Edição 351Abril 2024
Segunda, 06 De Maio De 2024
Editorias

Publicado na Edição 330 Julho 2022

Sinergia entre máquinas e o ser humano

Após melhorar a eficiência e a produtividade por meio das novas tecnologias – os principais pilares da Indústria 4.0 –, a próxima fase da revolução industrial, a Indústria 5.0, vem com a ideia de um modelo de trabalho no qual pessoas operam em total sinergia com máquinas inteligentes. Neste cenário, robôs ajudam humanos a trabalhar melhor e mais rápido, valendo-se, para isso, de tecnologias digitais avançadas, como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e Big Data. “Os dados foram fundamentais para a transformação digital, porém, eles estarão no centro das mudanças propostas pela Indústria 5.0”, alerta Eliel Andrade, gerente de Produtos e Arquitetura de Soluções da Odata: “Diante disso, os data centers terão um papel importante no desempenho operacional das tecnologias que estarão unidas à inteligência humana, sendo um pilar para a nova era industrial”.

De acordo com a pesquisa Industry 5.0: A Survey on Enabling Technologies and Potential Applications, o panorama da Indústria 5.0 vislumbra novas abordagens resilientes, sustentáveis e centradas no ser humano, em diversas aplicações emergentes. Como exemplo, as fábricas do futuro e a sociedade digital – o que mostra como essa visão alavanca a inteligência humana e a criatividade vinculadas a robôs colaborativos cognitivos inteligentes, eficientes e confiáveis.

O propósito da Indústria 5.0 é alavancar a criatividade única, o pensamento crítico e cognitivo de especialistas humanos para colaborar com máquinas poderosas, inteligentes e precisas.

Responder