Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias
Edição 331 Agosto 2022

Edição 331 Agosto 2022

→ Visualizar versão impressa em PDF

Limites da GCM

Luiz Carlos Ferraz

O crescente aumento da criminalidade acelerou nas cidades a criação das guardas civis, que passaram a atuar na “proteção de bens, serviços e instalações do município”, conforme está disposto no artigo 144 da Constituição Federal. Para isso, com vistas à defesa pessoal, os agentes dessas organizações passaram a portar um bastão expansível tático, de madeira, ferro ou polipropileno, o popular cassetete. Isto até o advento do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), que autorizou o porte de arma aos integrantes das guardas municipais das capitais …

Leia mais

A Lei do Superendividamento

A Lei do Superendividamento

Gelcy Bueno Alves Martins

A Lei do Superendividamento (Lei nº 14.181/21), em vigor desde julho de 2021, regulamentada pelo Decreto nº 11.150 de 27 de julho de 2022, permite que o consumidor comum e de boa fé, afetado por dívidas que a cada dia aumentam mais em decorrência das altas taxas de juros cobradas e acrescidas, muitas vezes, de multas abusivas, tornando-se uma verdadeira “bola de neve”, possa negociar com seus credores de forma judicial, um plano de pagamento que não comprometa todo ou grande parte de seu …

Leia mais

Dados geolocalizados são de alta importância

Dados geolocalizados são de alta importância

. Pesquisa Nacional de Inteligência Geográfica realizada pela Geofusion aponta que 57% dos profissionais de inteligência de mercado pretendem investir em geomarketing nos próximos meses, com o argumento de que dados geolocalizados são considerados de alta importância (31%) ou mesmo essencial (27%) na definição das estratégias empresariais. O estudo contou com a participação de cerca de 500 profissionais de diversos segmentos do varejo, incluindo gerentes, supervisores, coordenadores e analistas.

. O Banco do Povo de São Paulo oferece R$ 100 milhões em crédito para negativados na pandemia. O

Leia mais

Pesquisa avalia sustentabilidade de TI

Pesquisa avalia sustentabilidade de TI

A Paessler, especializada em monitoração de redes, divulgou as descobertas da pesquisa Sustentabilidade de TI 2022, a partir de entrevistas com 1.900 líderes de tecnologia de todo o mundo, incluindo 97 da América Latina. O levantamento revela que 84% desse universo considera o alinhamento às melhores práticas de sustentabilidade de TI algo importante ou muito importante para suas organizações. Ainda assim, somente 34% dos entrevistados afirmaram já implementar programas de sustentabilidade em suas áreas. Outros 34% disseram que isso não é uma prioridade. “Fica claro que, apesar da …

Leia mais

Insights sobre o futuro

Insights sobre o futuro

A NEC Visionary Week 2022 terá como tema “Truly Open, Truly Trusted” (Verdadeiramente Aberto, Verdadeiramente Confiável) e trará sete sessões online globais exclusivas, todas concentradas na tarde de 15 de setembro, das 13h30 às 18 horas, com todo conteúdo com legendas em inglês. O evento apresentará suas mais recentes tecnologias, soluções e estudos de caso de clientes nos segmentos de Governo Digital, Finanças Digitais, 5G e Biometria da NEC, e também compartilhará uma visão de futuro, destacando cenários e tendências ao redor do mundo que influenciam a vida …

Leia mais

Boiserie, do clássico ao moderno

Boiserie, do clássico ao moderno

Desde o surgimento na França, no século XVIII, a boiserie se consagrou como elemento que não sai de moda. Com estilo, dá liberdade para compor projetos clássicos, combinando também com roupagens mais contemporâneas. A arquiteta Gabriela Mendes, do escritório que leva seu nome, aprecia a estética elegante da boiserie: “Hoje em dia, os clientes buscam muito pela mistura de estilos e a boiserie costuma figurar nessa lista que combina muito bem quando a proposta é trabalhar com um décor que evidencia materiais, texturas e mobiliários de épocas e …

