Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias
Edição 269 Junho 2017

Edição 269 Junho 2017

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

Smart City para quem?

Nelson Tucci

O leitor já deve ter ouvido falar em Smart City, ou Cidade Inteligente, definida por sua conectividade, de forma a tornar a vida melhor e sustentável. Songdo, na Coreia do Sul, e Masdar, nos Emirados Árabes, são dois exemplos bem acabados. Urbanistas e tecnólogos estão se debruçando em cima de soluções para que mais cidades atinjam tal status. No mundo real brasileiro, ao abrirmos a porta nos deparamos com a dura realidade: uma infinidade de “moradores de rua” (numa expressão paradoxal) e um brutal número de …

Leia mais

Vantagens do compliance

Vantagens do compliance

Edmo Colnaghi Neves

As empresas brasileiras, grandes, médias ou pequenas, estão cada vez mais interessadas na adoção de programas de integridade ou compliance com o objetivo de se proteger de penalidades, incrementar sua imagem, proteger os administradores de responsabilidades, alavancar negócios e manter sua competitividade no mercado. Existem muitas vantagens na adoção de tais programas pelas empresas e isto diz respeito diretamente à sua sustentabilidade e perenidade.

Dentre as penalidades acima citadas, várias foram criadas pela lei anticorrupção e legislação correlata, em vigor há alguns anos, que estabeleceu …

Leia mais

Cobalt mira o conforto

Cobalt mira o conforto

Nelson Tucci

Existem carros que priorizam preço; alguns, a potência; outros, o conforto. Em um mercado competitivo e tão cheio de opções o consumidor tem chances de escolher. Nesta edição Veículos & Negócios mostra o Chevrolet Cobalt como o carro do mês. Testamos o modelo, que tem a sua primeira reestilização. Em nossa opinião ficou bem melhor o design deste sedã, sobretudo nas laterais e na traseira. O tom de sobriedade está mantido e algumas atualizações ajudam os consumidores na escolha.

Motor 1.8, de transmissão automática de 6 …

Leia mais

Chegando ao Brasil o novo BMW

Lançado recentemente na Europa, o BMW M4 CS já está com o passaporte carimbado para o Brasil. A data de chegada da edição especial e limitada do cupê esportivo será confirmada oportunamente pelo fabricante, bem como o preço para o mercado brasileiro. Equipado com o Competition Package (Pacote de Competição) tem desenho esportivo e marca a introdução de uma nova nomenclatura para os modelos BMW M. O motor 3.0 litros teve sua potência de saída elevada a 460 cv, o que significa 29 cv a mais que o …

Leia mais

35 empresas notificadas pela Fundação Procon-SP

35 empresas notificadas pela Fundação Procon-SP

Fundação Procon-SP notificou 35 empresas – entre as quais, Abril, Folha da Manhã, os bancos BMG, Bradesco, Citibank, Pan, Safra, Santander, Votorantim, Caixa, Itau Unibanco… – por desrespeito à Lei de Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing (Lei nº 13.226/08, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 53.921/08). As empresas responderão a processo administrativo e poderão ser multadas em até R$ 9.123.604. Desde abril de 2009, o consumidor do Estado de São Paulo pode escolher se quer ou não receber ligações telefônicas que ofereçam produtos e serviços. Procon-SP oferece …

Leia mais

Novidades na 2ª Expo Frame

Novidades na 2ª Expo Frame

Leandro Ayres

EM comemoração ao sexto aniversário de fundação, o Frame Fotoclube de São Vicente promoverá a 2ª Expo Frame 2017 – 1ª Semana Fotográfica de São Vicente, de 17 a 23 de julho, no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, na Casa do Barão, Rua Frei Gaspar, 280, Centro da cidade.

O evento terá diversas atividades voltadas para os amantes da fotografia, profissionais e amadores. Uma excelente oportunidade para trocar informações, aprender, fazer amigos e ainda concorrer a brindes através do concurso fotográfico “A história da …

Leia mais

Scanners com registro sustentável

Scanners com registro sustentável

A Kodak Alaris registrou mais oito scanners no nível Silver pela Ferramenta de Avaliação de Produtos Eletrônicos (Epeat), o registro global definitivo para eletrônicos mais ecológicos. Com a adição dos scanners Kodak ScanMate i940, i1150 e i1150WN, os scanners i1190, i1190E e i1190WN e o Scan Station 710 e 730EX, todos os 28 scanners em sua gama obteve o status de nível Silver no registro Epeat, cumprindo rigorosos critérios ambientais.

Administrado pelo Green Electronics Council, a Epeat é a fonte mais confiável de classificações globais de produtos ambientais, …

Leia mais

O Caminho não está no Brasil!

O Caminho não está no Brasil!

