Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias
Edição 333 Outubro 2022

Edição 333 Outubro 2022

→ Visualizar versão impressa em PDF

Muito a fazer

Luiz Carlos Ferraz

Entre tantas promessas renovadas no período eleitoral, aí compreendendo o pré e o pós primeiro turno – e já no limiar do segundo turno, quando as promessas se repetem e as esperanças estão por um fio… – merece atenção o discurso em prol da população em situação de rua, que se ouve aqui e ali de políticos eleitos em terceiro ou segundo mandato para as casas legislativas. Ou seja, tudo indica que este drama nacional, que só aumenta nas cidades brasileiras, impõe uma resposta eficiente …

Leia mais

Redução de quóruns de deliberação

Redução de quóruns de deliberação

Alberto Murray Neto

Em 21 de setembro passado foi publicada no Diário Oficial da União a Lei nº 14.451/22, que promoveu relevantes modificações no Código Civil, no capítulo das sociedades empresárias por quotas de responsabilidade limitada. A nova lei alterou quóruns de deliberação para várias matérias importantes na vida das empresas.

Os pontos a serem notados, em face da nova lei, são os seguintes: (a) a nomeação de administrador não sócio, enquanto o capital social não estiver integralizado, dependerá do voto representante de pelo menos 2/3 do capital …

Leia mais

Cobogó na decoração

Cobogó na decoração

Versátil, o cobogó é um revestimento vazado que tem a função de separar os ambientes, mas sem comprometer a ventilação e luminosidade. Atual, é preferido pelo charme que seu desenho agrega no décor de interiores, assim como pelo ar retrô. Criação brasileira dos anos 1920, a invenção tornou-se popular e presente nos lares, se caracterizando pela flexibilidade, textura e volume.

Inicialmente, sua utilização era quase que exclusiva em fachadas de casas. Contudo, ao longo dos anos, tornou-se peça decorativa que vai bem em praticamente todos os ambientes, sendo …

Leia mais

Para o seu projeto sustentável

Para o seu projeto sustentável

A madeira plástica é resultado de um processo moderno que utiliza várias matérias-primas, como fibras naturais e resíduos plásticos reciclados, para criar esse material que se parece com madeira de verdade. No processo de fabricação dessa madeira, podem ser usados diferentes materiais, destaca a Star Deck, que atua há mais de 7 anos no mercado. Sendo assim, existe mais de um tipo de madeira plástica disponível no mercado.

Entre os principais materiais, a madeira ecológica WPC é produzida a partir da combinação de 70% de madeira reciclada e …

Leia mais

Cores quentes garantem alegria

Cores quentes garantem alegria

Na hora de repaginar a casa, sempre é possível ousar um pouco mais e investir em um décor mais alegre. Para ajudar quem tem medo de apostar em uma paleta quente, a Cerâmica Atlas, que fabrica pastilhas de porcelana e cerâmicas grés de pequenos formatos, apresenta ideias de ambientes repletos de estilo, harmonia e beleza

O vermelho, o amarelo e o laranja são cores que proporcionam as sensações de calor, vitalidade e descontração. Entretanto, seu uso requer um pouco de cuidado para que o ambiente não fique colorido …

Leia mais

Novas regras do SAC

Novas regras do SAC

Desde 3 de outubro, prestadores de serviços devem atuar conforme as novas regras do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). A novidade é válida para empresas como instituições financeiras, seguradoras, operadoras de telefonia fixa e móvel e empresas de TV por assinatura, obrigadas a oferecer mais acessibilidade e ferramentas mais eficientes para o SAC.

Procon Santos criou canal pelo Whatsapp (13) 99101.5792, para prestar esclarecimentos e encaminhar o consumidor para formalização da sua reclamação, indicando os locais para o atendimento presencial. As mensagens serão respondidas no período das

Leia mais

Desafios globais exigem soluções locais

Desafios globais exigem soluções locais

O Fórum Brasil África (Brazil Africa Forum – BAF) retorna, nos dias 29 e 30 de novembro, ao WTC Events São Paulo, na capital paulista, com o tema “Cidades Sustentáveis: Desafios globais, soluções locais”. O BAF 2022 visa inspirar gestores brasileiros e africanos para uma agenda urbana mais justa, democrática e sustentável. Segundo o professor João Bosco Monte, fundador e presidente do Instituto Brasil África (Ibraf), na programação deste ano serão nove eixos com temas-chave: Infraestrutura, Saúde e Saneamento, Mobilidade Urbana, Energias Renováveis, Gestão de Resíduos, Agricultura Urbana, …

Leia mais

Parceria exclusiva de 10 anos

O Qatar Airways Privilege Club assinou acordo estratégico global com a Visa, líder mundial em pagamentos digitais, como parte de uma parceria exclusiva de 10 anos. A colaboração permite que o Privilege Club aprimore e expanda seu portfólio de cartões co-branded com os principais parceiros financeiros nos principais mercados do mundo. Com a força global e a abordagem digital em primeiro lugar da Visa, a parceria apresentará novos produtos para aumentar ainda mais as ambições do Qatar Airways Privilege Club. O lançamento dos cartões de pagamento co-branded Visa …

Leia mais

Opção rápida, econômica e sustentável

Opção rápida, econômica e sustentável

Otimista com as projeções de crescimento da construção civil para este ano, o engenheiro civil Matheus Moura, da Construtora Vizotto Moura, afirma que parte dessa alta é puxada pela construção com métodos alternativos, como os painéis monolíticos de EPS (poliestireno expandido), que se tornaram uma alternativa rápida, econômica e sustentável para quem quer construir.

