Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias
Edição 277 Fevereiro 2018

Edição 277 Fevereiro 2018

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

Gota d’água

Luiz Carlos Ferraz

No nosso adorável Brasil, há de ter sido a “gota d’água” que transborda o copo a intervenção federal no Rio de Janeiro, nem tanto por suas razões oportunistas e eleiçoeiras, como também pela duvidosa eficácia, e mais por demonstrar um descarado desleixo com a lei magna do país. Tão criticada por vários fatores, o principal, talvez, por seu detalhismo exacerbado, a Constituição de 1988 é ruim também pela inclusão de normas dependentes de regulamentação, uma delas a referida intervenção. Prevista no Capítulo VI e esparramada …

Leia mais

Mudanças da Reforma Trabalhista

Mudanças da Reforma Trabalhista

Ana Teresa Marino Galvão

Muito se discute sobre a Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017, com as alterações decorrentes da Medida Provisória nº 808/2017), que modifica não apenas o disposto na Lei nº 5.452/43 (CLT), mas também muito da legislação complementar. No total, são 100 alterações significativas na legislação, dentre elas questões como concessão de períodos de férias, jornada de trabalho, negociações salariais, trabalho de gestante, danos morais ou acordos para extinção do contrato de trabalho.

Além disso, cria novas modalidades de trabalho, como o trabalho intermitente, que é …

Leia mais

Crescimento para valer em 2018

Crescimento para valer em 2018

Nelson Tucci

Após dois anos de forte turbulência – desestabilizando o crédito, inibindo negócios e gerando um passivo de 14 milhões de desempregados –, a economia brasileira dá sinais consistentes de recuperação. Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) a taxa Selic caiu para 6,75% a.a., a projeção da inflação para este ano é de 3,95% (dentro da meta, portanto) e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) é estimado em 2,7%. Para corroborar a tendência, a indústria automotiva anuncia alta de 24,6% da produção (janeiro …

Leia mais

Cooperação foca pessoas desaparecidas

Cooperação foca pessoas desaparecidas

Considerando que nos últimos 10 anos 700 mil pessoas foram registradas como desaparecidas no Brasil, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmaram em fevereiro acordo para a ampliação do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), cujo objetivo é estabelecer cooperação técnica para o desenvolvimento de ações conjuntas e apoio mútuo às atividades de interesse comum de sistematização dos procedimentos de comunicações e registros de notícias de pessoas desaparecidas e/ou vítimas de tráfico de seres humanos.


Dez organizações da …

Leia mais

A primeira impressão…

A primeira impressão…

Leandro Ayres

CONFESSO que me causa arrepios pensar que uma criança de seus 10 anos talvez não tenha sequer uma fotografia estampada em um porta-retratos na estante ou criado-mudo do quarto. E quanto mais jovem é a criança, maior é esta chance.

“Mas, como assim?”, me perguntaria um Viajante do Tempo oriundo dos anos 80: “O preço da revelação é assim tão alto que só os mais ricos têm acesso a fotos impressas?”

A decadência do número de fotografias impressas é um efeito colateral da digitalização da fotografia. …

Leia mais

Projeto esportivo para crianças e adolescentes

Projeto esportivo para crianças e adolescentes

Atividades próprias da infância, como correr e pular, e que perdem espaço pelo uso crescente de dispositivos eletrônicos e falta de espaço para tais brincadeiras, são desenvolvidas no projeto social da Unaerp Guarujá. Com foco em crianças e adolescentes de 8 a 16 anos, o Projeto Escola da Bola proporciona vivências em diferentes esportes (futsal, handebol, vôlei, basquete, futebol americano, entre outros) e à reflexão sobre como criar mais espaços para o esporte e o brincar.

A iniciativa está com inscrições abertas para novas turmas no ginásio poliesportivo …

Leia mais

Retomada imobiliária “surpreendente”

Retomada imobiliária “surpreendente”

O mercado imobiliário da cidade de São Paulo acompanhou o momento de retomada da macroeconomia e, depois de registrar os pontos mais baixos de seus indicadores no ano de 2016, apresentou resultados no ano passado.

“A reação do mercado imobiliário em 2017 foi surpreendente e superou as expectativas do início do ano”, afirmou Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP, o Sindicato da Habitação: “A retomada dos lançamentos e da comercialização de imóveis novos na cidade de São Paulo contribui para ampliar a perspectiva de retorno do emprego na construção …

Leia mais

133 unidades entregues em Santos

133 unidades entregues em Santos

O governador Geraldo Alckmin e o então secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, entregaram em janeiro mais 133 unidades habitacionais de interesse social em Santos. O empreendimento fica na Avenida Senador Feijó, 811, Bairro Encruzilhada. As famílias contempladas eram de ocupação irregular da área conhecida como Vila Santa Casa e que agora dá nome ao residencial.

