Edição 355 Agosto 2024
Edição 355Agosto 2024
Terça, 10 De Setembro De 2024
Editorias

Publicado na Edição 339 Abril 2023

Divulgação

Residencial conquista Gold Winner

Oscar Ibirapuera, da Trisul: premiado no Urban Design & Architecture Design Awards

Residencial conquista Gold Winner

Oscar Ibirapuera, primeiro da grife A Lifestyle Boutique by Trisul, foi um dos Gold Winner 2023 da Urban Design & Architecture Design Awards. Com localização privilegiada, a cinco minutos do Parque do Ibirapuera, na capital paulista, o empreendimento é um tributo ao arquiteto Oscar Niemeyer. Além de oferecer uma vista exuberante para o parque, a arquitetura do prédio se inspira nos contornos desenvolvidos por Niemeyer nas edificações deste espaço, que é um dos principais cartões postais de São Paulo.

O edifício projetado pelo escritório Perkins & Will foi pensado para transmitir aos moradores tanto a sensação de lazer na cidade, quanto a de aconchego da natureza. A proposta está presente em seus apartamentos – com versões de 186 m², 227 m² e 233 m² e opções de 3 ou 4 dormitórios, com até 4 suítes – e na área comum, assim como no paisagismo de Benedito Abbud e na decoração de interiores, assinada por Fernanda Marques Arquitetura.

“Essa é a segunda premiação internacional que recebemos em menos de seis meses, o que nos deixa honrados com o reconhecimento entre tantos players de todo o mundo”, comemorou Lucas Araujo, diretor de Marketing e Inteligência de Mercado da Trisul. A Urban Design & Architecture Design Awards é organizada pela revista APR.

A premissa do empreendimento é gerar encantamento em cada um de seus ambientes integrando vãos livres que permitem ao olhar explorar a união da natureza a uma construção leve. Como o nome sugere, o edifício homenageia Oscar Niemeyer, propondo uma releitura da arquitetura modernista criada por ele nos pavilhões do Parque do Ibirapuera.

A alusão à arquitetura do parque começa na entrada, onde um grande pavilhão com lajes flutuantes e revestimento em madeira, trazendo pilares inspirados nos traços do reconhecido arquiteto. Um rasgo no teto do pavilhão, que abriga as áreas sociais, remete às formas orgânicas do Ibirapuera. “A abertura cria ângulos interessantes. Os moradores podem ver a piscina de seus apartamentos por meio desse rasgo e observar o telhado verde com vegetação nativa que foi implantada no teto do pavilhão”, explica Douglas Tolaine, arquiteto e design principal do estúdio da Perkins & Will, em São Paulo.

A combinação de materiais, como massa branca, concreto, metal e madeira, caracteriza o ar contemporâneo do Oscar Ibirapuera. No ambiente interno, em uma das áreas de uso coletivo, o desenho escolhido permite que a luz natural incida a partir de uma fenda na laje, com forma modernista remetendo às utilizadas por Oscar Niemeyer. O projeto também explora o conceito de biofilia, visando ampliar a sensação de relaxamento e tranquilidade.

Por todo Oscar, há uma explosão de tons naturais e vegetação, com projeto luminotécnico integrado à arquitetura modernista. “Ao adentrar pelo hall, moradores e visitantes são surpreendidos ao passar por uma marquise com fachadas e áreas livres que permitem que a luz natural resplandeça o ambiente, sendo filtrada pela vegetação presente em ambos os lados e por lagos que envolvem quem passa, ao mesmo tempo que transmite uma sensação de acolhimento”, detalha Benedito Abud.

O Oscar Ibirapuera atende os requisitos de sustentabilidade e conta com o selo Aqua HQE e a certificação Procel Edificações Residenciais. Em novembro do ano passado, o Oscar Ibirapuera foi agraciado com o Architecture Master Prize (AMP), na categoria Design de Arquitetura Residencial.

Responder