“Nos últimos meses de 2021 e nesse início do ano percebemos um aumento de cerca de 30% pela procura do EPS. Esse é um mercado em plena expansão”, afirma, ao explicar que a praticidade …

Leia mais

Benefícios da estaca helicoidal

Benefícios da estaca helicoidal

A estaca helicoidal, apesar de ser uma solução utilizada no Brasil há mais de 20 anos, ainda possui um nicho de utilização muito restrito em comparação com outros países. Projetada com materiais de alta resistência contra corrosão e de fácil instalação, representa uma ótima solução para obras com prazos de aplicação reduzidos, onde há a necessidade de executar a fundação de uma maneira mais rápida, ou ainda, quando existe uma limitação logística de acesso ao local da obra.

A Incotep, divisão do Grupo Açotubo que atua no desenvolvimento …

Leia mais

Conectado ao ritmo de vida do paulistano

Conectado ao ritmo de vida do paulistano

Apostando em intensidade e conectividade, a Eztec lançou o Exalt Ibirapuera by EZ, na Rua Borges Lagoa, 232, Vila Clementino, próximo ao Parque Ibirapuera, na capital paulista. O empreendimento conta com 327 unidades residenciais, com apartamentos de 50 a 65 m² e studios de 23 a 31 m².

Os studios e apartamentos do Exalt Ibirapuera by EZ se conectam com o ritmo de vida dos paulistanos. Contemporâneo, o edifício segue tendências de arquitetura internacional. Como referência, o high living, um rooftop no 20º pavimento, prioriza a exclusividade do …

Leia mais

Parque terá resort da rede Summit Hotels

O Magic Gardens, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, terá o primeiro resort da Summit Hotels. A construção do novo empreendimento é fruto de parceria entre Rui Uchôa, CEO da Summit, e Alexandre Balbo, proprietário do clube. Graças ao modelo operacional de arrendamento hoteleiro, o resort já nasce como uma oportunidade de investimento sem riscos. As obras devem ser iniciadas no primeiro semestre de 2023, com inauguração prevista para 2026.

O Summit Resort Hotel & Convention será o primeiro hotel dentro do Magic Gardens, que dispõe …

Leia mais

Geografia privilegiada e clima ameno

Geografia privilegiada e clima ameno

A Ilha da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano Atlântico, possui uma posição geográfica privilegiada que garante clima ameno e paisagens naturais de tirar o fôlego. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há excelentes …

Leia mais

São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador!

O feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro, é o único feriado com ponte do segundo semestre, um motivo a mais para quem pretende viajar no período. Além disso, dia 13 acontecerá o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. A procura por destinos para essas datas já é visível no metabuscador de viagens Kayak, que fez levantamento sobre os mais procurados para esse feriado. São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador são as cidades mais visadas para viagens durante o feriado. A capital paulista aparece como …

Leia mais

Atrações para conhecer no Panamá

Atrações para conhecer no Panamá

Preços baixos, gastronomia variada, lojas cheias de produtos importados e o incrível canal que liga os oceanos Atlântico e Pacífico são alguns dos motivos para conhecer o Panamá, país que reúne ótimas oportunidades para compras, muita história, cultura, natureza e belíssimas praias. O Panamá é o istmo que conecta a América Central e a América do Sul. Além de fazer fronteira com a Colômbia e a Costa Rica, tem acesso tanto para o Oceano Pacífico quanto para o Mar do Caribe. Sua localização única proporciona experiências incríveis para …

Leia mais

Caminhoneiros rejeitam preço do combustível

Caminhoneiros rejeitam preço do combustível

Nelson Tucci

A plataforma Clube da Estrada realizou estudo inédito, entre os meses de junho e julho, com 1.150 caminhoneiros de todo o Brasil. Os profissionais avaliaram as principais condições de trabalho relativas à profissão. Classificando com nota 1,7 de um máximo de 5 pontos, a primeira edição do Índice de Satisfação dos Caminhoneiros nas Estradas identificou que o preço dos combustíveis gera a maior insatisfação entre os motoristas, registrando nota média de 0,9 ponto.

Os caminhoneiros também avaliaram, com notas de 0 a 5, sete temas considerados …

Leia mais

Logística reduz emissão de carbono

Valorizando a tendência dos brasileiros que preferem comprar de empresas com práticas sustentáveis, a logtech Shippify, que oferece serviços de logística inteligente, tem se destacado por seu modelo de entrega capaz de auxiliar na redução das emissões de carbono. Entre as práticas da empresa que levam a este resultado está a logística de rotas otimizadas, ou seja, um mesmo motorista realiza o máximo de entregas possíveis em uma determinada região, sem que seja necessário o deslocamento várias vezes (ou por vários motoristas) para um mesmo lugar.

