Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias
Edição 316 Maio 2021

Edição 316 Maio 2021

→ Visualizar versão impressa em PDF

Casa da Mãe Joana

Luiz Carlos Ferraz

Relaxe, você está na Casa da Mãe Joana. Aqui a vacina está proibida, não é obrigatório o uso de máscara e a aglomeração faz parte do pacote. Aliás, no mês dos namorados, o deboche com a vida está liberado aos casais, com tratamentos que incluem cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina à vontade (a aplicação retal do ozônio é opcional) e carreata na festa de despedida… Não, a gestão da Casa da Mãe Joana não merece arrancar sequer um sorriso. Na real, ela não tem a mínima …

Leia mais

Produtos viciados e judicialização

Produtos viciados e judicialização

Alberto Murray Neto

Os produtos viciados são aqueles que de modo geral apresentam problemas, tornando-se impróprios para o uso ou tendo diminuído o seu valor. Alguns exemplos de produtos impróprios ao uso e consumo são os que estejam fora do prazo de validade, os deteriorados, adulterados, falsificados, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação e os que, por algum motivo, se revelam inadequados ao fim a que se destinam.

Ocorrendo o vício do produto a responsabilidade é …

Leia mais

Porcelanatos fora do óbvio

Porcelanatos fora do óbvio

A Portinari e a arquiteta paulistana Dudi Duarte lançaram o projeto de uma cozinha cosmopolita, construída dentro do ambiente reduzido e sustentável de um container, em exposição na fábrica da Portinari, em Criciúma, Santa Catarina. A proposta traz a aplicação do porcelanato além do piso e das paredes, se estendendo para bancada, armários e bancos. O conceito reforça a versatilidade desse tipo de revestimento e cria uma atmosfera fora do óbvio, sem deixar o conforto de lado.

Os lançamentos Portinari são inspirados no “ressignificar o morar” e, para …

Leia mais

Concurso internacional de design

Concurso internacional de design

Destinado a arquitetos e designers, a 10ª edição do jumpthegap, o concurso internacional de design promovido pela Roca, está com inscrições abertas até 3 de junho. O candidato deve projetar soluções inovadoras e criativas para o espaço do banheiro, como resposta aos desafios da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

“O conceito de ‘futuro’ mudou”, diz Marc Viardot, diretor de Marketing e Design Corporativo do Grupo Roca: “Há novos desafios trazidos pela pandemia, enquanto outros são de crescente e vital importância, como preservar o planeta, apoiar …

Leia mais

Parceria promove capacitação de jovens

O Instituto MPD firmou parceria com Projeto Ampliar – Secovi-SP para promover ações visando o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens. O programa teve início com palestra online “Empregabilidade e desafios: um mundo de oportunidades à sua espera”, ministrada por Rubia Moreira, diretora executiva do instituto, e Márcia Corrêa, diretora da Golden Head Recursos Humanos.

A parceria com o Ampliar, que há 30 anos profissionaliza e capacita jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de cursos gratuitos, proporcionará a oportunidade para que se conectem com profissionais experientes …

Leia mais

Ouvidoria atende 91 reclamações por dia!

Ouvidoria atende 91 reclamações por dia!

Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC) de Santos recebeu 11.439 solicitações no primeiro quadrimestre do ano, uma média de 91 por dia, por telefone, meios digitais ou pessoalmente. Dessas, 77,33% foram atendidas e 23,66% estão em andamento. As demandas mais solicitadas são: manutenção de vias públicas, poda de árvores e sobre iluminação pública. No ano passado, o órgão realizou 33.730 atendimentos, uma média de 93 por dia, além de 27.859 manifestações e 5.329 prestações de informação. O índice de satisfação do serviço em 2020 foi de 93% e do …

Leia mais

Longe de atingir os ODS

Longe de atingir os ODS

Estudo elaborado com base no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) mostra que as 26 capitais estaduais têm grandes desafios a superar para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030. Mesmo aquelas mais bem posicionadas no comparativo, como Curitiba, São Paulo e Florianópolis, estão distantes das metas estabelecidas em oito dos 17 ODS.

