Edição 351Abril 2024
Terça, 07 De Maio De 2024
Editorias

Publicado na Edição 333 Outubro 2022

Divulgação

Desafios globais exigem soluções locais

Encontro debaterá cidades sustentáveis

Desafios globais exigem soluções locais

O Fórum Brasil África (Brazil Africa Forum – BAF) retorna, nos dias 29 e 30 de novembro, ao WTC Events São Paulo, na capital paulista, com o tema “Cidades Sustentáveis: Desafios globais, soluções locais”. O BAF 2022 visa inspirar gestores brasileiros e africanos para uma agenda urbana mais justa, democrática e sustentável. Segundo o professor João Bosco Monte, fundador e presidente do Instituto Brasil África (Ibraf), na programação deste ano serão nove eixos com temas-chave: Infraestrutura, Saúde e Saneamento, Mobilidade Urbana, Energias Renováveis, Gestão de Resíduos, Agricultura Urbana, PPPs, Esportes e Indústria Criativa.

Estão previstas na programação sessões plenárias com palestrantes convidados nas suas áreas de especialização, eventos paralelos e show cases sobre temas relacionados a políticas públicas e planejamento urbano. Isso tudo, claro, com transmissão ao vivo e com tradução simultânea (francês, inglês e português) por meio das redes sociais do Ibraf.

Ao chegar em sua décima edição, o fórum se consolida como o encontro gerador de oportunidades entre o Brasil e a África, ao buscar melhorias e aperfeiçoamento, tanto de instalações físicas, com infraestrutura, energia e saneamento – além de treinamentos educacional e técnico ligados à tecnologia – com presenças de lideranças africanas e brasileiras, assim como um time especializado de palestrantes que marcaram presença ao longo dos anos. “Das 10 economias que mais cresceram, sete estão no continente africano”, afirma o presidente do Ibraf: “Hoje, a população está em torno de 1,4 bilhão de habitantes. Em 2050, a expectativa é que tenhamos quase 3 bilhões de pessoas residindo lá. É preciso virarmos nossos olhos para a África. Lá há ótimos negócios em potencial”.

Ele acrescenta que a necessidade de debater a questão das cidades sustentáveis no Brasil e na África, dentro de um cenário mundial cada vez mais ascendente na área socioambiental, faz do Fórum Brasil África 2022 uma oportunidade essencial de discussão de boas práticas, troca de experiências e formação de parcerias: “O Brasil e a África abrigam várias das cidades mais importantes do mundo, algumas com dezenas de milhões de pessoas e outras com dotes naturais inigualáveis, dinâmica política única e desenvolvimento econômico proeminente. São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília e Porto Alegre, do lado brasileiro, Lagos, Kinshasa, Joanesburgo, Nairóbi e Cairo, do lado africano, para citar alguns, são grandes exemplos do que pode ser alcançado no nível de desenvolvimento sustentável. Essas cidades enfrentam barreiras comuns e estão prosperando com ideias inovadoras, precisando apenas de um brilho para abalar o status quo e transformar a vida de inúmeros cidadãos”.

Responder