Edição 328Maio 2022
Sábado, 25 De Junho De 2022
Editorias

Publicado na Edição 316 Maio 2021

Características essenciais do CEO de startup

A aceleradora de startups Bluefields acredita que o CEO – sigla do cargo em inglês Chief Executive Officer, que em português equivale a diretor-geral – é peça chave para determinar o sucesso ou fracasso de uma empresa, assim como lidar com qualquer um dos resultados. No programa de aceleração The Big BaM!, executado pela Bluefields, líderes de startups atuantes no mercado passam por aulas sobre o tema para lapidar suas habilidades e saber como atuar no cargo. Com essa expertise, a empresa selecionou as principais características para formar um bom CEO.

Caráter, mandatário. Ao comandar um time, valores como ética, respeito a diversidade, lealdade, dignidade e compaixão são intrínsecos ao cargo. A Bluefields aplica o método Kingdom Business em seus negócios, que compreende em ter princípios básicos na operação da sua empresa e em negociações.

Iniciativa, para largar na frente. Um CEO de startup precisa estar atento ao momento e ser a pessoa que vai ter a iniciativa para trazer um projeto novo, mudar dinâmicas ou até mesmo recuar.

Competência, mais do que o diploma. Para o desenvolvimento das soft skills, hoje existem cursos, mas escolher ser líder em pequenas coisas, como um time de futebol ou outras áreas da vida, ajuda a exercitar essas habilidades.

Confiança, em você e no seu time. Para investidores anjo, por exemplo, o time é o capital humano para atrair investimentos para o negócio. A confiança na companhia e nos rumos da startup no mercado são essenciais para uma jornada bem-sucedida.

Imperfeição, ninguém é perfeito. Um bom CEO não é o que erra menos, mas o que aprende mais rápido com seus erros. Na Bluefields, existe o conceito de acelerar o fracasso. Saber rapidamente sobre os percalços do seu negócio economiza tempo e dinheiro.

Responder