Edição 351Abril 2024
Domingo, 28 De Abril De 2024
Editorias
Edição 321 Outubro 2021

Edição 321 Outubro 2021

→ Visualizar versão impressa em PDF

Praia com pet

Luiz Carlos Ferraz

Parece fácil compreender – ou pelo menos deveria – que se trata até de um direito natural, universal e, como tal, dispensa quaisquer normas. Trata-se do direito do animal poder acompanhar o seu tutor em qualquer ambiente, respeitando-se, obviamente, as limitações do local que serão compartilhadas entre si. Aliás, um direito consagrado na Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a Unesco, em sessão de 27 de janeiro de 1978, em Bruxelas, …

Leia mais

Uma lei para os atletas do Brasil

Uma lei para os atletas do Brasil

Alberto Murray Neto

Os atletas que são servidores públicos gozam de proteção legal quando são oficialmente convocados para representar o país em treinamento e competições, com base na Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998:

Art. 84. Será considerado como efetivo exercício, para todos os efeitos legais, o período em que o atleta servidor público civil ou militar, da Administração Pública direta, indireta, autárquica ou fundacional, estiver convocado para integrar representação nacional em treinamento ou competição desportiva no País ou no exterior. (Redação dada pela Lei …

Leia mais

A complexa expectativa do consumidor

A complexa expectativa do consumidor

Pesquisa Freshworks, “Desconstruindo o encanto: entendendo a complexidade das expectativas do consumidor”, conduzida pela Opinium, revela sobre o tipo de comunicação que os clientes no Brasil gostariam de receber das empresas: compreensão e soluções sob medida (67%). Ao avaliar o que os brasileiros gostam na comunicação com as empresas também aparecem: rapidez em falar com alguém e resolver o problema (60%); atendimento ao cliente correspondendo às expectativas da marca (55%) pontuou mais alto. Apenas 1% afirmou não gostar de falar com empresas.

Atenta à crise energética e às

Leia mais

Iphan fiscaliza restauro

Iphan fiscaliza restauro

A Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, passa pela maior restauração de sua história. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) fiscaliza e dá suporte às intervenções, fruto do projeto proposto pela Mitra Diocesana de Petrópolis. A execução conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), que investe R$ 13,1 milhões por meio do Bndes Fundo Cultural. A obra está prevista para ser concluída em junho de 2022.

A edificação estampa cartões-postais de Petrópolis, cidade …

Leia mais

Revitalização no Parque Caminhos do Mar

A Parquetur iniciou a restauração dos monumentos comemorativos ao centenário da Independência do Brasil existentes no Parque Caminhos do Mar, no Núcleo Itutinga-Pilões, um dos 10 do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM). No total deverão ser investidos até R$ 4,2 milhões na execução do serviço, que ficará a cargo da concessionária.

Erguidos em comemoração ao centenário da Independência, em 1922, serão revitalizados até abril de 2023 os monumentos do Pico, Pontilhão Raiz da Serra, Belvedere Circular, Cruzeiro Quinhentista, Calçada do Lorena, Padrão Lorena, Rancho da Maioridade, …

Leia mais

Imóvel em nome de offshore?

Imóvel em nome de offshore?

Carlos Abdala

Sim – imóvel em nome de offshore! –, se você quiser ter um na Flórida, EUA, e protegê-lo de eventual imposto sobre transmissão do bem em caso de falecimento do proprietário (Itcmd). Afinal, todos nós um dia morreremos, certo?

Quando adquirimos um imóvel, temos diversos objetivos, que passam pelo desfrutar, render e… deixar um patrimônio para aqueles que tanto amamos em vida. Aí entra a questão do imposto sobre a herança. Ora, ninguém gosta de pagar imposto. Mas só há um jeito de evitá-lo; e é …

Leia mais

Opção sustentável à construção civil

Opção sustentável à construção civil

A Alphaz Concept, incorporadora que desenvolve projetos sustentáveis com soluções ecológicas, adotou a utilização dos tijolos ecológicos, que reduzem em 90% o consumo de água, dispensam a queima de carvão e diminuem a utilização de argamassa no canteiro de obras. Alternativa ao processo de fabricação do tijolo tradicional de argila, que causa degradação ambiental, o tijolo ecológico, além de provocar impacto menor, tem produção mais barata e oferece redução de custos às obras.

