Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 321 Outubro 2021

Fotos Divulgação

Mais conexão com a natureza

Cuba de sobrepor: suavidade na bancada

Mais conexão com a natureza

Tendência forte na decoração de interiores, a biofilia traz elementos naturais para dentro dos ambientes, com os projetos incorporando água, plantas, luz natural e elementos, como madeira e pedra. Uma das características do conceito é o uso de formas e silhuetas botânicas em vez de linhas retas. Em se tratando de revestimentos, a coleção da Portinari, Nuances da Natureza, assinada pela arquiteta Juliana Medeiros, é um exemplo. As peças da linha Folhas ao Vento trazem folhas destacadas em relevo, integradas com fundo da mesma cor, combinando leveza e elegância ao mesmo tempo. As cores remetem aos elementos naturais das florestas, com opções de tons em verde, azul e terra.

Outra tendência é o uso de elementos baseados em técnicas manuais, como peças artesanais da cultura caiçara, indígena ou hippie. É o caso da coleção Denim, da Ceusa, que traz a mistura do jeans tingido, a madeira e o carimbo/decalque com folhas. Enfatizando a natureza e as técnicas manuais de tingimento Tie Dye, as peças unem irreverência com a versatilidade da madeira. Originária dos anos 60, a pintura feita com amarrações pelos hippies da época, resurge como tendência no mundo da moda em 2021.

A Ceusa ainda conta com a coleção Botânica Glam que explora diferentes tipos de folhas, com detalhes em ouro, aliando biofilia com sofisticação.

Nas peças de banho ou lavabo, a cuba de sobrepor L.1050, da Deca, traz suavidade na bancada com a cor menta, acabamento matte e textura acetinada. Em tonalidade mais acentuada, a cuba de apoio assinada pelo arquiteto pernambucano Osvaldo Tenório (L.316.42) representa a vivacidade da natureza com a cor Kale Green.

Em alusão aos diferentes tipos de solo e a manifestações artesanais, as cubas Deca de sobrepor transmitem uma ideia de estabilidade e crescimento, com uma paleta de tonalidades claras e escuras.

Folhas ao vento: revestimento combina leveza e elegância

Responder