Edição 328Maio 2022
Sábado, 25 De Junho De 2022
Editorias

Publicado na Edição 328 Maio 2022

Sandra Netto

Inovação qualidade conforto

L’orizonte: projeto pensado para todos os apartamentos terem uma vista privilegiada da praia

Inovação qualidade conforto

Sandra Netto

Num dos últimos terrenos frente ao mar, o Grupo Estrutura está entregando em Santos o Residencial L’orizzonte, na Avenida Presidente Wilson, 172, no Bairro José Menino. O empreendimento é apresentado ao mercado como um novo horizonte de inovação, qualidade e conforto, para se viver em harmonia com a natureza – e não exagera. Afinal, todos os 45 apartamentos têm visão para a praia e os belos jardins da orla, reconhecidos como os maiores do mundo pelo livro dos recordes, além do Parque Roberto Mário Santini e toda magia da Ilha Urubuqueçaba, que marca a divisa com São Vicente.

“Ao adquirir um empreendimento do Grupo Estrutura você tem a certeza que está fazendo um ótimo negócio”, afirmam os diretores, os irmãos Antonio, Alfredo, Fernando e Manoel Martins, ao destacarem que o Grupo Estrutura tem uma trajetória relativamente longa: “Atuamos 47 anos como Estrutura. Se formos computar o período em que trabalhamos como pessoa física, estamos com 50 e muitos anos de atividades”. Nesse período o Grupo soma mais de 100 empreendimentos construídos na Baixada Santista, algo em torno de 5.000 unidades vendidas e quase um milhão de metros quadrados.

“Nossa missão é construir empreendimentos eficientes, com qualidade exemplar, segurança e conforto, tendo como foco principal o bem-estar dos clientes, atendidos de forma personalizada antes, durante a após a aquisição”, enfatizam os empresários: “Por acreditar no valor do sonho de cada cliente, honramos o compromisso de entregar os imóveis no prazo. Além disso, oferecemos um atendimento com informações precisas, cordial, focado na satisfação de cada pessoa que visita nosso empreendimento”.

A entrega do L’orizzonte marca uma evolução no processo construtivo da empresa, que procura sempre se atualizar com as exigências do mercado e as novidades em materiais e tecnologia. “Este empreendimento revela nossa filosofia de trabalho, que é construir com qualidade”, salientou Antonio Martins, ao comentar que, muitas vezes, algumas exigências tornam-se burocráticas demais e atrapalham. Ele dá como exemplo o L’orizzonte, que está totalmente pronto e há cinco meses aguarda a ligação definitiva de energia por parte da concessionária CPFL. Afinal, sem a energia definitiva, o edifício não tem AVC dos Bombeiros e não é possível obter o habite-se da Prefeitura: “É uma burocracia, um desrespeito com a construção civil. E isto não é só com nossa empresa, pois conheço outras que estão enfrentando as mesmas dificuldades”.

Quanto ao mercado, o diretor do Grupo Estrutura reconhece que ele apresenta turbulências, com altos e baixos, mas é inegável o seu enorme potencial, em face à carência de moradias no país: “O Brasil tem hoje algo em torno de 7, 8 milhões de unidades de déficit habitacional. Acho que deveria haver, por parte das autoridades, uma visão mais objetiva do problema e que cada um procurasse fazer a sua parte. Apesar das restrições ao crédito, o momento ainda é favorável ao comprador, porque estamos atravessando um período em que o custo da construção está em constante aumento. Hoje, é possível comprar imóvel pronto com preço bom; apesar de que a construtora, com esse dinheiro, talvez não consiga fazer outro igual”.

Além dos irmãos Martins, outros dois sobrinhos – Guilherme, filho de Manoel, e Fred, filho de Alfredo –, trabalham na implantação dos empreendimentos. Conforme eles declararam, por causa da busca constante por inovações, o Grupo é reconhecido pelo pioneirismo, desenvolvendo projetos arrojados e direcionados para o uso responsável dos recursos ambientais. “Temos como filosofia construir muito mais do que empreendimentos imobiliários”, frisam Guilherme e Fred: “Nós construímos sonhos. Por isso, trabalhamos com um atendimento qualificado, tendo como grande diferencial o nosso pós-vendas, que atende com organização, atenção e eficiência as solicitações apresentadas”.

