Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 323 Dezembro 2021

Divulgação

Benefícios da hidromassagem

Pontos sensíveis da fibromialgia

Benefícios da hidromassagem

Doença reumatológica que afeta a musculatura e causa dor, a Síndrome Fibromiálgica é considerada hoje a segunda desordem reumatológica mais frequente, com prevalência de 2,5%, sendo que cerca de 90% de indivíduos afetados são mulheres em idade produtiva (35 a 60 anos). Como muitas das doenças reumatológicas, a fibromialgia (FM) não tem suas causas e mecanismos totalmente esclarecidos. E o tratamento deve ser multidisciplinar, incluindo medicamentos, atividade física, acompanhamento psicológico e massagens. Outro tratamento que tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos é o da hidroterapia, incluindo os banhos terapêuticos, como os de hidromassagem.

A rede de franquias Riolax tem recebido demandas de banheiras de hidromassagem com este objetivo. “Muitos pacientes relatam benefícios com a utilização dos banhos, principalmente visando minimizar o desconforto e melhorar a qualidade do sono”, destaca Rodrigo Borges, CEO da Riolax.

Segundo ele, a dor e a falta de sono associadas à fibromialgia podem aumentar ainda mais o estresse piorando os sintomas, por isso o banho quente em uma banheira de hidromassagem pode relaxar os músculos tensos, ajudando inclusive as pessoas a se mover com mais facilidade: “O calor e a humidade podem aumentar a endorfina, hormônio que bloqueia os sinais de dor e ajuda a dormir mais profundamente”.

Os principais sintomas da fibromialgia são dores em várias partes do corpo, sensibilidade ao frio, tristeza, fadiga e tonteiras, entre outros. O tratamento é individualizado.

Responder