Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 318 Julho 2021

Alexandre Valdívia/Divulgação

Inovação e funcionalidade

Hall social do Jardim das Tulipas

Inovação e funcionalidade

Sandra Netto

Adotando a laje plana protendida como elemento estrutural de seu novo empreendimento em Praia Grande, a Construtora Arco-Íris-Mar está entregando o Residencial Jardim das Tulipas, a 150 metros do mar, na Vila Caiçara – famoso por ser um bairro de veraneio, onde está a maioria dos empreendimentos da empresa. Devido às restrições sanitárias, a entrega das chaves está sendo feita de forma programada, mediante prévio agendamento.

Localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 171, a construção representa um avanço tecnológico no portfólio da empresa, que há 26 anos atua no mercado imobiliário da região. “Estamos sempre nos atualizando, visando a qualidade e o conforto do condômino”, afirma o diretor da Arco-Íris-Mar, Sadao Iwatani: “Os clientes recebem o prédio pronto para uso, com espaços de lazer equipados e decorados, câmeras de segurança, portaria, equipes de serviço; enfim, toda parte funcional do prédio definida pela construtora”.

A Arco-Íris-Mar é reconhecida em Praia Grande pelo padrão de construção de seus residenciais, funcionalidade dos ambientes, detalhes na obra e acabamento. “Costumamos dizer que construímos como se fosse para nós mesmos, para nossa família. Buscamos fazer o melhor possível para o cliente, o que envolve tanto o aspecto construtivo quanto a localização dos empreendimentos”, reforçou Sadao.

O gerente comercial Vitor Oliveira Soares da Silva acrescentou que a escolha da Vila Caiçara se deu pelo potencial do bairro e pela receptividade que a Arco-Íris-Mar teve ao construir seus primeiros empreendimentos. “A Vila Caiçara é um bairro nobre da Praia Grande”, salienta Vitor: “Ela abriga, por exemplo, a melhor feira de artesanatos da cidade e a praça central é cercada por bares, sorveterias, lojas e parque de diversões. A praia segue o estilo das demais, com calçadão e quiosques”.

Ele destaca que na Vila Caiçara é possível encontrar imóveis para diferentes usos, tanto para morar, investir, ou utilizar em temporadas e férias, o que atrai as grandes construtoras de Praia Grande, de olho no desenvolvimento que apresenta. Enquanto a vida noturna da cidade se concentra na Avenida Marechal Mallet, no Canto do Forte, ao longo dos 22,5 quilômetros de orla também há muitos bares, restaurantes, hamburguerias e quiosques com lounge a beira mar.

No Residencial Jardim das Tulipas um dos grandes diferenciais é o sistema construtivo, que adotou a laje protendida plana. Conforme explicou o engenheiro responsável pela obra, Jonathan Vieira, esse tipo de laje, que integra a superestrutura da edificação, proporciona inúmeros benefícios em comparação ao concreto armado convencional. Com maior impermeabilidade e durabilidade, ela reduz o peso próprio da estrutura e garante pavimentos com vãos maiores, gerando flexibilidade no layout dos apartamentos, além de áreas de lazer e garagens mais espaçosas: “Foi um desafio vencido pela construtora. E, apesar de ser um processo mais caro, a laje protendida proporciona excelente custo-benefício”.

Somando cerca de 18 mil metros quadrados de área construída, a torre única do Jardim das Tulipas possui 13 pavimentos-tipo, totalizando 104 apartamentos, com unidades de dois dormitórios, com 80 metros quadrados, e 2 vagas de garagem, e de três, com 107 metros quadrados, e 3 vagas de garagem. Os espaços de lazer estão distribuídos no mezanino e na cobertura. No mezanino estão o salão de festas (com brinquedoteca exclusiva), salão de jogos adulto e juvenil, cinema, espaço fitness, coworking, espaço beleza, brinquedoteca, fraldários, pet care e pista de cooper. Já na cobertura estão as piscinas adulto e infantil, sauna úmida masculina e feminina, seis espaços gourmet com churrasqueiras e solarium para eventos ao ar livre.

Entre os principais fornecedores, a Planalto Terraplenagem e Demolições executou os serviços de terraplenagem e aterro para implantação do empreendimento, informou o diretor Alessandro Gonçalves do Nascimento.

A Adrimar foi responsável pelo rebaixamento do lençol freático. O diretor Milton Gonçalves do Nascimento declarou que os serviços foram realizados dentro do cronograma, com a utilização de bombas “dimensionadas para o terreno, visando eficiência com baixo custo de “energia.