A capital do Paraná registra a maior pontuação média considerando todos os objetivos a serem alcançados (66,03). Quanto mais próximo de 100, mais …

Leia mais

Modelo de cidade inteligente

Modelo de cidade inteligente

A Acciona e a Câmara Municipal de Toro, na Província de Zamora, Espanha, implementaram sistema de sensorização e monitorização em tempo real dos principais serviços urbanos da cidade, transformando-a em uma das cidades inteligentes mais avançadas da Europa. O sistema consiste em 200 sensores sem fio, de baixo consumo, conectados a uma rede que coleta dados da iluminação urbana em tempo real, além do ciclo integral da água, da coleta de lixo, da gestão de parques e jardins municipais e também de veículos de manutenção urbana. Os dispositivos …

Leia mais

Cadeira de transferência para piscina

Cadeira de transferência para piscina

A TK Elevator lançou a cadeira de transferência para piscinas. O produto foi desenvolvido pela Divisão de Acessibilidade da empresa e facilita a adaptação de áreas de lazer, públicas e privadas, facilitando as atividades de reabilitação motora e esportivas. O público-alvo é variado e formado por pessoas com algum tipo de deficiência motora temporária ou permanente, inclusive cadeirantes, idosos, gestantes e crianças.

Para o gerente de Acessibilidade da TK Elevator, Rafael Villar, a cadeira é um instrumento de inclusão social: “Hoje, muitas pessoas deixam de usar a piscina …

Leia mais

Ouro traz sofisticação

Ouro traz sofisticação

Entre os lançamentos da Ceusa, as coleções Gold e Botânica Glam se destacam pelo design que leva aplicação do ouro nas peças. A coleção Botânica Glam traz riqueza de detalhes, misturando os traços da vegetação natural com o glamour do ouro e uma combinação de tons. A natureza invade os revestimentos cerâmicos de forma inusitada. As peças brancas remetem a uma natureza envelhecida e desidratada, combinando folhas de diferentes estações. Já a versão em azul, evidencia grandes folhas douradas com efeitos em baixo relevo. O toque artesanal imperfeito …

Leia mais

Valorizar o design nacional!

Estão abertas até 31 de outubro as inscrições ao 1º Prêmio Adriana Adam de Design, inspirado pelo arquiteto e designer italiano Gaetano Pesce e que homenageia a design Adriana Adam, que iniciou sua carreira nos anos 1970 e atuou até sua morte em 2014. O objetivo é revelar novos talentos do design brasileiro.

Para participar basta ser universitário ou estudante de curso de extensão reconhecido de design ou de arquitetura, ou profissional graduado com até cinco anos de formado. As inscrições são gratuitas pelo site www.premioadrianaadamdedesign.com.br O candidato …

Leia mais

Plataforma ajudará encontro entre empresas e talentos

Plataforma ajudará encontro entre empresas e talentos

O projeto PerifaLions prepara plataforma para ajudar recrutadores, agências, empresas e fornecedores a se conectarem com talentos das periferias em busca de oportunidade. A iniciativa é uma via de mão dupla, tanto para jovens talentos, que poderão criar seus perfis para serem vistos pelas empresas, quanto para as empresas, que poderão divulgar suas vagas para serem vistas pelos talentos. De maneira intuitiva, gratuita e de fácil acesso, a plataforma chega para fortalecer o papel de conexão assumido pelo projeto.

Com a escassez de oportunidades no cenário pandêmico, o …

Leia mais

Parceria na qualidade

Parceria na qualidade

Sandra Netto

Empresa familiar criada por imigrantes espanhóis e portugueses, a Construtora Tamandaré Empreendimentos Imobiliários entregou em Santos o Residencial Mar de Santos, na Av. Almirante Cochrane, 283, no Bairro Embaré. Adotando como estratégia a parceria com renomadas empresas e profissionais do litoral paulista, a Tamandaré trilha um caminho sólido na construção civil, e o resultado é a produção de empreendimentos diferenciados, reconhecidos por fornecedores e clientes.

“Comprometimento, credibilidade, solidez e segurança fazem parte do nosso dia a dia e da nossa história”, afirma o diretor José Roberto …

Leia mais

Natureza vista do alto

Natureza vista do alto

Apreciar a transformação da biodiversidade é uma prática que pode ser feita de diversas maneiras. Contemplar a natureza do alto, sob uma nova perspectiva, é uma delas. Encontrar pontos de elevação que possibilitem um amplo vislumbre da fauna e flora em seu mais puro estado, no entanto, não é uma tarefa simples. Mas não impossível em qualquer uma dessas quatro incríveis torres de observação.

