Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias
Edição 323 Dezembro 2021

Edição 323 Dezembro 2021

→ Visualizar versão impressa em PDF

Renovação

Nelson Tucci

É tempo de renovação. Agora, mais que nunca, é preciso RENOVAR A AÇÃO. Há praticamente dois anos estamos fisicamente limitados a festas, locais de trabalho, cinema/teatro e a simples encontros com um parente, ou dois, três amigos. A pandemia atingiu em cheio a vida das pessoas. A coisa ficou tão feia, que hoje nem reclamamos mais dessas limitações – que, aliás, ocorrem no mundo todo. É preciso agradecer por estarmos vivos. Mas, de outro lado, se vivos estamos é preciso exercer a nossa sanidade mental com …

Leia mais

Marco Legal do Saneamento

Marco Legal do Saneamento

Alberto Murray Neto

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou a legalidade do Marco Legal do Saneamento. Esta é a lei nº 14.026/20, que introduziu importantes conceitos no segmento, que incluem: (a) que os contratos de saneamento básico estipulem metas de desempenho; (b) regionalização de serviços de saneamento básico; (c) a universalização do saneamento básico, devendo este estar acessível a todos os brasileiros; (d) estimula a concorrência e inserção do setor privado; e (c) amplia os poderes da Agência Nacional de Águas.

Tendo em vista que cerca de …

Leia mais

Design fora do óbvio

Design fora do óbvio

A coleção Império, da Ceusa, apresenta a releitura de revestimentos clássicos, com design que mostra a irreverência da marca. Trazendo como referência a sobriedade dos mármores Port Laurent e Emperador Marble – originados do Marrocos e Espanha, respectivamente – as peças combinam as tonalidades escuras aos veios intensos em tons claros, sendo alguns amarelados.

Outro destaque da marca é a coleção Flamingo, que recebeu esse nome por conta da cor da ave. Inspirada na pedra ônix, com veios oxidados, as peças em mega formatos 100×100 combinam a delicadeza …

Leia mais

Vencedores da 25ª edição do Prêmio Deca

Vencedores da 25ª edição do Prêmio Deca

A Deca revelou em dezembro os vencedores da 5ª edição do Prêmio Deca, no qual jovens talentos e profissionais do segmento, de todas as regiões do país, participaram com projetos de Melhor Projeto Cozinha, Melhor Projeto Banheiro e Melhor Produto. Entre os profissionais, o arquiteto baiano Nildo José foi vencedor na categoria Melhor Projeto Cozinha – entre os estudantes venceu Eloanna Mangussi. Para Melhor Projeto Banheiro e Melhor Produto, as propostas mais inovadoras foram do arquiteto goiano Leo Romano. Já o melhor banheiro entre os estudantes coube a …

Leia mais

Evitar aumento abuso dos planos coletivos

Evitar aumento abuso dos planos coletivos

. Procon-SP apresentou na Assembleia Legislativa um anteprojeto de lei estadual para exigir que as operadoras de planos de saúde demonstrem e justifiquem como são aplicados os reajustes anuais. A iniciativa visa garantir direito do consumidor à informação e evitar aumentos abusivos dos planos coletivos. “Isso vai ajudar a fiscalizar os aumentos e reajustes abusivos e, ao mesmo tempo, facilitar a pesquisa para o usuário saber qual é o plano de saúde que melhor o atende”, defende Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

. App Seu Futuro Novotec

Leia mais

Tintas especiais para o aço

Tintas especiais para o aço

Para garantir a integridade de estruturas em aço e aumentar sua vida útil, é fundamental contar com a aplicação de tintas especialmente desenvolvidas para esses tipos de substrato. A linha industrial da Solventex apresenta soluções tecnológicas inovadoras, como as tintas elaboradas à base de resina acrílica (Galvanitex Primer Acrílico, Primer Acrílico Vermelho Óxido, Primer Acabamento Acrílico, Esmalte PU Acrílico e Esmalte Acrílico); as tintas à base de poliuretano, indicadas para serem usadas em metais ferrosos, estruturas e esquadrias metálicas (Esmalte PU, Primer Acabamento PU Monocomponente e Primer Acabamento …

Leia mais

LafargeHolcim apresenta o Microcem

LafargeHolcim apresenta o Microcem

No momento em que anuncia operação de desinvestimento no Brasil – ajustando com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) o controle acionário de suas unidades de negócio no país –, a LafargeHolcim apresentou ao mercado o Microcem. O produto é utilizado na produção de calda coloidal, capaz de estabilizar solos moles, arenosos e preencher fissuras em superfícies sólidas, como rochas fraturadas, estabilização de pisos e pavimentos. A aplicação é feita por meio do Microinjet, um sistema que utiliza equipamentos personalizados, aditivos especiais e tecnologia. “A LafargeHolcim tem muito orgulho …

Leia mais

Posso financiar casa na Flórida?

