Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 321 Outubro 2021

Divulgação

Enfrentando a batalha contra o câncer de mama

Vanessa tratou de transformar esse momento difícil em uma história de força e superação

Enfrentando a batalha contra o câncer de mama

A jornalista e apresentadora Vanessa Faro deu seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 10 de junho de 2021, via Plataforma Zoom. Na entrevista, Vanessa conta sobre sua vida profissional e como enfrenta a luta contra o câncer de mama, descoberto em 2020.

Vanessa Faro nasceu em Santos em 19 de abril de 1970, no Hospital da Beneficência Portuguesa. Passou a infância e juventude morando com a família no bairro do Gonzaga, e estudou nos colégios Cisne Branco, Marza e Universitas, concluindo o segundo grau em um intercâmbio em Ohio, nos Estados Unidos. Formou-se em Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social da Universidade Católica de Santos (UniSantos).

Vanessa tem uma grande trajetória como jornalista esportiva da TV Tribuna, emissora afiliada da Rede Globo na Baixada Santista. Fez coberturas especiais nas Olimpíadas de Pequim e Londres, Mundial de Judô em Paris e outros eventos internacionais.

Em 2020 a apresentadora foi diagnosticada com câncer de mama. Antes de contar ao público que iria se afastar para realizar o tratamento, ela teve uma longa jornada de exames e consultas médicas. Como sempre ia aos médicos com seu marido, Eduardo Silva, então diretor de jornalismo da emissora, os colegas da redação acharam que era ele quem estava doente, fato que foi esclarecido pela própria Vanessa de maneira original.

Com uma vida muito ativa, Vanessa tratou de transformar esse momento difícil em uma história de força e superação. Criou no Instagram o perfil “Patricinha Casca Grossa”, como um jeito de contar para todos o que estava acontecendo, além de ajudar as mulheres que passaram ou ainda estão passando por este momento tão difícil, mas não impossível de ser enfrentado: “Eu demorei muito para contar para a minha família e amigos, e toda vez que eu contava eu sofria. Então decidi criar o perfil e contar de uma vez”, diz a apresentadora.

Atualmente, Vanessa realiza reportagens especiais na TV Tribuna, principalmente com temas ligados ao esporte, e continua em tratamento contra o câncer: “Ainda tenho um longo caminho pela frente. Vão ser no mínimo cinco anos tomando medicação. Espero ser um exemplo de superação e cura para outras mulheres. Que minha voz, através do meu trabalho e do ‘Patricinha Casca Grossa’ continue a inspirar!”

O depoimento completo de Vanessa Faro pode ser assistido no canal oficial do Programa Memória-História Oral no Instagram, através do link http://www.youtube.com/programamemoriahistoriaoral Conheça o trabalho desenvolvido pela Fundação Arquivo e Memória de Santos: acesse o site www.fundasantos.org.br

Responder