Poucos hotéis no mundo podem se orgulhar de oferecer serviços e experiências verdadeiramente diferenciados como o Cristalino Lodge, em Alta Floresta, Mato Grosso. Inserido …

Leia mais

Metropole Monte-Carlo reabre revitalizado

Metropole Monte-Carlo reabre revitalizado

Após uma longa reforma, o Metropole Monte-Carlo, um dos mais icônicos hotéis do Principado de Mônaco, retomou atividades. O empreendimento surgiu renovado e inspirado na atmosfera primaveril com peônias, tulipas, magnólias e hortênsias dispostas em um jardim na entrada do hotel.

Localizado na disputada área Carré D’Or, a poucos passos do Cassino de Monte-Carlo, o Metropole Monte-Carlo foi construído originalmente em 1889 e é fiel representante da Belle Époque. Enquanto seus 125 quartos e suítes traduzem o charme do Mediterrâneo, o Yoshi, comandado pelo chef Takeo Yamazaki, se …

Leia mais

Passeios imperdíveis nas montanhas da Mantiqueira

Passeios imperdíveis nas montanhas da Mantiqueira

Entre as opções de hospedagem na vila mineira de Monte Verde, a 170 quilômetros da capital paulista, a Pousada Jardim da Mantiqueira tem estilo minimalista e a vantagem de estar a menos de 400 metros da principal avenida do distrito de Camanducaia. A pousada reúne chalés com vista para bosque de araucárias, suítes com hidromassagem, café da manhã artesanal, entre outros diferenciais.

As atrações do destino são variadas. A Fazenda Radical, por exemplo, oferece atrações para a família inteira, desde atividades como arvorismo, cavalgada e arco e flecha …

Leia mais

“Apesar de…” o país volta a crescer

“Apesar de…” o país volta a crescer

Nelson Tucci

Os portos gaúchos somam crescimento de 4,89% na movimentação de cargas. No Paraná, só as importações têm de 12% a 13% mais volume. Em Santos, o maior complexo portuário do país, março de 2021 contra março de 2020 mostrou crescimento de 30% no volume de cargas em contêineres e no acumulado do primeiro trimestre há registro de movimento recorde, com total de 35,3 milhões de toneladas, representando 11,1% a mais que no 1º trimestre do ano passado. Além do impulso da soja e do açúcar no …

Leia mais

Características essenciais do CEO de startup

A aceleradora de startups Bluefields acredita que o CEO – sigla do cargo em inglês Chief Executive Officer, que em português equivale a diretor-geral – é peça chave para determinar o sucesso ou fracasso de uma empresa, assim como lidar com qualquer um dos resultados. No programa de aceleração The Big BaM!, executado pela Bluefields, líderes de startups atuantes no mercado passam por aulas sobre o tema para lapidar suas habilidades e saber como atuar no cargo. Com essa expertise, a empresa selecionou as principais características para …

Leia mais

Plano de expansão do Farmácias APP

Para suprir a aceleração do digital e a alta demanda do delivery, ocasionadas pelo isolamento social, o Farmácias APP, aplicativo de venda online de saúde e beleza, iniciou seu plano de expansão. A princípio, o projeto foca as regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A ação está sendo executada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A meta para 2021 é atingir a marca de 10 mil lojas parceiras, sendo uma apoiadora do varejo no mundo digital. “Queremos …

Leia mais

Controle da hipertensão

Controle da hipertensão

Doença muitas vezes assintomática, a hipertensão arterial atinge cerca de 65 milhões de pessoas no país e, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), é responsável por 80% dos AVCs e 60% dos infartos. Por hora são registradas, em média, 40 mortes por razões cardiovasculares. Chamada popularmente de pressão alta, pode atingir desde crianças a idosos, de ambos os sexos.

Segundo o cardiologista Roberto Botelho, diretor do Instituto do Coração do Triângulo e médico da Conexa Saúde, a hipertensão também é a principal causadora de insuficiência cardíaca e …

Leia mais

Potência no tratamento biocosmético

Potência no tratamento biocosmético

Natura Ekos, que há 20 anos une beleza e sustentabilidade, relança toda a linha da marca com fórmula que oferece três vezes mais potência no tratamento biocosmético para as diferentes necessidades da pele, indo além da hidratação. Assim, Ekos reafirma o conceito de Biobeleza, pois não dá mais para pensar em beleza individual sem pensar na beleza que se preocupa com performance, mas sempre guiada pelo respeito, cuidado com as pessoas e a natureza.