Posso financiar casa na Flórida?

Carlos Abdala

Sim, claro que sim! Aqui na Flórida, EUA, vivemos o capitalismo pleno. Instituições financeiras, bancos, companhias hipotecárias estão sempre prontas e com dinheiro, muito dinheiro disponível para fomentar os negócios. Cumprem sua função no cenário capitalista mantendo seus lucros e disponibilizando recursos para quem lhes trouxer bons negócios. Esta é a grande diferença que encontramos quando imigramos para cá: dinheiro não é problema, é solução.

No caso dos financiamentos imobiliários os verdadeiros protagonistas no mercado são as companhias hipotecárias, sendo os “bancos” meros coadjuvantes. Quantas são? …

Leia mais

Investimentos da Noruega no Brasil

As empresas norueguesas têm aumentado de forma consistente seus investimentos no Brasil. Em 2020, o valor acumulado desses investimentos chegou a US$ 32,5 bilhões, sem contar a transferência de ativos, o que corresponde a cerca de 9% do PIB norueguês nesse ano. Somente no período 2019-2020, mesmo com a pandemia, os investimentos no país totalizaram US$ 7 bilhões, valor 67% superior ao investido em 2017-2018. Os dados constam do relatório Investimentos Noruegueses no Brasil, que é produzido a cada dois anos pelo Real Consulado Geral da Noruega no …

Leia mais

Glamping no Jalapão

Glamping no Jalapão

A Korubo Expedições, especializada em glamping (camping com glamour) e safáris no Jalapão, no estado do Tocantins, programa camp para maio de 2022, para a região das Serras Gerais, em Almas, no Tocantins. A aventura pode ter duração de três ou quatro noites e ser feita de maneira independente ou conjugada com outros dois roteiros.

O “Essencial” dura cinco noites, sendo duas em Palmas e três no Safari Camp Korubo, e tem como pontos altos o Cânion da Suçuapara, um verdadeiro oásis; as cachoeiras da Formiga e da …

Leia mais

Destino que oferece conforto e natureza

Destino que oferece conforto e natureza

Rodeado de natureza e com muito conforto, o Gran Meliá Iguazú, está preparando jantar de Gala no dia 31 de dezembro, que deve agradar quem preza pela alta gastronomia: começa com coquetel de boas-vindas e segue com estações de sushis, ceviches, carnes, peixes e frutos do mar, em sistema open bar, e show do grupo Sul Tasto Live.

Tudo isso com a deslumbrante vista para uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo! O hotel é o único da região com localização privilegiada, dentro do Parque Nacional do Iguaçu …

Leia mais

Praias da Rota das Emoções

Praias da Rota das Emoções

Projeto do Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o “Brasil, essa é a minha praia” selecionou nove praias de todo o país, sendo que duas delas – Barreirinhas, no Maranhão, e Cruz, no Ceará – fazem parte da Rota das Emoções. O programa visa “orientar destinos turísticos quanto à implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas em sustentabilidade por gestores públicos, comunidade local e turistas”. A participação no programa foi determinada via edital e …

Leia mais

Curta as férias no Castelo Park Aquático

O cupando área arborizada, repleta de palmeiras e plantas tropicais, muitas piscinas, tobogãs e espreguiçadeiras, o Castelo Park Aquático, em Cesário Lange, a 150 km da cidade de São Paulo é um complexo de lazer para toda a família. Próximo a Campinas e Sorocaba, os visitantes podem aproveitar diversas atrações e uma estrutura completa com toda a segurança. Há comida saborosa nos quiosques, de pastéis crocantes a espetinhos, além de um restaurante que serve refeições bem elaboradas, preparadas com a supervisão de nutricionistas. O Castelo Park Aquático tem …

Leia mais

Copo meio vazio

Copo meio vazio

Nelson Tucci

De janeiro a novembro deste ano a indústria automotiva nacional produziu 2.037.700 veículos. E isto é pouco ou muito? Se visto isoladamente, o crescimento de picapes, SUVs e caminhões é substancial. Agora, se analisado o potencial – foram produzidas 300 mil unidades a menos que o previsto – e se considerada a base de comparação (2021 contra 2020, o ano do pico da pandemia, com fábricas fechadas por várias semanas e as vendas caindo vertiginosamente) o desempenho é fraco. Em síntese, o setor é melhor que …

Leia mais

Força de trabalho digital em ações repetitivas

Força de trabalho digital em ações repetitivas

Processar pedidos de compras; emitir, registrar e enviar notas fiscais; processar ressarcimento de despesas e aprovar cadastros para abertura de contas bancárias. Todos são processos feitos por funcionários em tarefas que podem durar horas e, em alguns casos, dias. Mas todos esses procedimentos podem ser automatizados com o uso de uma nova tecnologia chamada Robotic Process Automation (RPA), em tradução livre, Automação Robótica de Processos. “A redução no tempo de processamento das tarefas é perceptível. O processo de análise de cadastro para abertura de contas bancárias, por exemplo, …