Especializada em projeto estrutural, projeto geotécnico e consultoria de engenharia civil, a BR Barros Engenharia fez o projeto estrutural no Jardim das Tulipas. Atuando no mercado desde 2009, a empresa participou na elaboração de mais de 600 projetos, totalizando cerca de 2,5 milhões de metros quadrados, com filiais em Vila Velha/ES, Maringá/PR, Praia Grande/SP, Curitiba/PR e Florianópolis/SC. Segundo o diretor Breno Barros Pereira, a trajetória da BR Barros Engenharia é marcada pela competência de sua equipe, investimento em tecnologia e na melhoria contínua dos processos, o que permite que o produto final atenda a necessidade e expectativa do cliente: “Cada projeto é pensado de maneira personalizada, a fim de entregar uma solução que atenda aos requisitos de segurança”.

A estrutura do empreendimento foi realizada pela Souza & Herculano Empreiteira, dirigida por Aparecido Donizete Herculano e Gildair Florencio de Souza (Daica). A solução adotada nas fundações, devido às boas condições do solo, foi o sistema de sapatas rasas individuais. Conforme afirmaram Donizete e Daica, os serviços foram executados por equipe especializada em projetos estruturais e lajes protendidas, composta por profissionais carpinteiros, armadores e ajudantes: “Nossa equipe executou todas as etapas da fundação, sapatas, muro de arrimo, da mesma forma que toda a estrutura de concreto armado, incluindo pilares, vigas, protensão das lajes, assim como a estrutura da piscina e caixa d’água”.

A Servincêndio Equipamentos e Serviços, parceira há 21 anos, forneceu toda linha de equipamentos contra incêndio. De acordo com o diretor Dirceu Nunes, a empresa supriu o empreendimento com bomba de incêndio, central de alarme, botoeiras, sirenes, portas corta fogo P-90 com pintura eletrostática e acessórios (barra antipânico e molas aéreas), extintores, mangueiras e metais (adaptadores, esguichos, chave storz), placas de sinalização, fechamento saft telefonia, incluindo o acompanhamento técnico na obra até a entrega do AVCB, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

A Elétrica JLB foi responsável pela instalação das câmeras CFTV para garantir a segurança nas áreas comuns, piscinas, cinema, churrasqueiras, mezanino, garagens, g1, g2, térreo, subsolo e elevadores, interno e externo, com controle por meio de monitores 32 polegadas na portaria. Segundo o diretor João Andrade, a empresa também executou a automatização dos portões de acesso de veículos, com sinalização sonora e visual, e sensores anti-esmagamento, para evitar colisão nos veículos, com abertura através de controle remoto e botoeiras localizados na portaria. “A instalação do sistema de interfonia envolveu 105 apartamentos e áreas comuns, com controle de acesso proximidade rfid, sistema tag com fechaduras eletroímãs nos portões de acesso dos pedestres e abertura na portaria”, especificou Andrade, ao frisar que a JLB instalou pontos wi-fi na área de lazer do condomínio, academia, salão de jogos e cinema, com roteador na guarita. E também implantou duas antenas coletivas, com apontamento para Mongaguá e Praia Grande, com booster e amplificador, visando proporcionar o melhor sinal em todos os pontos dos apartamentos.

As tintas utilizadas no Jardim das Tulipas, como a acrílico fosco, são da marca Sulvicor, que também forneceu massa corrida e texturas Sulvicor. A empresa é parceira nas obras da Arco-Íris-Mar desde 2013, ressaltou o diretor Washington Luiz Oliveira Nunes, ao frisar que “a Sulvicor oferece tintas de qualidade superior com excelente durabilidade”.

Representante na Baixada Santista da Cerâmica Atlas, empresa líder no segmento de pastilhas de porcelana, Valeria Braga declarou que a Construtora Arco-Íris-Mar sempre especifica os produtos Atlas em seus empreendimentos. No Jardim das Tulipas, a fachada combinou os revestimentos de 7,5 x 7,5 cm, modelo Branco (OB11984), com detalhes das pastilhas Urais (SG-8313) e Brita (SG-8430), ambas de 5 x 5 cm. Na piscina, chama a atenção as pastilhas azuis Guarujá (SG-8441) e Juqueí (SG-8442), também de 5 x 5 cm. “Além de valorizar o estilo atemporal das edificações, os revestimentos da Cerâmica Atlas oferecem outras vantagens, como garantia de 20 anos, produção exclusiva e trazem um certificado de conformidade BIb (revestimentos Grés) e BIa (pastilhas), resultando na maior eficiência técnica do produto com baixa absorção e expansão por umidade”, observou Valeria.