Leia mais

Prêmio Deca celebra talentos

Visando celebrar talentos da arquitetura e design de interiores, o 26º Prêmio Deca aceita inscrições até 21 de outubro em www.dexperience.com.br Os profissionais podem concorrer nas categorias Banheiro Residencial, Banheiro CasaCor, Cozinha Residencial, Cozinha CasaCor e, na categoria Produto, com projeto 3D. Já os estudantes concorrem com projetos renderizados nas categorias Banheiro, Cozinha, Produto. “Deca está há mais de 25 anos celebrando o talento de profissionais, muitos deles já consagrados, e outros que caminham conosco na construção de suas carreiras, tendo seus trabalhos revelados em uma premiação que …

Leia mais

Revestimento de meia parede

Revestimento de meia parede

Uma opção em alta, seja pelo visual ou pela economia que gera, é a meia parede. “Como o nome já indica, quando falamos de revestimento meia parede, falamos de revestir parte da parede com cerâmica, deixando a outra metade apenas com pintura”, explicam as arquitetas Eduarda Negretti e Nathalia Lena, a frente do Lene Arquitetos.

Segundo as profissionais, esse tipo de solução tem se tornado cada vez mais procurada, especialmente em banheiros e cozinhas. “Ainda assim, é possível usar o revestimento de meia parede em todo tipo de …

Leia mais

Minimalismo e sofisticação

Minimalismo e sofisticação

Clássico e atemporal, o porcelanato da coleção Liric, da Portinari, no mega formato 120×120, apresenta veios em tons de cinza, que contribuem para aquecer visualmente o espaço e criar uma atmosfera minimalista e sofisticada. “Uma superfície para compor ambientes capazes de emocionar, da mesma forma que a poesia lírica entoada nas óperas”, diz o fabricante, ao informar que as peças estão disponíveis na versão natural e polida. A Portinari lançou este ano 11 coleções com o conceito “Na Essência, o Essencial”. O tema se apoia em soluções que …

Leia mais

Engelife visa segmento smart

Engelife visa segmento smart

Sandra Netto

Para diversificar os produtos de seu portfólio, a Engeplus Construtora e Incorporadora apresenta ao mercado a Engelife, que passa a ser o braço do Grupo Engeplus para atuar no segmento smart – ou seja, de apartamentos compactos, com localização que atende o dia a dia do morador e valor financiado, no caso através da Caixa, com parcelas que cabem no bolso. “Além de os imóveis da nova empresa agregar todos esses diferenciais, eles trarão no DNA a experiência construtiva da Engeplus, reconhecida não só pelo esmero …

Leia mais

Litoral Norte, além das belezas naturais

Litoral Norte, além das belezas naturais

Ocupada desde o período pré-colonial por comunidades indígenas, a região que compreende o Litoral Norte de São Paulo teve grande importância no momento da chegada e ocupação dos portugueses, assim como toda a costa brasileira. Dessa forma, as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba preservam resquícios históricos não só de costumes, como também de construções e aspectos culturais. Os traços da história, que se confundem com a formação do país, compõem um roteiro repleto de riquezas.

Em Bertioga, por exemplo, o Forte de São João, …

Leia mais

Oásis no Caribe

Oásis no Caribe

As Ilhas das Bahamas, no Caribe, oferecem um leque de experiências para todos os gostos, perfis e idades. O oásis é composto por mais de 700 ilhas, ilhotas e 16 ilhas-destinos, espalhadas pelo Oceano Atlântico, e contam com infraestrutura de classe internacional e oportunidades emolduradas por belas paisagens, com praias de areia branca (e às vezes cor-de-rosa) e água cristalina. Entre as atrações, estão nas Bahamas os maiores sistemas de cavernas subaquáticas do mundo e a terceira maior barreira de corais do planeta.