“A obra prima do Estado é a felicidade das pessoas. Não há sonho maior do que o sonho da casa própria”, disse o governador Geraldo Alckmin. “São 133 apartamentos construídos com toda …

Leia mais

Mais 1.757 no “Morar Bem, Viver Melhor”

O Governo do Estado de São Paulo contratou em fevereiro a construção de 1.757 novas moradias em 26 municípios, entre os quais um da Baixada Santista, Bertioga, com 30 unidades. Os empreendimentos são resultado de parceria entre os municípios, que doaram terrenos e indicarão as demandas, e o Estado, que investirá R$ 170,5 milhões, por meio do programa “Morar Bem, Viver Melhor”, do CDHU.…

Leia mais

Decorando com aquário de parede

Decorando com aquário de parede

Com designer inovador e produção 100% brasileira, o aquário de parede Life Decor dispensa móveis de apoio e não precisa cortar a parede, podendo ser utilizado em ambientes residenciais e corporativos, sem perder espaço e com a elegância de uma peça em forma de quadro vivo.

Produzido em MDF Ultra com pintura em lacca de várias cores, painel decorativo de fundo e decoração a escolha do cliente, o aquário de parede possui triplo sistema de filtragem (que diminui o tempo a frequência de limpeza) e iluminação em led …

Leia mais

Sofisticação e funcionalidade

Sofisticação e funcionalidade

A Arte em Cadeiras movelaria personalizada fabrica móveis de acordo com sua necessidade, com medidas especiais, feitos em diversos padrões de madeira. Se a peça a ser desenvolvida usar tecido, o cliente pode fornecer e personalizar conforme a sua decoração. Entre as peças do showroom, o móvel aparador projetado por Isay Weinfeld foi construído totalmente em madeira maciça, inclusive sua base com portas e juta, com o tampo medindo 6,70 metros e acabamento à base de água. Outra peça feita pela parceria é o sofá em madeira maciça …

Leia mais

Cidad3 Experiences para o público B2B

A mostra Cidad3 Experiences B2B está no Centro de Informação de Decoração, Arquitetura e Design, localizado na Avenida Pacaembu, 774, capital paulista, que além da sede possui salas de reunião equipadas e espaços gourmet. Direcionado ao público B2B, o Centro de Informação conta com 21 ambientes, projetados por profissionais da arquitetura e design de interiores de São Paulo e de outros lugares do Brasil. O objetivo é aproximar e oferecer relacionamento e dinamismo entre especificadores, lojistas e fabricantes, com informação especializada e multiplataformas, servindo como ponto de encontro …

Leia mais

21 mil quilômetros!

21 mil quilômetros!

A Trains & Tours, do Grupo TT Travel, apresenta a “Volta ao Mundo de Trem”, um percurso de 21.000 quilômetros sobre trilhos, utilizando seis trens, durante 28 dias – de 8 de setembro a 5 de outubro –, atravessando três continentes e 17 cidades ricas em gastronomia, arte, história, música e arquitetura.

O roteiro começa em Chicago, nos Estados Unidos, segue ao Canadá, atravessa o Oceano Pacífico de avião em direção à China e percorre a mais famosa ferrovia do mundo, a Transiberiana. De lá, avista-se o Deserto …

Leia mais

Nazaré e suas ondas gigantes

Nazaré e suas ondas gigantes

Nazaré costumava ser mais conhecida por sua culinária e as peculiares “nazarenas”, senhoras de Nazaré que se vestem geralmente de preto, com lenço na cabeça e as tradicionais sete saias portuguesas, e vendem os famosos peixes secos de Nazaré nas ruas da cidade. Recentemente, contudo, o mundo conheceu a potência das ondas gigantes de Nazaré, mais especificamente na Praia do Norte. Ondas enormes que quebram contra a costa atraindo surfistas para verdadeiros desafios, como a esportista carioca Maya Gabeira, que recentemente surfou uma onda de 24 metros – …

Leia mais

Programa especial no feriado de Páscoa

Programa especial no feriado de Páscoa

O Terras Altas Resort & Convention Center, que fica a 25 km da capital paulista, em Itapecerica da Serra, preparou uma programação especial para o feriado de Páscoa, de 29 de março a 1º de abril. Além de atividades monitoradas para adultos e crianças e uma divertida caça aos ovos de Páscoa, haverá jantar temático e um almoço especial no domingo.

