Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias
Edição 332 Setembro 2022

Edição 332 Setembro 2022

→ Visualizar versão impressa em PDF

Amigos do alheio

Nelson Tucci

No passado era bem comum o golpe do “bilhete premiado”. Por absurdo que seja, ainda pode acontecer vez ou outra. É raro, mas acontece, e o porquê disso é difícil explicar com tanta publicidade dada a esse modus operandi em tantas décadas… Com o advento da internet, vagabundos (as) procuram inovar e criar novos mecanismos de abordagem às vítimas. Por ignorância, boa-fé, olho grande por dinheiro fácil, desespero etc., muitas são as vítimas que entraram de gaiatas em situações de engodo. Depois de um certo “rei …

Leia mais

Teletrabalho avança na legislação trabalhista brasileira

Teletrabalho avança na legislação trabalhista brasileira

Alberto Murray Neto

Com alguns vetos, foi sancionada pelo presidente da República a Lei nº 14.442/2022, que regulamenta o teletrabalho e modifica regras do auxílio-alimentação. Define-se como teletrabalho (ou trabalho remoto) aquele realizado fora das dependências da empresa, de maneira preponderante ou híbrida e que não se caracterize como trabalho externo. O serviço realizado por essa modalidade deve constar expressamente no contrato de trabalho. Com relação ao auxílio-alimentação, ou vale refeição, a lei determina que sejam utilizados somente para pagamentos em restaurantes e similares, ou para a compra …

Leia mais

E tudo o que sobe, desce!

E tudo o que sobe, desce!

Carlos Abdala

É mesmo interessante vermos os princípios da Física sendo aplicados a diversas situações no nosso dia a dia, e não somente na beleza do funcionamento das coisas. Com toda essa turbulência que vivemos nos últimos dois anos, estamos sofrendo as consequências da globalização afetada pela relação anárquica entre os governos no mundo. Sim, enquanto cada país está sujeito aos respectivos governos, sejam esses democráticos ou autoritários, de Direita ou Esquerda, o relacionamento entre os países segue o Anarquismo, mesmo ante os esforços de alguns em querer …

Leia mais

Tecnologias integradas

Tecnologias integradas

Sandra Netto

Conectada às novidades arquitetônicas e avanços tecnológicos, a Construtora Miramar inova mais uma vez na entrega do Residencial Vianna Home, na Rua Lobo Viana, 19, Boqueirão, em Santos. O empreendimento foi concebido com uma linguagem moderna e, entre seus inúmeros diferenciais, contempla sistemas de automação e ambientes de conveniência nas áreas comuns que facilitam o dia a dia do morador.

A Miramar foi idealizada pelo saudoso empresário Armênio Mendes e atua desde 1974 no litoral paulista, no mercado da construção e comercialização de imóveis. Nesses 48 …

Leia mais

Os azeites do Alentejo

Os azeites do Alentejo

O azeite de oliva português está entre os melhores do mundo. O país produz em média 140 milhões de litros de azeite por ano e o Alentejo, em Portugal, é responsável por 90% de todo “ouro líquido” produzido no país. Frutado e suave, complexo e harmonioso, o azeite alentejano tem todas as qualidades que o posicionam entre os melhores.

O azeite é um ingrediente essencial na culinária local, e todos os viajantes acabam provando-o nas refeições. Mas além de experimentar os pratos típicos alentejanos preparados com azeite ou …

Leia mais

Day Use Especial no Dia das Crianças

Day Use Especial no Dia das Crianças

Resort com jeitão de hotel fazenda, o Hotel Estância Atibainha Convention & Resort lançou o Day Use Especial Dia das Crianças e descontos a partir de 40% para reservas em outubro. O presente pode ser bem diferente, passando o dia todo no Atibainha com a equipe de monitores e desfrutando de toda a infraestrutura do hotel, que está localizado a apenas 72 km da capital paulista.

O Day Use Especial Dia das Crianças acontece na quarta-feira, 12, das 8 às 17 horas. Logo na chegada tem café da …

Leia mais

Vila inglesa em Santo André!

