Edição 351Abril 2024
Quinta, 09 De Maio De 2024
Editorias

Publicado na Edição 339 Abril 2023

Divulgação

Food service recupera fôlego e apresenta crescimento

Sistema Erp Everest: números entusiasmam

Food service recupera fôlego e apresenta crescimento

O food service recuperou-se da crise ocasionada pela pandemia e ainda apresentou crescimento exponencial em relação ao período de ápice da crise sanitária, apurou levantamento realizado pela Acom Sistemas, especializada em soluções para o setor. A amostra envolveu a base de clientes da empresa, que desenvolveu o Erp Everest, que extraiu os valores de dois indicadores de desempenho: o volume de comandas processadas e o total de vendas realizadas entre os anos de 2019 e 2022. A amostra contemplou restaurantes, bares, casas noturnas e distribuidoras.

“Se houve um setor que passou por enormes transformações nos últimos anos e aprendeu com as adversidades foi o Food Service”, opina Eduardo Ferreira, CCO da ACOM Sistemas.

Começando pelo segundo trimestre de 2020, quando a pandemia estava em processo de consolidação, houve uma redução de 68% no volume de comandas processadas, se comparado ao mesmo período de 2019, ano pré-pandemia, quando o food service estava alçando voos importantes. Em relação ao volume de vendas dentro do mesmo recorte temporal, a redução é de 86%. De acordo com a análise, 2020 fechou com uma redução de 35% no total das vendas em relação ao ano de 2019.

Em 2021, segundo ano da pandemia, o setor começou a ensaiar um retorno, e apresentou um crescimento gradual no decorrer dos trimestres. O resultado foi um crescimento no volume de comandas 42% maior em comparação a 2020 e 5% maior que em 2019. O volume de vendas seguiu o mesmo caminho, com um resultado financeiro 87% maior em relação a 2020 e 22% maior que em 2019.

No ano passado, em relação às comandas processadas, houve crescimento 6% superior a 2021 e 12% maior que em 2019, ano pré-pandemia. No volume de vendas, 2022 supera o ano anterior em 49% e 2019 em 82%.

Responder