Edição 351Abril 2024
Domingo, 28 De Abril De 2024
Editorias
Edição 328 Maio 2022

Edição 328 Maio 2022

→ Visualizar versão impressa em PDF

Ondas conhecidas

Nelson Tucci

Embora a legislação especifique, e o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seja claríssimo quanto à data de 16 de agosto para início oficial da campanha eleitoral, o fato é que ela começou faz algumas semanas – e coberta por um pano deslavado de pré-campanha. Até aí nada de novo; como não tem nada de muito novo nos candidatos que despontam nas pesquisas, o atual e o ex-presidente da República, por serem nomes já conhecidos. Uma vez mais, priorizam-se nomes em detrimento dos partidos cujos ideários …

Leia mais

Regime de separação total de bens e o direito sucessório

Regime de separação total de bens e o direito sucessório

Gelcy Bueno Alves Martins

O Código Civil Brasileiro (Lei nº 10.406/2002) estabelece cinco modalidades de regimes de bens: (i) comunhão universal; (ii) comunhão parcial; (iii) separação total; (iv) separação obrigatória; e (v) participação final nos aquestos.

Os cônjuges ou companheiros podem escolher livremente o regime de bens (art. 1639, do Código Civil), salvo as disposições legais obrigatórias da adoção do regime de separação obrigatória de bens, previstas nos artigos 1.641 e seguintes da mesma codificação.

O mote do presente artigo é o regime da separação total (convencional) de …

Leia mais

Os bons tempos voltaram

Os bons tempos voltaram

Carlos Abdala

Sim, mas parece estranho com tudo o que estamos vivendo! Na realidade, sabemos há muito tempo que nas crises surgem as oportunidades, dependendo de que lado você esteja. Por aqui não é diferente. A economia americana está se deparando com algo que sempre soube existir, mas a grande maioria daqueles que hoje atuam no mercado nunca experimentaram, que é a tão conhecida dos brasileiros, a inflação. Muitos não sabem como acontece nem como acaba, já que nunca a viveram. Os mais velhos, como eu, lembram da …

Leia mais

Empreendimentos incluem espaços pet

Empreendimentos incluem espaços pet

Levantamento realizado pelo Conselho Regional de Imóveis – Creci/Regional Campinas, apurou 70% dos novos empreendimentos no estado de São Paulo contam com espaço pet. Para o delegado regional, José Carlos Sioto, a média se consolida na região de Campinas: “As famílias consideram que o imóvel também precisa estar adaptado às necessidades de lazer e convivência dos pets”.

Os espaços pet não são exclusividade dos condomínios de alto padrão. Nos residenciais da Longitude Incorporadora localizados em Hortolândia, Monte Mor e Sumaré, cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), e …

Leia mais

Inovação qualidade conforto

Inovação qualidade conforto

Sandra Netto

Num dos últimos terrenos frente ao mar, o Grupo Estrutura está entregando em Santos o Residencial L’orizzonte, na Avenida Presidente Wilson, 172, no Bairro José Menino. O empreendimento é apresentado ao mercado como um novo horizonte de inovação, qualidade e conforto, para se viver em harmonia com a natureza – e não exagera. Afinal, todos os 45 apartamentos têm visão para a praia e os belos jardins da orla, reconhecidos como os maiores do mundo pelo livro dos recordes, além do Parque Roberto Mário Santini e …

Leia mais

Temporada na neve

Temporada na neve

O Valle Nevado Ski Resort, no Chile, voltará a receber visitantes depois de dois anos fechado devido à pandemia. Com início em 17 de junho, feriado de Corpus Christi, a temporada de neve deste ano tem expectativa de durar até o final de setembro. Localizado a cerca de 60 quilômetros de Santiago, a partir do aeroporto, o complexo compreende três hotéis, Tres Puntas, Puerta del Sol e Valle Nevado, sendo de três, quatro e cinco estrelas, respectivamente, além de seis restaurantes, seis bares e pubs, mais de 40 …

Leia mais

Um lar em Paris

Um lar em Paris

Após passar por um projeto de renovação, o Hotel Lancaster, em Paris, França, reabriu as portas com muita história para contar. Ele fica localizado na região do Champs-Élysées, que vem sendo revitalizada e está retomando seu tradicional glamour entre os turistas e as marcas de luxo – a Louis Vuitton, por exemplo, está prestes a inaugurar uma loja de cosméticos pertinho do cinco estrelas. Mesmo renovado com toques contemporâneos, por meio de projeto do arquiteto francês Jean Philippe Nuel, o Lancaster mantém sua personalidade e preserva as características …

