Edição 351Abril 2024
Domingo, 28 De Abril De 2024
Editorias
Edição 318 Julho 2021

Edição 318 Julho 2021

→ Visualizar versão impressa em PDF

Mas falem de mim!

Luiz Carlos Ferraz

A pouco mais de um ano das eleições presidenciais de 2022 ferve o ambiente político nos palácios de Brasília, com a profusão de factoides e fake news, ora envolvendo o presidente Jair Bolsonaro, ora seu principal adversário no pleito, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Temperado pelas mais de 540 mil mortes causadas pela pandemia e sua gestão ordinária, o cardápio principal da mídia e redes sociais nas últimas semanas, ainda que neste momento o Congresso Nacional esteja em recesso, consagra a máxima do …

Leia mais

Registro empresarial mais simples

Registro empresarial mais simples

Alberto Murray Neto

O registro empresarial no Brasil é feito pelas Juntas Comerciais, havendo uma em cada estado da Federação. As Juntas Comerciais estão politicamente subordinadas aos governos estaduais e, tecnicamente, ao Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), órgão do governo federal. Cada Junta Comercial tem como órgão máximo o plenário, que é composto por pessoas indicadas pelo governador do estado. Algumas delas são de livre escolha do governador e outras são escolhidas a partir de listas tríplices apresentadas por entidades como OAB, Febraban, Associação Comercial, Federação …

Leia mais

Originalidade em banheiros e lavabos

Originalidade em banheiros e lavabos

Louças sanitárias costumam seguir o padrão branco ou tons escuros, compondo banheiros e lavabos que limitam a criatividade. Nascida da palavra “baden”, que remete a purificar-se ou banhar-se, a marca Badenza inspira-se na elevada disciplina dos alemães e estabelece um novo patamar de qualidade, proporcionando projetos originais.

Localizada em Americana, no interior do estado de São Paulo, a indústria produz artesanalmente louças sanitárias com matéria-prima nobre de alto grau em pureza, com 10 anos de garantia e o menor prazo de entrega.

Para compor ambientes no estado da …

Leia mais

Ambiente ressignifica valores comerciais

Ambiente ressignifica valores comerciais

Arquiteta Juliana Neves, da Kube Arquitetura, preparou projeto na exposição de containers na fábrica da Portinari, em Criciúma, Santa Catarina, inspirado no tema “ressignificar o morar”. A proposta é um ambiente comercial, um ateliê de joias, que trabalha valores humanos em vez de objetos. Levando em conta as transformações permeadas pela pandemia, o conceito cria uma loja na qual estão expostos valores percebidos pelas pessoas.

Os objetos remetem ao lugar “onde mora nossa alma”, com tecidos fluídos e iluminação a velas, ressaltando ideias de auto-cuidado, contato com a …

Leia mais

Moderno, com ares de spa

Moderno, com ares de spa

Com a função de reter a água do banho, isolar a área do chuveiro e não deixar o banheiro todo molhado, o box é uma das peças indispensáveis para o cômodo e dispõe de grande variedade de modelos e materiais. As estruturas mais comuns são as de vidro e com o tamanho padrão de 1,90 m, mas há uma forte tendência ganhando o gosto dos entusiastas da decoração: o box piso-teto.

Perfeito para quem é fã do estilo contemporâneo, ele confere ao ambiente uma aparência mais ampla, elegante …

Leia mais

Tentativas de fraude digital originadas no Brasil

Tentativas de fraude digital originadas no Brasil

Pesquisa da TransUnion constatou que o percentual de suspeitas de tentativas de fraude digital originadas no Brasil contra empresas de serviços financeiros cresceu 612%, na comparação dos primeiros quatro meses do ano com os últimos quatro meses de 2020. Globalmente, esse índice registrou aumento de 149%. A análise das suspeitas de tentativas de fraude digital em todos os setores mostrou um aumento 24% em todo o mundo, enquanto no Brasil a porcentagem total de tentativas de fraude aumentou 53% quando comparados os mesmos períodos.

De janeiro a maio

Leia mais

Túnel ou ponte entre Santos e Guarujá?

Túnel ou ponte entre Santos e Guarujá?

Dando continuidade ao debate sobre qual seria a melhor opção – túnel imerso ou ponte – para a ligação seca entre Santos e Guarujá, no litoral paulista, duas audiências públicas estão programadas para agosto. Ainda sem data definida, encontros visam consolidar cada uma das propostas, considerando que na última audiência pública realizada sobre o assunto, em 31 de maio, na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, em Brasília, o Diretor de Novas Outorgas do Ministério da Infraestrutura, Fábio Lavor, garantiu que a definição sobre a …

Leia mais

Shell busca startups com projetos arrojados

A Shell Brasil está com inscrições abertas até 16 de agosto para a primeira edição brasileira do programa de empreendedorismo Shell StartUp Engine. O objetivo é selecionar empreendimentos que desenvolvam negócios inovadores e voltados para a promoção de benefício social. A iniciativa busca startups que se encaixem em uma dessas três categorias: circularidade do plástico, acesso a novas energias e cidades inteligentes. O programa, realizado em parceria com a Startupbootcamp, selecionará 10 startups para um processo de mentoria e aceleração de três meses. Os escolhidos serão conectados com …