O projeto arquitetônico do L’orizzonte é de autoria do escritório Passarelli Zonis Engenharia e Arquitetura e visou aproveitar ao máximo a luz natural e dotar as unidades de ventilação direta, para depender o mínimo possível de energia elétrica, seja na iluminação ou na refrigeração. A arquiteta Maria Cecília Passareli Zonis disse que o projeto foi pensado para todos os apartamentos terem uma vista privilegiada da praia. “Eles têm terraços mobiliáveis, próprios para receber amigos, fazer um churrasco, ou simplesmente ficar com a família e contemplar”, comentou Cecília: “Além de ótimos apartamentos, o edifício conta com área de lazer completa, estrategicamente posicionada na cobertura do edifício, onde a vista de toda a baía é ainda mais incrível”.

A torre única contempla seis opções de planta, com apartamentos de 2 e 3 dormitórios, com área de aproximadamente 65 m² a 138 m², chegando a 190 m² no andar que possui unidades tipo garden, com vagas privativas de garagem. Além do diferencial da visão panorâmica da orla, as unidades possuem ponto de churrasqueira a gás na varanda, com exceção das unidades 102, 103, 112, 113, 122, 123, 132 e 133. Também são dotadas de infraestrutura para aquecimento a gás e instalação de ar-condicionado tipo split; medição individual de gás, água e luz; bacias sanitárias com descarga ecológica dupla, de três e seis litros.

O lazer ocupa a cobertura e, entre os espaços, que estão sendo entregues decorados e equipados, destaque para a piscina climatizada, salão de festas, academia, brinquedoteca, terraço com churrasqueira. Para facilitar os futuros moradores, o L’orizzonte dispõe de guardaria de pranchas e bicicletário. No quesito sustentabilidade, o edifício é dotado de sistema de capacitação para tratamento de água da chuva para lavagem das garagens e irrigação dos jardins.

Entre os fornecedores do Grupo Estrutura, a Drill Company Engenharia de Fundações opera no mercado de fundações e contenções e tem por filosofia o desenvolvimento empresarial baseado em parcerias sólidas, fundadas no bom atendimento, na seriedade e, sobretudo, no respeito pelos seus clientes, declarou o representante da empresa Carlos Leôncio.

A Udiaço entrega há mais de 32 anos as melhores soluções em ferro e aço para construção civil, representando tradição e confiabilidade no mercado. A empresa conta com um diferencial, que é o serviço de corte e dobra, que garante mais agilidade e economia no canteiro de obras, reduzindo o tempo, a mão de obra e o custo final do projeto.

A Atlas Schindler equipou o Residencial L’orizzonte com elevadores de última geração, com acabamentos em aço inoxidável. Entre os diferenciais, o espaço das cabinas, que permite aos usuários uma maior sensação de conforto e espaço, o desempenho no funcionamento, através de viagens mais rápidas, suaves e silenciosas e o design, que combina modernidade e sofisticação.

A Tecnicargo Geradores, com mais de 30 anos de tradição em sistemas de energia auxiliar, forneceu um grupo gerador compacto para atendimento as cargas administrativa do empreendimento, explica o diretor, engenheiro Leandro Gebara: “Temos a satisfação de hoje dizer que somos o maior fornecedor de grupos geradores na Baixada Santista. Os construtores confiaram em nossa empresa. Participamos integralmente do projeto, auxiliando o construtor na fase de layout da sala do gerador até o treinamento do equipamento para os condôminos. Além disso, parabenizamos o Grupo Estrutura e seus colaboradores pelo alto nível de profissionalismo”.

A alvenaria foi feita com blocos cerâmicos da Ermida, adquiridos por meio da Tapinaré Representações, dirigida por Cristiane R. Soares. Ela enfatizou que entre as vantagens de se utilizar produto 100% natural estão a baixa absorção de umidade e os isolamentos térmico e acústico, que proporcionam elevada performance na obra e mais conforto no interior das unidades. A Cerâmica Ermida é do Grupo Nivoloni, que há mais de quatro décadas fabrica cerâmica para a construção civil e segue normas internacionais de desempenho.

A Maranduba & Cia., há 26 anos no mercado da construção civil, especialista em pintura de interiores, executou todos os serviços de pintura interna dos apartamentos, áreas comuns e de lazer, oferecendo aos seus clientes experiência única, sendo referência em qualidade e acabamento. Conforme enfatiza o diretor Hugo Maranduba, “é muito difícil ter uma empresa que faça pintura com o mesmo capricho que a Maranduba”.

A Positano Materiais para Acabamentos e Iluminação forneceu diferentes tipos de revestimentos internos. O diretor Mauro Orlandi Marques especificou: nas salas foi colocado o porcelanato 84 x 84 cm, da Cerâmica Delta, enquanto nos terraços o porcelanato Madri Rústico antiderrapante 20 x 20 cm, também da Delta. Já na fachada do hall de entrada, a Positano forneceu o porcelanato Place Acetinado retificado, branco 120 x 120 cm, da Cerâmica Eliane.