“Esse tipo de tijolo é ecológico também por ser produzido a partir de restos de …

Leia mais

Mais conexão com a natureza

Mais conexão com a natureza

Tendência forte na decoração de interiores, a biofilia traz elementos naturais para dentro dos ambientes, com os projetos incorporando água, plantas, luz natural e elementos, como madeira e pedra. Uma das características do conceito é o uso de formas e silhuetas botânicas em vez de linhas retas. Em se tratando de revestimentos, a coleção da Portinari, Nuances da Natureza, assinada pela arquiteta Juliana Medeiros, é um exemplo. As peças da linha Folhas ao Vento trazem folhas destacadas em relevo, integradas com fundo da mesma cor, combinando leveza e …

Leia mais

Banheiro compartilhado entre irmãos

Banheiro compartilhado entre irmãos

Compartilhar o banheiro entre irmãos pode ser uma saída econômica e inovadora para famílias grandes. Essa foi a proposta do projeto “3 irmãs”, realizado em Vitória da Conquista, na Bahia, pelo escritório Donna Arquitetura. O porcelanato Confete, da Ceusa, é o protagonista do ambiente. O revestimento foi composto com uma base de piso e pias de cor neutra, o que trouxe equilíbrio para que não ficasse cansativo ao longo dos anos, assim como as louças, que seguem a linha neutra. Os metais finalizam os detalhes com duas duchas …

Leia mais

Projeto premiado em concurso nacional de Arquitetura

Estudantes do curso de Arquitetura da Universidade de São Paulo (USP) ficaram com a segunda colocação no 14º Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura com projeto de reconstrução de Brumadinho, em Minas Gerais, utilizando o aço em um edifício-ponte e em um parque, com objetivo de recuperação da paisagem e posterior ressignificação do ambiente.

O rompimento da barragem de rejeitos de mineração em Brumadinho ocorreu em janeiro de 2019. O projeto, que foi desenvolvido pelos estudantes Fernando Comparini, André Góes, Guilherme Sarti e Fernando Mauad, com orientação do …

Leia mais

Mercado confiante

Mercado confiante

Sandra Netto

Confiante na crescente aceleração do mercado imobiliário no litoral, a Engeplus Construtora e Incorporadora está realizando o Residencial Mykonos, no Bairro Aparecida, em Santos. Ao mesmo tempo, a empresa integra a seu portfólio o relançamento do corporativo Fuschini Miranda Premium Office, na Vila Mathias, também em Santos. “As vendas já estão alcançando o patamar do período anterior à pandemia”, comemora a diretoria da Engeplus, representada na tradição de três gerações de engenheiros, Roberto Barroso, Roberto Barroso Filho, Diogo Godinho Barroso e Juliana Godinho Barroso. “Para quem …

Leia mais

Museu Subaquático de Bonito

Museu Subaquático de Bonito

O Museu Subaquático de Bonito, em Mato Grosso do Sul, foi instalado em um lago com cerca de 4 metros de profundidade, dentro do complexo de ecoturismo Nascente Azul, no km 22 da rodovia Bonito/Bodoquena. A principal proposta do museu é a integração da arte com a natureza, além de ser um espaço onde os artistas podem se expressar sobre temas relacionados ao meio ambiente, como a sustentabilidade e a preservação da natureza, estimulando o visitante a refletir sobre esses assuntos.

Na primeira exposição, chamada Ciclos, um circuito …

Leia mais

Fuja da rotina e relaxe, pertinho da capital

Fuja da rotina e relaxe, pertinho da capital

O Canto do Irerê Hotel Boutique, em Atibaia, no interior do estado de São Paulo, é ótima opção para casais que preferem lugares bem tranquilos, sem aglomeração, junto à natureza. A apenas 60 km da capital paulista, o hotel nem completou um ano de nascimento e tem conquistado adultos de todas as idades (só aceita maiores de 18 anos) em razão da infraestrutura e experiências que oferece.