Leia mais

Desconto no IPTU para 2022

Aposentados e pensionistas de Praia Grande têm até 30 de julho para solicitarem desconto de IPTU para o ano de 2022. O mesmo prazo vale para o pedido de isenção de IPTU para deficientes. Este ano, a secretaria municipal de Finanças registrou uma alta no número de contemplados com o benefício. Para quem já possui o desconto e precisa renovar, a atualização será automática devido a pandemia. Já quem deseja solicitar os descontos de 30% ou até 60% pela primeira vez deve enviar mensagem ao WhatsApp 3496.2243. Para …

Leia mais

Inovação e funcionalidade

Inovação e funcionalidade

Sandra Netto

Adotando a laje plana protendida como elemento estrutural de seu novo empreendimento em Praia Grande, a Construtora Arco-Íris-Mar está entregando o Residencial Jardim das Tulipas, a 150 metros do mar, na Vila Caiçara – famoso por ser um bairro de veraneio, onde está a maioria dos empreendimentos da empresa. Devido às restrições sanitárias, a entrega das chaves está sendo feita de forma programada, mediante prévio agendamento.

Localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 171, a construção representa um avanço tecnológico no portfólio da empresa, que há …

Leia mais

Beleza extraordinária

Beleza extraordinária

Além das cidades que esbanjam modernidade e tradição, como Tóquio, Quioto e Osaka, o Japão reserva em seu interior muitas belezas que valem ser exploradas – ainda mais agora, no embalo das Olimpíadas. O arquipélago, que possui as quatro estações do ano bem marcadas e é formado por inúmeras cadeias montanhosas e incontáveis praias, guarda paisagens incríveis em qualquer época do ano.

Em Hokkaido, perto da cidade de Biei, está localizada a Lagoa Azul de Biei. Ela faz parte de um sistema de controle de erosão, projetado para …

Leia mais

Mantiqueira Paulista ganha guia

Mantiqueira Paulista ganha guia

A secretaria de Turismo e Viagens do estado de São Paulo organizou um guia virtual com 111 atrativos das sete cidades que fazem parte da Mantiqueira Paulista. Localizada entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a Serra da Mantiqueira tem mais de 500 km de extensão e é composta por áreas de proteção ambiental, florestas de Mata Atlântica, cachoeiras, rios, picos e montes que se formaram há pelo menos 60 milhões de anos. As cidades que fazem parte são Santo Antônio do Pinhal, …

Leia mais

Inverno com conforto e exclusividade

Inverno com conforto e exclusividade

A Villa Coração Guest House traz um novo conceito de hospedagem nas montanhas que circundam Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais, a menos duas horas da capital paulista. A casa é composta por oito suítes e dois apartamentos, tem banheiro privativo e aquecimento central a gás. Toda a propriedade está equipada com móveis coloniais de época, roupa de cama de algodão 400 fios e decoração clássica.

A casa está situada no alto de uma linda colina, tem uma espetacular vista das centenárias araucárias e …

Leia mais

Inspirado na Toscana

A Gramado Parks inaugurou o resort Buona Vitta, na Serra Gaúcha, cujos diferenciais estão no conceito, arquitetura e gastronomia inspirados na região da Toscana, Itália. O empreendimento teve investimento de R$ 227 milhões, com estrutura dividida em 10 blocos de apartamentos, capacidade para receber mais de dois mil hóspedes e uma equipe de 220 funcionários. O Buona Vitta compreende 56.632 m² de área construída, com espaços de lazer que combinam piscinas internas. Complementam as principais atrações do resort: sala de jogos, cyber, cinema, espaços para trabalho, spa, bar, …

Leia mais

Mobilidade diversificada

Mobilidade diversificada

Nelson Tucci

De forma ainda lenta, mas visível, a paisagem urbana vai mudando pouco a pouco no quesito mobilidade. Nas capitais, os novos modelos híbridos e elétricos já não são tão raros. Neste primeiro semestre do ano, por exemplo, rodaram mais caminhões e menos carros. Além do aumento de motos (só na cidade de São Paulo são quase 1,1 milhão, segundo o Detran), bicicletas e patinetes, breve deveremos ter modelos singulares classificados como “veículos recreativos”. E três importadoras já botaram a cara, ou melhor, o corpo todo no …

Leia mais

Compliance nas pequenas e médias

O conceito de compliance vem ganhando destaque dentro das empresas, pois atuar de forma alinhada não apenas com as exigências da legislação e também basear sua atuação nas melhores práticas de conformidade é algo cada vez mais valorizado no mundo corporativo. Hoje as pequenas e médias empresas também precisam estar atentas ao tema se quiserem crescer e continuar sendo fornecedoras e parceiras de outras companhias.