COO da …

Leia mais

Congresso debaterá Tecnologia da Mobilidade

Entre 24 e 27 de novembro, o Pavilhão Ciccillo Matarazzo, conhecido como Pavilhão da Bienal, na capital paulista, receberá o 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil. Nesta edição, Pablo Di Si, CEO do Grupo Volkswagen da América e CEO da Volkswagen Região América do Norte, é o presidente do congresso: “Estar ao lado dos principais nomes do mercado e debater as principais tendências e inovações do setor, como a matriz energética e questões de ESG – como diversidade e inclusão –, a partir …

Leia mais

Osteopatia ajuda bebês e mamães

Osteopatia ajuda bebês e mamães

Terapia que enxerga o corpo como uma unidade indivisível, a Osteopatia, criada pelo médico Andrew Taylor Still no final do século XIX, auxilia o bebê e a mãe no ato de amamentar e evita queixas comuns, como desconforto, dor, rachaduras, má pega, regurgitação, mastite. Ela se baseia na qualidade dos movimentos das estruturas do corpo, que diminuem restrições articulares, fazendo com que o bebê tenha mais liberdade em se movimentar, com fluidez e harmonia entre suas estruturas. A osteopata e fisioterapeuta Fabiana Macedo, da clínica Athali Fisioterapia Pélvica …

Leia mais

Cuidados nos meses mais quentes

Cuidados nos meses mais quentes

O Verão está chegando e, com ele, é o momento de colocar a depilação em dia. Nos meses mais quentes do ano, a tendência é deixar a pele mais à mostra e muita gente opta pela remoção dos pelos, seja temporária ou definitiva. É justamente neste período que os cuidados devem ser redobrados. “A pele após a depilação fica muito sensível, passível de irritações caso não haja o cuidado necessário no pós procedimento. Em épocas mais quentes, procuramos nos refrescar, porém, para aproveitarmos e evitar qualquer desconforto é …

Leia mais

Para entender um pouco mais o gato…

Para entender um pouco mais o gato…

Bigodes do felino não são apenas decorativos

Para entender um pouco mais o gato é preciso conhecê-lo melhor, suas manias, caráter e virtudes, e assim poder usufruir de sua companhia. Muitas pessoas são contra esse tipo de felino e assim procedem, muitas vezes, por não o conhecer a fundo. “O cão, por exemplo, é muito extrovertido e mais fácil de ser amado”, destaca o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti: “Porém, o gato, no seu silêncio místico, revela qualidades surpreendentes e divertidas”.

Professor universitário, pós-graduado em Clínica de Pequenos …

Leia mais

Cenários do Centro Histórico de Santos

Cenários do Centro Histórico de Santos

Arquiteta e artista plástica Letícia Passarelli expõe “Passeio Aquarelado”, com cenários do cotidiano do Centro Histórico de Santos, até 31 de outubro, na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), como parte da programação da V Jornada do Patrimônio Histórico de Santos.

Aldo Leone Filho e Claiton Armelin: CEO e Diretor Executivo da Agaxtur, respectivamente, comemoram decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), que aprovou a operação de compra de 70% do capital social da Agaxtur Agência de Viagens e Turismo pelo Grupo Águia Branca, presidido …

Leia mais

Rodízio completo

Rodízio completo

Bruno Scarpa

Há 8 anos, o Speed Bar e Espetaria, em Santos, oferece uma grande variedade de opções no sistema de rodízio, combinando uma seleção de carnes, vários sabores de pizza, buffet de pratos quentes e frios, doces e sorvetes.

Dentre a diversidade de cortes, o rodízio de carne também contempla fraldinha, maminha, alcatra e picanha – com a observação da casa de que essas opções juntas serão servidas de acordo com a disponibilidade do estoque. Já nos pratos quentes, destaque para o generoso estrogonofe e a lasanha. …

Leia mais

Cardápio reduz risco de doença

Michele Mística, chef do restaurante Akan, na capital paulista, prioriza em suas criações ingredientes naturais e frescos que reduzem o risco de doenças degenerativas, estimulam o sistema imunológico e possuem ação anti-inflamatória. O cardápio contempla, por exemplo, cenoura, que reduz o risco de desenvolver a doença em até 17%, repolho, brócolis e couve-flor, que contém o sulforano,, e frutas vermelhas, que retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor. Soja e derivados possuem a capacidade de inibir …

Leia mais

Extrema habilidade e chutes precisos

Extrema habilidade e chutes precisos

O ex-futebolista Edu foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral, da Fundação Arquivo e Memória de Santos, em 16 de junho de 2011, no Museu de Imagem e do Som de Santos (MISS). Em seu depoimento, ele fala sobre sua infância no interior de São Paulo, como chegou em Santos e ainda sobre sua brilhante carreira como atacante de futebol.

Jonas Eduardo Américo, conhecido como Edu, nasceu em Jaú, no interior de São Paulo, em 6 de agosto de 1949. Foi Pelé quem indicou o menino Edu para o …

Leia mais