Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 257 Junho 2016

Luiz Carlos Ferraz

Livro aborda os mistérios do Caminho

"A Última Peregrinação": obra será lançada em 23 de julho

Livro aborda os mistérios do Caminho

Nelson Tucci

Santiago_01_CapaQuantas vezes você se permitiu questionar sobre as suas certezas? Quantas vezes brigou com os seus demônios? Quantas vezes parou para refletir sobre as coincidências que permeiam a sua vida? Quantas vezes se perdoou? Quantas vezes tentou entender a morte? E… quantas vezes procurou sentir a vida em sua plenitude, captando os sinais mais sutis que lhe são enviados? Quantas? Tem certeza?

É neste profundo mergulhar em si mesmo, levando um papo reto com o seu eu, que o jornalista Luiz Carlos Ferraz constrói a sua obra. Passo a passo ele nos leva pelos Caminhos de Santiago, que são muitos: o Caminho Francês, o Português, o Aragonês, o Sanabrês… E quando tudo já parecia percorrido, ele volta ao início: o Primitivo, que poderia ter sido “naturalmente” o primeiro – cuja saga ambienta seu mais recente livro “A Última Peregrinação”, que será lançado em 23 de julho, a partir das 17 horas, na Pinacoteca Benedicto Calixto, na orla da praia do Boqueirão, em Santos.

A obra nos sugestiona ao raciocínio de que se está sempre recomeçando? Ou teria sido esta apenas uma coincidência? Os quase 2.000 quilômetros percorridos a pé, em seis anos (distância equivalente de São Paulo a Montevidéu), mostram mais que o propósito de se descobrir. Revelam o caminho da fé. A fé em Deus, nos milagres, nas coincidências… e por conseguinte a fé em si próprio. A fé reforçada de que é possível – e necessário, talvez? – o exercício da construção, da desconstrução e da reconstrução do humano, do Ser individual. A fé de que o leitor poderá ser sugestionado ao autoconhecimento e buscar as suas certezas. Ou descobrir as dúvidas latentes…

A fé que move montanhas – como nos ensina o dito popular – é a mesma fé que põe o Ser em pé, para olhar adiante, nos ensina Ferraz. Muito além dos imponentes edifícios medievais e dos singelos “pueblos”, dos embrutecidos muros que separam e das providenciais pontes que unem, o jornalista dá uma aula de história, apresentando um pouco do berço da Humanidade pelo território europeu.

Ferraz: “Não tinha consciência de que peregrinaria...”

Ferraz: “Não tinha consciência de que peregrinaria…”

Até chegar à Praza do Obradoiro e reencontrar Santiago, o autor nos desvela, com simplicidade e honestidade, muitas dúvidas. E o faz com a mesma simplicidade da qual são dotados os grandes homens, e com as dúvidas que assomam a todas as mentes privilegiadas. Mas pare de se preocupar! Pois citando trechos do Evangelho, Luiz Carlos Ferraz nos leva à reflexão sobre o porquê de se enveredar pelos caminhos de escolhas muitas vezes fúteis e alerta para que não se abandone o essencial. Recorre às Escrituras: “Os que não conhecem a Deus se preocupam com todas estas coisas, mas vós tendes um Pai celestial que bem sabe o que necessitais… Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.

E de forma direta, o autor nos convida à Caminhada: “Pouco conhecia sobre o Caminho Primitivo quando decidi peregriná-lo em junho de 2015. Sabia que se tratava do primeiro entre os Caminhos a Santiago de Compostela, mas não tinha consciência de que peregrinaria um dos mais difíceis, talvez o mais difícil entre os Caminhos que convergem às relíquias do apóstolo de Jesus, Tiago Maior, rico em paisagens extraordinárias, como no trecho em que atravessa a Cordilheira Cantábrica, que separa, ou une, o Principado das Astúrias e a Galícia. Como consegui vencer este desafio é o que relato neste livro”.

Santiago_03_Mapa_caminho_primitivo-14

O Caminho: entre dúvidas e certezas, anjos e demônios…

Santiago_05_DSC0991

Muralhas romanas em Lugo, Galícia

Santiago_06_DSC0789

Alerta para que não se abandone o essencial

Santiago é aqui!

O lançamento de “A Última Peregrinação” é uma realização da Titan Comunicação, com patrocínio de Real Consultoria Imobiliária, Pet Memorial, Engeplus Incorporadora e Construtora, Apply Auditores Associados, Ferreira & Cheganças Materiais para Construções, Unisanta, Stiletto, Translitoral, Le Ayres Fotografia Profissional, Toads, Sweet Salt Gourmet, Jornal Perspectiva, Rádio City 102 FM e Prefeitura de Santos.

Metade da renda obtida com a venda dos livros será doada à Casa da Esperança de Santos. A instituição é mantida pelo Rotary Club de Santos e atende crianças e adolescentes portadores de paralisia cerebral. Os livros estarão à venda na Realejo e Nobel, no Gonzaga, em Santos, e poderão ser solicitados pelo e-mail titan.com@uol.com.br, telefones (13) 3284.2373 / 9.9147.6668.

A Pinacoteca Benedicto Calixto está localizada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, Bairro Boqueirão, em Santos, com estacionamento pela Avenida Dr. Epitácio Pessoa, 100.

 

Santiago_07_DSC0876

As pedras do Caminho Primitivo

Responder