A Gessos Leal foi responsável pela instalação do sistema drywall e todos os serviços em gesso. Segundo o proprietário José Leal da Rosa, esta foi mais uma obra que a empresa teve a satisfação de realizar para o Grupo Estrutura, com aplicação de materiais Knauf nos forros, nas sancas invertidas e na decoração – tanto nos apartamentos quanto nas áreas comuns. José Leal explicou a importância de trabalhar com o sistema drywall, pois permite redução considerável no tempo na execução, com excelente qualidade no acabamento: “Isto vem demonstrar o diferencial de qualidade que o Grupo emprega em suas obras”.

A Magenta Alumínio Ltda. participou do empreendimento executando as esquadrias em alumínio branco, com destaque para as persianas automatizadas nos dormitórios, que “proporcionam maior conforto ao morador, por serem acionadas via controle remoto”, disse o diretor João Magenta.

A Cerâmica Atlas forneceu as pastilhas de porcelana que revestiram a fachada e a piscina do L’orizzonte. Atendendo ao projeto arquitetônico, foram utilizadas as pastilhas no formato 5×5 cm, numa combinação das referências Branco B2140, Nolina B9928, Jamaica SG8423 – e Siriba B7079, que revestiu a piscina na cobertura. “Por se tratar de produto de baixa absorção de água (<0,5%), e baixa expansão por umidade, este revestimento é ideal para o uso em fachadas de edifícios e piscinas”, declarou Fernando Ferraz, representante da Atlas na Baixada Santista e Litoral, ao salientar que a Cerâmica Atlas tem mais de 57 anos de tradição e qualidade no setor cerâmico brasileiro e é especializada na fabricação de pequenos formatos em porcelana e grés.

A Andrade Decor, que atua no ramo de móveis e decoração, forneceu a mobília do hall social, salão de festas e apartamento decorado. O diretor da empresa, Fernando Andrade, informou que os produtos seguiram o conceito do projeto decorativo, em cores neutras e atuais, com mesas e cadeiras em madeira maciça, de acordo com o padrão de qualidade da construtora.

A comunicação visual foi confeccionada pela Loja das Placas. “O letreiro é em aço inox polido, que embeleza a fachada e garante melhor durabilidade”, salientou a diretora, Rosa Brazil, ao explicar que o logotipo foi reproduzido conforme o layout enviado pelo cliente. Rosa acrescentou que as placas internas da área de serviço foram confeccionadas em PVC, alumínio e acrílico, enquanto as das portas dos apartamentos foram em aço inox, constando o número e o logotipo: “Este foi mais um trabalho executado com muita atenção e capricho, dando continuidade a uma parceria de muitos anos, fruto de nossa credibilidade”.

Conceito moderno e sofisticado

Ana e Alexandra: combinando uso de cada espaço e a estética

Para a decoração de interiores do L’orizzonte, o Grupo Estrutura convidou o escritório Verano Arquitetura e Design, da engenheira Alexandra Ruiz e da arquiteta Ana Paula Cerqueira, ambas designers de interiores. Foram elaborados projetos personalizados para as diferentes áreas de lazer, hall social e um apartamento-tipo, envolvendo móveis, acessórios, objetos e iluminação, que têm em comum a combinação do uso de cada espaço e a estética, dentro do conceito moderno e sofisticado do empreendimento. No hall social, por exemplo, os destaques são para os painéis que decoram as paredes e a imagem de grandes proporções da orla de Santos, de autoria da fotógrafa Aluana Cortezini. Os elementos do hall social também estão presentes no salão de festas. No caso do apartamento modelo, para mostrar a potencialidade da menor unidade do L’orizzonte, as arquitetas realizaram um projeto voltado para uma família de quatro pessoas, todos com conforto e individualidade, em face às restrições impostas pela pandemia: “Atentas a este detalhe, conseguimos colocar essas novas necessidades à disposição do morador, mesmo o apartamento sendo compacto”. Entre os diferenciais, a suíte do casal conta com uma solução por meio da qual a televisão fica dentro do armário. Uma preocupação das designers na decoração foi o uso de cores neutras, pensando numa situação mais universal, na visita por pessoas de diferentes culturas e gostos.

Lazer na cobertura com uma vista magnífica

Brinquedoteca

Salão de festas: espaços são entregues decorados e equipados

No hall social, destaque para os móveis e painéis

Banho da suíte do casal: sobriedade e bom gosto

Painel vazado no dormitório dos filhos do casal

Sala do decorado: predominância de cores neutras

Responder