Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 330 Julho 2022

Divulgação

Saúde com aromaterapia

Terapia ganha espaço na vida dos brasileiros

Saúde com aromaterapia

O propósito da aromaterapia é restabelecer e promover a saúde do indivíduo por meio do autocuidado diário e contínuo, prevenção e tratamento de doenças, explica a doutora em Ciências e divulgadora científica Kenia Naara Parra. Embora a prática milenar faça parte da cultura e tradição de diversos povos, o termo “aromaterapia” foi cunhado pelo químico francês René-Maurice Gattefossé, em 1937. Hoje ela é aplicada segundo diferentes formas de uso: tópica, inalatória ou uso interno e diferentes linhas de pensamento, abordagens ou escolas.

De doenças infecciosas a problemas respiratórios, inflamatórios, obesidade, diabetes e hipertensão, passando por cuidados da mente e emoções, a aromaterapia pode contribuir para melhorar a saúde e qualidade de vida das pessoas. Como prática terapêutica, utiliza óleos essenciais, produtos naturais obtidos por métodos específicos a partir do uso de diferentes partes de plantas aromáticas, como flores, caule, cascas, folhas e raízes.

A terapia com óleos essenciais não substitui o diagnóstico médico e uso de medicamentos para tratar doenças, mas é considerada um tratamento complementar com benefícios comprovados cientificamente. Kenia afirma a importância de difundir a aromaterapia: “Não ficamos mais alheios ou passivos às decisões de outros profissionais. Isso não significa que ignoramos os profissionais da saúde, muito pelo contrário, nós dialogamos com eles, elaboramos perguntas, levamos nossas dúvidas, colocamos possibilidades. É um novo posicionamento que precisa ser desenvolvido na medicina convencional”.

Responder