Luiz Carlos Ferraz

É óbvio que o Caminho de Santiago não está no Brasil. Afinal, como se sabe, trata-se de uma rota de peregrinação cristã desenvolvida a partir do século IX, após o achado do sepulcro do Apóstolo de Jesus, Tiago Maior, na Galícia, Espanha. Hoje, alguns itinerários do Caminho na Europa estão reconhecidos como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O Brasil não faz parte desse universo. Tiago Maior nunca esteve no Brasil e …

Leia mais

Dão até suporte ao marketing!

Dão até suporte ao marketing!

Dotados de alta performance acústica, os Isosoft Baffles, Nuvens ou Revest podem transformar-se em interessante ferramenta de marketing a empreendimentos comerciais. Com a flexibilidade de serem aplicados em qualquer ambiente, os produtos da Trisoft são reciclados e 100% recicláveis, combinando conforto, qualidade e diferentes opções estéticas.

A Trisoft transforma a lã de PET, de garrafas retiradas do meio ambiente, em produtos para tratamento termo acústico de ambientes. De fácil aplicação, os Isosoft Baffles, Nuvens ou Revest são uma inovação na decoração sustentável.

Agora, a sugestão do fabricante é …

Leia mais

Brick Nina Martinelli em promoção!

Brick Nina Martinelli em promoção!

A Nina Martinelli, fabricante de revestimentos cimentício e cerâmica, oferece até 40% de desconto nos modelos Brick, feitos em cerâmica com aparência de tijolinhos. São diversos modelos a partir de R$ 99 o metro quadrado, disponível em boutiques de revestimentos em todo o Brasil.

Feito em cerâmica com aparência e formato de tijolinho, a coleção Brick Nina Martinelli ganha 32 novos acabamentos: 16 com aspecto natural e 16 que passam por processo de envelhecimento. As peças são únicas e criam ambientes com toque rústico e moderno.

Além dos …

Leia mais

Efeitos de luz e sombra

Efeitos de luz e sombra

Inspirada no movimento das grandes metrópoles, a série Frame evidencia o conceito cosmopolita na decoração. Com efeitos de luz e sombra, os elementos retangulares tridimensionais dão contraste e movimento em painéis e paredes. Com acabamento acetinado, nas cores snow e nude, o revestimento se destaca pelo relevo e tonalidades que podem compor ambientes com diferentes padrões de cor. Além disso, as peças de 30 x 90,2 cm têm junta mínima de 1mm, que dão efeito visual de continuidade na aplicação. Mais em www.incepa.com.br

Leia mais

Com flores e plantas

A 36ª Expoflora será realizada de 25 de agosto a 24 de setembro, de sexta-feira a domingo, das 9 às 19 horas, em Holambra, antiga colônia holandesa localizada a 140 km da capital paulista. O evento bateu recorde de público no último ano, com 328 mil pessoas nos 17 dias da exposição. Entre as atrações, a mostra de paisagismo e jardinagem apresentará 20 ambientes internos e externos de uma residência, com a participação de profissionais e empresas, sob a coordenação da arquiteta Karina Taccola. O objetivo é mostrar …

Leia mais

Bela e cheia de desafios

Bela e cheia de desafios

Conhecida por suas belezas naturais, a versatilidade faz parte da característica da Estância Turística de São Pedro, localizada no Interior do Estado de São Paulo, a cerca de 200 quilômetros da capital paulista. A cidade de 34,5 mil habitantes repousa na encosta da Serra do Itaqueri e, ao mesmo tempo em que oferece uma diversificada rede hoteleira para quem busca descanso e tranquilidade, é visitada por aventureiros que curtem fazer rapel, trilhas de jipe, voos de asa-delta e parapente, balonismo, off-road e banhos de cachoeira.

Com sua área …

Leia mais

Resort Nannai obtém certificado TripAdvisor

Resort Nannai obtém certificado TripAdvisor

Pelo sétimo ano consecutivo, o Nannai Resort & Spa, em Pernambuco, recebeu o Certificado de Excelência do TripAdvisor. Localizado na praia de Muro Alto, Ipojuca, no Sul do Estado, a 54 km de Recife e a 9 de Porto de Galinhas, o Nannai é um dos mais sofisticados e exclusivos resorts do país, reconhecido pelo tratamento diferenciado oferecido aos hóspedes, por sua arquitetura tropical e seus bangalôs com piscinas privativas, rica gastronomia e o maior Spa L’Occitane da América Latina. O resort é indicado para aqueles que procuram …

Leia mais

Aventura na travessia dos lagos andinos

Aventura na travessia dos lagos andinos

Espalhada pelo Norte da Patagônia, entre o Chile e a Argentina, a região dos lagos andinos oferece cenários surpreendentes formados por montanhas e vulcões. A melhor forma de conhecê-la é pela travessia de Puerto Varas, no Chile, a Bariloche, na Argentina, cruzando a Cordilheira dos Andes. O roteiro pode ser percorrido em um ou dois dias, com pernoite no vilarejo de Peulla, no Chile, que oferece boas opções para quem gosta de atividades ao ar livre, como caminhadas e passeios de caiaque.