Leia mais

Benefícios da hidromassagem

Benefícios da hidromassagem

Doença reumatológica que afeta a musculatura e causa dor, a Síndrome Fibromiálgica é considerada hoje a segunda desordem reumatológica mais frequente, com prevalência de 2,5%, sendo que cerca de 90% de indivíduos afetados são mulheres em idade produtiva (35 a 60 anos). Como muitas das doenças reumatológicas, a fibromialgia (FM) não tem suas causas e mecanismos totalmente esclarecidos. E o tratamento deve ser multidisciplinar, incluindo medicamentos, atividade física, acompanhamento psicológico e massagens. Outro tratamento que tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos é o da hidroterapia, …

Leia mais

Atenção ao risco de trombose

A retomada do turismo requer atenção para o risco de trombose devido ao longo período que se passa sentado no trajeto. Ela ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias das pernas e coxas que bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. “A velocidade do fluxo sanguíneo diminui dentro da veia quando ficamos muito tempo parados. E isso contribui para o surgimento da Trombose Venosa Profunda (TVP)”, explica o cardiologista Ricardo Casalino, diretor Médico da operadora Qsaúde: “O …

Leia mais

Pets na praia e saúde pública

Pets na praia e saúde pública

Com o pet na praia: tomando sol e fazendo exercícios

Nossos queridos pets poderão frequentar a areia da praia de Santos, conforme projeto de lei aprovado pela maioria dos vereadores e que aguarda regulamentação do prefeito Rogério Santos. Seria fácil para este articulista estar ao lado dos que concordam, pessoas que gostam de compartilhar bons momentos com seu pet, tomando sol e fazendo exercícios, desfrutando o verdadeiro companheirismo entre homem e animal. Entendo, contudo, que esses momentos mágicos podem acontecer em praças delimitadas, que devem ser estimuladas não …

Leia mais

Novo diretor da Faculdade de Direito da USP

Novo diretor da Faculdade de Direito da USP

Professor Celso Fernandes Campilongo, titular de Filosofia e Teoria Geral do Direito, foi eleito diretor da Faculdade de Direito da USP e terá como vice-diretora a professora Ana Elisa Liberatore S. Bechara, titular de Direito Penal. Eles serão empossados em fevereiro e terão o desafio de conduzir os trabalhos da mais tradicional e bicentenária Academia de Direito do país, fundada em 11 de agosto de 1827.

Sabrina Almeida/Divulgação

Bia Azevedo, Teresa Westin e Débora Carvalho: ao completar 16 anos, agência de RP Marqueterie anunciou, entre inúmeras novidades, que

Leia mais

Sabores do mar em São Vicente

Sabores do mar em São Vicente

Bruno Scarpa

Completando um ano de funcionamento, o Mangute, em São Vicente, apresenta o melhor da gastronomia em frutos do mar, a especialidade da casa, sob o comando de Cláudio França e Roberto Pires. Mangute, na língua tupi-guarani, significa comida/comilança.

O cardápio variado contempla, entre outras delícias, cambucu com crosta, pastel de polvo e torre de frutos do mar, que combina marisco, polvo, lula… Aos finais de semana podem ser apreciados pratos especiais, como caranguejo, ostra e os famosos “lambe-lambe”.

Na parte das bebidas e drinks, o destaque …

Leia mais

Dicas para a ceia de Natal

A chef Léo Oliveira reuniu dicas de pratos fáceis e gostosos para compor a mesa com bom gosto e, o mais importante, sem comprometer o orçamento. “Saber quantas pessoas estarão presentes é fundamental”, diz ela: “Não deixe para comprar nada na última hora, principalmente as carnes”. Para o cardápio da ceia estar completo, pode-se optar por uma entrada, prato principal, acompanhamentos e sobremesa. “Frango com farofa é um prato fácil para ser servido como principal e que alimenta até cinco pessoas. Já para reuniões maiores, uma opção é …

Leia mais

Santista autor de best sellers juvenis

Santista autor de best sellers juvenis

O Programa Memória-História Oral entrevistou o escritor Pedro Bandeira em 29 de maio de 2012, no Museu de Imagem e do Som de Santos (MISS). Em seu depoimento, Bandeira fala sobre sua infância passada no bairro do Embaré, suas lembranças nas escolas onde estudou e sobre sua carreira de sucesso como autor de livros dirigidos ao público juvenil.

Pedro Bandeira de Luna Filho nasceu em Santos em 9 de março de 1942, e passou a infância em uma casa ao lado do famoso templo que leva o nome …

Leia mais