A modelo Gisele Bündchen é a nova embaixadora da marca e Amazônia Viva. As …

Leia mais

Música ajuda no tratamento do idoso

A música pode ser um instrumento terapêutico importante no tratamento do idoso com problemas cognitivos e psicológicos. Para a psicóloga Daniela Bernardes, do Residencial Club Leger, de São Paulo, a musicoterapia pode ajudar a fomentar a interação social e influir positivamente na qualidade de vida do idoso. “Canções e composições nos remetem aos momentos de outrora e podem despertar boas sensações e sentimentos”, avalia Bernardes.

A musicoterapia é uma técnica de tratamento que utiliza a música associada a várias atividades para tratar várias alterações da saúde, pois melhora …

Leia mais

Em cativeiro, adapta-se bem à luz do dia

Em cativeiro, adapta-se bem à luz do dia

Divulgação Conhecido por sua facilidade de reprodução

Opção interessante de pet é o coelho, ou oryctolagus cuniculus. Em cativeiro, ele vive em média entre 5 e 9 anos. Existem dois grupos deles: os rabo-de-algodão, habitantes do continente americano; e as variações europeias azul-de-viena, lebre-belga, japonesa, angorá, belier-inglesa, chinchila e himalaio.

Em seu ambiente natural o coelho é tem hábitos noturnos, mas em cativeiro adapta-se bem à luz do dia. Quanto a sua alimentação é totalmente herbívoro e consome uma grande quantidade de folhas diariamente.

Entre 5 e 8 …

Leia mais

Miss México, a Miss Universo 2020

Miss México, a Miss Universo 2020

Andrea Meza, a Miss México: 26 anos, a bela foi coroada Miss Universo 2020, em maio, no Seminole Hard Rock Hotel & Casino, em Hollywood, Flórida, Estados Unidos. Formada em engenharia de software e vegana, Andrea superou 74 participantes, entre elas a gaúcha Julia Gama, que ficou em 2º lugar no certame, a melhor colocação do Brasil na competição desde 2007.

Em meio às incertezas do momento, empreendedor e consultor Diego Arruda lista cinco segmentos de franquias com expectativa de expansão: alimentação (principalmente delivery, alimentação saudável e rápida),

Leia mais

O preferido da Mallet

O preferido da Mallet

Bruno Scarpa

Há 18 anos funcionando sob o comando de Giovana Mariani e José Horácio de Oliveira, o Matilde Bar fica localizado na principal via gastronômica de Praia Grande, a Avenida Marechal Mallet, 960. O Matilde foi criado como um pequeno bar para reuniões e confraternizações de amigos e hoje é uma das maiores e mais tradicionais casas da cidade. A decoração combina peças colecionadas durante viagens aos mais variados locais, proporcionando um ambiente romântico à meia luz, ideal para casais, mas também muito frequentado por famílias.

Dentre …

Leia mais

Bares e restaurantes endividados

Alto nível de endividamento foi constatado em 71% dos bares e restaurantes ouvidos em pesquisa da série Covid-19, realizada pela Associação Nacional de Restaurantes, em parceria com a consultoria Galunion e o Instituto Foodservice Brasil. Dentre os 71% de endividados, 79% devem para bancos, 54% estão com impostos em atraso e 37% têm débitos com fornecedores. A pesquisa foi feita entre 9 de abril e 5 de maio e ouviu 650 empresas de diversos perfis, de redes a independentes, de todos os estados brasileiros. Entre os participantes, 29,2% …

Leia mais

Entre o Jornalismo e a Literatura

Entre o Jornalismo e a Literatura

O escritor e jornalista André Argolo foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 23 de maio de 2017 na Sala Serafim Gonzalez, da Casa de Frontaria Azulejada, localizada no Centro Histórico de Santos. Em seu depoimento, Argolo conta sobre sua passagem em emissoras de televisão de alcance nacional, sua opção pela literatura e lembra memórias da infância e adolescência vividas na cidade natal.

André Argolo nasceu na Casa de Saúde de Santos em 17 de março de 1974, e passou a infância e adolescência nos bairros do José …

Leia mais