Leia mais

Dinossauros que encantam

Dinossauros que encantam

Presidente Prudente, a 560 quilômetros da capital paulista, no Oeste do estado, ganhou notoriedade no “mundo paleontológico” no final do ano passado quando foi anunciada a descoberta de ovos de dinossauro com mais de 60 milhões de anos. Vizinha de Prudente, em Alfredo Marcondes foi retirada, este ano, a ossada de um saurópode que, estima-se, tinha mais de 13 metros. Estas descobertas fizeram com o que triângulo formado por Prudente, Marília e Araçatuba fosse apelidado de Vale dos Dinossauros. Nos anos 50, na mesma região de Presidente Prudente, …

Leia mais

Voos panorâmicos de helicóptero

Voos panorâmicos de helicóptero

Curitiba ganhou de volta os voos panorâmicos de helicóptero, com decolagem do heliponto do Parque Barigui. A reinauguração acontece sob o comando da Helisul Experience, que integra o grupo Helisul. Para a presidente do Instituto Municipal Curitiba Turismo, Tatiana Turra Korman, a Helisul traz uma proposta bastante singular de atração turística que permite a contemplação dos principais cartões-postais de Curitiba: “Esses novos tours vêm para fortalecer a nossa competitividade, assim como a imagem e o posicionamento da cidade também para o segmento de lazer. Sem contar que é …

Leia mais

Randon aposta na diversificação

Randon aposta na diversificação

Nelson Tucci

Repartir o capital investido entre negócios que mantêm sinergia é a aposta do grupo Randon, empresa com 14 mil empregados e mais de 70 anos de atuação no Brasil e exterior. Apesar da maré braba que o setor enfrenta, como um todo, a companhia-mãe, de Caixas do Sul/RS, possui 29 plantas industriais e não faz feio para seus acionistas.

Ser uma organização de capital aberto (negociando ações na Bolsa de Valores sob o código RAPT4) pode ter vantagem competitiva, uma vez que o poder de capitalização …

Leia mais

IoT e AI ajudam produtividade

“A Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (AI) são duas grandes aliadas de gestores que buscam melhorar a qualidade do ar em ambientes de trabalho”, afirma Leandro Simões, CEO e co-fundador da Evolv, do setor de Facilities e Manutenção. A pandemia mostrou a importância de manter um ambiente de trabalho saudável, com excelente qualidade do ar dentro de prédios e escritórios, uma vez que a concentração de CO2 tem impacto relevante na produtividade dos colaboradores. Assim, é fundamental medir os níveis de CO2 dentro de prédios e …

Leia mais

Incentivo à produção de veículos sustentáveis

O governo de São Paulo vai assegurar créditos de ICMS de até R$ 500 milhões para as montadoras que priorizarem a fabricação de veículos híbridos, elétricos ou movidos a biocombustíveis. Por meio do Programa Pró-Veículo Verde, as empresas do setor poderão se apropriar desses créditos para financiar projetos de investimento que visem a construção e a modernização de suas plantas industriais, além do desenvolvimento de novos produtos. Com a iniciativa, a expectativa do governo é atrair R$ 20 bilhões em investimentos nos próximos três anos, amortizando os custos …

Leia mais

Meu filho é daltônico!

Meu filho é daltônico!

Como prevenção do daltonismo – conhecido como discromatopsia ou discromopsia –, o oftalmologista Hallim Feres Neto sugere a observação das crianças de diferentes faixas etárias, para constatar a incapacidade ou diminuição da capacidade de ver a cor ou perceber as diferenças de cor em condições normais de iluminação. “No geral, as crianças são muito boas em esconder as próprias deficiências”, diz o especialista: “Elas se adaptam e acham ‘normal’ enxergar assim. As primeiras suspeitas surgem ao ver um desenho com cores estranhas”.