A Nossa Senhora de Fátima Móveis, que atua há mais de 20 anos no ramo de móveis, forneceu a mobília e peças da decoração de interiores do hall social e salão de festas. Os produtos seguiram o conceito clássico, em cores neutras e atuais, com mesas e cadeiras em madeira maciça, seguindo o projeto decorativo padrão da construtora, informaram os diretores da empresa, Joyce e Ivan, que há 15 anos mantém parceria com a construtora.

A loja Tok-Final, especializada em materiais de acabamentos, dirigida por Valdir Reinaldo Chiachia e Caroline Chiachia, foi a empresa responsável pelo fornecimento dos revestimentos internos: nas cozinhas e banheiros foi aplicado o modelo RT-Premium-31; nas áreas internas e áreas de varandas e sacadas, porcelanatos dos modelos RT-Imperial e RT-Paraty Bege-52, todos da marca Delta Cerâmica; e no piso externo da área da piscina, porcelanato do modelo 62106 New Art Gray da marca Embramaco.

Trabalhando com materiais de primeira linha, como o MDF Duratex e metais Blum, a Marcenaria Boulevard fabricou os planejados sob medida do empreendimento. Conforme detalhou o diretor Vanderlei Rodrigues, no hall de entrada a empresa fez os painéis ripados com iluminação embutida, e nos demais espaços das áreas comuns, como o coworking, fitness, salão de beleza e salão de festas, fez diversos outros móveis para compor o projeto de interiores nos dois apartamentos decorados pela construtora. “Desde 1997 trabalho com planejados e há 15 anos, por meio da Boulevard, realizo toda a marcenaria dos empreendimentos da Arco-Íris-Mar com muito carinho e capricho”, frisou o diretor.

A 3dvisão felicita a Construtora Arco-Íris-Mar pelo seu mais novo empreendimento. A empresa é especializada no desenvolvimento de aplicativos, imagens realistas em 3d, idealização e projeto de fachadas, maquete eletrônica e tour 360º. “O Jardim das Tulipas oferece, com altivez, a infraestrutura, nobreza, conforto e lazer que a família merece”, declarou o diretor da 3dvisão, Antonio Alberto.

A Manolli personalizou os apartamentos decorados, bem como todas as áreas sociais do empreendimento, com cortinas, carpetes, persianas, pisos vinílicos, rodapés, cabeceiras e papel de parede. “Fizemos tudo nos decorados”, sintetizou a diretora da loja Juliana Manarte.

Decoração criou espaços funcionais

A designer Carolina Veronezi, que elaborou o projeto de decoração de interiores, disse que o conceito adotado buscou criar espaços funcionais, em sintonia com a característica do empreendimento, que possui a maior área comum em comparação aos demais prédios entregues pela construtora. Os projetos seguiram tendências atuais, como, por exemplo, lançamentos de cores, lançamentos de madeiras, iluminação, mobília, pisos etc., valorizando as amplas áreas do condomínio, como na cobertura, de onde se vislumbra uma vista maravilhosa para o mar e montanhas. As duas espaçosas brinquedotecas geraram ambientes lúdicos às crianças, sendo uma delas preparada para atender o salão de festas e o espaço beleza equipado com sala de massagem. Outro diferencial do projeto, e tendência em residenciais, o coworking atende plenamente a necessidade dos moradores no serviço home office.

Alexandre Valdívia/Divulgação

Sadao Iwatani e o time da Arco-Íris-Mar: recepção aos clientes na entrega das chaves de mais um residencial

Alexandre Valdívia/Divulgação

Brinquedoteca: ambientes espaçosos

Alexandre Valdívia/Divulgação

Piscina adulto na cobertura: vista maravilhosa

Alexandre Valdívia/Divulgação

Coworking: tendência em residenciais

Alexandre Valdívia/Divulgação

Cinema: uma sala exclusiva

Alexandre Valdívia/Divulgação

Espaço beleza: conforto ao condômino

Alexandre Valdívia/Divulgação

Salão de festas: requinte na decoração de interiores

Alexandre Valdívia/Divulgação

Apartamento decorado: conceito funcional

Responder