Vila inglesa em Santo André!

Construída no século XIX, a vila inglesa de Paranapiacaba, em Santo André, no Grande ABC, abriga muita história. A cerca de 90 minutos da capital e também muito perto das cidades da Baixada Santista, é destino ideal para um passeio bate-volta de fim de semana, em especial para quem gosta de conhecer lugares próximos e diferentes.

Paranapiacaba é conhecida como um “pedacinho europeu” no estado de São Paulo. Com construções antigas e museus, o destino transporta os visitantes para uma “viagem no tempo”, no período em que o …

Leia mais

Programe já a temporada 2003/2024!

Programe já a temporada 2003/2024!

Costa Diadema, Costa Favolosa e Costa Fascinosa é a oferta da Costa Cruzeiros na América do Sul para a temporada 2023/2024, cujas vendas já estão abertas. De novembro de 2023 a maio de 2024, o viajante poderá embarcar a bordo dos três navios para férias pelo litoral brasileiro e pela região do Rio da Prata. A novidade foi apresentada durante a participação da companhia marítima na feira de turismo Abav Expo, que aconteceu em setembro, em Olinda/PE.

Com 1.862 cabines e 133 mil toneladas, o Costa Diadema virá …

Leia mais

Nova concessionária em Santos

Nova concessionária em Santos

Nelson Tucci

A Honda promoveu festa em Santos, em 8 de setembro, para inaugurar a concessionária do Grupo CB. O evento reuniu a nata da fabricante, sendo prestigiado pelo presidente da Honda América do Sul, Atsushi Fujimoto; o vice-presidente Comercial Roberto Akiyama; o presidente do Grupo CB, Michael Klein; o diretor de Planejamento Tomoki Uchida; o diretor Comercial Diego Fernandes; o gerente de Desenvolvimento de Rede, Fabio Okuno de Oliveira; e o diretor geral da CB Autos, Carlos Forchetto.

A CB Autos está localizada na Vila Mathias e …

Leia mais

Proteção de dados “zero trust”

A Veritas Technologies, que gerencia dados em multicloud, descreve seis etapas que toda organização deve seguir para implementar uma arquitetura de proteção de dados de confiança zero, mitigando o equívoco comum de que “zero trust” pode ser comprada ou baixada como um único produto ou serviço. A confiança zero é uma mentalidade que, em sua forma mais simples, envolve não confiar em nenhum dispositivo ou usuário por padrão, mesmo que estejam dentro de uma rede corporativa. Estas são as seis etapas : 1. Comprometimento de toda a organização. …

Leia mais

Trabalhando com animais

Trabalhando com animais

O universo canino ganha mais admiradores a cada dia e isso aumentou a demanda por profissionais para atuar nesta área. De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), o setor gerou mais de 2,83 milhões de empregos diretos e indiretos em 2021, um crescimento de 6,2% em relação ao ano anterior. Com mercado aquecido, serviços como dog walker, um passeador de cachorros, e pet sitter, cuidador de animais, se popularizaram na rotina dos tutores.

Segundo Thiago Calixto, sócio fundador e diretor de expansão da Doggi, o …

Leia mais

Como lidar com críticas

Como lidar com críticas

Ter dedos apontados para si, com referências negativas às características de personalidade, atitudes ou conduta profissional, representa um cenário capaz de provocar crises de ansiedade. O medo da crítica externa está relacionado ao receio de se sentir rejeitado por um grupo social e é natural do ser humano. De acordo com especialistas, o caso pode se tornar um problema quando evolui para um quadro de fobia e o indivíduo não consegue lidar com a opinião alheia, com preocupação excessiva e dificuldade na superação.

