Edição 351Abril 2024
Quinta, 09 De Maio De 2024
Editorias

Publicado na Edição 316 Maio 2021

Divulgação

Passeios imperdíveis nas montanhas da Mantiqueira

Monte Verde: atividades radicais, parques, gastronomia

Passeios imperdíveis nas montanhas da Mantiqueira

Entre as opções de hospedagem na vila mineira de Monte Verde, a 170 quilômetros da capital paulista, a Pousada Jardim da Mantiqueira tem estilo minimalista e a vantagem de estar a menos de 400 metros da principal avenida do distrito de Camanducaia. A pousada reúne chalés com vista para bosque de araucárias, suítes com hidromassagem, café da manhã artesanal, entre outros diferenciais.

As atrações do destino são variadas. A Fazenda Radical, por exemplo, oferece atrações para a família inteira, desde atividades como arvorismo, cavalgada e arco e flecha até opções mais radicais, como tirolesa com 1.050 metros de extensão, passeio de quadriciclo e parede de escalada.

A Trilha da Pedra Redonda fica dentro do parque Verner Grinberg. A atração conta com mirante no meio e baixo grau de dificuldade em relação às demais da região. Funciona às sextas, sábados, domingos e feriados, das 9 às 17h30, com quatro passeios diários intervalados em 15 minutos.

Com natureza exuberante, o Parque Oschin foi construído em reserva florestal particular e oferece diferentes atrativos: o Caminho das Hortênsias, com gigantes araucárias e xaxins centenários, Cascata da Olívia, Gruta do Ian, Lago da Nalu e playgrounds com brinquedões que garantem a diversão da criançada.

Se a ideia é curtir o frio, nada melhor do que visitar o Ice Bar e ter a oportunidade de tomar um drink a -15ºC. O local, todo feito de gelo, chama a atenção por si só, rendendo boas fotos em um clima congelante.

Reunindo as principais opções gastronômicas e de compras de Monte Verde, a avenida principal, que leva o nome do distrito, é cenário do roteiro tanto durante o dia, quanto à noite. Seja para registrar as baixas temperaturas, comprar os produtos típicos nas lojinhas das galerias ou se deliciar com as iguarias da vila.

O endereço conta com um novo atrativo que fica por conta da decoração: a pintura bauer. O projeto realizado pelas mãos dos artesãos locais começou pelos bancos da avenida principal, que ganharam contornos e cores típicos da técnica, que significa “Pintura de Camponês” e é original da Alemanha. Visite as obras de Manuella Osterne, precursora da obra deixada por sua mãe, Maria Carmem Osterne, falecida recentemente.

Vale ainda visitar as pinturas de Sônia Nogueira, da Artecasa, e também os trabalhos criativos do Espaço Bauer Atelier, da competente Cristina Camargo. Um pouco mais distante do centro, aventure-se no ateliê de Paula Bars.

Na Rota dos Chocolates tem a Chocomel, bem no centrinho da cidade; a Saborearte, para experimentar o saboroso Banoffee; a Chocolateria Monte Verde, com mais de 40 itens na loja de fábrica na Avenida Sol Nascente.

Responder