Os hóspedes também vão poder relaxar e desfrutar de toda a estrutura de lazer do resort que inclui: duas piscinas – sendo uma com cascata e outra …

Leia mais

O perigo da nomofobia

O perigo da nomofobia

Estar desconectado do smartphone parece cada vez mais impossível a um crescente número de pessoas, chegando mesmo a revelar um padrão de dependência. Para a coach familiar, especializada em desenvolvimento humano, Valeria Ribeiro, é importante estar atento para o perigo disfarçado de entretenimento: “Ao acordar é preciso dedicar as primeiras horas do dia exclusivamente para cuidados consigo próprio. Caso note a dependência de smartphone em você ou em seus filhos, procure o psiquiatra de sua confiança”. Apesar das vantagens de se estar conectado com as redes sociais, algumas …

Leia mais

Mais crianças com miopia…

Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostram que nos últimos 10 anos o número de crianças que precisa usar óculos de grau passou de 10% para 20%. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier, de Campinas, no interior de São Paulo, um mutirão realizado pelo hospital no ano passado mostrou que a miopia, dificuldade de enxergar à distância, é hoje o vício de refração mais frequente na infância. Só para ter ideia, dos 583 participantes que precisavam usar óculos, mais de …

Leia mais

Benefícios do parto humanizado

Benefícios do parto humanizado

Embora confundido com um tipo de parto, o parto humanizado é simplesmente conceituado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “um conjunto de condutas e procedimentos que promovem o parto e o nascimento saudáveis, pois respeita o processo natural e evita condutas desnecessárias ou de risco para a mãe e o bebê”.

Ou seja, deve-se sempre evitar qualquer tipo de procedimento invasivo desnecessário, independente do tipo de parto, seja ele normal, natural ou cesárea. Segundo a ginecologista Monica Resende, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, na capital …

Leia mais

Atenção para a febre maculosa!

Atenção para a febre maculosa!

A FEBRE maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria rickettsia rickettisii, transmitida por meio de picada de carrapato do gênero amblyomma cajennense, chamado popularmente de carrapato estrela, e que pode parasitar equinos, cães e seres humanos, além de na vida silvestre parasitar capivaras, o que contribui para sua manutenção ambiental. Os principais sintomas são febre alta, cefaleia e mialgia, seguido de lesões hemorrágicas da pele. Entre casos recentes da doença, foram confirmados dois casos em Minas Gerais, em 2016, também no Rio Grande do Sul no ano …

Leia mais

A voz de Simone Ancelmo no Pátio Iporanga

A voz de Simone Ancelmo no Pátio Iporanga

Roberto Barroso Filho e Simone Ancelmo: com sua bela voz e carisma, Simone agitou happy hour no Shopping Pátio Iporanga, em Santos.

Roberto Barroso, Leila Regina Kasprzak, Carlos Alberto Indame: entre aplausos a Simone Alcelmo, Indame comemorou aniversário com familiares e queridos amigos…

 

 

…como o simpático casal Luiz Carlos Santana e Renata Moraes.

 

 

 

 

 

Paulo Eduardo Costa, Lourdes Collina, Bel Braga e Durval Capp Filho: na vernissage de “Múltiplas Visões”, a exposição de pinturas em tela e porcelanas da artista plástica Lourdes …

Leia mais

Todo mundo no 472!

Todo mundo no 472!

Bruno Scarpa

Há um ano e meio o empreendimento de Matteus Yoshimi, Kadu Argentieri e Lucas Duarte, o 472 Lounge & Food, trouxe um conceito muito interessante na gastronomia de Santos. Um bar exclusivo Heineken, com música ao vivo todos os dias da semana, sempre variando o estilo musical, que conseguiu agregar a concepção de sushi bar, hamburgueria e o tradicional barzinho com diversas porções e drinks.

Na parte do sushi bar destaque para os temakis e combinados. Entre os hambúrgueres, as estrelas são o “Gold Coast”, com …

Leia mais

Virado Paulista é patrimônio imaterial

Almoço de segunda-feira dos paulistanos, o Virado Paulista foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). O prato, originalmente composto por feijão engrossado por farinha de milho ou de mandioca e toucinho de porco, data do século XVII, como forma de alimentação nas monções e bandeiras. Durante as expedições, alimentos como o feijão, a farinha de milho, a carne-seca e o toucinho ficavam “revirados”, dando origem à iguaria. A diversidade do território paulistano …

Leia mais

Símbolo art déco de Santos

Símbolo art déco de Santos

A famosa “mureta dos canais”, que o santista tanto ama, nasceu diante do principal canal da cidade, o do estuário, que leva ao pujante Porto de Santos. Tudo se iniciou nos anos 1940, quando começaram as obras de melhorias para a região da Ponta da Praia, com a construção da avenida Almirante Saldanha da Gama, que teria cerca de 1.600 metros.

Para implementar a avenida, a Prefeitura teve de promover o aterramento de grande faixa de areia, incluindo a construção de muro de arrimo e barreira de contenção …

Leia mais