35 empresas notificadas pela Fundação Procon-SP
Fundação Procon-SP notificou 35 empresas – entre as quais, Abril, Folha da Manhã, os bancos BMG, Bradesco, Citibank, Pan, Safra, Santander, Votorantim, Caixa, Itau Unibanco… – por desrespeito à Lei de Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing (Lei nº 13.226/08, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 53.921/08). As empresas responderão a processo administrativo e poderão ser multadas em até R$ 9.123.604. Desde abril de 2009, o consumidor do Estado de São Paulo pode escolher se quer ou não receber ligações telefônicas que ofereçam produtos e serviços. Procon-SP oferece regularmente palestras gratuitas aos consumidores, com inscrições pelo site www.procon.sp.gov.br
André Oliveira, presidente da rede de franquias de empréstimos CredFácil, revela que há empresas que liberam dinheiro para pessoas que possuem restrição no nome: “É importante avaliar todas as opções, mas há um empréstimo direcionado para quem está com problemas no CPF. A única exigência é que o solicitante seja assalariado com, no mínimo, seis meses de registro e movimentações bancárias”. Para esse tipo de empréstimo, com dinheiro na conta corrente do solicitante em até 24 horas, não é necessário fiador. “Aposentados e pensionistas negativados também podem fazer esse tipo de empréstimo. Para eles os juros são menores e podem parcelar em mais vezes”.
. Proteste Associação de Consumidores fez teste com oito marcas de queijo minas frescal para avaliar a qualidade físico-química, as condições de higiene e a rotulagem de amostras do alimento e apurou que algumas, ao contrário do que se acredita, têm excesso de gorduras e sódio e também apresentam no rótulo informações que nem sempre condizem com a realidade. A Proteste encaminhou os resultados ao Ministério da Agricultura e à Anvisa, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
. Unilever se une à ONU Mulheres e a players mundiais de publicidade e tecnologia para anunciar a “Unstereotype Alliance”, cuja missão é acelerar o fim de retratos estereotipados de gênero em anúncios. Para isso o grupo discutirá como a indústria pode promover mudanças culturais positivas usando o poder da propaganda e, assim, ajudar a moldar percepções realistas e não tendenciosos de mulheres e homens.
CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br