Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 318 Julho 2021

Tentativas de fraude digital originadas no Brasil

Tentativas de fraude digital originadas no Brasil

Pesquisa da TransUnion constatou que o percentual de suspeitas de tentativas de fraude digital originadas no Brasil contra empresas de serviços financeiros cresceu 612%, na comparação dos primeiros quatro meses do ano com os últimos quatro meses de 2020. Globalmente, esse índice registrou aumento de 149%. A análise das suspeitas de tentativas de fraude digital em todos os setores mostrou um aumento 24% em todo o mundo, enquanto no Brasil a porcentagem total de tentativas de fraude aumentou 53% quando comparados os mesmos períodos.

De janeiro a maio o Procon-SP registrou 249 reclamações contra as empresas Ifood, Rappi e Uber Eats, referentes a golpes aplicados por entregadores, o que representa aumento de 186% em relação ao mesmo período do ano passado, com 87 queixas. Os consumidores alegam que o entregador do app cobra valores indevidos, o que só é percebido após o débito em conta; e, apesar de reclamarem diretamente com a empresa responsável, não conseguem reaver a diferença. “Com a pandemia esses golpes aumentaram muito. Quem for vítima e for cobrado em valor incorreto, deve acionar o Procon-SP. Nós iremos apurar a responsabilidade da empresa e acionar a polícia. As empresas de delivery devem responder pelos problemas e ressarcir o consumidor”, afirma Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP. A soma dos valores reclamados pelos consumidores no Procon é de cerca R$ 500 mil.

Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo realiza até 15 de setembro a campanha “90 Anos de Solidariedade”, destinada à aquisição e doação de cestas básicas a famílias ameaçadas pela insegurança alimentar na pandemia. Iniciativa é realizada em parceria com a associação Ação da Cidadania, que há 28 anos trabalha para estimular a participação na melhoria das políticas públicas sociais. Depósito, transferência ou pix na conta da associação no Banco do Brasil, agência 3344-8, c/c 5468-2, CNPJ 62.149.000.0001/05.

Encerram em 14 de outubro as inscrições para o Programa Iberescena 2021/2022 – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas, com três as linhas de ajuda: Criação em Residência; Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas; e Programação de Festivais e Espaços Cênicos. Mais em www.iberescena.org

CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br

Responder