Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 324 Janeiro 2022

Acesso à tecnologia e inovação

Acesso à tecnologia e inovação

Criado para democratizar o acesso à tecnologia e inovação na rede estadual de São Paulo, o Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (Ciebp) beneficiou no ano passado estudantes da capital e do interior com sete novas unidades fixas e uma unidade móvel, a carreta “Ciebp Presente”, que atenderá de forma itinerante regiões que ainda não foram contempladas por unidade fixa do centro. A expectativa para 2022 é que sejam inaugurados 26 Centros de Inovação.

Mais de 64 mil itens chegaram à Central de Achados e Perdidos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em 2021, esquecidos pelos passageiros que circularam pelas 96 estações das sete linhas e pelos trens da rede de ferrovia. Os itens mais perdidos são documentos (cartões de crédito, RG), seguidos de carteiras, vestuário e chaves. Dos 64.514 itens foram devolvidos 20.787.

Secretaria da Justiça e Cidadania multou em R$ 27.174,50 o primeiro caso de pessoa que tomou indevidamente dose do imunizante contra a Covid-19 no estado de São Paulo. O caso foi investigado por Comissão Especial Integrada e, após manifestação de defesa, a denunciada foi condenada, por unanimidade. Cabe recurso da decião. Em 2021, a Comissão recebeu 128 denúncias de casos de pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19 fora do calendário, sendo 24 casos de revacinação e 33 procedimentos instaurados.

Procon-SP notificou a FCA Fiat Chrysler Automóveis do Brasil para que o fabricante explique sobre o reajuste de preços do veículo Fiat Pulse que afetará, inclusive, quem já fez a reserva da compra e o respectivo pagamento. A alegação da empresa é que a alta volatilidade do câmbio e o mercado dos insumos gerou a alta dos preços, mas no entendimento do Procon-SP, essa instabilidade não é uma situação atípica e estava na previsão da empresa.

Prêmio Sesc de Literatura com inscrições abertas até 11 de fevereiro para autores não publicados nas categorias romance e conto. Prêmio avalia trabalhos com qualidade literária para edição e circulação nacional. Processo de inscrição é gratuito e online, com informações em www.sesc.com.br/premiosesc

Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo deflagrou em janeiro a operação Vaisyas II, que fiscaliza a transmissão de patrimônio sujeita à incidência de Itcmd, imposto sobre doações ou transmissão causa mortis (heranças) e que possui alíquota de 4%.

CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br

Responder