Foi o aventureiro suíço Ricardo Roth …

Leia mais

Ameaça à saúde bucal

Ameaça à saúde bucal

Tradicionalmente usado em países do Oriente Médio, Norte da África e Sul da Ásia, o narguilé se popularizou na Europa e nas Américas, principalmente entre os jovens – que, em sua maioria, acredita que o cachimbo d’água, como também é conhecido, é menos prejudicial do que o cigarro. Isto é falso, pois não há uso seguro quando o assunto é tabaco. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) o uso do narguilé é um problema de saúde pública, pela alta exposição ao monóxido de carbono (CO), que atinge …

Leia mais

Mitos sobre a obesidade infantil

Mitos sobre a obesidade infantil

A nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), Ana Paula Del’Arco, relacionou e rebateu alguns mitos sobre a obesidade infantil, salientando como a alimentação adequada e rica em lácteos pode ser a chave para um desenvolvimento saudável.

Se uma criança já gosta de beber leite não preciso incentivar esse hábito. Mito. Durante a “fase láctea” a criança tem um apego emocional com o momento de “tomar o leite”, que ocorre ao acordar e na hora de ir dormir, como um ritual que precisa prevalecer. Após …

Leia mais

Pets farão passeata por melhorias

Pets farão passeata por melhorias

 Principal reclamação refere-se à falta de atendimento

 Protetores e simpatizantes de animais de Santos, acompanhados de seus respectivos pets, farão passeata pelas ruas da cidade para reivindicar melhorias na Codevida, a Coordenadoria de Defesa da Vida Animal, órgão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Santos. A principal reclamação refere-se à falta de atendimento, especialmente nos finais de semana e feriados prolongados, falta de espaço no canil municipal. Dr. Eduardo Filetti, que é médico veterinário e professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta), pós-graduado em saúde pública, …

Leia mais

Alckmin destaca o papel da imprensa regional

Alckmin destaca o papel da imprensa regional

Geraldo Alckmin com dirigentes da Associação de Jornais do Interior do Estado de São Paulo (Adjori-SP) e Adjori-Brasil na abertura do 37º Congresso da Adjori-SP, de 23 a 25 de junho em São Pedro, no interior do Estado: governador fez um balanço do quadro socioeconômico nacional e ressaltou a importância do jornalismo como exercício cotidiano na busca pela verdade, destacando a fundamental participação da imprensa regional neste processo.


Experimenta Portugal 2017

Sagres, o navio-escola da Marinha portuguesa agitou em junho o Porto de Santos, integrando a programação do

Leia mais

Hambúrguer no estilo retrô

Hambúrguer no estilo retrô

Bruno Scarpa

Com mais de três anos de atividades, Francisco Bacchi comemora em Praia Grande o sucesso da UPI Burguer, uma hamburgueria artesanal com decoração tematizada na Califórnia dos anos 50/60. Para Bacchi, o conceito da UPI Burguer é servir o melhor hambúrguer artesanal a preço justo, por meio de combinações de molhos e ingredientes que são sensação na Califórnia desde os anos 50, quando o hambúrguer passou a ser cultuado em todo o mundo.

Dentre os pratos preferidos, destaque para o Double Bacon com Guaraná da casa …

Leia mais

No Thai, Menu Degustação de Tapas

O restaurante Thai, do Casa Grande Hotel Resort & Spa, no Guarujá, realiza a temporada Outono-Inverno de seu Menu Degustação de Tapas, de sexta a domingo, das 19 horas à meia noite. O Thai oferece ambiente sofisticado e descontraído e no deck da praia os visitantes poderão apreciar a diversidades de temperos, ingredientes e aromas da gastronomia tailandesa e do sudeste asiático, em forma de aperitivos. “Originárias da Espanha, as tapas são pequenos aperitivos servidos antes das refeições e que, geralmente, são divididos entre os participantes. Hábito comum …

Leia mais

Templo gótico na orla

Templo gótico na orla

A Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré surgiu como uma pequena capela, em 1875, construída por ordem de Antonio Ferreira da Silva (o Visconde do Embaré), na chácara de sua propriedade, frontal à orla da praia da Barra. Após a morte do emérito santista, em 1887, a capela passou por um processo de degeneração, até que, em 1910, foi reformada.

Nos anos seguintes, com o aumento de residências na região da orla, viu-se a necessidade de ampliar o templo, a fim de atender a demanda …

Leia mais