Para adotar o compliance não é necessário grande investimento. “É preciso quebrar esse paradigma, pois compliance é para todas as empresas. As pequenas …

Leia mais

Nova geração de míopes

Nova geração de míopes

O isolamento social, o uso excessivo de celulares, tablets e computadores e a falta de exposição à luz solar estão entre as principais causas do aumento da miopia em crianças e adolescentes. A constatação é da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (Soblec), que mantém campanha permanente sobre a importância do controle da miopia e saúde ocular por meio de entrevistas em seu perfil no Instagram. A miopia se caracteriza pela dificuldade de enxergar de longe e dependendo do grau de progressão pode evoluir para …

Leia mais

Cigarro, álcool e o câncer de boca

Cigarro, álcool e o câncer de boca

O tabagismo e o consumo regular de bebidas alcoólicas estão entre os principais fatores para o câncer de boca. O tumor é o quarto mais frequente entre os homens da região Sudeste do país e a maioria dos casos ainda é diagnosticada em estágios avançados, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O oncologista Ramon Andrade de Mello alerta para os perigos do consumo de cigarro e álcool: “Qualquer produto derivado do tabaco aumenta os riscos de desenvolver esse tumor oncológico. Cigarro de palha, narguilé, charuto ou cachimbos …

Leia mais

Tratando as mucopolissacaridoses

Tratando as mucopolissacaridoses

As mucopolissacaridoses, ou MPS, são um grupo de doenças metabólicas que atingem cerca de 1 a cada 22.500 nascidos vivos no mundo. Apesar do nome difícil, a doença pode ser explicada pela má digestão de um tipo de açúcar, chamado mucopolissacarídeo, devido a incapacidade de o organismo produzir as enzimas responsáveis por essa absorção, o que afeta diretamente o funcionamento de todos os órgãos. Por conta das diversas manifestações clínicas, o paciente necessita do cuidado integral e interdisciplinar para que os sinais possam ser reconhecidos e tratados de …

Leia mais

Mantenha seu pet sorrindo

Mantenha seu pet sorrindo

Escovação, ossos artificiais e muito carinho para manter o sorriso de seu amiguinho

Os pets são muito importantes e fazem parte de nossa família no mundo atual. Eles estão sendo muito importantes nesta pandemia e muitas vezes são o equilíbrio em muitos lares. “Nunca ignore o mau hálito do seu pet, pois pode indicar uma doença periodonta”, alerta o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. Professor universitário, mestre em saúde pública, pós graduado em clínica médica de pequenos animais, pós graduado em cirurgia de pequenos animais e fitoterapeuta, Filetti …

Leia mais

LoveIn Brand, para todo o Brasil

LoveIn Brand, para todo o Brasil

Patrícia Camargo, estilista, e Mariana Camargo, publicitária: mãe e filha lançaram o e-commerce LoveIn Brand, site de compras de roupas femininas para todo o Brasil com uma seleção de peças para todas as ocasiões e atendimento personalizado, proporcionando segurança e credibilidade no processo de compra.

@fredkendi

Tayara Simões: nova CEO da NZN, depois de mais de 11 anos dedicados em diferentes funções, será responsável pela expansão e fortalecimento dos pilares de conteúdo, mídia e soluções digitais da companhia.

Marco Macedo: novo diretor de Operações (COO) do Grupo Conexa, …

Leia mais

Chococau de cara nova

Chococau de cara nova

Bruno Scarpa

Sob o comando de Fabrícia Marques do Rosário, a Chococau, no Super Centro Boqueirão, em Santos, está de cara nova após reformas na loja e originalidades no cardápio. A doceria e cafeteria com produção artesanal própria tem o “super cookie”, o queridinho da casa, que consiste em dois cookies de baunilha recheado com brigadeiro belga, ou ainda na opção de dois cookies recheados de nutella e brigadeiro de ninho. O minivulcão de chocolate recheado de nutella e coberto com brigadeiro cremoso de leite ninho também é …

Leia mais

Uvas que combinam com o Inverno

Cibele Siqueira e Paula Daidone, sommelières do clube Wine, destacam uvas que combinam com o clima frio, que geram vinhos mais encorpados, como Touriga Nacional, Tempranillo, Syrah, Pinotage, Nero d´Avola, Malbec e Cabernet Sauvignon. Outra dica é apostar em vinhos com teor alcoólico mais elevado. “Vinhos com passagem por madeira são boas opções, pois possuem notas aromáticas quentes, assim como vinhos com aromas de pimenta preta, fruta em compota e geleia”, diz Paula. Seguindo esse raciocínio é possível degustar até brancos e espumantes no Inverno. “É só optar …

Leia mais

De político perseguido a advogado

De político perseguido a advogado

O advogado Luiz Rodrigues Corvo foi entrevistado pelo Programa Memória-História Oral em 4 de dezembro de 2013, no estúdio da Universidade São Judas (Campus Unimonte). Em seu depoimento, Corvo fala da infância nos bairros do Paquetá e Centro, da sua juventude como militante na política e de como foi eleito vereador e depois cassado pelos seus próprios pares, na Câmara de Santos.

Luiz Rodrigues Corvo nasceu em Santos, em 19 de maio de 1941, e passou a infância nos bairros do Paquetá e Valongo, junto com os pais, …

Leia mais