Para além da beleza natural, …

Leia mais

Programação comemora bicentenário da Independência

Programação comemora bicentenário da Independência

Parte da “rota da Independência”, o Caminhos do Mar está comemorando o bicentenário da Independência do Brasil com uma programação variada. Afinal, o local abriga a Calçada do Lorena, o caminho percorrido por D. Pedro I em 1822 na subida do litoral ao Ipiranga em São Paulo, e outros oito monumentos históricos que contam a história do país, erguidos em 1922, na época para celebrar o centenário. A programação conta a história por meio de atividades lúdicas, recreativas e educacionais, que acontecem todos os finais de semana. Plantação …

Leia mais

RRR entram em campo

RRR entram em campo

Nelson Tucci

De Ronado (Fenômeno), Rivaldo e Ronaldinho, os “3Rs”, todos devem lembrar…; e da máxima dos “3Rs” sustentáveis: Reduzir, Reutilizar e Reciclar? Pois é, desta última trilogia tratou Margarete Gandini, coordenadora dos regimes automotivos do Ministério da Economia, neste mês de agosto, logo após o Senado aprovar o Programa Renovar, de renovação da frota de pesados no país. Cumprido o rito, agora é saber quem fará o descarte correto dos veículos que sairão de circulação.

O governo já sabe quem trabalha com sucata, mas agora o objetivo …

Leia mais

Debêntures garantirão investimento

Concessionária de serviços de iluminação pública em Assis, no interior do estado de São Paulo, a Stylux Greentech Sistemas de Iluminação e Energia S.A. poderá captar até R$ 9,5 milhões, por meio de debêntures incentivadas, para a melhoria da eficiência energética do parque de iluminação pública do município. “A emissão de debêntures é um mecanismo importante para a captação de investimentos para obras de infraestrutura, não apenas de iluminação pública, mas também de saneamento básico, irrigação e mobilidade urbana”, afirma o secretário de Fomento e Parcerias com o …

Leia mais

Take anuncia expansão do negócio e amplia portfólio

Take anuncia expansão do negócio e amplia portfólio

Com a retomada das atividades sociais, o mercado começa a aquecer e responder positivamente. Quem tem reagido bem ao novo cenário é a startup Take, que atua com identificação por inteligência artificial (IA) na operação de smart vending. O negócio, que opera por meio de um cooler disponível 24 horas por dia e que não conta com a necessidade de um intermediário, decidiu expandir seu modelo para além dos muros de condomínios – principal ambiente de atuação desde a sua fundação –, e passa atender a demanda de …

Leia mais

Medo de envelhecer

Medo de envelhecer

Embora o medo de envelhecer, conhecido como gerontofobia, não seja registrado na CID-10 (Classificação Internacional de Doenças), o quadro pode evoluir para crises de ansiedade, neurose e depressão. De acordo com o professor Thiago dos Reis Hoffman, coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, a gerontofobia é caracterizada pela aversão aos sinais do tempo no próprio corpo, como rugas de expressão e a diminuição da mobilidade, assim como por pessoas idosas: “Um conjunto de fatores irá definir se o indivíduo convive ou não com essa fobia e …

Leia mais

O que é herpes de repetição?

O que é herpes de repetição?

Quando o assunto é herpes, os tipos e sintomas são tantos que fica difícil saber diferenciá-los. As infecções pelo vírus herpes simples (HSV) são comuns na população mundial, e as versões da doença mais frequentes são as chamadas tipo 1 e tipo 2. Aproximadamente 90% dos adultos já tiveram contato com esse vírus de alguma forma, mas nem todos desenvolveram as lesões. Por conta disso, entender as suas implicações, e até mesmo os sintomas, é importante. Afinal, as chances de contração são altas.