Na faixa de três a sete …

Leia mais

Prevenir a hipertensão

Prevenir a hipertensão

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) informa que 36 milhões de brasileiros adultos convivem com a hipertensão arterial. Popularmente conhecida como “pressão alta”, ela é responsável por até metade das mortes por doenças cardiovasculares, totalizando cerca de 200 mil óbitos todos os anos no país, e foi a principal causa de morte no mundo em 2019, responsável por cerca 10,8 milhões de óbitos de diferentes faixas etárias. Os dados são do Estudo da Carga Global de Doenças (GBD, em inglês), que alerta para os …

Leia mais

Você precisa descansar

Você precisa descansar

A saúde mental não abrange somente doenças, como depressão e ansiedade, mas também o sono, a capacidade de concentração, o humor. E, além da ajuda de profissionais capacitados, como psicólogos e psicoterapeutas, a tecnologia também se tornou uma aliada. A plataforma de bem-estar corporativo Gympass e o Guia da Alma prepararam uma lista com sinais que indicam que sua mente precisa de descanso, além de como desacelerar e melhorar a saúde por inteiro.…

Leia mais

Bom pra cachorro, gato…

Bom pra cachorro, gato…

Benefícios dos ácidos graxos poli-insaturados na dieta do pet

Os ômegas são ácidos graxos poli-insaturados responsáveis pela composição estrutural das células e tecidos, função da membrana celular, metabolismo energético e diversas funções metabólicas. “São fundamentais em processo inflamatórios, pois ajudam na imunidade orgânica”, frisa o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti, ao destacar que os ácidos graxos ômegas 3 e 6 não são produzidos pelo organismo e devem ser provenientes de dieta. Por isto são denominados ácidos graxos essenciais. Os suplementos contendo ômega 3 provenientes de óleo de peixe …

Leia mais

No churrasco dos construtores

No churrasco dos construtores

Para confraternizar os agentes da indústria da construção civil, um churrasco foi promovido em conjunto pela Assecob, SindusCon-SP e Secovi-SP, no grill do Tênis Clube de Santos, em 12 de maio, com patrocínio de Holcim, Tedesco e Roca.

Sandra Netto

Mateus Teixeira, José da Costa Teixeira, Paulo Alexandre Barbosa, Kayo Amado e Fabrício Cardoso

Sandra Netto

Alfredo Tedesco Junior e Daniel Rezende

Sandra Netto

Antonio Martinez Gomes, Cybele Cristina Assis, e Nuno Lima Fontes

Sandra Netto

Leonardo Zuanazzi, Luiz Arthur Osse, Frederico Marins e Marcelo Antunes

Sandra Netto

Leia mais

Todos a bordo!

Todos a bordo!

Bruno Scarpa

Com oito meses de casa, sob o comando de Adelio Neto e Marco Targa, o Bar do Capitão, em São Vicente, proporciona a seus clientes um bar temático para os amantes do mar.

Dentre os destaques da casa estão a porção de provolone, a isca de frango e o “lanche do capitão”, composto por pão de brioche, dois blend de 120g, queijo cheddar e bacon, acompanhado de fritas e onion rings. A casa também dispõe de diversas opções para o almoço, dentre elas, o parmegiana é …

Leia mais

Gastronomia sob medida

Empresas dos mais variados segmentos e portes estão buscando cada vez mais o crescimento longe das capitais e voltando-se para o interior. Hoje, as franquias do Instituto Gourmet, rede de cursos profissionalizantes em gastronomia, estão abrangendo cidades a partir de 100 mil habitantes, quando anteriormente o foco era acima de 450 mil e em capitais. As unidades desse novo modelo, Select, terão em média 150 m² e duas salas de aula. Para investir é necessário a partir de R$ 324 mil, com faturamento médio de R$ 90 mil, …

Leia mais

Cumprir e fazer cumprir a Constituição

Cumprir e fazer cumprir a Constituição

O jurista Sérgio Sérvulo gravou seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 27 de maio de 2009, no estúdio da Universidade São Judas – Campus Unimonte. Na entrevista, Sérvulo contou sobre sua infância passada em Santos, no Bairro Vila Mathias, a juventude na cidade de São Paulo e sobre sua brilhante carreira jurídica.

Sérgio Sérvulo da Cunha nasceu em Santos, em 29 de outubro de 1935, e faleceu em São Paulo, em 11 de dezembro de 2021. Morou na infância na Rua Paulo Moutinho, próximo à Avenida Conselheiro …

Leia mais