De acordo com a professora …

Leia mais

Danos do cigarro à boca e garganta

Danos do cigarro à boca e garganta

O tabagismo, apesar de ser a principal causa de morte evitável no mundo, é considerado um fator de risco importante para o aparecimento de diversas doenças, entre elas as cardiovasculares e respiratórias, além de inúmeros tipos de câncer. E, além das substâncias tóxicas presentes em cachimbos, charutos, narguilés e cigarros, eletrônicos ou não, o próprio hábito de fumar também pode ser nocivo à saúde de boca e garganta. É o que explica Cristiane Passos Dias Levy, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, na capital de São Paulo. Segundo a médica, …

Leia mais

Respeitar o tempo para mastopexia

Respeitar o tempo para mastopexia

A maior parte das insatisfações das mulheres após a gravidez está relacionada às mamas (66%), mas as gorduras localizadas na região abdominal não deixam de se destacar entre as queixas das mães (22%). Os dados são de estudo da Clínica Evive, especializada em cirurgia plástica e dermatologia, que criou o Programa Aurora. “As mamas aumentam de tamanho e diminuem após a amamentação sem que haja retração da pele suficiente para seu reposicionamento. Para os desconfortos gerados por esse tipo de alteração, existem procedimentos que buscam trazer o aspecto …

Leia mais

Mudanças e viagens com gatos

Mudanças e viagens com gatos

Excelente companheiro

Os gatos são muito apegados aos seus próprios hábitos e costumes, mas podemos facilitar a vida do felino diante de uma situação nova através de alguns métodos, seja ela uma mudança de residência ou uma viagem, orienta o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti: “Existem casos de gatos que se mudam e voltam para o seu endereço anterior causando problemas e sofrimentos para os tutores”. No caso de mudança é importante que, no novo ambiente, sejam colocados seus objetos, tais como cama, prato, brinquedos, o que causará …

Leia mais

Homem de Seguro do Ano

Homem de Seguro do Ano

Ivan Gontijo: presidente do Grupo Bradesco Seguros foi eleito o Homem de Seguro do Ano, na 46ª edição dos Destaques do Ano 2021-2022, o Oscar do Seguro, promovida pelo CVG-RJ (Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro).

Jack Sarvary: cofundador e CEO da Leoparda Electric, startup que recentemente recebeu US$ 8,5 milhões em sua primeira rodada de investimentos, e oferece ao mercado latino-americano um novo conceito de motocicletas e baterias elétricas.

Samia Marçon: nova Head de Marketing da Cultura Inglesa tem experiência em growth, branding e marketing

Leia mais

O melhor da comida caseira

O melhor da comida caseira

Bruno Scarpa

Há nove anos oferecendo o melhor da comida caseira, Antonia Aparecida Barbosa dirige o Divino Restaurante, há sete anos como delivery e há dois em espaço físico, na Rua Bahia, 119, Gonzaga, em Santos, visando atender seus clientes com mais atenção e conforto.

Dentre os principais pratos da casa estão o Filé Divino, Frango com Creme de Milho e o Cupim Assado. O maior destaque, contudo, e que tem a preferência da fiel clientela, é o Filé de Frango Divino, que inclui catupiry, arroz, feijão, legumes …

Leia mais

Mudanças no menu…

Apesar da volta ao atendimento presencial e a retomada do faturamento em bares, restaurantes, lanchonetes, cafés e toda a cadeia do foodservice brasileiro, a inflação continua sendo um entrave para o setor. Segundo dados da nova pesquisa da série Covid-19, realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), consultoria Galunion e Instituto Foodservice Brasil (IFB), como resultado deste cenário, 62% das empresas que atuam com alimentação fizeram alterações no menu por problemas de abastecimento ou inflação no segundo trimestre do ano. Devido a esse aumento de custos nos insumos, …

Leia mais

Poesia como forma de superação

Poesia como forma de superação

A escritora e poetisa Geovana Borges foi entrevistada pelo Programa Memória-História Oral em 12 de agosto de 2022, na Casa de Frontaria Azulejada, localizada no Centro Histórico de Santos. Em seu depoimento Geovana conta sobre sua difícil trajetória pessoal, até descobrir seu dom para a escrita, fato que mudou sua vida para sempre.

Geovana Borges nasceu em Salvador, Bahia, em 20 de novembro de 1965. Morou na capital baiana e no interior do estado até os 17 anos, quando veio para Santos, após a morte do pai. A …

Leia mais