápio é variado, contemplando delícias que vale a pena degustar, como o torresmo de rolo, o bolinho de costela, o ceviche de salmão, a tábua de frios, a linguiça artesanal, o bolinho de cupim, o tradicional frango a passarinho… A picanha na chapa, contudo, é sem dúvida a preferida dos clientes.

Na parte de bebidas e drinks, o Frater Bar …

Leia mais

Cachaça premiada

Rafael Araújo, da Cachaçaria Nacional, conquistou medalha de ouro no Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles, em Guadalupe, território ultramarino francês, que teve mais de 2.030 inscritos, representando 60 países. Durante cinco dias, 130 juízes de 34 nacionalidades fizeram degustações e avaliações minuciosas e elegeram os melhores destilados do mundo através de três categorias: grande medalha de ouro, medalha de ouro e medalha de prata. A cachaça que leva seu nome foi envelhecida por quase cinco anos em barris de carvalho americano de primeiro uso e possui …

Leia mais

Cultura e arte formando cidadãos

Cultura e arte formando cidadãos

O agente cultural José Virgílio gravou seu depoimento ao Programa Memória-História Oral no dia primeiro de julho de 2022, no Instituto Arte no Dique, entidade da qual é presidente. Na entrevista, Virgílio contou sobre sua carreira como músico e produtor musical de grandes artistas brasileiros, sua vida pessoal e como veio para Santos e fundou o instituto que tem reconhecimento internacional pelo trabalho de inclusão que executa.

José Virgílio Leal de Figueiredo nasceu em 4 de março de 1949, em Salvador, na Bahia. Sempre esteve envolvido com grandes …

Leia mais