No Canto do Irerê são oito chalés distribuídos em uma área de proteção ambiental de 70 mil m² com uma vista …

Leia mais

Férias de janeiro e Carnaval 2022

Férias de janeiro e Carnaval 2022

O Fazzenda Park Hotel, localizado em Gaspar, Santa Catarina, abriu as reservas para os meses de janeiro e fevereiro, envolvendo Carnaval. O empreendimento, que figura entre os melhores hotéis fazenda do país, conta com mais de 2 milhões de metros quadrados de área para proporcionar bons momentos de familiares e amigos.

Além dos shows temáticos e toda a infraestrutura do hotel fazenda – quadras de vôlei e tênis, cancha de bocha, campo de futebol e futebol de areia, bicicletas, pedalinhos, academia, sala de jogos, spa, pescaria, contato com …

Leia mais

Novidades no Tierra Atacama

O hotel chileno Tierra Atacama reabriu suas portas e a principal novidade é que os hóspedes poderão fazer as refeições tanto no restaurante quanto no quincho. Enquanto o restaurante fica dentro do prédio principal do complexo e funciona em dois turnos para reduzir a quantidade de pessoas, além de utilizar cardápios digitais, o quincho, uma estrutura tipicamente chilena, fica ao ar livre, em meio aos jardins da propriedade, o que permite aproveitar a experiência gastronômica com vista para as belas paisagens naturais da região, como o vulcão Licancabur. …

Leia mais

Teremos diesel e gasolina em novembro?

Teremos diesel e gasolina em novembro?

Nelson Tucci

O Brasil não é propriamente um país de marasmos. Volta e meia tem uma “novidade no ar”. Em pouco mais de um ano já vivenciamos as incertezas da vacinação contra a covid-19; acendeu o alerta da inflação e do abastecimento de alimentos; do volume de chuvas, que pode levar a um racionamento de energia; e, neste mês, surge a preocupação com o fornecimento do diesel e da gasolina para novembro. É emoção que não acaba mais…

Apesar de a historiografia oficial tentar nos convencer de que …

Leia mais

Para democratizar energia solar

A franquia Energy Brasil lançou o Energy Pay, sistema de pagamento da rede por meio de maquininha própria, que permite condições mais favoráveis e sem burocracia para a compra de kits solares. “O uso da energia solar já está presente em algumas famílias, mas é preciso ir além, como mostra o atual cenário. A Energy Brasil acredita que todas as pessoas podem ter liberdade energética, de forma ágil e sem burocracia. O Energy Pay nasceu com esse propósito”, comenta Túlio Fonseca, sócio fundador da rede.

O kit de …

Leia mais

Imóvel como garantia de crédito pessoal

O portal Imovelweb e a plataforma de serviços de crédito Keycash oferecem a solução Crédito com Garantia Imobiliária, por meio da qual é possível pedir um empréstimo pessoal com condições diferenciadas e usar o imóvel quitado como garantia. A solução permite até 60% do valor do imóvel quitado como crédito e possui as melhores taxas do mercado, com juros a partir de 0,82% ao mês. Não há restrições de uso para o valor recebido, de forma que ele pode ser utilizado para qualquer situação, seja ela quitar as …

Leia mais

Andar na ponta dos pés

Andar na ponta dos pés

Uma das principais ansiedades de pais e mães, em especial os de primeira viagem, é ver a criança dar os primeiros passos. Durante o desenvolvimento da marcha, é possível que a criança caminhe sem encostar o calcanhar no chão. No entanto, isso tende a se normalizar entre os dois e três anos e, quando não acontece a correção, é necessária a avaliação do médico ortopedista.

São muitos os motivos que podem fazer com que a criança caminhe na ponta dos pés e, segundo Natasha Vogel, ortopedista pediátrica do …

Leia mais

Hormônios x lipedema

O lipedema é causado pelo acúmulo de gordura nos braços, quadris e, principalmente, nas pernas, que provoca dores, problemas de locomoção e uma sensação de peso nesses membros. Hoje, a sociedade sabe um pouco mais sobre este assunto. Mas, quais são os gatilhos para esta doença, que acomete cerca de 10% das mulheres no mundo, segundo dados da Sociedade Espanhola de Medicina Estética (SEME)? E por que só mulheres?