“A herpes tipo 1 gera …

Leia mais

Impacto dos termogênicos

Para quem faz atividades físicas regularmente com o intuito de perder peso, os termogênicos costumam ser uma saída aparentemente sedutora: eles prometem acelerar o metabolismo, queimando gordura mais rápido. Quase que em regra, os termogênicos concentram uma dose bastante generosa de cafeína, substância que também é utilizada como estimulante para os atletas. O lado sombrio da cafeína é que seu excesso interfere diretamente na pressão, causando efeitos que podem ocasionar uma doença cardíaca grave. “O problema da cafeína é que ela ativa a produção de cortisol, um hormônio …

Leia mais

Atenção com a varíola do macaco!

Atenção com a varíola do macaco!

Doença não tem qualquer relação com o primata

Apesar do nome, o macaco não é o reservatório do vírus da chamada “varíola do macaco”, afirma o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti, ao explicar que existem pesquisas que indicam que pequenos roedores, como os esquilos que vivem nas florestas tropicais da África, são os maiores suspeitos. Afinal, a doença é considerada uma zoonose e seu período de incubação é aproximadamente de seis a 13 dias; mas, pode chegar a 21 dias.

Originária na África, a varíola do macaco ocorre …

Leia mais

“Tempo de Agradecer e Louvar”

“Tempo de Agradecer e Louvar”

Marcus Cabaleiro/Divulgação

Simone Ancelmo celebrou seus 50 anos com show “Tempo de Agradecer e Louvar” no Teatro Guarany, no Centro Histórico de Santos, cantando com amigos e apoio da Associação dos Artistas.

Cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier D’Orfeuil, ladeado por Patrícia Iglecias, diretora-presidente da Cetesb, e a representante da Secretaria de Relações Internacionais, Deborah Araújo: ao aderir ao Acordo Ambiental São Paulo, incentivo a que empresas francesas presentes no estado de São Paulo assumam compromissos voluntários para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.…

Leia mais

Fisgando novos paladares

Fisgando novos paladares

Bruno Scarpa

Sob o comando dos sócios Prisciliana Aflalo, Alberto Nostre, Cláudia Alves, Reynaldo Antoniette e Alexandre Pirajá, o Anzol Bar e Restaurante, no Boqueirão, em Santos, nasceu da ideia de criar um espaço para encontrar os amigos com aquele ambiente aconchegante e familiar.

Os carros chefe da casa são, sem dúvida, o bacalhau e o bobó de camarão. Dentre os outros destaques da casa estão o bolinho de costela, casquinha de siri, camarão empanado, o filé mignon com molho de gorgonzola, polvo a vinagrete, dentre outras delícias. …

Leia mais

Albanos no World Beer Awards 2022

Albanos foi sagrada entre as melhores na etapa nacional do World Beer Awards 2022. A cervejaria conquistou cinco premiações, incluindo o ouro em American Brown Ale com a Albanos Brown Ale. O rótulo, considerado o melhor do Brasil, disputa agora o título de melhor do mundo entre as finalistas selecionadas de cada país. A etapa nacional da disputa também rendeu outras quatro medalhas à Albanos. As cervejas de linha Albanos Life Lager, Albanos Session IPA e Albanos Dry Stout, e a sazonal Albanos Pumpkin Ale, levaram bronze nas …

Leia mais

Chulapa, ídolo eterno do Santos FC

Chulapa, ídolo eterno do Santos FC

O ex-jogador de futebol e treinador Serginho Chulapa deu seu depoimento ao Programa Memória-História Oral em 26 de maio de 2011, no Museu de Imagem e do Som de Santos (MISS). Na entrevista, Serginho conta sobre sua infância e adolescência, sobre como foi descoberto para o futebol e sobre sua carreira vitoriosa em times como o São Paulo e Santos Futebol Clube.

Sérgio Bernardino nasceu em São Paulo, em 23 de dezembro de 1953. Cresceu no bairro paulistano da Casa Verde e, aos 12 anos, Serginho começou a …

Leia mais