Edição 327Abril 2022
Terça, 17 De Maio De 2022
Editorias

Publicado na Edição 323 Dezembro 2021

Evitar aumento abuso dos planos coletivos

Evitar aumento abuso dos planos coletivos

. Procon-SP apresentou na Assembleia Legislativa um anteprojeto de lei estadual para exigir que as operadoras de planos de saúde demonstrem e justifiquem como são aplicados os reajustes anuais. A iniciativa visa garantir direito do consumidor à informação e evitar aumentos abusivos dos planos coletivos. “Isso vai ajudar a fiscalizar os aumentos e reajustes abusivos e, ao mesmo tempo, facilitar a pesquisa para o usuário saber qual é o plano de saúde que melhor o atende”, defende Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

. App Seu Futuro Novotec oferece orientação profissional a jovens de todas as idades, especialmente alunos da rede pública de ensino, sobre carreiras na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), disponível gratuitamente nas versões Android e IOS.

. Projeto Sementes de Proteção de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos pretende proteger vidas ameaçadas e fortalecer defensores e defensoras de direitos humanos em 21 estados brasileiros foi lançado em dezembro, iniciativa da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) e Fundação We World – GVC Onlus (WW-GVC), em parceria com a União Europeia.

. O uso de pagamentos digitais tem crescido significativamente nos últimos anos. Prova disso é que, atualmente, 47% dos brasileiros afirmam terem reduzido a utilização do dinheiro em espécie. É o que aponta o relatório Pace Pulse 2021, realizado pela FIS, em parceria com a Ipsos. A pesquisa ouviu cerca de 2.000 adultos brasileiros de cinco diferentes gerações, entre 18 e 74 anos de idade, e traz um comparativo de comportamento do consumidor brasileiro em dois momentos: outubro de 2020 e agosto de 2021. Dentre os entrevistados, 4% são pessoas desbancarizadas, 36% clientes de bancos privados e 32% de bancos públicos.

. Através do Portal Solidário, em www.portalsolidario.com.br, é possível escolher entre as mais de 160 ONGs pernambucanas cadastradas, como Obra de Maria, Vizinhos Solidários, Anjos da Noite, Abrigo Cristo Redentor e Centro de Educação Comunitária Gabriela Feliz, entre outras, e doar, em vez de dinheiro, itens como cestas básicas, máscaras, alimentos, luvas, fraldas e ração para gatos e cachorros.

CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br

Responder