Segundo Fábio Kamamoto, que dirige o Instituto Lipedema Brasil, em São Paulo, a doença depende dos hormônios femininos – …

Leia mais

Banco de Órteses e Dispositivos Auxiliares

A Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), na capital paulista, iniciou o Movimento Universitário Circular (MUC), que atuará até dezembro mediante doações e empréstimo de órteses e dispositivos auxiliares. A ideia é facilitar a doação de materiais ortopédicos que poderão contribuir com a comunidade, colaborando também para conscientizar sobre a importância da acessibilidade e sustentabilidade. A iniciativa partiu das alunas Carolina Gonçalves Figueiredo e Eduarda Vianna Madureira do curso de Fisioterapia, sob coordenação da professora Celia Debessa, e é aberto à participação dos estudantes. “O projeto tem em …

Leia mais

População de pombos estabilizada

População de pombos estabilizada

Pesquisa mostra a proximidade dessas aves com os seres humanos

Estudo realizado pelo médico veterinário, diretor da Clínica Veterinária Filetti, e pesquisador da Universidade Santa Cecília, professor Eduardo Ribeiro Filetti, e alunos do curso de Ciências Biológicas, indicou uma estabilização no número de pombos em Santos e São Vicente durante a pandemia, além de mostrar a proximidade dessas aves com os seres humanos, através de agentes patogênicos encontrados nas fezes.

A pesquisa foi realizada em 102 pontos das cidades, no período de fevereiro a agosto. Ao todo, a …

Leia mais

1º Desafio Fotográfico Confraria AD

1º Desafio Fotográfico Confraria AD

Patrícia Amâncio/Divulgação

Arquiteta Gabriela Antoniuk, fotógrafos Brenda Pontes e Daniel Katz, e a arquiteta Daniela Barranco: 1º Desafio Fotográfico Confraria AD aconteceu, em outubro, na Botteh Handmade Rugs, na capital paulista, que apoia o projeto e ofereceu os tapetes orientais como plano de fundo para receber as fotografias dos concorrentes.

Patrícia Amâncio/Divulgação

Bartira Brittes, gerente da Botteh Handmade Rugs, e profissionais participantes do desafio.

Rafael Hupsel/Divulgação

Wagner Dias e Luiz Prado, fundadores da Hiperdados: a startup usa inteligência artificial para auxiliar incorporadoras a escolherem os melhores terrenos de …

Leia mais

DNA caiçara

DNA caiçara

Bruno Scarpa

Desde dezembro de 2020, um bar tipicamente santista com DNA caiçara exaltando a cultura e hábitos do litoral paulista e com decoração temática inspirada e alusiva a Santos. Esse é o BarTu sob o comando de Reinaldo Pimenta.

O cardápio é diversificado e para todos os gostos. Dentre os destaques da casa estão o cuscuz de camarão servido com ovo pochêt e camarão grelhado, o sanduíche de cupim desfiado e as brusquetas.

A casa dispõe de opções veganas como uma tábua composta por queijo coalho, shimeji, …

Leia mais

Restaurantes de chefs famosos

Para quem aprecia a alta gastronomia, conhecer restaurantes de chefs conceituados e experimentar as delícias criadas por eles é um passeio inigualável. Em Curitiba, no Paraná, foi criado um roteiro interessante, desde que a chef Manu Buffara, de Curitiba/PR, conquistou o título de 21ª melhor chef do mundo, pelo prêmio The Best Chef Awards, o que colocou a cidade de forma definitiva no mapa da gastronomia mundial. Além de Manu, outros nomes da gastronomia paranaense estão surpreendendo críticos nacionais e internacionais, entre eles os chefs Lênin Palhano, Ivan …

Leia mais

Enfrentando a batalha contra o câncer de mama

Enfrentando a batalha contra o câncer de mama

A jornalista e apresentadora Vanessa Faro deu seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 10 de junho de 2021, via Plataforma Zoom. Na entrevista, Vanessa conta sobre sua vida profissional e como enfrenta a luta contra o câncer de mama, descoberto em 2020.

Vanessa Faro nasceu em Santos em 19 de abril de 1970, no Hospital da Beneficência Portuguesa. Passou a infância e juventude morando com a família no bairro do Gonzaga, e estudou nos colégios Cisne Branco, Marza e Universitas, concluindo o segundo grau em um intercâmbio …

Leia mais