Edição 351Abril 2024
Quarta, 08 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 23/03/2023 - 10:15 pm em | 0 comentários

Divulgação

Mobilidade no mais alto da América Latina

Mais conforto ao passageiro TK: menos oscilações dentro do elevador e painel com tela touch screen

Mobilidade no mais alto da América Latina

One Tower, entregue pela FG Empreendimentos em Balneário Camboriú/Santa Catarina – que ostenta o título de edifício residencial mais alto da América Latina com 290 metros de altura –, foi equipado com elevadores TK Elevator. Para garantir a mobilidade nos 70 andares do edifício, foram utilizados produtos com tecnologias para arranha-céus que integram o portfólio da empresa – considerando que a marca equipa alguns dos edifícios mais altos do mundo, como o One World Trade Center, em Nova York/EUA, e o Shangai World Financial Center, em Shangai/China. Em Balneário Camboriú, a TK também equipa outros dois gigantes: Epic Tower e Infinity Coast, com 55 e 66 andares, respectivamente.

O certificado de edifício residencial mais alto da América Latina foi conferido ao One Tower pelo Council on Tall Buildings and Urban Habitat (Ctbuh), que pesquisa o crescimento vertical no mundo, audita e certifica os prédios altos de acordo com suas características e diferenciais.

A mobilidade na torre foi projetada a partir de cinco elevadores que respondem pelo transporte dos moradores com rapidez, conforto e segurança. “A velocidade dos elevadores que atingem o topo em menos de um minuto é parte importante para garantir aos moradores um deslocamento rápido por se tratar de uma torre com quase 300 metros de altura”, destaca Eduardo Caram, head de Obras Novas da TK: “Mas, os desafios de engenharia vão além desse aspecto com a utilização de tecnologias inovadoras e específicas para arranha-céus, como também na instalação dos equipamentos”.

Segundo André Bigarella, diretor de Engenharia da FG, o One Tower superou desafios construtivos à altura de sua magnitude: “O maior desafio construtivo de um prédio alto é a logística da obra, atrelada ao deslocamento vertical de colaboradores e materiais ao longo da torre. Os elevadores de alta performance da TK foram fundamentais em todo o processo construtivo e agora brindam os moradores com deslocamentos rápidos e seguros”.

Entre as tecnologias inovadoras estão as corrediças ativas (Active Roller Guide), solução desenvolvida pela engenharia da TK para reduzir as oscilações dentro da cabina e proporcionar maior conforto aos passageiros. Em prédios altos essa questão é do ponto de vista técnico ainda mais importante, pois algumas circunstâncias podem causar vibrações na cabina do elevador, como a turbulência do ar e o balanço do edifício devido às rajadas de vento.

Outro destaque é um dispositivo que permite a medição da velocidade do vento, por meio de um anemômetro, para o funcionamento seguro do equipamento. Em situações severas de vento, o sistema reduz a velocidade ou até desliga o elevador para garantir a segurança das pessoas.

 A instalação dos elevadores do One Tower também exigiu um planejamento diferenciado das equipes técnicas da TK. Devido ao peso dos equipamentos – a máquina de tração de cada elevador pesa 1.600 quilos – o içamento foi realizado por gruas, uma de cada vez. Para içar a estrutura da cabina, a partir de um guincho com capacidade para 1.700 quilos.

As guias, que funcionam como trilhos para a movimentação perfeita do elevador, foram instaladas a partir de um método chamado de False Car, utilizado para obras acima de 45 andares. Com este método, as 22 toneladas de guias (por elevador), são empilhadas e já fixadas à estrutura do prédio, aumentando a segurança. Foram necessários também 4 quilômetros de cabos de aço para tracionar a cabina, totalizando 3 toneladas de cabos de tração por elevador.

Além da tecnologia em consonância com a sofisticação do empreendimento, o acabamento dos elevadores inclui as cabinas Export. Elas possuem revestimento em aço inoxidável e painel de operação com tela touch screen de alta resolução, que foi customizado com o logotipo do One Tower, o que transforma a interação do passageiro com o elevador em uma experiência inovadora.

Fernando Willadino/Divulgação

One Tower: equipado com elevadores da TK, dotados de tecnologias para arranha-céus

Responder