Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 316 Maio 2021

Divulgação

Cadeira de transferência para piscina

Equipamento da TK Elevator amplia portfólio de acessibilidade

Cadeira de transferência para piscina

A TK Elevator lançou a cadeira de transferência para piscinas. O produto foi desenvolvido pela Divisão de Acessibilidade da empresa e facilita a adaptação de áreas de lazer, públicas e privadas, facilitando as atividades de reabilitação motora e esportivas. O público-alvo é variado e formado por pessoas com algum tipo de deficiência motora temporária ou permanente, inclusive cadeirantes, idosos, gestantes e crianças.

Para o gerente de Acessibilidade da TK Elevator, Rafael Villar, a cadeira é um instrumento de inclusão social: “Hoje, muitas pessoas deixam de usar a piscina por medo de cair ao descer as escadas, como os idosos e até mesmo uma gestante, e os cadeirantes só têm como opção as rampas”. Villar enfatiza que o uso de soluções acessíveis em áreas comuns de prédios residenciais novos, como as piscinas, está previsto na lei federal de acessibilidade e as Prefeituras estão começando a fiscalizar as obras para o cumprimento da legislação.

A cadeira de piscina possui design clean, que se traduz em um produto compacto e de fácil instalação, porém robusto. Um pequeno espaço junto à borda da piscina é suficiente para a base de fixação, composta por um motor, bateria independente e sistema de acionamento.

A tecnologia aplicada ao produto se traduz na utilização de materiais resistentes à exposição externa, inclusive em regiões litorâneas, e submersão na água. O motor e a bateria são blindados e o comando joystick é à prova d’água. Por isso, não é necessário um espaço, como casa de máquinas, para armazenar o sistema de motor.

Com capacidade para transportar uma pessoa de até 150 quilos, a cadeira possui proteção posterior, apoio para os braços e os pés e cinto de segurança. Outro diferencial é a altura do assento, adequado ao da cadeira de rodas, para facilitar o translado do cadeirante de forma autônoma na hora que ele for utilizar o equipamento.

A operação também é simples. Após sentar-se na cadeira junto à borda da piscina, a pessoa aciona o joystick para entrar e sair da piscina, indicando sobe ou desce no comando. “O sistema foi desenvolvido para facilitar a utilização da cadeira com total segurança. Recomendamos a operação assistida e o uso do cinto de segurança”, destaca Villar.

Além da comercialização e instalação do produto, a TK Elevator disponibiliza ao cliente um contrato de manutenção preventiva trimestral, a partir de um corpo técnico especializado, um conjunto de bateria reserva e garantia de fabricação de um ano.

Com clientes em mais de 100 países e 50.000 funcionários, a TK Elevator é uma das líderes mundiais de elevadores e tornou-se independente desde sua venda pela thyssenkrupp AG, em agosto de 2020. O portfólio de produtos abrange desde elevadores para edifícios residenciais e comerciais até soluções de ponta e personalizadas de última geração. Além disso, também consiste em escadas rolantes e esteiras rolantes, pontes de embarque de passageiros, escadas e plataformas elevatórias. Soluções integradas de serviços baseados na nuvem, como a plataforma MAX, estão ganhando importância.

Responder